potav

.Membro Ausente
  • Content Count

    149
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Community Reputation

9 :)

About potav

  • Rank
    Membro Júnior
  • Birthday 10/04/1969

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Oeiras (Lisboa)
  • Localização
    Oeiras

Recent Profile Visitors

960 profile views
  1. potav

    potav

  2. De nada amigo. Como sabes, para que criassem pela primeira vez foi com muitas tentativas e várias mudanças quer no layout quer na alimentação, qualidade/temperatura/pH da água. Como a minha casa é diferente da tua vais ter de ir apurando a melhor situação para que elas ponham ovos com mais frequência.
  3. Bom dia, Se fosse eu tirava a maior parte da água possível e punha uma travessa nova como foi explicado aqui por outro user. Colava com silicone de aquário e punha um grampo de carpinteiro a "apertar" até que a cola secasse (nunca menos de 36h).
  4. Pol, As minhas TPA's são feitas com 50% água de osmose e 50% da torneira. A temperatura baixa dos 26º para os 23º. Desço também o nível da água para o filtro fazer de chuveiro e simular a água da chuva. Tive uma postura há 3 dias quando fiz TPA depois (anteontem) acrescentei água da torneira para subir o nível acima do tubo de saída do filtro. Hoje estão a pôr ovos outra vez. Mas novamente são de strebai. As orange é que não há meio de porem ovos.
  5. Obrigado Pol pelos teus comentários. Este vídeo está muito bom e há muito poucos que mostrem a fase da pré-postura. Vou esperar esse teu livro para ver como posso ter as melhores condições para a criação de C. orange laser. Como tu dizes, pode ser de ter a temperatura a 26º. Estão juntas com as C. Sterbai e estas fartam-se de pôr ovos. Abraço, Potav
  6. Boas, Desde que o diâmetro seja o mesmo, é indiferente. A questão da da Eheim ser verde, julgo que tem a ver com as mangueiras criarem verdete das algas e daí ser mais estético. Eu comprei mangueiras Eheim a 3,00€/metro. Há lojas que vendem Eheim ao metro que devem ser de rolos de 50 metros.
  7. Pol, Tenho 60 sterbai que eclodiram há 3 dias. Até agora nenhuma baixa. Estão na garrafa de plástico dentro do aquário a 27º com pouco arejamento através de pedra difusora. TPA diária de 80%. Boa Páscoa
  8. Olá Pessoal, Os discus agora deixaram de fazer posturas no cone (por causa da rede).....agora metem no vidro. Mas já lhe espetei uma rede no vidro......acho que já vi uns 10 alevins a passear pelo cubo. As corys está confirmado, foram as sterbai de deram à luz. As oranje estão mais difíceis.
  9. João, É normal eles protegerem os ovos. Se estão fecundados, tens de esperar 48h para veres se nascem.
  10. Boa tarde, O ramirezi da direita é um albino (gold) e parece-me (pela barbatana dorsal) ser uma fêmea. O outro, pela barbatana dorsal e pelos pontos azuis em toda a área da mancha preta, é fêmea garantidamente.
  11. As fêmeas são mais pacíficas.
  12. Podes tratar por Paulo, ehehhe. Posso enviar, mas no verão. Agora é um risco muito grande atendendo à espécie.
  13. João, O que apresentas no vídeo é o comportamento perfeito de casal. Não sei onde vês que não é comportamento de casal. Se fosse a ti reduzia um pouco a iluminação para eles se sentirem mais à vontade para procriarem.
  14. Caríssimos, São os 2 ramirezi germasn blue, garantidamente. O 1º parece-me um macho devido à mancha ser totalmente preta sem pontos luminosos azuis (pois julgo que a barriga rosada pode ser algum reflexo da luz) e tem o espigão dorsal bem desenvolvido (apesar das fêmeas também o terem mas mais pequeno que o do macho). O 2º pode ser macho se o espigão dorsal maior estiver pouco desenvolvido ou fêmea se já o tiver desenvolvido. Certas alturas, com algum stresse, eles perdem as cores (como é o caso). Não vejo a barriga rosada nem dá para ver a mancha preta (com ou sem pontos luminosos). Aconselho-te a separá-los e tirar novas fotos com mais definição (sem que estejam em stresse). Tenta que as fotos sejam em fundo escuro para se ver contraste. Depois de determinares o que quiseres, se te interessar, ainda tenho ainda alguns.