FILTRO E FILTRO----AJUDEM-ME!


Recommended Posts

Olá a todos. Queria saber se posso fazer o seguinte: tenho um aqua de 240l com filtro interior onde faço a filtragem mecânica e biológica com a seguinte sequência esponjas azuis»bioballs»esponja branca (tipo algodão) e no último compartimento está intalada a bomba! até aqui penso que está tudo correcto, só que, instalei o cifão do filtro exterior (eheim 2213) dentro deste último compartimento do filtro interior. Fiz isto porque acho que desta maneira mantenho o eheim limpo por muito mais tempo visto que filtra agua ja filtrada por esponjas e por bioballs no filtro interior e faço exclusivamente filtragem biologica com ceramica e ehfimec (!) da eheim e ainda quimica.

Gostaria que comentassem e me digam se é ou não correcto e se tenho ou não vantagens.

 

obrigado, hugo duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, Hugoraz

 

bem, tens aí filtragem que nunca mais acaba :)

 

na minha opinião, acho que o eheim 2213 dava bem conta do recado sozinho, mas não vejo porque não possas fazer o que descreves. eu, se calhar, optaria por desligar a bomba do filtro interno para deixar o eheim a debitar sozinho.

 

mas pode ser que alguém mais entendido que eu nestas questões te possa dar uma melhor opinião.

 

vai dizendo como é que isso se está a portar...

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Se as entradas de água da caixa entupirem (devido a folhas, etc) podes vir a ter problemas.

Acontece algumas vezes as bombas queimarem pois ficam a trabalhar em seco. No teu caso, podes dar cabo da bomba e do filtro (que fica sem água para "puxar". Acho um pouco arriscado.

 

Talvez o melhor fosse colocares o tudo de pesca do filtro no aquário (no lado oposto seria o ideal). Assim conseguias captar água para filtrar em 2 pontos do aquário.

 

Digo eu... :)

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que o melhor será colocares o 2213 a trabalhar completamente independente do filtro interno ...

como já aqui foi dito, uma avaria no interno rebenta-te com o 2213.

 

outra coisa que poderias ter feito era comprar o 2215 em vez do 2213. a diferença de preço não é muita, e além de ficares melhor servido, poderias retirar o filtro interno ganhando com isso mais litragem, mais filtragem, mais estabilidade na água ...

 

eu não uso filtros internos mas cada um tem a sua opinião, e além disso reconheço que os filtros externos exigem um maior investimento na instalação dos aquário mas que, e na minha opinião, até financeiramente acabam por compensar ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nelson,

 

Bem vindo!

 

Como é que o inicio? Qual é o procedimento para que ele comece a trabalhar?

Leste o manual? :)

 

Tens de encher de água o tubo de "entrada" do filtro... deixar encher bem o filtro (até aparecer água no tudo de saída) e depois ligar. Basicamente é isto. Não convém é trocares a entrada/saída do filtro.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nelson,  

 

Bem vindo!

 

Como é que o inicio? Qual é o procedimento para que ele comece a trabalhar?

Leste o manual? :)

 

Tens de encher de água o tubo de "entrada" do filtro... deixar encher bem o filtro (até aparecer água no tudo de saída) e depois ligar. Basicamente é isto. Não convém é trocares a entrada/saída do filtro.

 

 

No manual diz "Ligar a mangueira de pressão ao tubo perfurado de descarga...."

o que é a mangueira de pressão? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

No manual diz "Ligar a mangueira de pressão ao tubo perfurado de descarga...."  

o que é a mangueira de pressão?

É a mangueira que leva a água de novo para o aquário, ou seja, a que sai da cabeça do filtro:

 

EHEIM2213.jpg

É a mangueira de cima. Se reparares bem, até pus uns autocolantes a dizer o sentido da água, pois como os tubos passam por detrás de um móvel podia-me confundir e liga-los ao contrário (também podia ter posto as torneiras de maneira a não haver problema, mas quando pensei nisso já estava tudo montado :))

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde...

 

Tanto pode estar dentro como fora, se estiver fora vai oxigenar a água, mas vai fazer mais barulho, se estiver dentro faz mais corrente, penso eu, e não faz barulho, por isso depende do que tu quiseres, mas eu também não sou nem de perto nem de longe um pro nisto... :)

 

 

Um abraço e boa sorte...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

Tanto pode estar dentro como fora, se estiver fora vai oxigenar a água, mas vai fazer mais barulho, se estiver dentro faz mais corrente, penso eu, e não faz barulho, por isso depende do que tu quiseres, mas eu também não sou nem de perto nem de longe um pro nisto...

Basicamente são essas as duas opções que temos. Se puseres fora, faz tipo cascata e faz barulho (mas também oxigena mais a água). Se puseres dentro de água, as trocas gasosas podem não se dar tão facilmente, mas pelo menos não ouves barulho.

Ou então podes fazer como eu :D O tubo está uns 1.5-2 cms abaixo da superfície e os furos a apontar para cima (não na vertical, mas a 45º +/-). Não faz tanto barulho como se estivesse cá fora. No entanto cria alguma turbulência à superfície da água, o que é bom.

De resto, podes colocar o tubo perfurado em quase todas as posições. Até já vi quem o colocasse na diagonal. Só não te aconselho a colocares o tubo a mais que 8-10 cms da superfície (se estiver na horizontal).

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por todas as dicas que me deram. :D Já tenho o filtro a funcionar. De momento, o tubo está debaixo de água, quase à superfície e faz uma turbulência considerável.

Fiquei surpreendido com o barulho reduzido que o filtro faz a trabalhar.

 

A água não está completamente "cristalina" porque ontem coloquei um substrato de argila, mas depois,(e aqui é que foi a grande asneira de principiante :D ), já com a água no aqua achei que tinha colocado muito substrato de retirei algum... Os mais experientes estão a ver o resultado, não estão? Uma turvação de água enorme...

Este erro também foi devido às dimensões que vinham nas informações do aqua que comprei não serem reais. Comprei-o a pensar que tinha 45cm de altura e hoje de manhã fui medir a altura e esta é de 39/40 cm.

Pensava que o volume de água (sem substrato) era de 110L, mas afinal é de 96L. Com o substrato ficou com cerca de 75L reais, mas acho que vou pôr mais 4 ou 5 litros. Com 3L ficam no filtro...

Para ver se a água fica o mais "limpa" possível, tb estou a utilizar um pequeno filtro interno que vinha junto com o aqua. Tem apenas uma esponja e CA. (Não sei se estarei a proceder bem)

 

Uma vez mais, obrigado a todos. Espero trocar muitas ideias convosco e, sobretudo, aprender. Sou um "rookie" e sei apenas o que tenho lido em alguns sites sobre aquariofilia. Mas uns dizem umas coisas, outros dizem outras... Acaba por baralhar um pouco. Por isso, espero que este fórum seja uma das minhas principais "fontes" de conhecimento sobre a matéria. :?:

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O eheim já está a mostrar serviço... Amanhã de manhã penso desligar o filtro interno e tirá-lo do aquário. Há alguma coisa que deva fazer para preservar o carvão activado? E a esponja? Lavo-a? :arrow: ... ??? Agradeço desde já possíveis informações.

 

Cumprimentos,

 

Nelson.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

O eheim já está a mostrar serviço... Amanhã de manhã penso desligar o filtro interno e tirá-lo do aquário. Há alguma coisa que deva fazer para preservar o carvão activado? E a esponja? Lavo-a?  ... ??? Agradeço desde já possíveis informações.

NÃO FAÇAS ISSO!! Tudo bem já tens o aquário ciclado. Há já algumas bactérias no aquário e na água, mas creio que a maior parte se deve encontrar nos suportes (esponjas/cerâmica/lã/whatever...) do filtro interno. E o EHEIM, se está a trabalhar há apenas 2 dias (acho eu), ainda tem poucas bactérias nas massas filtrantes. Se fosse a ti, dava mais ou menos, 3-4 semanas até retirares o filtro interno.

Isto é a minha opinião, se houver quem não pense assim, que me esclareça a mim, e quem sabe a mais pessoas.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário foi montado ontem à noite. Não liguei nenhum filtro, porque a água estava tão suja devido à asneira que fiz que preferi não ligar nenhum filtro. Deixei repousar durante a noite e hoje, ao fim da manhã, liguei o filtro interno. Ao fim da tarde liguei o eheim... Portanto, penso que o aquário ainda não está ciclado (?)... E o nível de bactérias nos filtros ainda não deve ser muito diferente... Agradeço qualquer sugestão.

 

A minha intenção era utilizar o Eheim no aquario que montei ontem e o interno num "hospital de 20/25L que ainda vou montar.

 

Nelson.

 

Ps: Obrigado pela disponibilidade, Luis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

 

O aquário foi montado ontem à noite. Não liguei nenhum filtro, porque a água estava tão suja devido à asneira que fiz que preferi não ligar nenhum filtro. Deixei repousar durante a noite e hoje, ao fim da manhã, liguei o filtro interno. Ao fim da tarde liguei o eheim... Portanto, penso que o aquário ainda não está ciclado (?)... E o nível de bactérias nos filtros ainda não deve ser muito diferente... Agradeço qualquer sugestão

Asiim tudo bem... :arrow: Pensei que já tivesses o aquário montado há algum tempo e tivesses lá peixes. Por isso eu ter "gritado".

Se é assim, então é na boa. Cicla o aquário com o 2213 e até podes tirar já o filtro interno, a não ser que queiras mais corrente no teu aquário.

 

Fica bem.

Um abraço.

Luís Fortunato

 

PS: "Obrigado pela disponibilidade, Luis", nós estamos cá é para isso. Se não fosse eu, concerteza que seria outro qualquer a alertar-te para isso :arrow:

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Nelson:

 

Reparei que houve alguma água turva e tal... com um bocadinho de sorte até levantaste uma ou outra porcariazita que ajude ao inicio do ciclo. :twisted: Nem tudo o que parece é mau. :oops:

 

Pelo que percebi, não tens peixes, nem plantas, de momento, certo?

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim. De momento só tenho o substrato. Cerca de 15/17 litros de Elos Terra com uma camada de laterite granulada (da Amtra) entre camadas. A água já está cristalina. Na superfície está apenas fina película um pouco "baça".

 

Estou a pensar em colocar uma fina camada de areão por cima do substrato, porque não sei se depois os peixes (queria comprar coridoras) que andam mais pelo fundo me vão levantar alguma "poeira"... Se colocar o areão (menos de 1cm de altura) é prejudicial ao substrato e às plantas que depois colocar no aquário? Era mesmo uma camada só para "cobrir" o substrato. E, se possível, pedia que me ajudassem em relação ao filtro interno. Para já deixo-o ficar lá dentro? E, se o tirar, o que faço ao carvão activado e à esponja?

 

Cumprimentos a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim. De momento só tenho o substrato. Cerca de 15/17 litros de Elos Terra com uma camada de laterite granulada (da Amtra) entre camadas. A água já está cristalina. Na superfície está apenas fina película um pouco "baça".  
É normal teres essa película, acabará por desaparecer. Dá-lhe tempo.

 

Estou a pensar em colocar uma fina camada de areão por cima do substrato, porque não sei se depois os peixes (queria comprar coridoras) que andam mais pelo fundo me vão levantar alguma "poeira"... Se colocar o areão (menos de 1cm de altura) é prejudicial ao substrato e às plantas que depois colocar no aquário? Era mesmo uma camada só para "cobrir" o substrato.

 

Eu tenho substracto e areão por cima de um dos aquários. Tanto quanto sei, até é ajuda à fixação das plantas. Para esse fim é conviniente teres mais do que 1cm.

 

E, se possível, pedia que me ajudassem em relação ao filtro interno. Para já deixo-o ficar lá dentro? E, se o tirar, o que faço ao carvão activado e à esponja?
Se o outro está a ciclar e não tens peixes, podes desligar e retirar o filtro interno. O carvão activado... epá... deita-o fora. A esponja, lava e guarda que pode dar jeito um dia destes.

 

É de todo conveniente veres os niveis de amónia e/ou nitritos para acompanhares a evolução do ciclo.

 

Cumprimentos a todos.

 

Obrigado, igualmente. :twisted:

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

 

 

Nas instruções no Eheim Classic 2213 diz para retirar a almofada de carvão após um período de funcionamento de aproximadamente duas semanas. A minha dúvida é se após retirar essa almofada a devo substituir por outra (também de carvão) ou se deixo o filtro sem carvão.

 

Cumprimentos

 

Nelson Nuno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

A minha dúvida é se após retirar essa almofada a devo substituir por outra (também de carvão) ou se deixo o filtro sem carvão.

Já respondi, de certa forma, no outro tópico. Sobre o GH. Vê a última mensagem.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.