Novo projecto, desta vez com muita calma :)


Jixj1994

Recommended Posts

Sim, Obrigado também pelo acrescento.

Se cada um der os seu 2 cents tudo fica mais fácil.

E também concordo com esses situações particulares, por ser substrato activo e isso tudo.

Posso falar por mim que a coisa que sempre li que era extremamente importante era o ciclo de azoto, por isso tirei um dia em que podia fazer outras coisas na net e tentei perceber o máximo o que acontecia.

Percebido isso e com a experiência entendendo os aquários que mantenho sei mais ou menos o que esperar e já lhe disse isto, muito bem faz ele em informar-se e ir indo pedir ajuda, o que não mostra nenhum sinal de falta disto ou aquilo, mas sim que se interessa e quer aprender mais.

 

Abraço e desculpa lá o Off Topic Ricardo

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Obrigado a todos.

 

Bem, em relação a climatização das pedras, não me tinha ocorrido esse pormenor, mas posso fazer isso sem problemas :thumbup3:

Depois ao ciclo vou ver, neste momento tenho os testes de amónia, nitratos e ph, por isso vou sempre controlando como vai o ciclo e a descida do ph...pois o ph da minha torneira sai a 7.2 e o substrato shikamaru deve dexe-lo mais ou menos para 6.5, por isso alem do ciclo tenho que esperar que o substrato faça o seu trabalho também...

De qualquer das maneiras vou comprar uns garrafões com agua a ph de 6.5 para ajudar o substrato ao fazer tpas...

Também pelo sim pelo não vou comprar o bio start e coloca.lo no aquário...

 

Cumprimentos.

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, e se amanha tiver disponível na loja vou comprar o teste de GH que para invertebrados parece importante ter sempre acima de 4...(corrijam-me se estou e erro...)

Tiago, não tem qualquer problema, estou aqui para aprender e evitar fazer asneiras :sorry: por isso qualquer opinião é bem vinda ;)

 

Cumprimentos.

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nunca disse para por os camarões, disse para por os guppies!

Eu também só areanjei os meus red's quando o ciclo ficou completo e mesmo assim ainda passaram uns meses!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo tão importante quanto o GH tens o KH que influencia no oscilamento ou não do PH, se tiveres um KH alto ele vai fazer tampão e a muito custo vai deixar descer o PH, e se tens o teste de amónia e nitratos também devias de ter dos nitritos , que depois do pico de amónia vais ter um pico de nitritos e ao medir esse pico ficarás a saber que está perto o fim do ciclo, que se encerra quando tiveres um pico de nitratos e aí surgem as tpa's.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O kh eu já sei, pois sendo água da torneira é sempre o mesmo, o kh é de 3...

 

Pelo que li o substrato baixa +/- até 6.5 e faz o efeito tampão, ou seja o substrato baixa o ph e depois subindo o kh faz o efeito tampão para que não haja oscilações...mas também antes de colocar os camarões faço o teste para ver como realmente ficou...

O GH e que é capaz de me preocupar mais pois actualmente está a 6, mas depois quando colocar agua engarrafada para as tpa pode descer o ph se esse for baixo no garrafão..

 

Ricardo tão importante quanto o GH tens o KH que influencia no oscilamento ou não do PH, se tiveres um KH alto ele vai fazer tampão e a muito custo vai deixar descer o PH, e se tens o teste de amónia e nitratos também devias de ter dos nitritos , que depois do pico de amónia vais ter um pico de nitritos e ao medir esse pico ficarás a saber que está perto o fim do ciclo, que se encerra quando tiveres um pico de nitratos e aí surgem as tpa's.

 

Os testes que tenho é de amonia e nitritos, não tenho de nitratos...mas depois dos nitritos, mais cedo ou mais tarde vem o de nitratos...para os nitratos reparei que é usado plantas de superfície especialmente em aquário de camarões...após ter o "layout" preparada vou ver se arranjo plantas flutuantes para tratarem dos nitratos :)

 

Obrigado.

Cumprimentos.

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Obrigado a todos.

 

Bem, em relação a climatização das pedras, não me tinha ocorrido esse pormenor, mas posso fazer isso sem problemas :thumbup3:

Depois ao ciclo vou ver, neste momento tenho os testes de amónia, nitratos e ph, por isso vou sempre controlando como vai o ciclo e a descida do ph...pois o ph da minha torneira sai a 7.2 e o substrato shikamaru deve dexe-lo mais ou menos para 6.5, por isso alem do ciclo tenho que esperar que o substrato faça o seu trabalho também...

De qualquer das maneiras vou comprar uns garrafões com agua a ph de 6.5 para ajudar o substrato ao fazer tpas...

Também pelo sim pelo não vou comprar o bio start e coloca.lo no aquário...

 

Cumprimentos.

Ricardo Faria

tu é que escreveste não fui eu , só segui pelo disseste

se tivesses um KH mais alto 6º ele fazia tampão ao ph e não deixava oscilar, mas por outro lado não te deixava descer para os 6.5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para ajudar as plantas assimilam nitratos as de superficie ainda mais e as TPA para também retirar nitratos. para isso se faz todas as semanas, para também ajudar a retirar nitratos do aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa, foi erro meu, queria dizer nitritos em vez de nitratos...

 

Pois, mas neste caso penso que seja bom, visto o objectivo é ele chegar aos 6.5, alguém tem uma ideia de quanto tempo mais ou menos esse processo demora?

 

Cumprimentos

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem parece que o substrato já começou a fazer o seu trabalho, coloquei água da torneira com ph 7.2, e já está a 7.0, em poucas horas...por isso penso que chegar aos 6.5 não vai ser problema :)

Agora é dar tempo para fazer o ciclo do azoto bem feito, e controlar o ph...

 

Cumprimentos.

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Hoje comprei os testes de GH (talvez para o mês que vêm compre o de nitratos e depois kh) e também não resisti e comprei um "bola de musgo" Cladophora aegagropila para os camarões se consolarem quando mudarem para a casa nova :D..

qdht.jpg

 

Esta "planta" é seguro colocar sem qualquer tratamento? esta bola é um pouco grande e estava a pensar em cortar ao meio e colocar no aquário com a parte achatada virada para baixo ficando em forma de D, ou tentar fazer outra bola, o que acho que vai ser complicado, visto não ter experiência a fazer isso... :sorry:

Mais tarde quando fizer o teste de ph, amonia, nitritos e GH coloco aqui :)

 

Cumprimentos.

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Ricardo compraste o menos importante ,era mais importante saber o kh

 

Como já tinha dito eu neste momento sei o kh da água da torneira...e visto o substrato baixar o ph e aumentar o kh, no inicio do próximo mês compro o teste de kh, e antes de colocar os habitantes faço os testes e vejo se está tudo ok ;) (e no inicio do próximo mês ainda so passou 3 semanas, ou seja ainda tenho outra para caso queira resolver algum problema com o kh...) como este mês já ouve muita despesa com este projecto e eu queria saber o GH do aquário e da agua engarrafada comprei primeiro este...penso não estar a pensar mal certo?

 

Em relação á Cladophora aegagropila tem alguma sugestão? :)

 

Obrigado.

Cumprimentos.

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Após ontem ter feito a montagem, e ter colocado 2 flocos de comida, 1 caracol e hoje a "bola de musgo" os resultados da água são os seguintes:

 

pH - 6.5

 

dgH - (comprei o kit da sera GH, mas não percebo como aquilo funciona...alguém tem esse teste?)

 

Amonia - 0

 

Nitritos - 0

 

Cumprimentos.

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu tenho.

Ia dizer-te para comprares isso pelo olx que sai mais em conta.

Não gosto muito, mas é assim:

 

Lavas bem a proveta com a água que vais analisar.

Depois pões 5 ml dessa água na proveta.

Pões 1 gota do reagente.

Se ficar amarelo logo tens o gH entre 0-1 (pois o 0 não se consegue ver certo...)

Se não vais adicionando até chegar a essa cor.

Eu não estou satisfeito com este teste.... tenho sempre gH de 1 (o que sei que é incorreto) e está no prazo de validade.

Pelo que não gostei

O de kH gosto bastante, apesar de mo terem pedido emprestado à duas semanas atrás e............. ainda não o tenho

 

E mete mais umas 3 caracoletas que isso para morrer é preciso muito mesmo, além de que podes meter mais comida e elas vão crescer bastante.

E já sabem se virem algum erro avise ;)

 

Abraço

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Contas as gotas até a cor mudar para verde.

 

http://www.sera.de/pt/produtos/in_category/alimentos-principais-1659/product/sera-gh-test.html

 

Aposto em 4 ou 5.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oops...

 

Não é amarelo Tiago, é verde.

 

http://cdn.sera.de/fileadmin/gbi/04110_sera_gHTest_2009_12_INT.pdf

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Tiago, pois, mas eu comprei por 6 € por isso a diferença de preço no olx dos testes mais portes não haveria de ser muita...digo eu...

Em relação ao teste, não é nada prático, espero que o de kh seja melhorzito... :confused4:

 

 

oops...

 

Não é amarelo Tiago, é verde.

 

http://cdn.sera.de/fileadmin/gbi/04110_sera_gHTest_2009_12_INT.pdf

 

Abraço,

 

Eu vou agora fazer, mas ainda agora coloquei mais de 20 gotas e não ficou verde :sorry: Já digo alguma coisa ;)

 

Cumprimentos.

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah, tiago, eu não quero colocar mais "caracoletas" pois elas começam a colocar ovos nos vidros, e eu não gosto nada do efeito, já no que está actualmente tem sempre ovos nos vidros, e são uma "praga" (planorbis)...

 

tenho desses e dos mais pequeninos (que deve ter vindo com alguma planta)...se acontecer neste novo vou colocar uma helena :tapfoot:

Editado por Jixj1994
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amonia - 0

 

Nitritos - 0

Por esses resultados, ainda não começou o ciclo. Mas se só agora é que colocaste o caracol e a comida é normal.

 

Resultado 25 gotas...cor amarelo torrado, nas 10 primeiras ficou amarelo vivo, e depois foi ficando torrado...

 

não estou a perceber isto... bang

Pelo que parece, tens um gh muito baixo. O que quer dizer que fica amarelo logo nas primeiras gotas (provavelmente logo na primeira). E uma vez que a cor é muito fraca nas primeiras gotas, torna-se difícil perceber se é amarelo ou verde.

 

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Pois, mas eu acho um pouco estranho pois o meu gh em quase todos os testes que tenho feito é de 6 gh... :sorry: dai eu ter uma ideia do gh da minha agua da torneira...vou esperar mais um dia, amanha vou faço o teste de gh pode ser que corra melhor..

 

Depois do jantar vou repetir os testes de amonia, para ver se o ciclo já começou :)

 

Abraço

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais