Novo projecto, desta vez com muita calma :)


Jixj1994

Recommended Posts

Boas Pedro

 

Pois, eu neste caso utilizei 4 quilos desse substrato, já não sei bem com quem falei, mas o que me deixou na "duvida" foi o substrato ter vindo em 2 sacos de plastico transparentes, apenas com um rotulo colado a dizer Shirakura red bee sand, mas como disse nesse aspecto não posso falar mais ser ter certezas. Mas á priória é Shirakura.

 

Vou por partes, tentar responder a todas as perguntas:

 

Que parâmetros mediste quando dizes que estão dentro da normalidade?

 

Os parâmetros estavam da ultima vez que medi, após ter 2 mortes numa noite ph - 6.5 KH - 2 GH 5/6 Amonia - 0 Nitritos 0 Nitratos, não tenho teste, mas á quantidade de flutuantes e com tpa em dia, não deve ser por ai.

 

Que comida dás aos camarões?

Shirakura "normal" , Dennerle Mineral, Mosura , Sera

Que materiais tens no Filtro e quando os limpaste/com que regularidade e como os limpas?

Os materiais no filtro são as esponjas que vinha já da Eheim menos a do carvão ativo. Também coloquei sera siporax e e lã filtrante. Limpeza fazia mais ou menos de 3 em 3 semanas e uma esponja de cada lado, nunca as 2 de uma vez, as cerâmicas não limpava, e a lã quando via que estava muito suja tirava e colocava nova.

Qual o volume real de água no aquário?

O aquário anuncia 30 litros, mas depois com substrato etc, devo ter uteis no minimo uns 25 l.

Que aditivos utilizaste (calcio, correctores de ph, etc)?

Não utilizei aditivos, a não ser já para o final o no-planária.

De onde vem a água das TPAs?

Água das tpa do lidl.

Essas pinhas de ameiro, vieram de onde?

As pinhas de amieiro já tenho a algum tempo e sempre usei no meu outro aquário de reds sem problemas.

As flutuantes são Salvinias, certo?

Penso que sim.

Em primeiro lugar não vejo explicação de onde apareceram estas pragas, se o material usado era novo, ou do meu outro aquário. Na minha opinião o substrato deve ter algum problema, mas se alguém tiver mais alguma teoria agradeço.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é muito estranho mesmo. Eu faço algumas coisas bastante diferentes (não que o que faço seja exemplo!!!):

 

- Tenho sempre carvão activo no filtro e raramente limpo o filtro a menos que veja que o caudal está a ficar reduzido.

- Não utilizo água engarrafada tenho um poço (ou furo) que me abastece de água. Essa água do Lidle é destilada ou da normal?

- Eu pessoalmente não costumo medir parâmetros nos meus aquários, mas tenho perfeita noção que pior do que não ter camarões em condições padrão são as alterações bruscas dos parâmetros da água, não me refiro apenas a pH, GH/KH, amónia nem nitratos mas sim a TDS, O2 dissolvido e pelo que tenho lido condutividade. Pode ter sido alguns daqueles que não é habito medir que tiveram um pico de concentração por alguma razão (ex: água com da TPA com menos qualidade).

- Tens outro contra no meio disto tudo que é a litragem do aquário, é muito pequeno e qualquer desastre irá ter mais efeito do que teria num aquário maior. Se calhar poupavas alguns dissabores se investires num aquário maior.

- Por fim tens uma hipótese mais remota que são os genes dos camarões, eventualmente esses eram mais sensíveis e qualquer coisa mato-os.

 

 

Espero que tenhas mais sorte na próxima tentativa!

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Pois é muito estranho mesmo. Eu faço algumas coisas bastante diferentes (não que o que faço seja exemplo!!!):

 

- Tenho sempre carvão activo no filtro e raramente limpo o filtro a menos que veja que o caudal está a ficar reduzido.

- Não utilizo água engarrafada tenho um poço (ou furo) que me abastece de água. Essa água do Lidle é destilada ou da normal?

- Eu pessoalmente não costumo medir parâmetros nos meus aquários, mas tenho perfeita noção que pior do que não ter camarões em condições padrão são as alterações bruscas dos parâmetros da água, não me refiro apenas a pH, GH/KH, amónia nem nitratos mas sim a TDS, O2 dissolvido e pelo que tenho lido condutividade. Pode ter sido alguns daqueles que não é habito medir que tiveram um pico de concentração por alguma razão (ex: água com da TPA com menos qualidade).

- Tens outro contra no meio disto tudo que é a litragem do aquário, é muito pequeno e qualquer desastre irá ter mais efeito do que teria num aquário maior. Se calhar poupavas alguns dissabores se investires num aquário maior.

- Por fim tens uma hipótese mais remota que são os genes dos camarões, eventualmente esses eram mais sensíveis e qualquer coisa mato-os.

 

 

Espero que tenhas mais sorte na próxima tentativa!

Cumprimentos

 

Boas Pedro

 

Bem, parece que já venho um pouco tarde. Eu tinha lido, mas depois passou-me por completo responder. Peço desculpa não ter respondido mais cedo.

 

A cerca desta montagem, desisti por completo de colocar camarões, em contra partida fiz um pequeno nano para guppys :smile2:

 

f33y.jpg

 

 

Ainda hoje não sei do que foi, o que correu mal, mas foi um desastre total, baixas atrás de baixas, desisti mesmo deste aquário para gambas.

 

Mas nem tudo são más noticias, tenho um outro projecto em andamento, vou montar um aquário que tenho de 80 litros, com filtro externo jbl e701 e substrato aqua gro soil (pet4you) já tenho o substrato 8l só falta mesmo montar o aquário, espero que desta vez as coisas corram melhores :thumbup3:

 

Se alguém quiser dar alguma sugestão estou em aberto claro, só tenho mesmo o substrato aquário e filtro, a iluminação é uma pll 55 w 6500k.

 

E claro este aquario de 80 litros só dedicado a gambas :)

 

Abraço

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

8 litros é capaz de ser curto, devias comprar mais 3 litros, acho que já te tinha dito isso...

 

De resto, madeira com fartura, musgos e fetos.

 

Força nisso!

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Vou apenas deixar um cheirinho do próximo projecto, já que este não correu muito bem :mad: abrirei um tópico só para este projecto, pois ainda tenho muito mas muito a melhorar e aprender ainda sobre estes bichinhos que são as gambas :naughty:

 

De qualquer forma aproveito para agradecer a todas as pessoas que me ajudaram com este projecto que infelizmente não deu certo, mas agora é pensar e seguir em frente. O próximo vai correr melhor biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

97go.jpg

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais