Novo projecto, desta vez com muita calma :)


Jixj1994

Recommended Posts

Boas,

 

o Siporax é importante e ajuda pois fixa muitas bactérias, a parte das esponjas não é muito significativa...

 

Até podes comprar uma das azuis com suporte para por do outro lado em vez das 2 de origem, parece-me que custa menos de 5 euros.

 

Abraço,

Editado por A. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As redes metálicas funcionam 5 estrelas, muito melhor que as esponjas ou meias/redes que retiram muito caudal e obrigam os filtros a trabalhar em esforço.

 

A conta paypal é só criar, não precisas de ter cartão de crédito, fazes os depósitos no BES em pilim, ainda é mais seguro.

 

Abraço,

Editado por A. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Aquário já montado a ciclar :smile2:

 

(peço desculpa pela qualidade da foto)

 

4wxw.jpg

 

Quanto ao ciclo espero aquele mesito, ou se colocar nitrivec acelera o processo em quanto tempo?

 

Quanto á decoração, vou colocar do antigo, 2 rochas vulcânicas com musgo de java, e 1 tronco com christmas moss...(para já...)

 

Cumprimentos.

Ricardo Faria

Editado por Jixj1994
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Ricardo as rochas o tronco e principalmente as plantas já lá deviam de estar.

 

Pois, mas eu tenho os crystal red no outro aquário, vão ficar sem musgos? (uma duvida, porque não posso colocar as decorações depois quando mudar? pois elas estando no outro aquário com certeza já tem bactérias, ao mudar, ainda vão acrescentar bactérias ao novo ...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao ciclo espero aquele mesito, ou se colocar nitrivec acelera o processo em quanto tempo?

Não te esqueças que as bactérias também se alimentam... Estar a colocar bactérias num aquário vazio é deitar dinheiro fora, porque elas vão morrer à fome.

 

Que tal colocar aí um peixito resistente que depois possas tirar ou um ou dois caracois ou qualquer outra coisa que vá produzindo amónia para as bactérias processarem?

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Posso colocar guppys, neste caso quantos coloco? (mas uso o nitrivec ou espero o mês? )

 

Não te esqueças que as bactérias também se alimentam... Estar a colocar bactérias num aquário vazio é deitar dinheiro fora, porque elas vão morrer à fome.

Que tal colocar aí um peixito resistente que depois possas tirar ou um ou dois caracois ou qualquer outra coisa que vá produzindo amónia para as bactérias processarem?

Cumps.

 

Abraço

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O nitrivec acelera o processo para um dia, podes por um guppy, mas só mais tarde, quando as bactérias começarem a fazer efeito!

Os guppies são pouco mais residentes que os camarões!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de dizer, vai pondo os peixes e camarões aos poucos no decorrer duma semana já podes ter todos os peixes e camarões no aqua!

Actualmente à um que acelera o processo em algumas horas já está tudo, sendo este o sera filter biostart.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso colocar guppys, neste caso quantos coloco? (mas uso o nitrivec ou espero o mês? )

 

Não gosto muito de coisas aceleradas... na aquariofilia as coisa levam o seu tempo, principalmente com camarões.

 

Coloca lá um ou dois guppys e deixa o ciclo fazer-se sozinho (pelo menos três semanas/um mês).

 

O nitrivec é bom quando já tens o aquário com os habitantes todos e por algum motivo a colónia de bactérias sofreu algum problema (pode acontecer com alguns tratamentos por exemplo). Nesse caso, para recuperar a colónia de bactérias rapidamente é bom o nitrivec (até porque comida não falta nessas circunstâncias).

 

Para montar um aquário de novo, nada como dar tempo ao tempo e fazer as coisas pelo método tradicional. Há vários outros parâmetros que têm de estabilizar antes de poderes meter os camarões (nomeadamente o ph).

 

O nitrivec acelera o processo para um dia, podes por um guppy, mas só mais tarde, quando as bactérias começarem a fazer efeito!

Os guppies são pouco mais residentes que os camarões!

Desculpa mas não percebi. Qual é o "efeito" que as bactérias são supostas fazer num aquário vazio, além de morrerem à fome?

 

Quanto a um guppy ser pouco mais resistente que um camarão, tenho de discordar. Mesmo os red cherry são bem mais sensíveis aos parametros da água que os guppys.

 

Esqueci-me de dizer, vai pondo os peixes e camarões aos poucos no decorrer duma semana já podes ter todos os peixes e camarões no aqua!

Actualmente à um que acelera o processo em algumas horas já está tudo, sendo este o sera filter biostart.

A ideia é mesmo ir pondo os camarões (peixes com camarões só se foram mesmo otocinclus ou rasbora brigitae) aos poucos, para a colónia de bactérias ter tempo de se ir multiplicando e conseguir processar todos os compostos azotados que vão sendo produzidos... mas uma semana? Parece-me pouco.

 

Não há métodos miraculosos. Iniciar o ciclo num aquário demora tempo e tentar acelerá-lo artificialmente eventualmente vai trazer problemas.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes.

 

Micro-ship, acho que tens razão...mais vale esperar, vou colocar por agora 2 guppys, e daqui a 1 mês se o ph estiver estável a +/-6,5 , tiro os guppys e começo a trocar os crystal red...ao retirar os guppys, penso que seja possível colocar logo 4 crystal red...também não devo por mais, por questão de segurança, e se correr tudo bem, no dia seguinte ou depois coloco o resto da colónia... ;) (claro que vai custar ver ali o aquário parado sem nada 1 mês, mas mais vale não arriscar)

 

Em relação ás decorações é que ainda fiquei com algumas duvidas, posso colocar depois quando for trocar os crystal red? ou é melhor mudar agora? mas fica o problema de os crystal red ficarem sem musgos... :eusathink:

 

Obrigado pelas respostas.

Cumprimentos.

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ás decorações é que ainda fiquei com algumas duvidas, posso colocar depois quando for trocar os crystal red? ou é melhor mudar agora? mas fica o problema de os crystal red ficarem sem musgos... :eusathink:

 

O ideal é que o aquário seja montado todo antes da entrada dos camarões. As plantas requerem um periodo de adaptação, os troncos e rochas (principalmente as calcáreas) vão sempre largar algumas substancias que vão variar os parametros da água. Por isso é que devem estar no aquário logo de princípio que é para quando introduzires os camarões já esteja tudo estabilizado.

 

Agora se o teu problema é o musgo, julgo que não seja muito grave se só entrar com os camarões. Ou podes sempre tentar dividir em 2 porções e colocar uma delas no aqua novo.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora se o teu problema é o musgo, julgo que não seja muito grave se só entrar com os camarões. Ou podes sempre tentar dividir em 2 porções e colocar uma delas no aqua novo.

 

Cumps.

 

Eu vou fazer assim, 1 semana antes do ciclo "acabar, retiro 1 pedra com musgo de java e o tronco com musgo, e coloco no novo aquario, deixando assim uma rede com um pouco de musgo, e outra pedra para os camarões estarem, parece-te bem? ;) assim tem uma semaninha para se adaptarem...sendo rocha vulcânica, como não muda o ph não tem problema em depois acrescentar a ultima...

 

Cumprimentos.

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece bem Ricardo eu pensava que ias colocar diretamente, da compra, mas se já estão a maturar noutro aqua tudo bem , eu para o ciclo vou colocando comida um bocadinho dia sim dia não, não sacrifico nenhum animal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece bem Ricardo eu pensava que ias colocar diretamente, da compra, mas se já estão a maturar noutro aqua tudo bem , eu para o ciclo vou colocando comida um bocadinho dia sim dia não, não sacrifico nenhum animal

 

Já estão á meses no outro aquário :D

 

e resulta bem esse método? por exemplo, coloco um floco de comida, esse floco vai apodrecer, mas vai continuar sempre lá a largar amónia, não é perigoso visto não ter peixes que o comam, ou ele acaba por se desfazer?

 

Cumprimentos.

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e resulta bem esse método? por exemplo, coloco um floco de comida, esse floco vai apodrecer, mas vai continuar sempre lá a largar amónia, não é perigoso visto não ter peixes que o comam, ou ele acaba por se desfazer?

Esse é outro método de fornecer "comida" às bactérias.

 

O floco vai-se decompor e libertar amónia que por sua vez vai ser decomposta pelas bactérias em nitritos que por sua vez vão ser decompostos por outras bactérias em nitratos que são aproveitados pelas plantas ou retirados do aquário através das TPA's. Isto é o ciclo do azoto.

 

O floco vai acabar por se decompor totalmente. Por isso é que é necessário ir adicionando comida, para as bactérias não ficarem sem amónia e nitritos e acabarem por morrer.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O nitrivec acelera o processo para um dia, podes por um guppy, mas só mais tarde, quando as bactérias começarem a fazer efeito!

Os guppies são pouco mais residentes que os camarões!

Pois... mas tu tens red's ele tem Crystal red já com algum apuramento

 

Não te esqueças disso e não compares batatas com cebolas pois podes-te dar mal.

2 Dias nem eu arrisco, pois é m#rda pela certa.

 

Usa o bio start hoje e mete 5-6 flocos todos os dias, no dia anterior a meteres os camarões o dobro do biostar (usado na 1º vez) e 4-5 horas antes de meteres os camarões tpa de 40%. Faz sempre 10% todos os dias (1 garrafão de 6l dá-te para 2 tpa's)

E tá a andar, quanto ao ser apressado, o que importa é que as bactérias estejam lá.

Tanto faz que demorem 1 mês a reproduzir-se como 1 semana para ter o mesmo ou mais nº de bactérias.

Mas mais uma vez, cada caso é um caso e eu não me tenho dado mal.

Mas se discordarem com está parte estejam há vontade de fazer críticas construtivas, pois aprende-se com isso e depois cabe a cada pessoa a consciência de as usar ou simplesmente ignorar tudo e voltar ao forúm a pedir ajuda.

Este último paragráfo já foi um desabafo para alguns iniciantes que sabem tudo logo e depois da porcaria feita é que aprendem a ser humilde.

Abraço

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma coisa, quanto à pedra faz a climatização dos camarões com ela, pois lembra-te que tem algumas bactérias e como tudo também se ressentem com mudanças bruscas.

Parece brincadeira mas e sempre mais um descargo de consciência que não custa nada.

 

Abraço amigo

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E tá a andar, quanto ao ser apressado, o que importa é que as bactérias estejam lá.

Tanto faz que demorem 1 mês a reproduzir-se como 1 semana para ter o mesmo ou mais nº de bactérias.

Concordo com o que disseste. Um mês, uma semana, um dia... Tudo pode ser feito, desde que se tenha a noção do que se está a fazer. O ciclo do aquário deve ser das coisas da aquariofilia mais incompreendidas pelos iniciantes e não só.

 

É importante que se perceba como as coisas funcionam e o porquê de cada procedimento e não apenas despejar bactérias para dentro do aquário porque "o aquário precisa de bactérias"!

 

No entanto, ressalvo que há situações que é preciso ter em atenção outras coisas além da colónia de bactérias. Estabilidade do ph, estabilização do areão (principalmente se tiver substrato fértil por baixo), periodo de adaptação das plantas, etc. Vale mais ir pelo seguro e, como o nome do tópico sugere, fazer as coisas com calma.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais