Recommended Posts

Boa tarde,

 

gostaria de montar um aquário de 150 a 200l. Estive a ler aqui no fórum e parece que algumas pessoas optaram por mandar fazer os seus ao invés de comprarem já feitos, por motivos económicos. Dado que a vertente economica é sobejamente importante, gostaria de saber se existem algumas recomendações, se alguem tem este tipo de experiencias (e se sim, qual a experiencia a nivel de dimensoes e preço), dado que os acabamentos e beleza do aquario nao é importante...

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

todos os meus aquários são feitos, inclusive você tem uma marca de prestigio (scalar) que são aquários feitos...

quanto ao preço vs dimençoes os que mandei fazer foram:

100x40x50= 200 litros=125€ vidro de 8 mm tudo incluído (silicone)

não tenho qualquer tipo de problemas ...

fotos aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214183

 

aconselho a fazer travamentos franceses na parte superior

 

onde mora certamente será mais barato porque eu moro numa ilha e para o vidro vir aqui para tem de vir de barco logo sai mais caro pela lógica...

 

espero ter ajudado

cump.

bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

preste atenção a loja do nemo esta a fazer aquário com vidro de 10mm....o que é desnecessário... ou nao pois nao esta a por travessas...

cump.

bruno

Editado por Bruno TER
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Mais uma vez obrigado pelas respostas.

Em princípio já tenho a questão do aquário resolvido. A minha dúvida prende-se com o próximo passo, o filtro. o aquário servirá para um comunitário de ciclídeos africanos e terá 200l. Estive a ler umas coisas e apareceu-me de tudo. O que mais convirá, um filtro externo ou um de cascata, de 800l/h serve perfeitamente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que tenho lido, ciclidios gostam de boa corrente.

Os valores referência para filtragem é de mínimo 5x os litros do aquário. Para esse procura na casa dos 1200 para cima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

obrigado pela ajuda.

Estive a informar-me melhor e já excluí o filtro de cascata. Vi um Juwel Internal Filter Bioflow 6.0 à venda (http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/webshop.pl?f=NR&c=432004&t=temartic_e) e quase me convenceu, tirando o facto de ser um filtro interno! Será que faz o serviço? não será demasiado grande para se por dentro de um aquário? O que vos parece?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Não sou um expert na matéria, mas penso que pelo preço arranjavas um filtro externo, já tive filtro interno e agora tenho externo já algum tempo, e sem duvida que os externos são muito mais eficientes, já para não falar que a manutenção é muito mais prática...o que acontece com o filtro interno, é que te rouba alguma litragem ao aquário, enquanto os externos ainda te dão alguma litragem "extra", depois em termos de manutenção pelo menos a mim o que me acontecia, era quando tirava o filtro interno, por consequência de a agua escorrer, a porcaria que estava agarrado ao mesmo caia outra vez para o aquário.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por exemplo pelo preço desse tens o

 

JBL CRISTALPROFI E901 GREENLINE

 

Que anda á volta dos 95 € e faz 900 l/h , pode ter menos caudal, mas pelo maior espaço que tem dentro do filtro para materias filtrantes acaba por ter maior eficiencia.

 

Também por esse preço tens o

 

JEBO 819B

 

Que tem um caudal de 1500 l/h e custa 92€

 

Tens mais hipóteses apenas te dei 2 referencias, em questão ao jebo nunca tive nenhum, mas tenho um jbl e estou super satisfeito com ele.

 

Abraço

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O espaço parece-me apertado para africanos. Quanto ao filtro nem questiones o interno, não vale a pena. Ve filtros externos de 1200 a 1500l/h

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Ricardo.

Pelo que me apercebi, o filtro de que falei é amovível, isto é, supostamente nao tem que sair do aquário para ser limpo. Parece que se retira exclusivamente a área das matéria filtrantes para lavar. Honestamente, também nao fiquei muito impressionado, até porque tem 50cm(!) altura, com 6L de filtragem. Parece um pequeno monstro. EM princípio vou optar por um dos que me referiu, ainda está em análise.

 

Entretanto, já comprei um aquário de 270l, em segunda mão, por €50. Foi um bom preço, apesar das obras de reparação necessárias, já que esteticamente estava em péssimas condições.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente.

Já decidi o filtro a comprar. Optei por um Eheim Ecco 3 2036 http://www.guppysaquariumproducts.com.au/internal-external-filters/eheim-canister-filter/eheim-ecco-filter-2036-pro-300/prod_1889.html

Penso que é suficiente para o efeito.

O que pensam?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. 120 cm é bom, não é bem o minimo, é possivel meter africanos (dependendo das especies) em aquarios menores e outros há em que o minimo é até 150cm. varia... depende do tamanho do peixe e da sua agressividade. Se o aquário não está em boas condições de colagem é comprar dores de cabeça. Mas quanto maior, melhor não só para os peixes, mas para o impacto, e principalmente para ti, bem mais agradavel... Logo 120 cm na verdade nem é muito grande...Tenho 1,50 e 1,70 e começo a achar o 1,50 pequeno.

 

Os aquarios feitos por medida não são apenas "economia", tem a ver com aquilo que desejamos e ao melhor preço, ainda melhor. Os comerciais não tem a forma que queremos... tão simples quanto isso. Além de que podes jogar com a litragem e as dimensões do aquario para aquilo que te interessa, quer em termos apelativos, para a fauna em questão, economia (filtragem, aquecimento) e para o espaço disponivel. Queres melhor? Acho dificil... logo economia... não... pois dá trabalho... nas compras online, os comerciais tem garantia de segurança do fabricante, enquanto aqueles feitos, podes estar a comprar problemas.

 

filtro compra só externo e que tenham a entrada/saida na zona de cima e que tenha cestos. nada de interno, muito menos hangon. Se o aquário for muito grande, podes usar uma bomba de circulação para complementar o filtro.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não aconselho a compra de um Eheim Ecco 3 2036, para 270l...

 

1º A linha ecco da eheim é conhecida por ser a pior da marca.

2º O filtro em causa tem pouquíssimo caudal para 270l com peixes que sujam a água. O caudal recomendável deve ser 5x superior a 270l, ou seja , 1350l/hora, esse ecco tem no máximo 750l/h (vazio), pois com matérias filtrantes e depois de alguns detritos pode passar a debitar metade (375l/h), o que nem são 2x a litragem quanto mais 5x...

3º Para um aquário grande deves tentar arranjar um filtro grande, com muito volume, eu para um aquário com 200l tenho um fluval 405, pode parecer excessivo, tem 8,5l de zona de filtragem, dá para pôr mais matérias filtrantes e isso dá estabilidade ao aquário. Podes pensar que gastei 250 euros num filtro novo, mas não foi o caso, procurei um usado no olx, custou-me 55 euros sem matérias filtrantes. Procura melhor.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei se é tão mau. O que interesse é que o filtro faça 3X a litragem do aquário. 5x foi alguém que inventou e passou a ser verdade. Nem vale a pena entupir o filtro com materias que impedem o caudal e acumulam lixo, aposta-se em boas materias filtrantes.

 

Como são peixes de bom porte e com tendencia a viverem em aquarios sobrepovoados, o que alias é assim que vivem na natureza, para o restante pode-se compensar com uma bomba de circulação forte, e assim até nem precisa de se preocupar posteriormente. E, assim tem-se até 10x a litragem com isso.

 

Não sei que experiencia voces tem com ciclideos africanos, mas porcos e exigentes é coisa que eles não são. Tenho dois filtros iguais em dois aquários diferentes, um que era americano e outro africano. O dos africanos sempre esteve em melhor estado, apesar de serem bem mais peixes. O que é normal... comem menos...

 

Não tenho experiencia com os ecco da Eheim, mas parece-me bastante razoaveis, já os classic é que acho que são fracos. Por economia e pelo que tenho visto o JBL serão dos que juntam qualidade/preço. JEBO tenho 2. E, são bons filtros e fiaveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.