Dúvida inicial


Recommended Posts

Boa noite!

 

Decidi-me inscrever neste fórum pois acho que é muito bom, e gostaria de saber se me poderiam ajudar numa questão.

 

Desde nova que queria ter peixes e explorar esta via, mas nunca tive oportunidade. Comecei na semana passada, fui a uma loja de animais e adquiri uma Oranda vermelha, um aquário em forma de globo, a comida e uma decoração de pedras em laranja para o aquário. Tudo isto com a ajuda de uma das pessoas que trabalhava na loja que me ensinou o que devo e como devo fazer.

 

No entanto, num dos vossos tópicos reparei que falaram no filtro, e de facto vi na loja, mas pela conversa com a pessoa da loja, o que tinha percebido é que neste tipo de aquário não era necessário.

 

Podem-me ajudar a ver se é necessário, e caso seja, qual é o que devo comprar?

 

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem vinda.

Detesto dizer isto, mas começaste mal...

Os globos não são aquários, "levam os peixes à loucura".

Devias arranjar um aquário normal, rectangular. Aproveitas as decorações.

Filtro depende depois do tamanho do aquário que queiras.

Colocaste o peixe logo no aquário com água directamente da torneira?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sem ser ser muito agressivo, se procurares aqui no forum vês logo que globos não são muito aconselhados, se tiveres amor a esse peixe, arranjava-lhe um aquário grande(60 litros chega) e com umas plantinhas e um bom filtro e tens uma casa muito boa para ele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

60l só para ele, porque se quiseres adicionar mais peixes a coisa muda de história. Eu também comecei assim pelos peixes de água fria mas com o tempo e com a ajuda daqui cedo percebi que o lugar ideal para eles é em lagos e por aí fora e então virei para água quente.

 

Globos e mini aquários é mau para os peixinhos. Claro que ninguém nasce ensinado e as lojas querem é vender mas vais ver que toda a gente daqui vai de encontro a essa opinião.

 

Cumps

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu sei. Só quis acrescentar o facto de futuramente se a menina tiver ideias de avançar mesmo para um aquário assim para ter uma ideia que para ter mais que um tem que das duas uma, ou comprar um maior, ou por de lado os peixes de água fria.

 

Sabes bem que ao adquirir um aquário já digamos "grande" na óptica de iniciado, a tendência não é ficar por um só peixe. :naughty:

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos e obrigada pelas excelentes respostas :)

 

Pois neste momento eu tenho dois peixes, pois ofereceram-me um telescópio por causa desta minha aventura e, após o que disseram, como sei que tenho mesmo de trocar o aquário, vou mesmo comprar um maior e por o globo de parte.

 

Em relação aos peixes de água quente, como estou no inicio achei que não era uma melhor altura pois quero aprender, para já decidi começar com estes para ir experimentando mas estou contente.

 

Já agora, em relação aos procedimentos, aproveito para questionar também que nas duas lojas em que fui, ambas me disseram coisas diferentes sobre a água. A primeira informou-me que primeiro deveria colocar a água sem o peixe durante meia hora com o saco do peixe a boiar e depois colocar o peixe na água mas sem misturar a água do aquário com a do saco. Quando recebi o segundo peixe, a loja disse que apenas bastavam cinco minutos. Por segurança, fiz como ensinaram da primeira vez, mas está correto?

 

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por norma até deixo mais, não sei dizer quanto exactamente mas ainda é algum. E durante esse período vou metendo água do aquário aos poucos no saquinho para ambientar melhor os peixes à nova água. Já deixei desde 1h a 3 ou 4h.

 

Essa dos 5min é para dar dissabores, tanto a nível de saúde dos peixes como do resto que possas ter ou vir a ter. Imagina que tens o azar de comprar um peixe doente e que a doença é contagiosa? É sempre chato isso acontecer.

 

Cumps

Editado por Shaking

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por norma até deixo mais, não sei dizer quanto exactamente mas ainda é algum. E durante esse período vou metendo água do aquário aos poucos no saquinho para ambientar melhor os peixes à nova água. Já deixei desde 1h a 3 ou 4h.

 

Essa dos 5min é para dar dissabores, tanto a nível de saúde dos peixes como do resto que possas ter ou vir a ter. Imagina que tens o azar de comprar um peixe doente e que a doença é contagiosa? É sempre chato isso acontecer.

 

Cumps

Tens toda a razão, eu realmente achei um bocado estranho o tempo em si de espera.

Mas vou seguir a tua dedica quando adquirir o próximo peixe e vou deixar mais tempo.

 

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu deixo os peixes no saco bastante tempo também, mas não meto a água no aquário, pois às vezes veem-se alguns peixes mortos nos aquários das lojas e não acho isso bom na minha água...

Olha eu, por acaso não vi nenhum peixe morto mas fico um pouco desconfiada da água das lojas, já várias pessoas que conheço me disseram que não é recomendada, como tal faço o periodo de habituação do peixe e uso uma água nova ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha eu, por acaso não vi nenhum peixe morto mas fico um pouco desconfiada da água das lojas, já várias pessoas que conheço me disseram que não é recomendada, como tal faço o periodo de habituação do peixe e uso uma água nova ;)

 

Sim eu também nunca meto. Meto só água do aquário aos poucos para o saco para os peixes ambientarem-se melhor aos parametros da água do meu aquário e depois com o camaroeiro retiro-os do saco. Mas meto sempre a água toda do saco fora.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Eliana! Um bom conselho que poderia dar-te para já é: raramente confies no que os lojistas te dizem. Pesquisa na net em sites fiáveis. É muito raro haver uma loja com alguém que perceba de aquariofilia, apenas um par de lojas têm essa benção...

 

Outro conselho que te daria seria recomeçar tudo de novo... é que Orandas e os outros peixes de água fria que vemos nas lojas são peixes para viver em lagos num jardim, ou num aquário de litragens enormes. É que cada peixe destes necessita de no mínimo dos mínimos 60 litros de água, e estes peixes são muito sociáveis, precisam de outros da mesma espécie, diria que uns 4 por exemplo. Logo precisaríamos de um aquário de 240 litros de água. É que temos de pensar não no peixe agora, pequenino, mas no peixe quando for adulto. E até para chegar a adulto, em poucos litros de água morre precocemente, pois não tem espaço para crescer.

 

Último conselho (se fosse a ti era o que faria): pega nesse globo e faz dele um vaso para um cacto. Vai a uma loja de vidros (se morares aqui em Lisboa recomendo-te uma) e manda fazer um aquário 60x40x40. Vai a uma loja (ou aqui aos classificados que sai mais barato) e compra um filtro externo e um termostato (para o Inverno). Depois precisas de um substrato para o fundo do aquário e podes começar a ciclar o aquário, ou seja a fazer com que ele consiga albergar vida. Deixas o filtro a trabalhar, sem peixes durante 3 semanas, e só depois compras alguns peixes tropicais, pequenos e belíssimos. E claro, plantas, muitas plantas, de fácil manutenção para começar.

 

Qualquer questão estás à vontade de enviar mp. Abraço!

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.