Forum está muito calado!


Recommended Posts

Não gosto dessa palavra "liderar" porque não quero ser eu o "patrão da festa", quero é que o pessoal tenha motivação e que ajude, a alinhar no evento, a fazer algo pelos outros ou até a presença de cada um que já é uma ajuda.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 115
  • Created
  • Última Resposta

Oi André,

 

Infelizmente se não há um líder que tenha a iniciativa os outros não sentem motivação e não aderem... estás a liderar sim e muito bem, diga-se de passagem :)

 

Claro que é uma iniciativa de todos para todos, mas alguém tem que dar o exemplo ;)

 

Da minha parte, obrigado!

 

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

Respondendo finalmente.

A regra, simples, que sugeres de limitar o número de mensagens a quem pode participar nos classificados já foi discutida muitas vezes, mesmo com os membros, e sempre fui completamente contra e justifiquei o porquê. Quando se pensa numa regra, deve-se sempre ponderar todos os lados da questão e manter uma justiça e lógica no impacto da mesma (atenção que quem lê a frase pode pensar que isto e fácil mas não, é algo extremamente complicado e nem sempre conseguimos antever todos os cenários, tendo que alterar posteriormente a regra em causa...).

Ora, com esta medida iamos provocar: o aumento de mensagens sem qualquer conteúdo relevante no fórum só para atingir as tais mensagens mínimas; iamos ter várias pessoas que querem desfazer-se do seu aquário e que ao se registarem no fórum apenas para o fazer, rapidamente desistiam da ideia por causa da regra (e deixavam de proporcionar aos membros da comunidade a aquisição do referido material); as lojas que muitas vezes recomendam aos clientes que vão ao fórum vender ou trocar peixes e material usado na compra de algo, deixariam de o fazer....

Como está actualmente, todas as pessoas têm a possibilidade de, através de um formulário claro que visa dar uma estrutura e o maior detalhe possível, vender os seus equipamentos usados ou vivos...



Parece-me que ainda não percebeste minimamente o que quiz dizer (e já o disse antes noutros tópicos).

O que te preoucupa não é qualidade é quantidade. Estás no teu direito. O Forum até é principalmente fruto do teu trabalho, tanto quanto sei.
Se o teu problema fosse a qualidade dos tópicos, tu estavas a lixar-te para quem quer cá vir "apenas" vender o aquário. Querias era aqui o pessoal que participa, quer on quer off-topic sobre aquariofilia.

Se fosse eu a decidir, estaria completamente a lixar-me para quem quer cá vir vender um filtro ou seja mandado pelas lojas. Sei que há lojas que pagam, mas pagam para ter espaços comerciais, não para mandar os clientes venderem aquilo que não querem.
Se um utilizador desistir de utilizar o forum pq só pode vender passados 30 postos, então é alguem que, a meu entender, não interessa. Ele pode sempre ler os tópicos dos outros e obter informação, até pode responder e participar, apenas não pode vender. Ótimo.

Quanto a colocar posts para fazer o numero minimo de mensagens... achas sinceramente que alguem vai colocar 30 posts para isso? Isso aconteceria em casos muito isolados.

Por isso, já o disse e volto a dizer que a qualidade de todo o forum melhorava com a limpeza de membros do compra e vende. É enervante fazer um new posts e ser quase tudo VENDA... LEILÃO... VENDA...

PS - e mais uma vez.... não tirem conclusões precipitadas... não sabem o que se passa com a pessoa que está do outro lado! E não acreditem em tudo o que ouvem... falem directamente com as pessoas envolvidas e depois sim, tirem as vossas conclusões ;)


João, sabes como se chama este forum por aí? É o forum dos classificados ;)
Para bom entendedor, meia palavra basta.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Vou ser sincero, já fui muito viciado no nosso forum. Raramente comentava, mas era leitor assíduo, principalmente da zona das fotos, para ver como ia a qualidade dos aquascapers residentes e para tirar algumas ideias para mim. No entanto, quando descubri a minha outra paixão, deixei a aquariofilia um bocadinho de parte e desde que vim para a faculdade mais ainda, no entanto, como devem saber, o bichinho nunca morre e eis que me volto a surgir das cinzas e a regressar a este hobby que tanto adoro. E ja que estamos numa de sinceridade, ultimamente tenho visitado mais os classificados, mas sempre que posso, dou uma ajudadinha na zona de iniciação ao hobby, para ver se os mais novos ficam agarrados como eu fiquei. Afinal, temos de ser uns para os outros, foi por isso que também criei o meu blog.

 

Abraço a todos!

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que ainda não percebeste minimamente o que quiz dizer (e já o disse antes noutros tópicos).

O que te preoucupa não é qualidade é quantidade. Estás no teu direito. O Forum até é principalmente fruto do teu trabalho, tanto quanto sei.

Se o teu problema fosse a qualidade dos tópicos, tu estavas a lixar-te para quem quer cá vir "apenas" vender o aquário. Querias era aqui o pessoal que participa, quer on quer off-topic sobre aquariofilia.

 

Se fosse eu a decidir, estaria completamente a lixar-me para quem quer cá vir vender um filtro ou seja mandado pelas lojas. Sei que há lojas que pagam, mas pagam para ter espaços comerciais, não para mandar os clientes venderem aquilo que não querem.

Se um utilizador desistir de utilizar o forum pq só pode vender passados 30 postos, então é alguem que, a meu entender, não interessa. Ele pode sempre ler os tópicos dos outros e obter informação, até pode responder e participar, apenas não pode vender. Ótimo.

 

Quanto a colocar posts para fazer o numero minimo de mensagens... achas sinceramente que alguem vai colocar 30 posts para isso? Isso aconteceria em casos muito isolados.

 

Por isso, já o disse e volto a dizer que a qualidade de todo o forum melhorava com a limpeza de membros do compra e vende. É enervante fazer um new posts e ser quase tudo VENDA... LEILÃO... VENDA...

 

 

João, sabes como se chama este forum por aí? É o forum dos classificados ;)

Para bom entendedor, meia palavra basta.

Ah... sim senhor, finalmente entendi o "teu" problema... é o facto de os classificados terem sucesso no fórum... preferias que não tivessem e os motivos desconfio de quais sejam :)

 

Ora bem, ao contrário de ti, e não me estou a lixar para membro nenhum. Seja ele um guru seja ele alguém que quer ver-se livre do material que tem na garagem e que já não usa e que muito proveito pode fazer a outro membro aqui no fórum - ora aqui está o que te disse antes, eu preocupo-me em ver qualquer questão de vários ângulos e não numa única direcção, pois não é isso que faz um gestor (seja de uma multinacional seja de um fórum de aquariofilia)

 

Isto não tem nada a ver com quantidade vs qualidade...num fórum com 60.000 registos existirá sempre mais quantidade do que qualidade, o que é perfeitamente natural. Afinal, as coisa evoluem de forma natural e atinge-se eventualmente um nível em que a quantidade continuará a aumentar.

 

Mostrei-te várias iniciativas que desenvolvemos para os membros, mostrei-te o canal do youtube do fórum, mostrei-te as estatísticas do fórum..... e tu continuas fixado nos classificados.... pois bem, os classificados são o menor dos meus problemas e a próxima versão dos classificados já está idealizada e só está à espera de desenvolvimento técnico que permita a sua implementação.

 

Se é incomodativo ver classificados no tópicos novos, só tens que escolher no filtro a opção de não mostrar tópicos nesses fóruns.... é tão simples... e podes também escolher não mostrar os classificados por completo carregando no símbolo menos.

 

Não é possível fazer um fórum que agrade a 60.000 pessoas... como tal, temos que tirar proveito das configurações e tornar o fórum mais próximo que gostamos. Penso que isto é óbvio.

 

É claro que em fóruns mais pequenos isto demora a acontecer. Mas com o tempo lá chegarão. Não penses que será diferente.

 

Qualidade fala por si. Vê os tópicos antigos e diz-me onde encontras tópicos com detalhe e qualidade como o da montagem do plantado do Marc e tantos outros tópicos referência da aquariofilia nacional. Ninguém forçou esses membros a criar os tópicos... fizeram-no porque quiseram e quando quiseram. Cabe a todos os membros da comunidade participar quando e como quiserem.

 

Sugiro-te que voltes a ler as considerações sobre o porquê do pouco movimento nos tópicos iniciais. Foram expostas várias considerações relevantes. O que sugeres aqui não só não ia resolver o problema, como o ia agravar ainda mais, pois um dos poucos locais onde os membros encontram uma boa oferta de material usado e de vivos para venda ia desaparecer - sugestão estranha a tua....

 

Fórum dos classificados? Bom, antes isso do que aquilo que ouço dos outros fóruns, tipo fórum dos mortos-vivos, fórum dos expulsos do aquariofilia.net, fórum da venda do criador xpto.... Como não frequento nenhum outro fórum não tenho qualquer interesse em saber o que lá se passa e é triste que membros que usam e tiram proveito dos fóruns, venham depois para outros sítios falar desta forma de quem teve trabalho para lhes disponibilizar todo este repositório de informação e iniciativas.... infelizmente é mais fácil dizer mal do que bem.

 

Eu não me preocupo com o que os outros dizem do fórum. Preocupo-me sim em ter o melhor espaço possível para que quem aprecia o hobby tenha um local onde possa aprender, partilhar, divulgar, dinamizar, vender, comprar, trocar...

 

E só mais uma pequena nota já que dizes que eu só quero saber de quantidade.... sendo uma finalidade dos fóruns, a ajuda, o ensino, a divulgação do hobby, onde estão os outros fóruns aquando das grandes feiras de aquariofilia? Onde estão os oradores que escrevem livros e que são a fonte de ensino e referência para muitos aquariofilistas hoje em dia? Onde estão os workshops técnicos?

 

Tomara eu que mais fóruns fizessem eventos de aquariofilia, participassem em eventos de animais, convidassem oradores a partilhar o seu conhecimento, organizassem iniciativas de verão, desenvolvessem workshops temáticos....

 

Eu sei o que este fórum já fez pela divulgação da aquariofilia em Portugal e uma coisa eu digo-te: tenho muito orgulho desta equipa e desta comunidade!!

 

1) Raramente comentava, mas era leitor assíduo, principalmente da zona das fotos, para ver como ia a qualidade dos aquascapers residentes e para tirar algumas ideias para mim.

 

2) eis que me volto a surgir das cinzas e a regressar a este hobby que tanto adoro. E ja que estamos numa de sinceridade, ultimamente tenho visitado mais os classificados,

 

3) sempre que posso, dou uma ajudadinha na zona de iniciação ao hobby, para ver se os mais novos ficam agarrados como eu fiquei. Afinal, temos de ser uns para os outros, foi por isso que também criei o meu blog.

Olá vaxkinho,

 

Obrigado pela tua resposta. Tomei a liberdade de a dividir em 3 pois a tua resposta revela em muito o comportamento normal dos membros:

 

1) ler muito, raramente comenta, ver fotos para tirar ideias

2) voltar ao hobby e procurar material

3) sempre que possível, ajudar os outros

 

À excepção da última parte, que nem todos fazem, grande parte dos membros actualmente fazem a primeira e a segunda... é uma realidade. É pena que ao contrário de ti que ainda participas nas dúvidas dos outros membros, que mais pessoas não o façam.

 

Obrigado!

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah... sim senhor, finalmente entendi o "teu" problema... é o facto de os classificados terem sucesso no fórum... preferias que não tivessem e os motivos desconfio de quais sejam :)

 

 

João, explica-me lá esta frase pq qd a li pensei que tinha sido um dos moderadores a escrever e não tu.

Se isso significa algum segundo sentido nas palavras que escrevi, então parece-me que o tempo que temos gasto neste tópico é um pouco em vão...

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E para colocar alguns números em cima do que digo, e para aqueles que dizem que este é o fórum dos classificados:

 

Mensagens nos classificados: 6

Mensagens fora dos classificados: 24

 

Isto apenas relativamente ao dia de hoje. Se quiserem ver o acumulado das mensagens, então fora dos classificados estão mais de 800.000 mensagens ;)

 

:)

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

João, explica-me lá esta frase pq qd a li pensei que tinha sido um dos moderadores a escrever e não tu.

Se isso significa algum segundo sentido nas palavras que escrevi, então parece-me que o tempo que temos gasto neste tópico é um pouco em vão...

O que se está a discutir aqui neste tópico é o pouco movimento no fórum. Ora, parece-me que queres matar o fórum ao sugerir alterações que não só não contribuem para aumentar o movimento de que as pessoas se queixam, como ainda ias dificultar o acesso a uma área importante para os membros que são os classificados.

 

Como já disse várias vezes, toda e qualquer decisão relativa ao fórum é ponderada tendo em conta diversos ângulos e consequências. Não vi no teu raciocínio qualquer indício de resolver problemas concretos que foram mencionados antes.

 

Não coloques o que os outros membros disseram no mesmo cesto do que o que tens referido sobre os classificados, pois foste o único a referir esse ponto.

 

Se eu achasse que não valia a pena responder, simplesmente não o fazia.... como tal para mim não é qualquer perda de tempo.

 

Na minha opinião, tens uma visão deturpada do fórum. Não percebes o sistema de filtros que visam reduzir o ruído no conteúdo que aparece. Não fazes ideia das actividades que promovemos. Achas que somos um fórum de classificados mesmo vendo o número de mensagens, e depois de te responder ponto a ponto a à tua mensagem, a única frase sobre a qual pedes mais esclarecimento é a que citas.... acho estranho, no mínimo.

 

Vejo-te insistir num tema que mais ninguém se queixa, e quando se queixaram e lhes mostrámos os filtros deixou de ser um problema...

 

Explica-me por favor em que é que menos classificados iam trazer maior qualidade ao fórum. De que forma a existência de menos material usado e de menos vivos de reproduções nacionais vai, na tua opinião, melhorar o fórum.

 

Os restantes membros concordam também que os classificados incomodam e perturbam a qualidade?

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, lê lá os meus primeiros posts em que apenas falava sobre o próprio tema e a falta de moderação. Depois isto virou para esse assunto. Estás agora a entrar por um caminho estranho que é o de começares a acusar membros, que participam, em que querem "matar" o forum com o controlo dos classificados. Que lógica tão estranha! Prefiro sinceramente não entrar por aí.

Eu não pertenço a nenhuma teoria de conspiração :) Os meus dados do Forum são todos verdadeiros e até já viste que somos vizinhos... Já agora tb não sou fundador/moderador/colaborador de nenhum outro Fórum.

Uma coisa me faltou responder:

Eu sei o que este fórum já fez pela divulgação da aquariofilia em Portugal e uma coisa eu digo-te: tenho muito orgulho desta equipa e desta comunidade!!

 

Não tenho duvida nenhuma. Nem duvido que tenhas sido um fio condutor importantíssimo durante os últimos anos. Todos que participam por aqui sabem isso, ou não estarias neste tópico a responder a todos nós.

MAS é sinceramente por achar que o Forum pode continuar a ser isso por muitos anos que tenho tentado ver um outro ponto de vista diferente do que existe.

 

Está resolvido. É diferente do teu e fica assim...

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só queria que me explicasses a tua lógica referente aos classificados... é que sinceramente não consigo ver qualquer mais-valia para a comunidade... acho que se deve mexer nas coisas quando elas não estão boas. Se estão a funcionar bem ou se o que se pretende alterar não é possível, então isso é outra coisa.

 

Fazendo um exercício mental sobre cenários com a tua sugestão, não vejo nenhum optimista... bem pelo contrário.

 

Não fiz acusação a membros. Não és o primeiro que sugere alterações nos classificados e de todas as vezes que isso surgiu foi por pressão de lojas, de membros de outros fóruns e afins.... fico contente por não ser este o caso, mas continuo curioso sobre qual a lógica do teu raciocínio por detrás desta sugestão...

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não fiz acusação a membros. Não és o primeiro que sugere alterações nos classificados e de todas as vezes que isso surgiu foi por pressão de lojas, de membros de outros fóruns e afins.... fico contente por não ser este o caso, mas continuo curioso sobre qual a lógica do teu raciocínio por detrás desta sugestão...

 

João, o que vou escrever não é original. Já vi por aqui escrito.

Eu não ando na aquariofilia com fins comerciais. Ando pq gosto de aquários.

 

Os classificados são excelentes para aquilo que já referiste: vender coisas que temos a mais, etc.

Mas aqui há pessoal que só os utiliza para isso. São autenticas "lojas"!

Não consegues ter um "top" de pessoal que coloca anúncios nos classificados?

 

Exemplo: fiz um new posts e 6 em 25 são classificados + 1 de uma loja. Ora 7 em 25 são 28% de mensagens com fins comerciais.

 

Está dito (novamente) e é a minha ideia. Sei que tb o é de muitas outras pessoas, mas se é isso que, eventualmente, faz o Forum viver, então tudo bem...

 

Quanto ao que dizes de pressões de lojas, foruns, etc... nem sei do que falas nem quero saber. Tb não tenho nenhuma loja de aquariofilia :) e sou razoavelmente democrático a ir a lojas. Claro que tenho a minha preferencia mas por acaso até é uma das que patrocina o Forum :)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta conversa está um pouco estranha.

 

Mas pmgsr, acho que na minha opinião estás a favorecer "os outros foruns", o que é um pouco injusto porque foi aqui que muita gente se iniciou e aprendeu algumas coisas sobre aquarios e peixinhos, portanto percebo a tentativa do João tentar saber qual o motivo, até porque quem lê este tópico e não vos conhece (como eu), fica com a ideia precisamente que estás a incidir num assunto que me parece irrelevante, os classificados.

 

Outra coisa, não chegaste a dizer se alinhavas na visita ao Fluviário.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Mas pmgsr, acho que na minha opinião estás a favorecer "os outros foruns",

 

De onde tiras isso das minhas palavras? Seria, no minimo, indelicado fazer tal coisa...

Já agora pq razão o faria?

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Já estamos em Off - tópic, lol ainda bem que as coisas chegaram a bom Termo.

Nunca ouvi falar deste fórum como tal, (acho que quem disse isso tem dor de cotovelo, lol ) , e estou Registado em vários sites nacionais e internacionais, o que posso dizer deste site é que é dos melhores e não a nivel nacional.

A grande maioria do que aprendi foi por aqui, repetindo-me o que posso dizer sobre este fórum é que é um pouco rigido, mas como já disse tem de ser, não só pelo tráfego como pela reputação.

Mas o João já te disse como manter as tuas visitas mais prazerosas, lol, estou a brincar, mas é verdade já teve um tempo em que também não me interessava os Classificados. Mas esses que fazem deste fórum a sua loja, também rapidamente faziam as 30 msg.

Mas vamos lá continuar a comentar os aquas e ajudar o pessoal mais novo, pois também és dos que ajudam.

Abraço

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os classificados são excelentes para aquilo que já referiste: vender coisas que temos a mais, etc.

Mas aqui há pessoal que só os utiliza para isso. São autenticas "lojas"!

Não consegues ter um "top" de pessoal que coloca anúncios nos classificados?

 

Exemplo: fiz um new posts e 6 em 25 são classificados + 1 de uma loja. Ora 7 em 25 são 28% de mensagens com fins comerciais.

 

Está dito (novamente) e é a minha ideia. Sei que tb o é de muitas outras pessoas, mas se é isso que, eventualmente, faz o Forum viver, então tudo bem...

 

Quanto ao que dizes de pressões de lojas, foruns, etc... nem sei do que falas nem quero saber. Tb não tenho nenhuma loja de aquariofilia :) e sou razoavelmente democrático a ir a lojas. Claro que tenho a minha preferencia mas por acaso até é uma das que patrocina o Forum :)

Então concordamos que os classificados são bons! Ah, óptimo. Estamos de acordo então.

 

O que referes então são os que usam os classificados de forma ilegal presumo. Mas aí estamos de acordo e as regras visam precisamente dificultar a vida a esses membros. E claro que aqui toda a comunidade pode ajudar carregando no botão alertar e explicando que se trata de um lojista e mostrando provas de tal, ou que se trata de um membro a fazer revenda e explicando.

 

Achas que 28% de mensagens com fins comerciais é muito? Acho um valor perfeitamente aceitável e até bastante salutar! Eu rejo-me pela regra dos 70-20-10, ou seja, 70% mensagens aquariofilia, 10% off-topic e 20% comercial. Dado que as mensagens off-topic são bastante inferiores a 10% (dado que temos uma área própria para isso mesmo), não vejo grande preocupação com este facto...

 

O fórum não vive à custa de 28% de mensagens comerciais.... estás a contradizer-te completamente... o fórum vive de 72% de mensagens relativas à aquariofilia. E os 28% são complementares para a prática do hobby: pois é uma forma excelente de arranjarmos algum material usado ou algumas plantas ou reproduções de outros membros do fórum...

 

Os anúncios classificados são completamente gratuitos, por isso nem por aí o fórum vive desta área...

 

Outra coisa, não chegaste a dizer se alinhavas na visita ao Fluviário.

Cá está o líder do evento!! É mesmo assim André! Pessoal, vá lá... o André está a tentar organizar um evento bem divertido, com palestras e tudo para o pessoal.... vão deixar passar esta oportunidade?

 

Mas esses que fazem deste fórum a sua loja, também rapidamente faziam as 30 msg.

Mas vamos lá continuar a comentar os aquas e ajudar o pessoal mais novo, pois também és dos que ajudam.

Abraço

Paulo Conceição

Ora aí está...mais spam e sem os resultados desejados... bem verdade.

 

Para resolver este problema e se sabem de casos concretos, usem os alertas para podermos actuar. E claro que não é só dizer que o membro ABC é lojista ou que está a fazer revenda... precisamos de provas para podermos actuar...

 

Obrigado a todos pelas respostas!

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! A meu ver o fórum não anda parado, mas é possível que isso se sinta, dependendo do tema. Apenas tenho a acrescentar que é uma mais valia existir um espaço como este em que tenho o orgulho de recomendar a outros e que também me sinto orgulhoso quando vou a uma feira de animais e digo "aquele é o fórum onde estou inscrito!".

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, não sei será a melhor hora para escrever o que me vai na alma mas cá vai.

 

 

Em primeiro lugar, volto a acusar, novamente, a grande maioria dos membros de pouco ou nada fazerem para o sucesso dos eventos do forum. Vejo dedos a apontar mas mãos e costas para ajudar nem por isso.

 

André Correia, espero que realmente consigas levar a bom porto esse evento no Fluviário de Mora. A não realização dele, depende realmente dos restantes membros em aderir.

Naquilo que eu puder ajudar, será feito com todo o gosto. ;)

 

 

Em segundo lugar, a minha vida pessoal levou-me ao afastamento de alguns do hobby. Os aquários ficaram vazios e o contacto com o forum diminuiu. Basicamente o meu contacto era apenas de ano a ano nos eventos.

Agora que por aqui ando novamente, há alguns meses, visitando o forum diariamente e por vezes mais do que uma vez, afirmo que o forum não anda parado.

Quando digo que o forum não anda parado, excluo à partida os classificados pois esses não contam nas minhas estatísticas.

Todos os dias vejo registo de novos membros, novos tópicos e respostas aos mesmos. As duvidas continuam a aparecer e a ajuda e partilha de conhecimentos também.

 

As diferenças que vejo entre este forum em 2009 e este forum em 2013 está na parte das montagens e moderação.

 

É certo que alguns nomes sonantes da altura, referências para muitos no panorama nacional, desapareceram. Mas só desapareceram do virtual, porque muitos estão a atender e a apanhar peixinhos para muitos de vós e a dar-vos conselhos e dicas cara a cara. :)

Muitos desses membros tornaram-se profissionais do hobby, logo as suas montagens deixaram de passar por aqui de uma forma directa para todos os membros.

 

Aos meus olhos, o forum está SÓ pobre em montagens de nível. Não está pobre em movimento e partilha.

 

Os tempos não estão propícios a gastar dinheiro em hobbys e quando se quer fazer algo com pés e cabeça, a carteira fica mais vazia com certeza. E é isso que se vê menos por aqui. Montagens de qualidade. Elas existem mas em menor número daquelas que passavam por aqui há 4 anos atrás.

 

Eu pergunto, será os tempos actuais e suas dificuldades, a causa de haver montagens mais fraquinhas do que aquelas que se via há alguns atrás? Ou simplesmente o pessoal estagnou e não evolui?

Vá lá pessoal, mostrem coisas mais evoluídas e não se chateiem quando alguém faz criticas mais duras para evolução do aquário.

 

 

 

Em terceiro lugar, a moderação.

 

JB, acho que está na altura de reunir a tropa e fazer algumas modificações e aquisições para andar mais em cima de algumas situações.

Acredito que o trabalho em backoffice tem sido bastante mas o frontoffice tem ficado um pouco para trás.

 

 

O Aquascaping é possivelmente umas das vertentes mais admiradas e desejadas de qualquer aquariofilista. No entanto, essa área neste forum, está muito mal aproveitada. Muito por culpa dos membros mas a equipa de moderação falha em não corrigir alguma dessa culpa.

Para além dessa área, outras também precisam de atenção na organização do conteúdo. Já te tinha falado em alguns pontos sobre isso.

 

Parte dessa desorganização e fraca qualidade na área de Aquascaping acaba por desanimar um pouco quem vai à procura de melhor por lá, como é o meu caso.

 

Acho que por agora debitei todo o meu ponto de vista.

 

Todos temos que trabalhar para elevar o bom nome desta referência da aquariofilia por isso não se deixem amolecer.

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de ser novo na casa, um bitaite.

Os classificados, por um lado também já ouvi o comentário de ser das poucas coisas a funcionar. Se por um lado não concordo a possibilidade de cada um colocar em venda o que tem por casa sem um minimo de posts, pelo outro concordo, principalmente se forem pessoas que deixaram este hobby e que acaba por ser uma maneira de se desfazerem do que tem por casa e dar vantagem a quem continua no hobby de arranjar material a melhor preço que nas lojas. Depois de deixarem, não faz sentido serem obrigados a comentar e fazer post para poderem vender as coisas.

Não concordo com quem faz disso profissão. Vender sim mas num espirito de entre-ajuda.

Sou moderador de um forum que nada tem a ver com aquários e todos os vendedores profissionais são escolhidos. Se estiverem só numa de vender....não entram. Se venderem e ajudarem, nem que seja no que vendem, já tem o lugar deles.

 

Segundo. ajuda entre utilizadores. Aí está a pecar. Como eu, existem muitos novos e que nunca tiveram contacto com o que quer que seja de aquáriofilia e logicamente precisam de toda a ajuda possivel, ou quem sofre são as plantas e os peixes.

O que tenho visto é que ( e falo por mim, e qe suspeito que seja geral) existe uma falta de entre-ajuda entre os utilizadores. Eu sendo recente e correndo o risco de dizer bacuradas ( e avisando disso mesmo), mas tento ajudar.

Tenho situação de pedidos de ajuda e PM enviadas sem respostas. Vemos tópicos de pedidos de ajuda e com peixes em agonia e sem resposta.

Vemos tópicos de peixes e plantas moribundas e com dezenas de visionamentos, e sem respostas.

Acredito que exista muita falta de tempo, mas com 60.000 não existe nada pelo meio que possa servir de ajuda???

 

Um utilizador que esteja no inicio e que perca todo o aquário por falta de ajuda, nem volta e deixa o hobby.

O principio é sempre o mais complicado.

Perguntas de principiante são muitas vezes banais, mas é para quem sabe. Para o novato é tudo novo.

 

E fico por aqui que já vai longo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, não sei será a melhor hora para escrever o que me vai na alma mas cá vai.

 

As diferenças que vejo entre este forum em 2009 e este forum em 2013 está na parte das montagens e moderação.

 

Aos meus olhos, o forum está SÓ pobre em montagens de nível. Não está pobre em movimento e partilha.

 

Os tempos não estão propícios a gastar dinheiro em hobbys e quando se quer fazer algo com pés e cabeça, a carteira fica mais vazia com certeza. E é isso que se vê menos por aqui. Montagens de qualidade. Elas existem mas em menor número daquelas que passavam por aqui há 4 anos atrás.

 

Eu pergunto, será os tempos actuais e suas dificuldades, a causa de haver montagens mais fraquinhas do que aquelas que se via há alguns atrás? Ou simplesmente o pessoal estagnou e não evolui?

 

Vá lá pessoal, mostrem coisas mais evoluídas e não se chateiem quando alguém faz criticas mais duras para evolução do aquário.

 

Em terceiro lugar, a moderação.

 

JB, acho que está na altura de reunir a tropa e fazer algumas modificações e aquisições para andar mais em cima de algumas situações.

Acredito que o trabalho em backoffice tem sido bastante mas o frontoffice tem ficado um pouco para trás.

 

O Aquascaping é possivelmente umas das vertentes mais admiradas e desejadas de qualquer aquariofilista. No entanto, essa área neste forum, está muito mal aproveitada. Muito por culpa dos membros mas a equipa de moderação falha em não corrigir alguma dessa culpa.

Para além dessa área, outras também precisam de atenção na organização do conteúdo. Já te tinha falado em alguns pontos sobre isso.

 

Parte dessa desorganização e fraca qualidade na área de Aquascaping acaba por desanimar um pouco quem vai à procura de melhor por lá, como é o meu caso.

 

Acho que por agora debitei todo o meu ponto de vista.

 

Todos temos que trabalhar para elevar o bom nome desta referência da aquariofilia por isso não se deixem amolecer.

 

 

Cumprimentos

É sempre boa altura para dizeres o que pensas! :)

 

Se há menos montagens, há menos tópicos, menos comentários, menos conversa.... sim... acho que pode ser por aí. E ou não há grandes montagens inovadoras como antigamente, ou porque as pessoas acham que já está quase tudo visto, ou então quem faz essas montagens não as partilha aqui no fórum... pode ser também.

 

Sem dúvida que a equipa de moderação em todas as áreas esmoreceu... penso que também isso terá sido um reflexo da acalmia de movimento em algumas áreas. Acabei de retirar da equipa cerca de 12 nomes que não vinham ao fórum há largos meses, alguns há anos... infelizmente e aparentemente até a pouca disponibilidade que tinham na altura acabou.

 

Estamos sempre à procura de novos talentos e de quem tenha disponibilidade para ajudar! E estamos atentos :)

 

Apesar de ser novo na casa, um bitaite.

Os classificados, por um lado também já ouvi o comentário de ser das poucas coisas a funcionar. Se por um lado não concordo a possibilidade de cada um colocar em venda o que tem por casa sem um minimo de posts, pelo outro concordo, principalmente se forem pessoas que deixaram este hobby e que acaba por ser uma maneira de se desfazerem do que tem por casa e dar vantagem a quem continua no hobby de arranjar material a melhor preço que nas lojas. Depois de deixarem, não faz sentido serem obrigados a comentar e fazer post para poderem vender as coisas.

Não concordo com quem faz disso profissão. Vender sim mas num espirito de entre-ajuda.

Sou moderador de um forum que nada tem a ver com aquários e todos os vendedores profissionais são escolhidos. Se estiverem só numa de vender....não entram. Se venderem e ajudarem, nem que seja no que vendem, já tem o lugar deles.

 

Segundo. ajuda entre utilizadores. Aí está a pecar. Como eu, existem muitos novos e que nunca tiveram contacto com o que quer que seja de aquáriofilia e logicamente precisam de toda a ajuda possivel, ou quem sofre são as plantas e os peixes.

O que tenho visto é que ( e falo por mim, e qe suspeito que seja geral) existe uma falta de entre-ajuda entre os utilizadores. Eu sendo recente e correndo o risco de dizer bacuradas ( e avisando disso mesmo), mas tento ajudar.

Tenho situação de pedidos de ajuda e PM enviadas sem respostas. Vemos tópicos de pedidos de ajuda e com peixes em agonia e sem resposta.

Vemos tópicos de peixes e plantas moribundas e com dezenas de visionamentos, e sem respostas.

Acredito que exista muita falta de tempo, mas com 60.000 não existe nada pelo meio que possa servir de ajuda???

 

Um utilizador que esteja no inicio e que perca todo o aquário por falta de ajuda, nem volta e deixa o hobby.

O principio é sempre o mais complicado.

Perguntas de principiante são muitas vezes banais, mas é para quem sabe. Para o novato é tudo novo.

 

E fico por aqui que já vai longo :)

Olá Filipe! Todos têm direito ao seu "bitaite"! :D

 

Relativamente aos classificados estamos de acordo. Os classificados no fórum destinam-se à venda de material usado e não para part-time de algumas pessoas ou para venda de material novo. E quem o faz, tem que justificar muito bem porquê e claro que não é algo que possa ser feito frequentemente...

 

Relativamente à entre-ajuda não sei porque não estou a par das situações concretas a que te referes. Mas façamos o seguinte exercício prático:

 

  • tinhas dúvidas, pesquisaste no fórum, não encontraste resposta, criaste tópico e não houve respostas - foi isto que aconteceu? Se foi então de facto não existe entre-ajuda ou então as tuas dúvidas não são de resposta fácil...
  • se não efectuaste uma pesquisa antes e se colocaste uma questão que já foi respondida 1001 vezes, então aqui posso entender o facto de não teres tido respostas mas acho que alguém podia ter-te indicado alguns desses tópicos mais antigos com as respostas...
  • pedidos de ajuda por MP - algo a evitar pois estás sempre dependente de uma pessoa que pode estar de férias, não ter disponibilidade, etc.

Ajuda-me só a esclarecer quais dos cenários em cima mais se aproxima do teu, e indica-me por favor um ou dois tópicos teus em que tal tenha acontecido. Não que eu vá responder pois posso não ter conhecimentos para tal, mas só para perceber a falta de entre-ajuda a que te referes.

 

Obrigado a ambos!

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

  • tinhas dúvidas, pesquisaste no fórum, não encontraste resposta, criaste tópico e não houve respostas - foi isto que aconteceu? Se foi então de facto não existe entre-ajuda ou então as tuas dúvidas não são de resposta fácil...Ficamos por esta
  • se não efectuaste uma pesquisa antes e se colocaste uma questão que já foi respondida 1001 vezes, então aqui posso entender o facto de não teres tido respostas mas acho que alguém podia ter-te indicado alguns desses tópicos mais antigos com as respostas...como já referi, também modero outro forum, e se na "outra casa obrigo" (salvo seja) a que isso seja feito, porque não iria fazer isso aqui???
  • pedidos de ajuda por MP - algo a evitar pois estás sempre dependente de uma pessoa que pode estar de férias, não ter disponibilidade, etc.- Pois...até concordo, mas....não dá para ver que as mensagns foram lidas???

 

O resto seguiu por PM.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe,

 

Estava só a perguntar-te qual das situações era, e não a acusar-te de não teres feito pesquisa ;) Sabes, é que a maior parte dos novos membros não fazem uso dessa ferramenta com a frequência que deviam fazer quando se iniciam num novo hobby ;)

 

Mas ok, já percebi que é a primeira situação e do que depreendo tenho uma MP sobre o assunto. Já a leio então.

 

Relativamente às mensagens privadas consegues saber se são lidas ou não. Mas um fórum não é para perguntar e responder sobre temas do fórum de forma privada... assim a resposta só servirá a uma única pessoa e não a toda a comunidade!

 

Sei que há membros que não respondem a MPs, pois as respostas estão no fórum e é no fórum que o diálogo deve ter lugar.

 

Obrigado pelo esclarecimento!

 

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo eu frequentador mais na área dos salgados, vejo que outro fórum superou este, em apenas 1 ano de existência. Mas o aquariofilia.net será e terá que ser o principal tendo em conta o seu curriculum de muitos anos.

 

Os principais motivos que vejo na ausência de novas montagens nos salgados, prende-se ao facto de falta de moderação activa para dar uma nova "palavrinha" aos novos membros para ajudarem na resolução dos seus problemas. Passam 1 ou 2 dias sem respostas e têm que procurar novos sítios para serem auxiliados.

 

Antes havia um moderador na área salgada, que segundo ele praticamente só se poderia montar um aquário, com produtos topo de gama. Claro que afugentou quase o pessoal todo. Os moderadores deverão ser pessoas com algum bom senso e que saibam motivar os novos colegas de hobby e apresentar soluções para qualquer carteira e explicar a limitação de cada material.

 

A área dos classificados... conheço também só a área de salgados... sei que anda muita gente a fazer negócio e a título individual... desde lojistas autorizados a venderem enquanto há outros que não o estão, a moderadores a fazerem leilões com o irmãos a licitarem... há fenómenos estranhos.

 

Da minha parte, tudo o que puder fazer para ajudar, podem contar comigo!

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou novo no forum (cerca de um mês) e na aquariofilia, mas tenho muita xp em foruns de váriadíssimos assuntos e até já fui o "dono" de um fórum, por isso senti que podia dar uma opinião.

 

Todos os foruns passam por momentos de pico, em que há muitos registos e muitos tópicos e está tudo a correr a 100%, muita interacção, etc. Mas depois o efeito novidade passa e acaba por perder o dinamismo anterior, seja por falta/excesso de moderação, ausência de conteudo novo ou demasiado conteudo sem interesse. Normalmente a maioria dos foruns acaba por ficar apenas com um "nucleo duro" de utilizadores regulares que o vão mantendo à tona.

 

Em alguns casos, a "culpa" é da administração que não soube dinamizar e manter o forum actual, outros será de falta de interesse dos conteudos ou por excesso de off-topics/classificados...o que interessa é que as culpas serão sempre repartidas entre users/admin pois uns não existem sem os outros.

 

Todas as razões aqui apresentadas por outros membros/administrador me parecem válidas, a questão é saber o que fazer com esta info.

 

Não é fácil manter a chama de um "casamento" viva durante 12 anos (sei por xp própria) mas há que tentar sempre, desde que haja vontade de ambas as partes.

 

Pessoalmente não tenho razão de queixa até agora, com excepção de me terem dado nota negativa em comentários em que estava a tentar ajudar um user, quando tinha avisado q eu próprio sou novato no assunto e que nem toda a info poderia estar correcta. Isso levou-me a perder vontade de ajudar, porque mesmo sendo novato, se calhar estava a tentar ajudar...além de que me estava a regular pelos dados fornecidos pelo user.

Prontos, já dei os meus "bitaites"...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.