Forum está muito calado!


Recommended Posts

É normal estar um pouco calado... acho eu, por mil e uma razão!

 

Cumps. AJ

AJ, não queres desenvolver algumas das 1001 razões?

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 115
  • Created
  • Última Resposta

Boas!

sou novo aqui e venho também dar a minha opinião...

Em relação ao forum estar "parado" é normal,tal como já disseram,quem mais comentava talvez se tenha fartado disso,talvez tenha outras ocupações,ou "tenha mais que fazer"!

Acaba por ser um forum de "leitura" se souberem usar a parte de pesquisa no inicio do forum,pois para os novatos,é mais fácil escrever um tópico que pesquisar...

Já passei aqui muito tempo só a ler tópicos e mais tópicos para ter a ajuda que queria,e consegui...

Mas tudo tem o seu tempo,vai haver alturas mais baixas de tudo,seja de membros novos,tópicos,etc

e também vai haver alturas do "tudo e mais alguma coisa"

 

Desde já dou os meus parabéns a quem mantêm e gere o forum,pois está simples e muito completo ao mesmo tempo,continuem assim :dance:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela tua opinião Nuno!

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Épahhh 1001 razao... :idea2:

 

 

Quando comecei a frequentar este Mundo da aquariofilia, tudo era novo, obviamente e as perguntas eram mais do que muitas e respostas não haviam como há hoje.

 

Se bem me lembro, na altura, os FAQ's eram menos e os Topicos de Aquas Completos, Finalizados e experimentados eram muittto menos.

 

Como já aqui foi dito, a informação é mais do que muita e esta tudo bem explicito, informação que se foi juntando ao longo dos anos e se foi arrumando para uma boa pesquisa antes de apresentarem essas mesmas duvidas.

 

Depois temos esta crise que não nos deixa iniciar novos projectos e afins, desemprego, falta de €€€, falta de emprego, falta de tempo, falta de condições, mudanças, divorcios, casamentos, doença, e podia continuar aqui o resto da tarde a apresentar razoes ate chegar as 1001!!!

 

A meu ver, nesta fase do forum, o que falta aqui é motivação para participarem no forum com novos Projectos, por exemplo, concursos, com e sem prémios. O prémio podia ser muito simplesmente a foto do Aqua vencedor no inicio da Pagina, a foto do camarao, a foto do mais feio, enfim, 1001... ok não vou dizer outra 1001 se não tenho que apresentar aqui 1001 concurso para motivar a participação dos velhos e dos novos membros!!

 

Cumps. AJ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... existência de muito informação pesquisável e a crise, são de facto elementos que de alguma forma ajudam a explicar, concordo.

 

Concursos... hm... referes-te a iniciativas simples, certo? Ou seja, mesmo os exemplos que referiste do peixe do mês ou qq coisa do género. O que acham os restantes membros? Será algo interessante e que vocês participariam?

 

Obrigado pela resposta Janota.10!

 

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

João, esse é exatamente um dos interesses de um Forum novo que passei a frequentar mais. Não há prémios mas há interesse de todos em mostrarem boas fotos... ou apenas fotos, pq depende muito da pessoa e do equipamento que tem.

Mas isto precisa de moderação ativa.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tipo de iniciativas não tem que ser levado a cabo pela equipa de moderação. Qualquer pessoa pode iniciar um concurso, com ou sem prémios. Já levámos a cabo muitos concursos e a participação acabou sempre por nos parecer aquém das expectativas, pelo que seria interessante que um membro ou um grupo de membros tentasse dinamizar a iniciativa.

 

O que acham?

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João.

Concordo com o pmgsr, também frequento esse forum e como ele diz e passo a citar " Mas isto precisa de moderação ativa." Não se tem sentido muita "companhia" , e não sei se era muito bom eu abria um concurso depois vinha outro abria outro e perdia-se um pouco, o melhor seria um moderador ter esse "cargo" mas com a participação de todos vós, incentivar, puxar por nós provocar, tal como estás neste momento a fazer.

Resumindo tudo aquilo que aqui se falou. Nesses anos atrás, como até tu falaste era tudo novidades pouco se sabia, agora há muita informação, digo sem medo de ser desmentido, por aqui estão ou pelo menos passaram os melhores de Portugal, e muito foi explanado e explicado mas com o tempo, as gerações seguintes começaram por pesquisar em vez de perguntar e muitas vezes foram aconselhadas a pesquisar e depois perguntar, logo aí passámos a ter membros mais passivos, mais pesquisadores e logo menos tópicos e mais pesquisas, a maioria das vezes que venho ultimamente encontro no máximo na ultima hora 2 membros da equipa Aquariofilia.net, e poucas participações, não estou a criticar pois cada um sabe da sua vida e nem sempre podemos estar disponiveis, como aqui foi falado por vários motivos, por exemplo na altura alguns eram " amadores" com um aquário, agora tem dezenas e como é mais que óbvio o tempo é cada vez menor, tal como acontecia por aqui nos inicios.

Muitos tem este forum como um site "profissional" , precisavamos de ser mais "amadores" mais "bairristas", no meu exemplo o pessoal dos inverts dos anos de 2006,2007, quantos participam muito activamente, muitos porque as novidades que tem são segredo, outros porque tem "N", sim "N" porque me cansava a dizer o nº de aquários que alguns tem, e não tem tanto tempo e também porque já responderam "N" vezes a mesma coisa, as rtespostas já cá estão todas é só pesquisar, lá está.

Se se quiser mais pessoal a frequentar há mesmo que apimentar as coisas por aqui, "obrigar" o pessoal a vir cá todos os dias , e mais que uma vez por dia.

Nesse forum que o pmgsr fala, há lá um tópico que está sempre entre os dez ultimos posts, está sempre a ter respostas.

Falta alguma coisa que faça deste forum algo que não só um motor de busca como o google, sim porque ligado à aquariofilia o que precisarmos este forum é tão eficiente como o google.

Peço desculpa pelo testamento, e já agora eu não critico por mim , porque para mim está bem assim, venho todos os dias, ajudo na minha vertente, os inverts, e quando tenho dúvidas ou pesquiso ou pergunto directamente aos mestres, lol, mas também confesso que em vez da minha visita diária, viria mais vezes se fosse "puxado " para tal.

 

Abraço

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

O teu testamento,salvo seja ;), é muito bem-vindo!

 

As minhas perguntas são claramente provocatórias no sentido de tentar não só identificar novas ideias e novas formas de ir ao encontro daquilo que a comunidade sente que poderia ser melhorado, mas também, e principalmente no sentido de identificar membros que estejam na disposição de ajudar nesta dinamização e tentar levar algumas das ideias aqui mencionadas para a frente ;)

 

É que se as poucas pessoas que actualmente ajudam na moderação do fórum não têm tempo para mais, não é por termos novas ideias que representam mais tempo de dedicação ao fórum que a situação vai mudar ;)

 

Grande parte da solução passa por sangue novo e com vontade, e disponibilidade, para dinamizar!!

 

Havendo voluntários podemos perfeitamente criar um grupo para "alojar" esses membros e para eles poderem levar a bom termo as ideias dos concursos ou outras que possam ser implementadas.

 

Ideias e projectos temos às centenas... literalmente, acreditem! Mas infelizmente por questões de disponibilidade, financeiras, técnicas, entre outras, grande parte dos projectos está em modo standby....

 

Estamos em vias de estabelecer uma parceria estratégica que virá trazer algo de muito novo ao fórum, mas lá está, é uma parceria levada a cabo por outras pessoas que gostariam de ter o nosso apoio e divulgação.

 

Não podemos ser nós a dinamizar todas as actividades... pois assim tornamo-nos em obstáculos na execução em vez de dinamizadores, e não é esse o objectivo ;)

 

Parece-me haver algumas ideias sobre concursos de fotos mensais... o que acham de os membros que aqui fizeram sugestões reais e válidas, tentarem liderar este projecto, com o apoio da equipa claro, e implementarem esta ideia?

 

Será que alguém está com vontade de arregaçar as mangas? ;)

 

Obrigado a todos mais uma vez pelas sugestões e pelos comentários!

 

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há nas tuas palavras algo que te escapa, João.

Nós quando levamos "porrada" ou somos ameaçados de tal, normalmente não ficamos com muita simpatia de "ajudar" ou liderar projetos com essas pessoas.

 

Este forum foi (e continua a ser?) muito ditatorial. Eu próprio tenho 3 warning points, 1 por engano e que nunca me foi tirado, os outros por coisas idiotas.

Pelo que leio isto abunda por aqui.

 

... e depois ha por aqui colegas teus que não é possível sequer falar. Lembro-me de tentar "conversar" há anos com um tal David Cabete mas parecia-me mais estar a escrever numa parede branca e vazia do que para uma pessoa.

Aliás, pessoas como tu e o Hugo parecem ser impecáveis, mas o resto...

 

Ora se vocês durante o periodo aureo andaram a bater no pessoal como podes pedir agora que esse pessoal volte todo e ainda lidere projetos? Claro que isto passa... mas...

 

Alem disso, por essas mesmas razões e bem mais importante, foram aparecendo outros locais na net onde o pessoal se sente mais à vontade. Onde há respeito mas não há a "brigada" insistentemente a metralhar. Este exemplo do concurso de fotografia e video não caiu do nada! Apareceu exatamente pq é algo ativo noutra tasca.

Até me parecia mal o pessoal que aí participa vir para aqui "replicar" isso. Outros que o facam que se calhar esse pessoal tb participa.

 

Para se conseguir dinamizar isto tem que haver tópicos "ancora", como o Paulo muito bem fala. Isso parece-me ser o segredo do sucesso de outros nesta altura. Nem precisam de ser sobre aquariofilia...

 

Alem disso, e apenas como uma sugestão um pouco lateral, dinamizar a primeira página do Forum tb me parece uma boa ideia (já li isto por aqui). Dá ideia de mudança, movimento, dinamismo e ... vida :)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pmgsr, tocaste num ponto muito interessante.... aquilo que tu chamas de porradas, nós chamamos de fazer cumprir as regras ;)

 

Toda a comunidade tem que ter as suas regras. E posso-te dizer que regra geral são as pessoas que tentam enganar, aproveitar ou abusar de outros membros ou do fórum em si, bem como contornar as regras e fazer jogos menos claros que levam à criação das ditas regras...

 

E disto eu posso falar pois fui eu que criei o fórum e na altura não havia 1/10 das regras que hoje temos... infelizmente, desde casos de polícia, roubo, tentativas de engano, abuso e mentira em compras conjuntas, injustiças e falta de respeito para com os membros da comunidade entre muitas outras situações que não são do conhecimento dos membros mas que foram todas na altura tratadas por mim e por vários membros da equipa, levaram a que fossem elaboradas as regras que hoje temos.

 

Aliás, o recente update no fórum relativamente aos pontos de alerta, foi até colocado a discussão na área de Sugestões e Novidades pelo Miguel Marques e os membros que participaram concordaram com as mesmas...

 

É claro que não me estou a referir a ti em concreto nas frases em cima, mas sim a tentar explicar-te que foram centenas de situações ao longo dos últimos 12 anos que levaram a criar as regras que hoje temos, e que visam proteger os membros, a comunidade e o hobby - mesmo que não vejam a relação, ela existe, pois abusos passados assim determinaram as regras.

 

Tens 3 pontos de alerta, 2 de 2011 (produtos novos e 2 tópicos em menos de 7 dias) e 1 de 2013 (venda e leilão do mesmo produto)... achas sinceramente que isto é "levar porrada"? ;) Eu acho que é algo que à generalidade dos membros pode até passar despercebido, mas que devido a situações de negócio paralelo, excesso de anúncios de venda e de tentar fazer spam para as mensagens virem para cima na lista de tópicos, levaram a que estas regras fossem criadas.

 

Um membro ao receber um ponto de alerta, não comete um crime... recebe um alerta. Quando existe intenção ou distracção constante, então aí sim, começa a ser limitado no uso do fórum para ajudar a perceber que existem motivos para que a conduta se A e não B... não é por acaso.

 

As pessoas que se queixam que o fórum anda parado e que fazem sugestões, é que poderão ter interesse e vontade de alterar isso... não estou a empurrar nem a forçar a ninguém, mas também gostava que além de ideias, que houvesse também vontade de ajudar.

 

Ainda relativamente às regras, posso-te dizer que o facto de alguém pertencer à equipa de moderação ou ser muito activo, não dá o direito de ignorar as regras... já tivemos moderadores suspensos, bem como "membros famosos" devido a posturas incorrectas.

 

Ninguém é mais ou menos do que qualquer outro membro. Respeito e consideração para com todos os membros é algo que promovemos e o nosso papel é precisamente moderar estas situações que infelizmente por vezes acontecem.

 

 

Quanto à sugestão da primeira página, a mesma foi mudada aquando da nova versão do fórum. As imagens da galeria, as aplicações laterais como calendário, eventos, facebook, twitter, etc mostram um dinamismo (desde que não tenhas essas opções desactivadas, claro ;)).

 

O fórum é baseado num software standard, e depois aos muitos upgrades que estamos constantemente a efectuar e que desactivam personalizações que efectuamos, optámos por nos cingir ao layout que aparece por defeito.

 

 

Mais uma vez, chamo a atenção para que nada em cima é dirigido a ti em particular, mas estou apenas a tentar explicar o porquê das regras e da "ditadura" ;)

 

Quanto aos outros locais, sou sincero e digo-te que não os conheço... já recebi convites de muitos destes sites e fóruns mas por uma questão de coerência e de clara falta de disponibilidade, não estou registado em nenhum. Recebo por vezes alertas de coisas que lá se passam pois alguns membros que acabaram por levantar problemas aqui mais cedo ou mais tarde foram para alguns desses locais e mantiveram a postura, acabando por também lá criar problemas... penso que o problema não tem nada a ver com os locais em si, mas mais com a postura como as pessoas se apresentam.

 

Aceito a crítica de sermos muito rígidos, pois é verdade que o fomos em muitas situações, mas também quero dizer que os membros não estão por detrás de toda a informação... volto a dizer, que até casos de polícia e de acesso ao servidor do fórum controlado pelas autoridades já tivemos...só quem está no backoffice e na gestão diária é que sabe o que já por aqui se passou... não é por acaso que não promovemos pirataria, venda de bilhetes e outras situações proibidas por lei... não faz sentido colocar toda uma comunidade em causa devido a factos que na maior parte das vezes nada tem a ver com a aquariofilia sequer...

 

E agora quem pede desculpa pelo testamento sou eu :D

 

Esta é uma conversa que terei todo o prazer em ter, mas muito mais interessante durante um café! :D E até és meu vizinho! :D

 

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, e concordo contigo. Se já existem os tais concursos a decorrer noutros locais e com sucesso, então não faz sentido replicar, pelo menos nos mesmos formatos, a mesma coisa aqui...

 

Já tivemos no passado concursos de fotos de peixes de água doce, de salgados, de plantados, de layouts, de macro... e acabaram devido à falta de participação dos membros.... é algo comum em fóruns, e que pensei que já não fosse tão frequente, devido ao desinteresse aquando da realização dos mesmos aqui no fórum.

 

Obdg!

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pmgsr, não seria tão drástico nas palavras, nunca fui repreendido, e já agora quando me iniciei aqui o David Cabete foi a pessoa que mais me ajudou por aqui, mas por um lado há regras e acredita que há uns anos atrás eram bem precisas, e o tráfego que havia por aqui, lá na outra tasca ainda não foi atingido, e às vezes tem de se tomar as redeas, mas também acredito que possa ter sido um pouco injusto às vezes, mas muitas vezes paga o justo pelo pecador, mas a coisa pode lá ir, com um pouco mais de flexibilidade e ajuda de todos nós.

João, da minha parte não tenho muita disponibilidade ,mas como já disse venho cá todos os dias, e mais que uma vez a maior parte dos dias, por isso posso ajudar e há por aqui muitos outros que também se disponibilizam de certeza, um MP vosso e ajudamos de certeza absoluta, partilha conosco o que precisas, a nível dos camarões posso dar uma ajuda e a nivel dos primeiros passos, e dou uns Toques noutras áreas embora um pouco desactualizado, tirando os salgados, já tive de quase tudo, mas um dia chego lá, digam em que sitios e coisas precisam de ajuda que há de certeza pessoal que avança.

Eu estou disponível para ajudar no que me for possível.

 

Abraço

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eheh o Paulo pelos vistos ainda se lembra de algumas das embrulhadas que por aqui passaram ;)

 

Não comento nenhum membro da equipa em particular, pois todos eles foram sempre muito dedicados a este projecto gigantesco que é o fórum, e que a maior parte das pessoas só se apercebe quando se vê envolvida na gestão da comunidade e na organização dos nossos eventos! Por isso a todos sem excepção, o meu muito obrigado por toda a ajuda ao longo dos últimos 10 anos... sem a ajuda de todos, nada disto teria sido possível.

 

Paulo, obrigado pela oferta de ajuda! Neste caso concreto a ideia era tentar perceber algumas ideias inovadoras para dinamizar a comunidade, mas vou partilhar com a equipa a tua disponibilidade e vontade de ajudar :)

 

A parceria que referi antes, como não é um projecto nosso, não controlamos as datas, mas creio que durante o mês de Agosto devemos ter algumas novidades ;)

 

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quando o próximo concurso?! Não seria porreiro o vencedor ter a sua foto durante 5 segundos (quem diz 5 segundos diz 3, 4, ou otro tempo qualquer) antes de abrir a pagina principal do forum?!

 

Não seria porreiro o vencedor receber um prémio de algum Patrocinador?!

 

Não seria porreiro o vencedor receber um Prémio/Cabaz de material oferecido por varios membros?!

 

Que tipos de concurso?!

 

Como o João disse e bem, concursos de Layout, Peixes e afins, porque não uns Salgados Vs Doces ?! :dance:

 

Se estão muito batidos por ai?! Porque não estão por aqui?!

 

Se este forum é bom em todos, ou quase todos os aspectos, inclusive nas regras, porque não em concursos?!

 

Existem por aqui várias referencias de renome, que deram inicio a esses mesmos foruns/blogues que por ai há, que de certa forma evoluíram a sua vontade, este por sua vez, tambem evoluiu e muito, quer a nivel estetico quer a nivel de quantidade/qualidade, por isso so falta mesmo a cereja no topo do bolo...

 

Deixo aqui uma sugestão (e sei que muito provavelmente 80% dos utilizadores não seguem este tipo de conversa, gostam é de fotos :mrgreen: ):

- Votação para o 1º Concurso

 

onde deveriam dar várias opções para se escolher este mesmo concurso, o tipo de concurso. Se a equipa/admnistração se sente sobre lotada/cansada/desgastada (dava aqui mais 1001... bang ) para elaborar várias opções para o 1º concurso, abram um topico a pedir sugestoes!! ;)

 

Cumps. AJ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vou estar aqui a falar de como, pessoalmente, tive esses "prémios" mas o ridiculo da situação chegou a ser que o terceiro ponto o próprio admin me escreveu a dizer que se tinha enganado, mas não retirou o ponto biggrin.png' alt=':biggn:'> ... nem se interessou mais no assunto.

 

Quanto ao resto... acredita que, segundo conversas que se vão tendo em lojas, encontros, etc, este é um dos assuntos mais falados: o perfecionismo que voçês aplicam nos classificados. Aliás isso deve ser estilo "pescadinha de rabo na boca" para o sucesso dos classificados neste forum: os anúncios começaram a ter sucesso, voçês aumentaram o rigor -> o rigor comecou a ser grande, o pessoal comecou a utilizar mais os classificados :) ... logo, uma grande parte do pessoal pensa "aquariofilia.net = classificados".

Repara que isto era fácil de se resolver: ninguém vende sem ter "n" posts (n>20 ou 30).

 

A "critica" era que a dedicação podia ser aplicada tb noutras áreas, como a moderação ativa de foruns.

 

Acredito em todas essas histórias antigas e algumas até as fui sabendo. Mas o que acho é que isso não deveria ser a vossa principal preocupação. Percebes o sentido desta frase? :)

 

Claro que os classificados devem trazer uma percentagem muito grande de visitantes (que nunca vão ler isto pq simplesmente não se interessam) e também acabam por ser uma fonte de receitas com os anúncios que aparecem no Forum (verdade?).

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Quanto ao resto... acredita que, segundo conversas que se vão tendo em lojas, encontros, etc, este é um dos assuntos mais falados: o perfecionismo que voçês aplicam nos classificados. Aliás isso deve ser estilo "pescadinha de rabo na boca" para o sucesso dos classificados neste forum: os anúncios começaram a ter sucesso, voçês aumentaram o rigor -> o rigor comecou a ser grande, o pessoal comecou a utilizar mais os classificados :) ... logo, uma grande parte do pessoal pensa "aquariofilia.net = classificados".

Repara que isto era fácil de se resolver: ninguém vende sem ter "n" posts (n>20 ou 30).

 

 

Concordo mas parece-me que te estás a contradizer um pouco quando dizes que o forum tem muitas regras e por outro lado estás a dizer que poderia ser criada mais uma...

 

Atenção pmgsr não me interpretes mal, isto de escrever às vezes tem o que se lhe diga... Não digo isto para te atacar, é apenas um reparo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, a propósito pmgsr , janota.10 e Paulo Conceição. Que acham disto:

 

:http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=218734#entry1243635

 

Ainda falta algum tempo, mas alinham?

 

João Branquinho, qual a data que fica marcada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo mas parece-me que te estás a contradizer um pouco quando dizes que o forum tem muitas regras e por outro lado estás a dizer que poderia ser criada mais uma...

 

Atenção pmgsr não me interpretes mal, isto de escrever às vezes tem o que se lhe diga... Não digo isto para te atacar, é apenas um reparo.

Atacar? :)

 

Provavelmente com uma regra destas tornavam-se obsoletas muitas outras e os moderadores teriam muito menos trabalho.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo às novas mensagens....

 

Não vou estar aqui a falar de como, pessoalmente, tive esses "prémios" mas o ridiculo da situação chegou a ser que o terceiro ponto o próprio admin me escreveu a dizer que se tinha enganado, mas não retirou o ponto biggrin.png' alt=':biggn:'> ... nem se interessou mais no assunto.

Quanto ao resto... acredita que, segundo conversas que se vão tendo em lojas, encontros, etc, este é um dos assuntos mais falados: o perfecionismo que voçês aplicam nos classificados. Aliás isso deve ser estilo "pescadinha de rabo na boca" para o sucesso dos classificados neste forum: os anúncios começaram a ter sucesso, voçês aumentaram o rigor -> o rigor comecou a ser grande, o pessoal comecou a utilizar mais os classificados :) ... logo, uma grande parte do pessoal pensa "aquariofilia.net = classificados".
Repara que isto era fácil de se resolver: ninguém vende sem ter "n" posts (n>20 ou 30).

A "critica" era que a dedicação podia ser aplicada tb noutras áreas, como a moderação ativa de foruns.

Acredito em todas essas histórias antigas e algumas até as fui sabendo. Mas o que acho é que isso não deveria ser a vossa principal preocupação. Percebes o sentido desta frase? :)

Claro que os classificados devem trazer uma percentagem muito grande de visitantes (que nunca vão ler isto pq simplesmente não se interessam) e também acabam por ser uma fonte de receitas com os anúncios que aparecem no Forum (verdade?).

Pedro.

O problema do ponto a mais está resolvido. Aparece o histórico mas não aparece o ponto :) O problema não foi o o colega da equipa não querer saber, mas sim porque ele enquanto moderador (e não administrador), não tem permissões para alterar os pontos de alerta. Só os administradores o podem fazer... e está feito.

 

Ora aí está como tu enquanto membro tens uma visão que não abarca todos os factos relativamente aos classificados... pois ouves conversas mas não estás por dentro do que realmente se passa, o que é perfeitamente normal. Depreendo que fazes uma relação entre o sucesso dos classificados e as regras, deduzo portanto que consideras que as regras nos classificados visaram eliminar ou reduzir esse "sucesso"?

 

Bom, as regras nos classificados, falando especificamente desta área, visam dar as maiores garantias possíveis aos membros que os utilizam de que não serão enganados e que existirá a maior transparência possível - e mesmo assim não é de todo possível garantir isto.... e porquê as regras dos classificados?

 

  • Porque vários membros esqueceram-se que os classificados são para a venda de material usado e de excedentes ou criações...
  • Porque houve membros que passam a fazer das compras conjuntas um part-time e já não chegava rachar os custos de envio e queriam passar a ganhar dinheiro.....alguns chegaram a dizer que tinham direito a isso mesmo....
  • Porque houve um abuso de venda de produtos a vulso
  • Porque lojistas passaram a utilizar os classificados para vender produtos e vivos
  • Porque existiram situações de roubo nas lojas e vendas dos produtos roubados no fórum
  • Porque alguns membros quiseram dedicar-se ao comércio de forma ilegal e em concorrência desleal para com as lojas
  • Porque houve quem tivesse falseado informação sobre compras conjuntas enganando todos os membros que participaram nas mesmas
  • Por estas e por 1001 razões mais.... (desculpa roubar-te a expressão Janota ;))

 

Não é para embirrar, não é para dificultar a vida aos membros, é apenas e só para o bem da comunidade e para uma maior transparência e justiça.

 

Aproveito para informar que já temos entretanto completamente desenvolvido a próxima versão dos classificados, mas por questões técnicas de limitação da aplicação, não a podemos ainda implementar... é um dos tais projectos que está pendente....

 

A regra, simples, que sugeres de limitar o número de mensagens a quem pode participar nos classificados já foi discutida muitas vezes, mesmo com os membros, e sempre fui completamente contra e justifiquei o porquê. Quando se pensa numa regra, deve-se sempre ponderar todos os lados da questão e manter uma justiça e lógica no impacto da mesma (atenção que quem lê a frase pode pensar que isto e fácil mas não, é algo extremamente complicado e nem sempre conseguimos antever todos os cenários, tendo que alterar posteriormente a regra em causa...).

 

Ora, com esta medida iamos provocar: o aumento de mensagens sem qualquer conteúdo relevante no fórum só para atingir as tais mensagens mínimas; iamos ter várias pessoas que querem desfazer-se do seu aquário e que ao se registarem no fórum apenas para o fazer, rapidamente desistiam da ideia por causa da regra (e deixavam de proporcionar aos membros da comunidade a aquisição do referido material); as lojas que muitas vezes recomendam aos clientes que vão ao fórum vender ou trocar peixes e material usado na compra de algo, deixariam de o fazer....

 

Como está actualmente, todas as pessoas têm a possibilidade de, através de um formulário claro que visa dar uma estrutura e o maior detalhe possível, vender os seus equipamentos usados ou vivos...

 

Os classificados não são a nossa maior preocupação, ao contrário do que julgas... nem sei porque dizes isso, mas possivelmente porque não foste aos nossos eventos, não participaste nos nossos concursos, ou simplesmente frequentas áreas que por algum motivo não têm movimento e é essa a impressão com que ficaste... e estás claro no teu direito ;)

 

O desenvolvimento das regras e automatismos nos classificados foram implementados pelos já referidos abusos, mas também porque o software do fórum desenvolveu de tal forma que possibilitou a implementação das mesmas. Desta forma, foi possível libertar o tempo da equipa (chegaram a ser 4 pessoas praticamente a full time dedicadas aos classificados) para outras áreas e a tornar os classificados mais fáceis de gerir - mas ainda não está como desejamos, e por isso temos ideias de como melhorar, tanto para a equipa como para os membros utilizadores.

 

Os visitantes por si só não dão dinheiro nenhum... penso que saibas que publicidade é paga por click. E como tal se as pessoas não vão ver o resto do fórum porque só estão interessadas nos classificados (segundo o que afirmas para demonstrar a tua opinião, então não vão carregar nos banners ;)). A publicidade no fórum paga por click (google) paga o servidor e parte da manutenção do software - o que já não é nada mau!! Os eventos, merchandise, domínios, impressões, custos ctt e os prémios, entre muitos outros, infelizmente têm que ser pagos de outros fundos.

 

Só uma nota muito importante: cuidado com as histórias que ouves... 90% são pura mentira, pois eu também as ouço e a vontade que me dá de rir com elas :D

 

 

 

João Branquinho, qual a data que fica marcada?

André, eu estou a viver noutro país.... não estejas à espera que eu organize a visita! :D Estiveste muito bem na iniciativa da ideia, e agora sugiro-te que definas uma data em função das respostas que já tiveste e que comeces a aceitar inscrições e pagamentos, no caso de quererem alugar um autocarro... para não ficares com o prejuízo se alguém voltar atrás com a palavra e tu já teres confirmado o aluguer...

 

Provavelmente com uma regra destas tornavam-se obsoletas muitas outras e os moderadores teriam muito menos trabalho.

O nosso objectivo com as regras não é ter menos trabalho, mas sim proporcionar o melhor sistema possível para os membros, para as lojas, para o hobby ;)

 

Obrigado a todos pelo feedback e desculpem o testamento...

JB

 

PS - e mais uma vez.... não tirem conclusões precipitadas... não sabem o que se passa com a pessoa que está do outro lado! E não acreditem em tudo o que ouvem... falem directamente com as pessoas envolvidas e depois sim, tirem as vossas conclusões ;)

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, só para acrescentar uma coisa que me esqueci..... na primeira página estão disponíveis vários ficheiros para download, entre as quais a bioaquária, e penso que o fórum foi o único site português a fazer este acordo com a revista!

 

É só mais um exemplo de que estamos dedicados a disponibilizar novos conteúdos aos membros. Claro que neste caso, tratando-se de uma revista paga, não podemos simplesmente oferecer a revista a todos os membros indiscriminadamente.... penso que é fácil de perceber esta parte.

 

Também no youtube do fórum podem ver alguns dos nossos eventos e palestras, principalmente para quem não teve oportunidade de participar nos mesmos.

 

Obrigado!

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JB, acho que o fórum precisa é de uma Russas jeitosas para animar a malta! :naughty:

 

Não venho acrescentar mais às questões já debatidas.

 

No entanto, existe uma outra questão que me intriga e lanço-a a todos os membros.

Com o forum a bater records no numero de registos, cada vez mais gente por aqui, novos membros a tomar o lugar a antigos mebros que por cá passaram e eu pergunto:

Porque é que quem dá o corpo aos eventos do fórum são sempre os mesmos ao longo dos anos? Os do costume montam e dão de si para todos, não é?

 

 

João, as Russas, João.. As Russas! :doofywave:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando coloquei essa questão referia-me a tentar conciliar contigo João porque achei que fazia todo o sentido que pudesses estar presente, não era no intuito de te por a organizar nada ainda que gostava que mais gente desse esse tipo de apoio. :smile2:

 

Quanto ao autocarro, na altura tem que se ver se vale a pena alugar um autocarro e se à pessoal a alinhar, depois é determinar um prazo para o pessoal fazer o pessoal fazer as transferencias para que se faça a reserva.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pmgr agora outra questão mais importante, alinhavas na ida ao Fluviário de Mora? e em participar no evento de forma activa? montar um plantado ou dar uma palestra sobre fertilização, sobre plantas ou algo do género? Disponibilizo-me a levar o meu carro e ajudar a carregar e transportar materiais, aquários, plantas, o que for preciso.

 

Fiz alguns convites e até agora tenho dois feedbacks positivos no entanto ainda não posso adiantar nada porque não tenho confirmação. também não depende de mim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JB, acho que o fórum precisa é de uma Russas jeitosas para animar a malta! :naughty:

 

No entanto, existe uma outra questão que me intriga e lanço-a a todos os membros.

Com o forum a bater records no numero de registos, cada vez mais gente por aqui, novos membros a tomar o lugar a antigos mebros que por cá passaram e eu pergunto:

Porque é que quem dá o corpo aos eventos do fórum são sempre os mesmos ao longo dos anos? Os do costume montam e dão de si para todos, não é?

Regra geral os registos oriundos da Rússia são de bots spammers.... por isso não ficam por cá muito tempo... lamento desiludir-te Miguel :D

 

Sim... tocas num ponto importante. E que justifica também o porquê de haver menos eventos organizados pelo fórum e penso que na aquariofilia em geral...

 

Levámos a cabo alguns dos maiores eventos de aquariofilia em Portugal, com oradores de renome, com vistas inéditas às instalações dos grandes aquários públicos portugueses... e que comentários ouvimos? "para a próxima arranjem um tradutor melhor para o Amano...", "acho 25€ muito caro!!" (neste caso o evento foi o quinto aniversário onde tivemos 2 oradores dos EUA, 1 da Noruega e 1 da Holanda; visitas aos bastidores do Oceanário, 3 aquários completos para workshop, e dezenas de prémios para rifar), "ah, tenho que montar o móvel do aquário nesse dia e não posso ir ao evento", "ah, fazem tudo em Lisboa" (no ano a seguir fizemos o evento no Porto...), "nesse fim de semana não posso", etc. etc. etc.

 

Todo este feedback foi tido em consideração ao longo dos tempos, fomos alterando o formato dos eventos para melhor ir ao encontro das expectativas dos membros, e até chegámos a fazer um evento completamente gratuito sobre discus (apareceram 6 pessoas).

 

Actualmente participamos na FIL (a Batalha já acabou e a Exponor é demasiado longe e já não temos núcleo da equipa no Porto - as pessoas acabaram com o hobby ou profissionalizaram-se), os aniversários são mais raros pois representam um custo financeiro enorme que não se justifica para o número de pessoas que comparecem...

 

Penso por isso que actualmente temos os fóruns e os eventos que é possível ter para o mercado e para os aquariofilistas que temos... se as pessoas não vêem vantagem ou interesse em participar das diferentes actividades, é por isso normal que as mesmas terminem ou se tornem menos frequentes ou menos activas.... parte de todos nós fazer algo para mudar a situação, se de facto quisermos que ela mude.

 

Quando coloquei essa questão referia-me a tentar conciliar contigo João porque achei que fazia todo o sentido que pudesses estar presente, não era no intuito de te por a organizar nada ainda que gostava que mais gente desse esse tipo de apoio. :smile2:

 

Quanto ao autocarro, na altura tem que se ver se vale a pena alugar um autocarro e se à pessoal a alinhar, depois é determinar um prazo para o pessoal fazer o pessoal fazer as transferencias para que se faça a reserva.

 

Abraços

Olá André! E naquilo que for possível, certamente que ajudarei! Mas claro, com as limitações que já te expliquei por MP devido à minha limitação a nível de prazos.

 

pmgr agora outra questão mais importante, alinhavas na ida ao Fluviário de Mora? e em participar no evento de forma activa? montar um plantado ou dar uma palestra sobre fertilização, sobre plantas ou algo do género? Disponibilizo-me a levar o meu carro e ajudar a carregar e transportar materiais, aquários, plantas, o que for preciso.

 

Fiz alguns convites e até agora tenho dois feedbacks positivos no entanto ainda não posso adiantar nada porque não tenho confirmação. também não depende de mim...

Ora aí está... sim senhor! Dinamizar, disponibilidade para ajudar, para carregar (o que é raro! ehehe), convidar outras entidades a juntarem-se ao projecto... estou a gostar André!

 

Espero que as pessoas vejam o esforço que estás a fazer para lhes proporcionar um dia diferente e muito especial, e que adiram com o mesmo entusiasmo com que estás a liderar esta visita :)

 

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.