Conhecedor profundo de Riccia


Miguel Silva

Recommended Posts

Oi pessoal da Flora :roll:

Tenho Riccia há cerca de 6 semanas presa a umas rochas mas até agora nada de se agarrar ás rochas :twisted:

 

Pic_4546_2.jpg

Quero saber se já tiveram a experiência de isso vos acontecer???, é que fiquei com a estranha sensação de no 2ºaniversário do Fórum ter visto Riccia agarrada a um tronco ou rocha (já não me lembro).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que alguém me corrija se eu estiver errado, mas a riccia não agarra. A rede ou fio é que fica tapado à posteriori.

 

A riccia, segundo sei, é uma planta flutuante. Nós é que nos fartamos de inventar. :twisted:

 

Corrijam-me se eu estiver errado sff.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parte da arte consiste em escolher como dispor a riccia e como a agarrar para nao se perceber :wink: A outra parte está na carecada para ela nao se desprender.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente, a riccia não se prende a lado nenhum, tens de ter sempre um fio ou rede (preferencia de nylon) a prender.

 

O meu aquario tava la em exposição e tinha um tapetezito de riccia no lado esquerdo, de 3 em 3 dias tenho de a cortar.

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora o pessoal da Riccia podia dizer aos iniciados como podar a riccia?

tb estava a pensar em colocar no meu aqua....

Se não aprendes a confiar nos demais, dificilmente conseguirás que eles confiem em ti.

Cumps,

Flecha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A riccia não é uma planta como o musgo de java, esse sim que cria rizoides e se prende ás superficies das rochas e troncos.

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opa!

 

Amigos, a riccia possui pequenos rizóides, mas que na planta não possuem função alguma de adesão. Existem muitas formas para amarrá-la, mas a linha deve ser de material que não apodreça em contato com a água, o ideal são materiais a base de nylon.

 

A poda pode ser feita sempre que a parte de baixo estiver sombreada, em aquários bem montados uma vez por semana será suficiente.

 

Abrass,

 

FHAC

GDA -Aquários - da elódea ao holandês - www.gdaaquarios.cjb.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem a riccia ter rizoides para mim e uma contradiçao, ja que ela n se agarra a nada, os rizoides sao formas de raizes muito primitivas que n tem qualquer funçao de absorçao dos nutrientes mas sim de fixaçao, as unicas plantas que conheço com rizoides sao os musgos, que tal como a riccia ainda fazem a absorçao dos nutrientes atraves das proprias folhas, pois sao plantas ainda mt primitivas.

 

queria so sublinhar que a poda da riccia e extremamente importante, pois se ela crescer mt o que vai acontecer e que a que fica por baixo deixa de apanhar luz, morre e apodrece soltando se a que lhe fica por cima.

 

tb partilho da opiniao do menbro Fernando Carvalho quando diz que a riccia em aquarios com boas condiçoes de luz e nutrientes deve ser podada pelo menos uma vez por semana.

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opa!

 

Também fiquei impressionado quando li a informação de que as riccias possuem rizóides. Porém a fonte é confiável, trata-se do livro - PLANTAS HIDRÓPHILAS E SEU CULTIVO EM AQUÁRIO - do autor Marcelo Notare.

 

E como estudante farmaceutico, na aula de botânica acabei analisando no microscópio e realmente aparecem estruturas bem peculiares que poderia ser julgadas por rizóides.

 

Abrass,

 

FHAC

GDA -Aquários - da elódea ao holandês - www.gdaaquarios.cjb.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opa!

 

Na verdade, ainda não descobri o motivo destes microscópicos rizóides. Ao que tudo indica seria apenas o princípio de evolução se iniciando.

 

Abrass,

 

FHAC

GDA -Aquários - da elódea ao holandês - www.gdaaquarios.cjb.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O principio ou o fim... podem ser apenas estruturas que já tiveram alguma função mas que devido á evolução vão deixando de ser necessárias. Logo as plantas que não as produzem ( ou que as produzem de modo raquitico ) ganham vantagem porque não desperdiçam energia e... voilá, dá-se a evolução.

 

Atenção que isto é uma suposição. Pode muito bem ter-se passado deste modo ou exactamente ao contrário :?

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

Concordo com o Nuno Silva, a existência dos rizomas deve estar um associado a um processo evolutivo.

Analogamente, analisando a cadeia evolutiva da raça humana constata-se que que os nossos antepassados tinham muito mais pelos que nós, só que o nosso processo evolutivo tem sido no sentido da sua extinção.

No entanto, nós humanos (actuais) ainda apresentamos pelos e cabelos apesar de já não necessitarmos deles para nos aquecermos.

Cumprimentos,

 

Pedro Dourado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

A ricccia pode, em determinadas condições, criar um sistema de fixação através desses micro rizóides, que entretanto se desenvolvem. Só que essas condições não existem em aquários, pelo simples facto de que, na natureza, ela desenvolve-os em periodos de seca, passe a expressão. Quando as águas recuam, ela desenvolve esse sistema que lhe permite alimentar-se (e fixar-se) para sobreviver até à época de chuva, e consequente subida dos níveis de água.

 

Nos aquários, só com as técnicas que foram inicialmente desenvolvidas por Amano.

 

Cumprimentos

 

Garfield

Link to comment
Partilhar nas redes sociais