Como Iniciar Criação de Peixes?


Recommended Posts

Daquilo que sei, isso depende muito do tipo de aquário que queres (dimensões) e que peixe queres fazer criação.

O meu conselho é:

Escolhe que espécie(s) queres criar e depois pensa no aquário pois há espécies que precisam de pouco espaço, outras muito. Umas são mais exigentes com os parâmetros da água e outros não.

 

Dito isto, a minha opinião é que é melhor ter um aquário feito por profissionais e se vierem com bom equipamentos, normalmente acabam for ficar mais baratos do que ter que comprar tudo, a menos que não te importes de ir buscar filtros e termostatos ao "chinês", mas se queres ficar mais descansado, não vás pelo mais barato...

Já tive más experiências com isso...

 

PS: para começar, acho que o melhor era procurares um em segunda mão. há muito material bom e estimado à venda e, regra geral, essas pessoas, sempre te poderão ajudar realmente em vez dos donos de lojas de animais (não todos) que muitas vezes te tentam impingir coisas que nunca irão ser realmente necessárias (falo por experiência própria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podes optar por um aquário em segunda mão, 60x30x30cm é o suficiente para iniciares. Um filtro de cascata e um termóstato.

Em relação aos peixes, se o teu objetivo é criares e visto que és novo, podes começar por gupys, platis e espadas. Todos de fácil reprodução.

Tens de pensar numa maternidade tembém ou então crias bastantes esconderijos, com plantas tubos....

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daquilo que sei, isso depende muito do tipo de aquário que queres (dimensões) e que peixe queres fazer criação.

O meu conselho é:

Escolhe que espécie(s) queres criar e depois pensa no aquário pois há espécies que precisam de pouco espaço, outras muito. Umas são mais exigentes com os parâmetros da água e outros não.

 

Dito isto, a minha opinião é que é melhor ter um aquário feito por profissionais e se vierem com bom equipamentos, normalmente acabam for ficar mais baratos do que ter que comprar tudo, a menos que não te importes de ir buscar filtros e termostatos ao "chinês", mas se queres ficar mais descansado, não vás pelo mais barato...

Já tive más experiências com isso...

 

PS: para começar, acho que o melhor era procurares um em segunda mão. há muito material bom e estimado à venda e, regra geral, essas pessoas, sempre te poderão ajudar realmente em vez dos donos de lojas de animais (não todos) que muitas vezes te tentam impingir coisas que nunca irão ser realmente necessárias (falo por experiência própria)

Boas

 

Muito Obrigado pela informação, na verdade quero criar guppys, sempre gostei deles, e dão muito lucro!

Sendo assim, tenho uma loja de animais na minha rua, muito boa que vende belos aquários e com tudo lá dentro, vou comprar lá tudo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podes optar por um aquário em segunda mão, 60x30x30cm é o suficiente para iniciares. Um filtro de cascata e um termóstato.

Em relação aos peixes, se o teu objetivo é criares e visto que és novo, podes começar por gupys, platis e espadas. Todos de fácil reprodução.

Tens de pensar numa maternidade tembém ou então crias bastantes esconderijos, com plantas tubos....

 

Cumps.

Boas

 

Muito Obrigado, estas informações são me muito úteis!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres ir para os guppy's pelo lucro, podes ter uma desilusão...

Aliás, a maioria das criações que se conseguem fazer, servem cobrir alguns dos gastos e muito raramente os cobrem na totalidade...

 

De qualquer forma, boa sorte...!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres ir para os guppy's pelo lucro, podes ter uma desilusão...

Aliás, a maioria das criações que se conseguem fazer, servem cobrir alguns dos gastos e muito raramente os cobrem na totalidade...

 

De qualquer forma, boa sorte...!

Boas

 

Muito Obrigado, vou fazer de tudo pra que dê lucro, quando digo dar lucro, não é, dar mais do que o que gastei, mas sim dar algum dinheiro, essa tal loja da minha rua, compra cada Guppy por 80 cêntimos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Muito Obrigado, vou fazer de tudo pra que dê lucro, quando digo dar lucro, não é, dar mais do que o que gastei, mas sim dar algum dinheiro, essa tal loja da minha rua, compra cada Guppy por 80 cêntimos.

 

Se vais com essa ideia de gerar algum dinheiro, penso que estás já a começar mal. 1º acho que deves faze-lo pelo gosto deste hobby, sem esperar retorno. Depois deverias pensar que o que vier daí para a frente é bom.

 

Nos dias de hoje se uma loja dificilmente consegue suportar os gastos, fará uma pessoa em casa em que tem que procurar clientes e não esperar que eles aparecam.

 

Na minha modesta opinião, penso que se é para esse objectivo, devias abandonar a ideia apartida, até porque gente a vender guppys para além de lojas há muitos e a preços muito próximos a esses 80cent, senão mais baixo.

 

Cumps

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu sempre vendi a 40 cênts. por isso é que tinha algum lucro.

Além de que, antes de vender algo vejo sempre os preços dos demais que tenham uma qualidade inferior à minha e mesmo assim ponho mais barato, isto é a lei do mercado, (procura/oferta)

 

MAS

 

Só faço isto para ter um hobby auto-sustentável, mas mesmo assim de vez em quando dá um lucrito extra, mas raramente.

Por isso não vais longe com essa ideia se for para criar peixes para vender, a não ser que tenhas imenso dinheiro e comeces algo realmente grande que abasteça Portugal, atenção isto já sou eu a divagar xd

 

Por isso concordo com o membro em cima

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado pelas vossas opiniões, fez-me refletir um pouco, eu sempre gostei de guppys, são muito coloridos, muito vivos, imenso dinheiro não tenho, nem tenho muito dinheiro, por isso não sei se continuo com esta ideia, mas se for para continuar, começo com 2/3 fêmeas e 1 macho, mas muito Obrigado mesmo pelas vossas opiniões, fizeram-me abrir os olhos, só queria dinheiro, mas na verdade agora vejo o quanto é bom ter um aquário em casa, relaxa, e eu ADOROOO ver os peixes de um lado para o outro, tenho mais umas dúvida, o que aquece a água? Quais as melhores espécies para juntar com guppys?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado pelas vossas opiniões, fez-me refletir um pouco, eu sempre gostei de guppys, são muito coloridos, muito vivos, imenso dinheiro não tenho, nem tenho muito dinheiro, por isso não sei se continuo com esta ideia, mas se for para continuar, começo com 2/3 fêmeas e 1 macho, mas muito Obrigado mesmo pelas vossas opiniões, fizeram-me abrir os olhos, só queria dinheiro, mas na verdade agora vejo o quanto é bom ter um aquário em casa, relaxa, e eu ADOROOO ver os peixes de um lado para o outro, tenho mais umas dúvida, o que aquece a água? Quais as melhores espécies para juntar com guppys?

 

Como te disse em cima começa pelo gosto e devagar. Step by step que vais evoluindo e aprendendo com erros que eventualmente irás cometer como toda a gente os comete.

 

Fazes bem em começar assim com poucos e com o tempo vais ver que tendo um aquário estabilizado, eles criam muito rápido.

 

Vamos lá então:

 

O que aquece o aquário? Termostáto ou aquecedor. Diferenças? Termostáto so liga quando a tempº definida baixa (por ex. metes o termostato a 27º, e quando a tempº do aquário desce ele liga automaticamente e aquece até atingir os 27º novamente. O aquecedor fica constantemente ligado na tempº escolhida, ou seja, o consumo energético é maior.

 

O que podes juntar com guppys? Muita coisa mas como és iniciante podes juntar platys, mollys, espadas que à semelhança dos guppys são resistentes, reproduzem-se da mesma forma e dão-se todos lindamente. Podes também juntar corydoras que são aqueles peixinhos com bigoditos que andam sempre no fundo, e que esses são do mais sociável que existe.

 

Abraço

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Como te disse em cima começa pelo gosto e devagar. Step by step que vais evoluindo e aprendendo com erros que eventualmente irás cometer como toda a gente os comete.

 

Fazes bem em começar assim com poucos e com o tempo vais ver que tendo um aquário estabilizado, eles criam muito rápido.

 

Vamos lá então:

 

O que aquece o aquário? Termostáto ou aquecedor. Diferenças? Termostáto so liga quando a tempº definida baixa (por ex. metes o termostato a 27º, e quando a tempº do aquário desce ele liga automaticamente e aquece até atingir os 27º novamente. O aquecedor fica constantemente ligado na tempº escolhida, ou seja, o consumo energético é maior.

 

O que podes juntar com guppys? Muita coisa mas como és iniciante podes juntar platys, mollys, espadas que à semelhança dos guppys são resistentes, reproduzem-se da mesma forma e dão-se todos lindamente. Podes também juntar corydoras que são aqueles peixinhos com bigoditos que andam sempre no fundo, e que esses são do mais sociável que existe.

 

Abraço

Muito Obrigado Por Tudo, a última espécie referida são chamados de limpa-fundos? e podem-me meter aqui um video a mostrar como montar isto tudo? nem como montar um aquecedor se sei

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Aqui à um tempo estava exatamente na mesma situação que tu, e decidi tentar criar bettas sem muito sucesso tentei outros, os guppies e os platies esses são muito fáceis, não dão muito lucro a não ser que faças o que eu fiz, que foi quando fui comprar, comprei duas fêmeas já ovadas de cada espécie, e não comprei guppies daqueles "rafeiros" que se vê nas lojas comprei guppies japan blue e platies sunset. Quando dizes limpa-vidros referes-te aos plecos, aos ancistrus ou a outro? Se gostares desse tipo de peixes como eu aconselho-te os ancistrus pois acho que são dos mais fáceis, Boa sorte e se não souberes alguma coisa diz ou procura por ti mesmo. A propósito tenho a mesma idade que tu.

 

Cumps

Editado por André7474

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aqui à um tempo estava exatamente na mesma situação que tu, e decidi tentar criar bettas sem muito sucesso tentei outros, os guppies e os platies esses são muito fáceis, não dão muito lucro a não ser que faças o que eu fiz, que foi quando fui comprar, comprei duas fêmeas já ovadas de cada espécie, e não comprei guppies daqueles "rafeiros" que se vê nas lojas comprei guppies japan blue e platies sunset. Quando dizes limpa-vidros referes-te aos plecos, aos ancistrus ou a outro? Se gostares desse tipo de peixes como eu aconselho-te os ancistrus pois acho que são dos mais fáceis, Boa sorte e se não souberes alguma coisa diz ou procura por ti mesmo. A propósito tenho a mesma idade que tu.

 

Cumps

 

Penso estares errado ao dizer que os ancistros são mais faceis, pois penso que não o são. Agora o problema é os plecos pedirem muita litragem num aquário, pois ficam enormes.

Os plecos por norma são ultra resistentes, passam por muito e andam sempre bem, falo por experiência própria.

 

De resto nada a apontar. O rapaz se quiser obter algums trocos também a não entrar pelos ditos "rafeiros" mas raças puras tipo blue japan, blue moskow, etc.

 

Cumps

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Shaking

Eu acho os ancistrus mais fáceis porque à mais casos de reprodução bem sucedida do que com os plecos. Os plecos, concordo contigo, são peixes muito bonitos, resistentes e pacíficos.

 

Cumps

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor conselho que alguem te podera dar é: "lê". E le bastante, artigos na internet, livros de aquariofilia, revistas, etc. Podes ver videos de como montar as coisas que ajuda sempre quem tem duvidas.

 

O termostato é muito facil de instalar. Basta comprars um adequado ao tamanhondo aquario, que geralmente vem escrito na caixa, metes as ventosas e prendes ao vidro do aquario. Depois ligas e ele aquece a agua à temperatura que escolheste.

 

Nao tenhas pressas, vai com calma e tira todas as duvidas que tenhas, para minimizares infelizes acasos. Vais ver que quanto mais aprendes, melhor iras cuidar dos peixes e mais iras querer aprender.

 

Abraço.

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Só uma coisa, os plecos são tudo menos pacíficos.

Eles comem o muco aos dicus levando-os à morte...... Colam-se aos dicus

Além de quando alguém invade (quando ainda cabem) a sua toca, eles são bem duros (corpo duro) e atiram-se contra os peixes.

Depois de crescerem ninguém se mete com eles mas são cá uns porcalhões.

 

 

Abraço

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mas neste caso como ele não vai ter discus para já não há esse problema.

 

Eu tenho um que em breve vou despachar e ele só é agressivo quando se alimenta, porque os outros peixes passam a vida a roubar-lhe as pastilhas e então ele vira-se a todos para o deixarem a comer em paz, de resto é um paz de alma.

 

Abraço

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu tenho um pleco leopardo com uns 8 cm que nem sequer se aproxima dos outros peixes, e não quer sabes das pastilhas que lhe dou, e não tem uma toca definida, anda por lá no aqua todo.

 

cumps

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais