Preciso de ajuda! Iniciação de criação de peixes


Mers

Recommended Posts

Boas, sou novo aqui no fórum.

Tanto eu como o meu pai sempre fomos uns apaixonados por peixes em casa, chegamos a ter um aquário de 450L, completamente deslumbrante o problema é que tínhamos um amigo que nos fazia a manutenção do aquário o q foi um erro porque agora eu e o meu pai nao percebemos nada. Na altura tínhamos todo o tipo de peixes até que nos ofereceram um que acabou por comer TODOS os peixes e o meu pai como ficou triste com o que aconteceu acabou por dar tudo.

Agora, eu venho pedir vos a maior ajuda possível, os melhores conselhos que poderem para eu fazer uma pequena surpresa ao meu pai e começar a criar peixes, a fazer uma grande criação e eventualmente vende los. Agora neste momento nao tenho espaço para montar um novo aquário de 450L mas tenho uma pequena divisão para começar esta criação assim tão desejada.

Consegui arranjar uns quantos pequenos/médios aquários e algum material, ainda nao sei ao certo o que tenho em mãos mas mais para a frente poderei dizer vos e assim saberão no q me ajudar melhor.

Assim, quero pedir vos especial atenção para esta surpresa, se poderiam dar me conselhos, ajuda, dicas truques, tudo o que poderem para eu começar bem e nao ter que gastar um montam de dinheiro.

 

Cumprimentos,

Mers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e sê benvindo ao mundo da aquariofilia!

 

Para te podermos ajudar melhor terás de ser mais especifico! Medidas de aquários, filtros, termostatos etc..

 

Depois vem a questão da criação! tens de pensar que espécies de peixes queres!

 

Se eu fosse a ti ia com calma e começava por manter um aquário com a espécie que desejas, para te especializares nela e ganhares algum "calo"!

 

Não é só criar e vendê-los, porque criar até é muito giro mas depois é preciso arranjares quem os queira!

 

Estuda o caso nas lojas da tua zona, vê aquilo que sobressai nas lojas, conversa com os próprios lojistas! Isto vai dar-te conhecimentos muito bons sobre a espécie que deverás criar de maneira a que não fiques sobrelotado de peixes!

 

Eu por norma detesto ver pessoas que só pensam em fazer criação e depois vemos aquários sem condições e sobrelotados de crias....Pensa bem nisso!!

 

 

Abraços!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião isso é querer fazer um beef wellington sem nunca ter cozinhado.

 

Primeiro devias começar com um aquario basico, com umas plantas e uns poucos viviparos, e ver como te saías, porque querer começar a criar para vender tem muito que se lhe diga.Tambem convem saberes quanto gastas em alimentações, electricidade, agua, para saberes a quanto os vais vender, a quem os vais vender ....

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião isso é querer fazer um beef wellington sem nunca ter cozinhado.

 

Primeiro devias começar com um aquario basico, com umas plantas e uns poucos viviparos, e ver como te saías, porque querer começar a criar para vender tem muito que se lhe diga.Tambem convem saberes quanto gastas em alimentações, electricidade, agua, para saberes a quanto os vais vender, a quem os vais vender ....

é a minha opinião também... :fart004:

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho varias duvidas:

 

- será que posso ter vários casais de espécies diferentes( claros todos com as mesmas especificações mas espécies diferentes ) e esperar que acasalem? Ou tem que tar num so aquário?

-Estou a pensar dividir um aquário de 30L ao meio por rede muito fina so mesmo para separar e fazer de maternidade para estarem ja na mesma agua, será que é boa ideia?

- que espécies devo começar?

- se poderei misturar os caracóis, limpa fundo e até mesmo camarões com as espécies que quero acasalar

Quero dar as melhores condições possíveis aos peixes mas tenho mesmo muitas duvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º deverias ler bastante sobre o ciclo do azoto! Isto é o mais importante antes de começares qualquer aventura neste mundo! Estuda um pouco sobre a quimica da água...pH, kH, NO2, NO3 etc etc..

 

Podes misturar espécies desde que estes exijam parâmetros muito identicos! Eu por exemplo vou colocar guppys, espadas no mesmo aquário! Eles criam sem qualquer problema e até já tenho uma fêmea de guppy grávida :D

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Txii, ainda tens muito que ler. Já dominas o ciclo do azoto?

 

Já sabes que espécie queres? sabes o que são Tpas?

 

Quais os parametros para a espécie que queres? como vais criar esses parametros na tua agua de rede?

 

tenta responder a isto e depois eu ajudo-te no que precisares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero agradecer a todos, estive numa loja em braga que me aconselharam e explicaram me tudo, tudo o que precisava, ate manuais me emprestaram, foram mesmo 5* mais para a frente eu posto o desenvolvimento. Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje finalmente montei o aquario

Tem 80 litros

Coloquei o substrato e depois as pedrinhas e quando fui colocar a agua o substrato sujou um bocado a agua, esta um bocado turva, liguei o filtro (pra 350l/h) e esta melhor a agua mas mesmo assim continua um bocado turva

Eu sei que so devo começar a meter peixes daqui a uma semana quinze dias mas será que a agua ficara totalmente limpida? Ja coloquei também o condicionador e o acelerador biológico. E pH 7.0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje finalmente montei o aquario

Tem 80 litros

Coloquei o substrato e depois as pedrinhas e quando fui colocar a agua o substrato sujou um bocado a agua, esta um bocado turva, liguei o filtro (pra 350l/h) e esta melhor a agua mas mesmo assim continua um bocado turva

Eu sei que so devo começar a meter peixes daqui a uma semana quinze dias mas será que a agua ficara totalmente limpida? Ja coloquei também o condicionador e o acelerador biológico. E pH 7.0

 

Sim penso que com tempo ela ficará boa, senão ficar, nada como umas tpa's para afinar a máquina. :)

 

Como a malta quer é fotos, manda-as vir. Hehe

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Sim penso que com tempo ela ficará boa, senão ficar, nada como umas tpa's para afinar a máquina. :)

 

Como a malta quer é fotos, manda-as vir. Hehe

Acabou de acontecer outra

 

O meu pai acabou de fazer um teste do pH depois pegou no teste e mandou tudo pra dentro do aquario sem querer, eu sei q aquilo tem um certa substancia para obtermos a cor, será que há algum problema com isso?

 

Mal a agua esta límpida e com o tubarão bala que encomendei lá dentro, vou por a fotos, um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uiiiiiiiiiiii aí está uma boa pergunta. Penso só ter sido aí umas 5 gotas, certo?

 

Sem querer dar certezas e meter os pés pelas mãos, acho que se tiveres carvão activado no filtro, este poderá absorver o mesmo, mas como te disse, estou a atirar para o ar.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que estás a ser super precipitado, e acho que quem anda aqui a ajudar-te só pode estar a dormir.

 

Primeiro que tudo, o que é substrato fértil , ou seja o que meteste e que quantidades?

 

Que pedrinhas são essas e que quantidade?

 

Que luz afinal tens?

 

Que plantas vais meter ?

 

e por último esse tubarão bala, mas ninguém soube dizer que um tubarão bala não cabe nesse aquário muito tempo?

 

E que filtro compraste?

 

Que materias filtrantes tem ele lá dentro?

 

Estás a ir super rápido, e aquela sensação que tens que "até acho que vai dar certo" vai-te provavelmente causar dissabores. A aquariofilia é algo que deve ser encarado como um hobby de enriquecimento pessoal, de relaxe e acima de tudo de leitura.

 

Se pelo menos respeitasses a parte da leitura , o erro do tubarão bala já não tinhas cometido.

 

De resto , cada um faz o que quer com os seus aquários, mas se colocas-te um tópico aqui, e me pediste para te vir dar uma opinião, eu não vou deixar de te alertar para os teus erros.

 

E quanto às gotas, se foram 3 não te preocupes com isso. Preocupa-te antes com o peixe levar com os picos de amónia quando o meteres aí.

 

Enfim... Depressa e bem Há pouco quem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encomendei numa loja o tubarão bala, mas so chega daqui a uma semana ou mais, tem cerca de 3 cm so.

 

Eu cheguei a uma loja conceituada em braga expliquei o q tinha e disseram me tudo o q precisava e acabei por comprar lá, quantos a nomes nao sei

 

O substrato cerca de 2.5kg e as pedrinhas cerca de 6kg

 

Disseram me para colocar ja as plantas, comprei 4, que ajudaria o aquario a ter q agua no ponto para os peixes

 

Quanto ao filtro apanheis sei que bombeia 350l/h, nao tenho a certeza mas acho q no fundo tem fibra de vidro

 

Os responsáveis da loja explicaram me por alto que material tinham e o q me aconselhavam a comprar

 

Eu tentei aconselhar me ao máximo e li bastante, se a agua estivesse límpida ja tinha colocado fotos e aí sim saberiam melhor do que eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que estás a ser super precipitado, e acho que quem anda aqui a ajudar-te só pode estar a dormir.

 

Primeiro que tudo, o que é substrato fértil , ou seja o que meteste e que quantidades?

 

Que pedrinhas são essas e que quantidade?

 

Que luz afinal tens?

 

Que plantas vais meter ?

 

e por último esse tubarão bala, mas ninguém soube dizer que um tubarão bala não cabe nesse aquário muito tempo?

 

E que filtro compraste?

 

Que materias filtrantes tem ele lá dentro?

 

Estás a ir super rápido, e aquela sensação que tens que "até acho que vai dar certo" vai-te provavelmente causar dissabores. A aquariofilia é algo que deve ser encarado como um hobby de enriquecimento pessoal, de relaxe e acima de tudo de leitura.

 

Se pelo menos respeitasses a parte da leitura , o erro do tubarão bala já não tinhas cometido.

 

De resto , cada um faz o que quer com os seus aquários, mas se colocas-te um tópico aqui, e me pediste para te vir dar uma opinião, eu não vou deixar de te alertar para os teus erros.

 

E quanto às gotas, se foram 3 não te preocupes com isso. Preocupa-te antes com o peixe levar com os picos de amónia quando o meteres aí.

 

Enfim... Depressa e bem Há pouco quem...

 

 

Tugz,

 

Tens toda a razão no que dizes. De minha parte confesso que não tenho lido o tópico todo por completo, apesar de ainda ser curtinho.

 

Toda a gente, incluindo você já pediu as specs mas ainda não foram esclarecidas, a questão do peixe bala também não foi posta: Simplesmente o rapaz disse que ia postar fotos com ele já encomendado, não expondo a questão aqui. Mas como disse, se lesse mais um pouco iria estar mais esclarecido em certas questões.

 

Como disse partilho da sua opinião que devagarinho se vai longe, agora se não ajudo mais ou dou a sensação de "estar a dormir" é porque ainda não sou expert. Tento só ajudar no que posso, e o que não posso, procuro pesquisar acerca para ajudar e ao mesmo tempo adquirir auto-conhecimento. E acho que o resto das pessoas também o fazem dessa forma.

 

Certamente o rapaz aprecia e agradece a sua ajuda e eu também por ele e por mim que aprendo mais qualquer coisa.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aqui um exemplo do que cresce um bicho desses http://www.youtube.com/watch?v=I1ddhpyaHkI

 

 

O filtro é interno ou externo ?

 

Fizeste bem em comprar as plantas, mas qual é a espécie?

 

Para melhorar a água vai fazendo Tpas, ajuda a melhorar a água turva.

 

Qual a calha que tens ? (quantas lampadas e quais?) E tira fotos mesmo assim, ajuda sempre :))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aqui um exemplo do que cresce um bicho desses http://www.youtube.com/watch?v=I1ddhpyaHkI

 

 

O filtro é interno ou externo ?

 

Fizeste bem em comprar as plantas, mas qual é a espécie?

 

Para melhorar a água vai fazendo Tpas, ajuda a melhorar a água turva.

 

Qual a calha que tens ? (quantas lampadas e quais?) E tira fotos mesmo assim, ajuda sempre :))

Realmente cresce muito, mas é um peixe que me encanta como tudo

 

O filtro é externo e nao tenho a certeza mas acho q é um jbl

 

Quanto as plantas, pra lhe ser sincero eu pedi as melhores que achava para o meu aquario, o senhor é de confiança ( ate hoje pelo menos..)

 

As tpa's faço quantas vezes? Uma por dia?

 

Tenho duas lamapadas T5 do tamanho do aquario, a calha foi feita com a ajuda de um amigo, mas esta tapado, so tem os cortes dos tubos do filtro por ser externo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.