• advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Alexandre Ferreira

.Membro Ausente
  • Content Count

    528
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Community Reputation

55 :)

7 Followers

About Alexandre Ferreira

  • Rank
    Membro
  • Birthday 04/26/1988

Contact Methods

  • MSN
    https://www.facebook.com/RuiAlexandreFerreira?ref=tn_tnmn
  • Mail
    ruif11@hotmail.com

Profile Information

Recent Profile Visitors

1,378 profile views
  1. Boas, Desculpa intrometer-me Alvaro Silva mas penso que as Neritinas neste caso não são a melhor opção...Isto porque as Neritinas são herbivoras e apenas se alimentam de algas e plantas em decomposição. O objectivo dos Planorbis (exemplo) é eliminar rapidamente o excesso de comida e nisto eles são mais eficientes. Concordo que pode haver um boom de caracóis no aquário mas a população pode ser controlada. Outro ponto é que as Neritinas apesar de serem resistentes e se adaptarem a uma grande variedade de parâmetros (incluindo água salobra onde se reproduzem), elas necessitam de água mais alcalina com o ph acima dos 7.0 podendo atingir grande alcalinidade para andarem mais "ativas". Abraço. Enviado do meu S7 através de Tapatalk
  2. Boas ...são deste género: Podes ver aqui Cumprimentos.
  3. Boas, As Neritinas aguentam uma grande diversidade de parâmetros mas talvez não seja o ideal para esse aquário. Aconselharia mesmo os Planorbis. Ao utilizares o raspador magnético tens de ter cuidado apenas para não atingir ou esmagar nenhuma cria. Por experiência própria nunca tive problemas . Se tens assim tantas algas significa que ou a tua iluminação é demasiado forte ou tens a luz ligada por demasiado tempo, ou o aquário tem demasiada exposição solar. Depois de removeres as algas do vidro da frente existem algumas coisas que podes fazer para desacelerar ou prevenir o reaparecimento das mesmas. Podes reduzir o tempo de iluminação, elevar a iluminação (afastar um pouco) e, a solução que eu mais gosto nos aquários, que é colocares plantas flutuantes tipo Salvinia que não só te ajudam com a penetração de luz no aquário como ajudam com os parâmetros da água :D Espero ter ajudado, Abraço.
  4. Boas, Não quer dizer que não resulte ou que não seja viável mas desaconselho mesmo. Primeiro devido às dimensões do teu aquário que não te dá muito espaço para manobras no seu interior e depois porque estamos a falar de Neocaridinas e é muito fácil ficares sobre-lotado. Podes sempre arranjar uma maternidade externa daquelas xxl que fazem retorno da água do aquário ( têm um inlet para ligar um tubinho de bomba de ar). Não separas os camarões mas podes sempre ir seleccionando aos pouquinhos num rácio mais reduzido. (A maternidade serviria apenas para cruzares A com B e não para separar os camarões). A melhor ideia é mesmo teres dois aquários para o efeito, porque mesmo entre os mais apurados terás descendência menos apurada ou seja, menos coloridos. Assim podes andar sempre a jogar , mais vermelhos para um lado e menos vermelhos para o outro :D Espero ter ajudado, Abraço.
  5. Boas, Essas algas que aí tens, daquelas que são difíceis de sair, nem todos os caracóis as "roem" :D Não quero induzir-te em erro mas penso que as melhores na remoção dessas algas são as Neritinas. Ampulárias penso que não enquadram bem aí mas podes optar por colocar uns Planorbis. Eles são inofensivos para os camarões, mesmo os mais pequenos e são devoradores eficazes de excesso de comida. São caracóis bastante resistentes e adaptáveis a um grande intervalo de parâmetros. Podes arranjar também um raspador magnético para limpares o vidro da frente. Como te disse, nas laterais e fundo não mexia. Espero ter ajudado, Grande abraço.
  6. Boas... Antes de mais parabéns pelo aquário. Ficou bem bonito e agradável. Quanto às "sanguessugas" são planárias e aparecem normalmente devido a excesso de alimentação e dejectos dos vivos no aquário. Deves colocar a comida num "pratinho" para poderes retirar o excesso. Se voltarem a aparecer reduz a alimentação e podes mesmo deixar de alimentar por um dia. Quanto ao processo de apuramento das cores dos Neocaridina Red Cherry, o melhor é teres outro aquário para o fazeres (1Aqua ou mais :D). Vai depender muito de até onde queres chegar com o apuramento, mas o processo passa pela selecção dos que apresentam maior pigmentação. Fazer apuramentos naquelas maternidades exteriores XXL por exemplo só aconselho para cruzamentos genéticos específicos onde queres que camarão A cruze com camarão B. Se esta segunda hipótese mais especifica é o que pretendes, aconselho a separar para a maternidade apenas quando a cela da fêmea estiver formada (se possível a sua visualização). Assim ficará ovada mais rapidamente e reduz o tempo de "prisão" :D Espero ter ajudado, Grande abraço.
  7. Boas, Belo aquário, parabéns. Deves colocar um pratinho tipo pires de café para retirares o excesso de alimento e não deixar que este excesso se "funda" com o substrato. Apenas para evitares problemas futuros.Se optares por não colocar o "pratinho" evita ao máximo mexer com o substrato. Isto porque, ao mexeres, libertas bolsas de "gás" tóxico para os camarões. Também podes adicionar uns caracóis tipo Planorbis como equipa de limpeza. Numa nota pessoal, embora não seja apologista da mistura de Neocaridinas com Caridinas, o contraste vai ficar bonito. Abraço.
  8. Boas, Podes sempre adicionar uns "caracóis" nesse aquário. Eles vão ajudar-te desses 2 aspectos, nas algas e no excesso de alimentação no aquário. Outra questão é que tipo de iluminação tens no aquário e quantas horas de luz fazes por dia, pois o excesso de luz também gera algas. Eu pessoalmente deixava tanto no vidro traseiro como nas laterais dos meus aquas, pois o biofilme serve como fonte de alimento para os pequenotes. Abraço.
  9. Boas.... Ando um pouco ausente deste mundo mas..... Reparei que tens um Áqua para Sulawesis nesta bateria....Com ADA Amazónia vai ser dificil manteres um PH neutro/alcalino para eles... Malta corrijam-me se estiver errado... De resto....pfffff....muito bom trabalho, parabéns :D
  10. Boas... O meu projeto está parado... Já fui a Portugal mas voltei para África Espero que essas deformações nos Sp. Nanay não sejam graves. A ver se tiras um macho bom.... Abraço.
  11. Ora bem.... Uma actualização se faz favor que há muito que não andava por aqui Abraço.
  12. Boas Micsil. Parabéns por esta tua nova aventura e sê bem vindo ao mundo dos camarões, do qual nunca vais querer sair :D Preciso que me tires uma dúvida pois a imagem não é clara. O filtro interno parece ter um como de rasgos, por onde os camarões pequenos podem ser sugados. Estou certo? Coloca mais algumas informações do teu setup e que espécie de gambas estás a pensar manter. De resto parabéns e boa sorte :D Cumprimentos.
  13. Por ter mantido CRS , CBS e Taiwan com manado é que eu digo que não é "À sorte" que se metem Caridinas neste substrato. Naturalmente as coisas correram mal nesses aquários e por isso, com base na minha experiência própria, tento que outros não cometam os mesmos erros que eu. Um abraço.