Iluminação ideal.


Recommended Posts

Boa tarde a todos.

 

Sigo este forum muito assiduamente, e mais do que a curiosidade foi o que aprendi aqui que me fez prender a este vicio. Neste momento tenho um aquario pequeno e por "vossa" culpa vou passar para um aquario maior (80,50,50) feito à medida.

 

Tenho duas duvidas que necessitava que me esclarecessem se puderem.

 

A capacidade do aquario novo é de 180L. O filtro externo que tenho, um eheim 150 ,é suficiente uma vez que a capacidade real do Aqua novo será de 150L?

 

Que luz devo meter? Vou ter plantas, de inicio algumas menos exigentes mas nao quero hipotecar nenhuma solução de futuro. A adição de CO2 é algo que mais tarde posso equacionar também. Led? Calha com t5? Quais os benefícios? Quais as soluções de fornecedores? Tenho a vantagem de fazer algo de inicio e por isso nao queria tomar nenhuma decisão que comprometesse futuras decisões.

 

Acreditando que possam despender alguns segundos a ajudar-me, agradeço desde já!

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

em relação ao filtro, poderá não ser suficiente, mas vai à www.zooplus.es e dá uma vista de olhos =) têm preços imbatíveis, digo isto porque se o filtro não for suficiente terás que comprar um que ajude, portanto, mais vale comprares um com mais capacidade para materiais filtrantes e com maior caudal, porque esse que mencionas, penso que irá trabalhar mesmo no limite e talvez não chegue.

Tens por exemplo o fluval 206 ou 306, ou o jbl cristalprofi greenline e701 ou o e 901.

 

Estes são alguns exemplos, mas isso já depende das preferências em marcas, e consumos, capacidade para materiais filtrantes etc.

 

Eu por exemplo estou a trabalhar num aqua de 360L e vou optar pelo JBL greenline e1501.

 

Em relação à iluminação =) olha eu já li tanto sobre isso, há quem apreciei mais as fluorescentes e outros que preferem led´s, depois entra em questão a densidade da luz, os consumos e por ai fora, acho que nesta escolha deves ter vários pontos em consideração, no meu caso (e de muitos acho eu XD) a EDP já me limpa bastante ao fim do mês, e por isso vou montar uma calha suspensa de 120cm com leds apenas e moonlight com transformador adequado, e vou optar por plantas menos exigentes.

Claro que no caso de os € não serem um entrave como no meu caso, poderás optar por um sistemas de iluminação que te dê para plantas mais exigentes, mas isso já terá que ser pessoal mais experiente a ajudar-te, ou então perde umas boas horas aqui mo forum que tens inúmeros exemplos para te guiares =)

Espero ter ajudado em algo =) e desculpem se disse alguma asneira XD

 

cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como já te disseram, para filtro compra na zooplus porque é mais barato. para plantas compra na aquaeden, apesar de nao ser mais barato, os vasos são muito mais cheios e a qualidade é inigualável.

em relação a iluminação vai para leds mas não uns leds quaisquer. eu mandei fazer a minha e só posso dizer que os leds são absolutamente fantásticos porque poupas na conta da electricidade e têm luz que me ilumina o quarto todo.

 

so para teres uma noção, uma calha com 4x39w t5 que era o que eu usava foi trocada por 80w em leds e tenho plantas exigentes que estão em perfeito estado. Pensa nisso.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema cman é que uma calha de 80w leds suspensa 5a nao ser que a faças DIY), custa para cima de 300€. a diferença para uma T5 4x39 é assinalàavel em termos de preço.

 

Para alguém que tem 6h por dia de fotoperiodo, quantos anos demoras a recuperar adiferença em relaçao Leds-T5???

 

E ainda hà muita gente que duvida da eficacia dos leds. Eu sou um deles, muito por causa da falta de informaçao disponivel tb.

 

é que ainda é raro ver aquascapes de exigencia elevada iluminados a leds.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lucky, existe um mundo de aquariofilia para além dos fóruns e há gente que não gosta de postar os seus aquários.Sabes qual é o problema dos leds? é que muita gente tenta vender aquelas fitas de leds que para plantados exigentes não chegam e não é disso que estamos a falar.

Por curiosidade, a minha calha custou-me 190 euros tem 80w em leds com função para ligar só metade mais moonlight mas eu também tenho a sorte de conhecer quem as faz e tem conhecimentos para isso.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas cman.

É precisamente isso... no que respeita ás fitas.

Eu não me acredito que seja possível um plantado exigente com fitas led. Simplesmente não me acredito. Não digo que seja impossível... mas tenho muitas reticências.

 

Por outro lado, pensei numa IY de leds de alto rendimento, mas o DIY neste caso não me paece fácil.

 

Para além disso, já há 1-2 aquários da trópica que são iluminados com leds. Só não dizem é quais.

 

E já agora, 80w de leds por 190€... FOI BOM NEGÓCIO.

 

Estou a pensar em fazer a curto prazo (2-4 meses) uma montagem avançada de 300L. Queria meter uns discus (uma vez que a minha companheira adora o peixe) mas tenho de ponderar bem os custos da coisa e planear bem a montagem. Mas, para uns 300L exigente, FORA DE QUESTÃO outra coisa que LEDS. Daí que... vamos esperando.

Porque aqui os patrocinadores do fórum são muito "amigos" mas... 400€ para iluminar um 300L... é caro, objectivamente.

 

Daí que estão em fase de prospecção no mercado por materiais baratos e eficazes... nem sempre algo de se obter.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas cman.

É precisamente isso... no que respeita ás fitas.

Eu não me acredito que seja possível um plantado exigente com fitas led. Simplesmente não me acredito. Não digo que seja impossível... mas tenho muitas reticências.

 

Por outro lado, pensei numa IY de leds de alto rendimento, mas o DIY neste caso não me paece fácil.

 

Para além disso, já há 1-2 aquários da trópica que são iluminados com leds. Só não dizem é quais.

 

E já agora, 80w de leds por 190€... FOI BOM NEGÓCIO.

 

Estou a pensar em fazer a curto prazo (2-4 meses) uma montagem avançada de 300L. Queria meter uns discus (uma vez que a minha companheira adora o peixe) mas tenho de ponderar bem os custos da coisa e planear bem a montagem. Mas, para uns 300L exigente, FORA DE QUESTÃO outra coisa que LEDS. Daí que... vamos esperando.

Porque aqui os patrocinadores do fórum são muito "amigos" mas... 400€ para iluminar um 300L... é caro, objectivamente.

 

Daí que estão em fase de prospecção no mercado por materiais baratos e eficazes... nem sempre algo de se obter.

Boa sorte com isso dos discus. eu tenho 2 de cativeiro que dão menos trabalho que os selvagens e mesmo assim dão-me bastante trabalho, estão sempre a levantar a cuba e como são esquisitos na hora de comer sujam muito a água com comidas muito poluentes como carne de coração de boi ou a artémia congelada.

 

já para não falar nas tpa que são obrigatórias para eles crescerem e os custos associados a um plantado exigente em 300l.

Desejo-te mesmo boa sorte e se precisares de ajuda conta comigo para o que eu souber.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é precisamente os custos que me travam nisto.

Mas enfim... os peixes são mesmo bonitos...

 

Sonhar não faz mal...

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda vais ver a "luz" ao fundo do túnel, estou a poucos dias de terminar o meu projecto (após quase 3 anos de pesquisas e testes) para um novo plantado de 300L e pode ser que haja uma versão "comercial" do mesmo, a ver vamos...

 

Um abraço.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda vais ver a "luz" ao fundo do túnel, estou a poucos dias de terminar o meu projecto (após quase 3 anos de pesquisas e testes) para um novo plantado de 300L e pode ser que haja uma versão "comercial" do mesmo, a ver vamos...

 

Um abraço.

Que queres dizer com uma versão comercial do mesmo?

 

Andei a pesquisar... e basicamente, estou bastante tentado a adquirir um aquário 120*50*50. São 300L brutos, mas depois serão talvez <250L reais. Mas enfim... começa a ser um aquário simpático para uns discus.

Em relação à iluminação, esta é mesmo o principal entrave.

Ainda que se arranjem umas calhas de 4x54W a preços razoáveis (ebay e por aí fora)... tenho dúvidas de que perante uma litragem elevada, as T5 sejam uma boa solução.

 

Sobretudo porque planeiotransferir do meu actual 96L brutos, a rottalla wallachi, rotalla macandra, ludwigia arcuata e hemianthus. Tudo flora que gosta de luz à grande e à francesa.

Eis que nestas circunstâncias, 2x150w HQI até que a diferença na factura EDP não era muito substancial... mas esbarro-me com os preços absurdos das HQI.

 

Os patrocionadores aqui do fórum... enfim... preços absolutamente ridículos. Há que o dizer e com muita pena. E pronto, andamos nisto.

 

 

P.S. Tenho um amigo que foi à Alemanha passar férias e ia numa apenas de ver monumentos e beber cerveja.

Veio de lá com material completo para um plantado, tamanha era a diferença de preços em relação ao nosso rectangulo.

E ainda bem que temos a mão de obra mais barata da Europa... senão um nano de 30L custaria 1000€.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais as minhas desculpas ao Ricardo Gil, não quero tomar conta do tópico dele.


Vou organizar a resposta por pontos:

 

1 - versão "comercial" – digo isto porque tenho tido algumas "manifestações de interesse" no sistema LED que estou a desenvolver. Os materiais podem ser comprados por qualquer um, é certo, seja no ebay como vemos links pelo fórum fora, ou noutros sites mais específicos, mas a combinação e interligação de componentes é outra história. Quando vires a versão final da calha, e também o controlador de níveis de iluminação, vais perceber do que estou a falar. Como vou fazer uma segunda versão para o aquário de um amigo, vão ter duas calhas para ver como resultam. Poderei estar disponível para construir mais. Mas há muitos com calhas DIY bem construídas, não estou a dizer que a minha vai ser a melhor de todas (digo isto antes que apareçam os velhos do Restelo :) ).

 

2 – 120x50x50 - o meu aquário vai ser dessas dimensões aproximadas, portanto poderás depois fazer a comparação directa. Acho que 208W de T5 com bons reflectores deverá ser uma boa (aliás muito boa) iluminação para 300L. Agora, que não tem nada a ver com LED, não tem, especialmente nas cores e no realismo da iluminação. Além disso, vou usar sensivelmente metade dessa potência, o que corresponde a uma poupança de mais de 60€/ano.

 

3 – 300W HQI – acho uma brutalidade e recomendo que leias a opinião do Tom Barr no fórum dele acerca de lumen vs. PAR vs. w/litro (que é um rácio errado) vs. fotoperíodo. Não tenho o link do post dele. Ficas também com o problema de te livrares do calor das HQI…


4 – quanto aos patrocinadores/lojas, não conheço os preços, imagino que sejam os 400€ de que falaste e aposto que não dão luz nenhuma de jeito essas calhas, qualquer dia marcamos um “showdown” ao pôr do sol… O Nuno da Mania dos Peixes já viu o protótipo ao vivo e ficou bem impressionado.

 

5 – Preços Alemanha vs. Portugal – é o costume. Além disso o tuga gosta de gastar dinheiro e sente-se melhor quando compra mais caro… se soubesses o que eu me rio quando vejo os setups com ADA xpto JBL marado ELOS não sei das quantas, e depois os vejo a queixarem-se do pó que largam etc, é só gastar dinheiro. O mesmo vale para muitos dos fertilizantes e comidas etc. Mas cada um sabe de si e do seu. Depois o hobby é caro…

 

Sou completamente anti-comercial e contra produtos que posso eu construir e muitas vezes fazer melhor, por uma fracção do custo. Aquilo que não sei fazer, ou não compensa o custo de o fazer, compro, de resto faço eu e aprendo pelo caminho. Como até hoje não vi nada em LED que compense minimamente… :cool2:

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais as minhas desculpas ao Ricardo Gil, não quero tomar conta do tópico dele.

 

Vou organizar a resposta por pontos:

 

1 - versão "comercial" – digo isto porque tenho tido algumas "manifestações de interesse" no sistema LED que estou a desenvolver. Os materiais podem ser comprados por qualquer um, é certo, seja no ebay como vemos links pelo fórum fora, ou noutros sites mais específicos, mas a combinação e interligação de componentes é outra história. Quando vires a versão final da calha, e também o controlador de níveis de iluminação, vais perceber do que estou a falar. Como vou fazer uma segunda versão para o aquário de um amigo, vão ter duas calhas para ver como resultam. Poderei estar disponível para construir mais. Mas há muitos com calhas DIY bem construídas, não estou a dizer que a minha vai ser a melhor de todas (digo isto antes que apareçam os velhos do Restelo :) ).

A calha que falas aqui é do teu amigo com o r208? sempre vais aproveitar a tampa original ou não?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o meu é um R219, as tampas são iguais apenas diferem no comprimento. A diferença vai ser só o número de leds, o resto vai ser igual.

 

Cá está a tampa do meu R219 já sem lâmpadas nem balastros:

 

IMAG0342_zpsd65fccbb.jpg

 

Um abraço.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o meu é um R219, as tampas são iguais apenas diferem no comprimento. A diferença vai ser só o número de leds, o resto vai ser igual.

 

Cá está a tampa do meu R219 já sem lâmpadas nem balastros:

 

IMAG0342_zpsd65fccbb.jpg

 

Um abraço.

OK , vou entao esperar pelo resultado final, visto que com as lampadas de origem no meu r208 nao estou a ter resultados satisfatorios.

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está um excelente artigo do Tom Barr.

 

Já deve ter sido divulgado por aqui, mas não custa insistir.

 

Cortem na luz e não limitem os nutrientes: CO2, N, P e K - as plantas ajustam-se e nalguns casos crescem mais compactas. A boa circulação da água é essencial.

 

Houve alturas em que tive a nítida sensação que o meu aquário tinha mais crescimento com as lotus e plantas de superficie a tapar a luz, do que teve noutras alturas depois de podas radicais.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DMACHADo, antes de maise xcelente tópico.

 

1.Quando tiveres a calha em pleno funcionamento, manda PM, pois estarei eventualmente interessado para o meu próximo plantado. A única razão que me faz não mergulhar nos leds é a falta de feddbacks em relação a plantados exigentes, sobretudo pela impossibilidade de se controlar a temperatura das cores, como é possível fazer nas T5.

 

2.As T5 t~em um grande inconveniente: ao fim de 6 meses perdem enormemente eficiência e são quase lâmpadas mortas. As minhas estão a passar por esse problema. Lembro-me que quando comprei as lâmpadas, mal as acendia, toda a sala era iluminada. Agora nem pensar... as cores são muito menos intensas. E substituir 4x24w a cada 6 meses é uma despesa considerável, fora o consumo das lâmpadas. A vida útil das lâmpadas nada tem a ver com a sua eficiência de iluminação para aquários plantados.

 

3.Eu aceito que as lojas tenham de ter as suas margens de lucro. Agora quando se querem a todo o custo obter margens de 400-500% numa calha cujo custo de produção anda à volta dos 120€ e é vendida a 400-500€... é roubo. É um nítido aproveitamento da falta de competitividade ao nível da aquariofilia em termos de lojas em Portugal. Felizmente que o pessoal abre os olhos e começa a comprar online.

 

4.Visto que somos os 2 do Porto (zona metropolitana), quando tiveres essa calha pronta e se tiveres interesse, podiamos combinar um café para vermos o material e discutirmos sobre a possibilidade de fazeres uma para mim. Em relação à calha, utilizas leds de alto rendimento? Utilizas lentes?

 

5.Quanto a fertilizantes e kits CO2, não fui na cantiga. Comprei 30€ de pós e tenho pós para 2 anos. Igual com o CO2. Mas óbviamente que meto as minhas bacoradas e gasto €'s mal gastos, como foi o caso do meu difusor ridiculamente ineficaz.

 

Vai dando notícias sobre essa calha. Fiquei mesmo curioso e interessado.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então "encaixa" estas informações:

 

Até certo ponto em que possas medir a eficiência da fotossíntese, as plantas são completamente indiferentes à temperatura de cor da luz incidente, adaptam-se ao que têm e é por isso que é possível ter plantas perfeitamente saudáveis só com luz azul ou luz vermelha, ou mesmo só com luz verde (ponto de menor eficiência da fotossíntese) - a temperatura de cor é ao gosto do utilizador, desde que assegure a potência luminosa necessária. Com leds consegues ajustar a côr, entre os de 6500K e os de 10000K e 16000K ou mais. Podes misturar leds vermelhos azuis etc.

 

As minhas T5 (6500k + 8000k) foram instaladas em finais de outubro de 2009, têm portanto quase três anos e meio de operação, o que dá mais de 12.000 horas de funcionamento. As T5 pouco perdem ao longo da vida, e mesmo que percam, é progressivo e vai de encontro ao que leste no artigo acima. Admito que possam estar mais fracas, mas não noto nada. As cores dos meus discus e das minhas lotus estão fantásticas, como sempre:

DSC03159_zps08847ccb.jpg

 

Calhas de leds comerciais, preços em Portugal... é o costume... :mad:

 

Quando acabar a minha calha, podemos marcar um café, não há problema. Vou usar leds de 10w com 6500k e 10000k e lentes de vidro.

 

Não faças confusões, também tenho compras de que me arrependo, apenas normalmente não aceito como lei o que me dizem os "gurus" e procuro ler mais acerca dos problemas que tenho para resolver.

 

Este fim de semana começa a montagem, não vou fazer um DIY, mas vai ter algumas informações.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas, já está a calha em funcionamento, podes ver os resultados no EndorFeena, aquário de 300 litros que acabei de montar.

 

Abraço.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.