"My piece of nature" (O meu primeiro aquário)


Recommended Posts

Eu li que os ottos crescem bastante por isso acho que nao vou pôr. As caridinas fazem as limpezas ;)

 

Acho as minhas plantas esquisitas... Não sei se vão vingar. E só de pensar no que me custaram, ate me dá um treco se morrem!

 

E ainda tenho mais 5 dias de aquário vazio!! Aguenta míuda!

Editado por Andreia Caetano

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os ottos são minusculos! não estamos a falar de CAE's ou de SAE's! podes por os ottos eles não crescem quase nada, tenho 2 no meu aquario de 30l e estao a fazer uma limpeza brutal nas algas =)
Primeiro, qual o teu foto periodo? e quantos w teem as tuas lampadas?
Depois, porque dizes que as tuas plantas estão esquisitas? quais os "sintomas" que elas apresentam?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho tido a luz acesa durante 8h, todos os dias +- à mesma hora e tenho 24w de luz.

 

A echinodorus bleheri parece ser a que está pior. Algumas folhas estão queimadas nas pontas e têm todas uma aparencia meio velha. Não me parece muito saudável. Tambem tenho a ludwigia com algumas folhas mortas que tenho de cortar. Ela não está muito grande, mas se calhar era melhor podá-la para ver se "arrebita". Só ainda não o fiz, porque não tenho acessórios nenhuns e vou ter de enfiar de novo as mãos dentro do aqua para tratar disto. Gostava de comprar uma daquelas tesouras compridas e uma pinça para plantar, mas cada vez que encontro e olho para o preço, quase caio de costas!!

 

A anúbia está fixe. Eu plantei-a num "buraco" do tronco, mas ainda hoje estava a reparar que consigo ver demasiado as raizes e gostava que estas ficassem mais escondidas. À parte isso, está bem e até já tem duas folhinhas novas :)

 

A sagittaria subullata está... na mesma. Parece que não cresceu mm. Mas tb com tanto tira e põe por causa do substrato, se calhar é normal!

 

Já fertilizei com Sera Florena, mas qdo for à loja vou comprar outro. O Florena já não tem muito e o outro disseram que era muito superior. Acho que é da Tropica.

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tropica e sashem são superiores, tanto na qualidade como no preço!
A sagitaria deixa a tar e não mexas... quando fores a ver tens runners =) se fosse a ti levantava era so a planta um pouquinho para não ficar tão enterrada no aquário se estiver muito enterrada os runners teem dificuldade em propagar, deixa só as raízes enterradas =)
As outras plantas nunca trabalhei com elas devido as suas proporções e ao meu gosto por nanos ( =) ) mas é possivel que seja ambientação, pelo menos para a echinodorus bleheri.
Em termos de acessórios para plantar, eu nunca usei nada disso, mãos bem lavadas e livres de químicos e sabão e toca a coloca-las dentro de agua, uma tesourinha normal e uma pinça de electrónica que tinha por aqui e cá me arranjo, apesar de que me faz falta a pinça de pontas curvas as que ha por aqui teem os dentes muito largos para tratar de plantas e substratos leves.

Em termos de luz... sendo que o teu aquário tem 60l 24 pode ser pouco para as espécies mais puchadinhas... mas é esperar para ver.

PS: acho que um pouquinho de musgo era capaz de ficar bem a cobrir partes desse tronco =)

Editado por Napalm_Betta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está simples e lindo o teu aquário ;)

Gostei :D

Quanto a fertilização eu agora comecei a usar o Topica TPN+, as minhas plantas morreram quase todas com o sera e o jbl...

Amanhã devo receber mais plantas... espero que estas sobrevivam...

No fds na TPA já comecei a usar o fertilizante novo.

 

Quanto as algas, os Molly comem, não sei se estão nos teu peixes de eleição... mas eu comprei no fds e elas lá andam a "debicar" as algas :naughty:

Agora tenho caracóis e mollys a tratar das algas e corys a tratar do fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

No meu aconteceu o mesmo problema de algas, comprei um SAE e em dois dias as algas desapareceram por completo...

 

Abraço

O SAE no aquario dela é demasiado, um otto faz o mesmo trabalho ou melhor e não é territorial nem cresce muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eu por acaso ainda nao tenho algas. Tenho é bolor com fartura! Blhec!

 

Eu vou pôr as caridinas a fazer esse trabalho das algas! Se não derem conta do recado, talvez meta um otto que é mais "pucanino"!

 

Hoje estive de volta das plantas. Mexi na Ludwigia e a água ficou tipo sopa de agriões vermelhos! LOL! Tinha montes de folhas mortas que sairam todas e andei com o camaroeiro a apanhá-las. Fogo, as plantas são tao caras e é isto! Já me estou a passar. :busted_red:

 

As outras acho que estão bem. Tenho de ir comprar o Tropica o mais depressa possível para ver se a ludwigia melhora!

 

 

Obrigado pelos elogios e dicas ;)

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então, como está esse bolor? :P

 

Novidades? ;)

 

Quanto às plantas... Cuidado com as vermelhas, quando sabes tens mais folhas a boiar do que na propria planta. Elas precisam de muita manutenção, precisam de substrato fértil, fertelizantes, muita luz, e ainda sistemas de CO2...

 

Eu já tentei, também pensei que me dava bem com as vermelhas mas... Tive a mesma sorte que tu :P

 

Tens aqui nestes links plantas de:

 

Fácil manutenção: http://www.tropica.com/en/plants/difficulty/easy.aspx

 

Média manutenção: http://www.tropica.com/en/plants/difficulty/medium.aspx

 

Dificil manutenção: http://www.tropica.com/en/plants/difficulty/advanced.aspx

 

 

E como podes ver aí... As vermelhas encontram-se na média e dificil manutenção.

Tenta obtar pelas plantas de fácil manutençao para evitar teres de andar a apanhar folhas com o camaroeiro... Tive que fazer essa escolha também :\

 

Boa sorte com isso e vai dando novidades :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Andreia,

 

acho que as tuas plantas não estão a sentir falta de fertilização, eu apontava mais para falta de luz,estive a ver e a tua pl5 tem cerca de 30cm ou seja metade do comprimento do aquario, por isso é capaz de haver aquilo a que eu costumo chamar " áreas de sombra" ou seja pontos do aquário onde a luz chega com tão pouca intensidade que apesar de até poder iluminar não chega para estimular as plantas.

 

Gostava se possivel que postasses uma foto do aquario á noite só com a luz do aquario acesa para ter noção da forma como a luz se dispersa na coluna de água

 

PS: sem FLASH :yb668:

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também sou da opinião do sabuguense. No meu aquário (45l) só tinha 15w de luz e não percebi o porque das vallisnerias estarem a ficar amarelas ao ponto de as folhas cairem todas. Então vi que a luz não chegava a parte de tras do aqua e se fores ver ao meu tópico vais ver que é verdade e confirmas que elas nem parecem vallisnerias de tão pequenas que estão. Apesar dos meus fertilizantes não serem de top (sera) eles têm feito o seu trabalho pois antes eu fertilizava e não acontecia nada, agora com mais luz (21w) as plantas já crescem bem e inclusive a bacopa que não criava raízes começou a criar. Ou seja o crescimento das minhas plantas tornou-se melhor quando houve uma melhora na iluminação, ou seja, esta estimulou o crescimento. Os meus fertilizantes têm feito o seu trabalho e não me arrependo deles. Faz o que disseram em cima para ver se a luz chega a todos os pontos.

Cumprimentos,

Pedro Sousa

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então, como está esse bolor? :P

 

Novidades? ;)

 

Quanto às plantas... Cuidado com as vermelhas, quando sabes tens mais folhas a boiar do que na propria planta. Elas precisam de muita manutenção, precisam de substrato fértil, fertelizantes, muita luz, e ainda sistemas de CO2...

 

Eu já tentei, também pensei que me dava bem com as vermelhas mas... Tive a mesma sorte que tu :P

 

Tens aqui nestes links plantas de:

 

Fácil manutenção: http://www.tropica.com/en/plants/difficulty/easy.aspx

 

Média manutenção: http://www.tropica.com/en/plants/difficulty/medium.aspx

 

Dificil manutenção: http://www.tropica.com/en/plants/difficulty/advanced.aspx

 

 

E como podes ver aí... As vermelhas encontram-se na média e dificil manutenção.

Tenta obtar pelas plantas de fácil manutençao para evitar teres de andar a apanhar folhas com o camaroeiro... Tive que fazer essa escolha também :\

 

Boa sorte com isso e vai dando novidades :)

 

O bolor no tronco lá continua. E acho que vai lá ficar até colocar uns "peixinhos a dias" a limpar tudo. Já me explicaram que é bom sinal ter este bolor pois quer dizer que as bactérias se estão a fixar nas matérias do aquário.

 

Quanto às plantinhas, a Ludwigia parece mesmo que está como há-de ir! A Saggitaria subulata que está plantei para fazer tapete parece estar a desenvolver-se, mas não sei se fiz a melhor escolha. Gosto tanto de ver um tapete com Cuba!!! faz um efeito muito giro e parece mais rasteirinha que esta.

 

 

Boas Andreia,

 

acho que as tuas plantas não estão a sentir falta de fertilização, eu apontava mais para falta de luz,estive a ver e a tua pl5 tem cerca de 30cm ou seja metade do comprimento do aquario, por isso é capaz de haver aquilo a que eu costumo chamar " áreas de sombra" ou seja pontos do aquário onde a luz chega com tão pouca intensidade que apesar de até poder iluminar não chega para estimular as plantas.

 

Gostava se possivel que postasses uma foto do aquario á noite só com a luz do aquario acesa para ter noção da forma como a luz se dispersa na coluna de água

 

PS: sem FLASH :yb668:

 

Assim que tirar as fotos venho aqui postar para me dares uma opinião. Quem me montou a luz, colocou uma peça refletora e disse-me que aquilo se podia abrir ou fechar mais para direccionar a luz. Eu nem mexi naquilo, mas quando vires as fotos, diz-me se achas que devo fazer algum coisa. De preferencia que nao implique gastar mais dinheiro, pois no ultimo mês já foi um festim!

 

 

Também sou da opinião do sabuguense. No meu aquário (45l) só tinha 15w de luz e não percebi o porque das vallisnerias estarem a ficar amarelas ao ponto de as folhas cairem todas. Então vi que a luz não chegava a parte de tras do aqua e se fores ver ao meu tópico vais ver que é verdade e confirmas que elas nem parecem vallisnerias de tão pequenas que estão. Apesar dos meus fertilizantes não serem de top (sera) eles têm feito o seu trabalho pois antes eu fertilizava e não acontecia nada, agora com mais luz (21w) as plantas já crescem bem e inclusive a bacopa que não criava raízes começou a criar. Ou seja o crescimento das minhas plantas tornou-se melhor quando houve uma melhora na iluminação, ou seja, esta estimulou o crescimento. Os meus fertilizantes têm feito o seu trabalho e não me arrependo deles. Faz o que disseram em cima para ver se a luz chega a todos os pontos.

Cumprimentos,

Pedro Sousa

 

Antes de montar o aqua fiz logo um "upgrade" na iluminação porque o que tinha era uma miséria. Trazia uma t8 de 15w que dava uma luz rosa???? :whocares: O que conseguimos adaptar naquela tampa foi uma pl5 de 24w com refletor e coloquei balastro electrónico, porque o outro era electromagnetico. :alberteinstein:

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuba esquece no teu aquario e outras plantas de alta manutenção tambem.

Eu tenho cuba no meu e tenho muito mais fertilizações e Luz e ela não anda nem desanda...=/
A Ludwigia pode ser que ainda se safe, mas é ver como corre, provavelmente é falta de luz ou problemas de adaptação.
Podes aumentar uma hora o fotoperiodo sem problemas.


A sagitaria ai está bem, não lhe mechas que isso arranca.

Em relação a fertilizações para já NÃO COMPRES!

É o primeiro grande erro que te estas a meter, e porque:

1º Ainda n fazes a minima do que as plantas e os peixes precisão logo:
2º estas a gastar dinheiro ha toa
3º estas a provocar mais desiquilibrios num aquario ja desiquilibrado.
4º estas a promover o exesso de nutrientes (não tens plantas que chege para exigir fertilização) logo isso 90% das vezes significa ALGAS!

O meu conselho é teres calma.
Deixa o ciclo acabar.
Coloca um otto, as caridinas são mais sensiveis e na minha expriencia não comem o bolor, ja o otto limpa te isso em meia duzia de dias facilmente.
Verifica as luzes e as areas de sombra.
Coloca musgo de java no tronco se quiseres, é bonito e ajuda te a chupar todo o excesso de nutrientes que tens na coluna de agua de andares a remecher o areão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa vermelha parece estar naquilo que o Sabugence chama de zona de sombra... Ela devia de estar mais no centro do aquário para apanahar com mais luz... Deve ser mesmo problemas de luz.

 

O aquário até está bonito. Quando meteres peixes vai ficar muito giro :)

 

Como disse o Napalm_Betta, coloca uns 2 ottos que eles tratam dessa sujidade do tronco :)

Podes por também uns musgos java no tronco, prendes com uma linha porque eles irão flutuar se nao os prenderes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos elogios. É o meu primeiro aquário e tenho andado às apalpadelas. Já li, reli e li tudo outra vez para ver senão sai asneira! Estou completamente apaixonada por isto.

 

Sim, já decidi pôr musgo de Java no tronco. Acho que vai ficar giro!

 

Digam-me uma coisa: acham que o tronco ainda vai boiar? Ele tem uma pedra presa por baixo com uma "abraçadeira" e pensei tirar a pedra, mas tenho medo que o tronco venha ao de cima! O aqua foi montado no dia 17.03 e fervi o tronco antes de o colocar.

 

Quanto aos ottos, já tinha pensado também colocá-los, mas depois das caridinas. Acham que este fim de semana podia colocar dois ottos. Eles vivem bem se forem 2. Um macho e uma femea? Eu não quero cá peixes infelizes e solitários!

Editado por Andreia Caetano

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui vão as fotos (acho que não estão famosas ;) ) Espero que consigam perceber o efeito que faz a luz

 

Finalmente consegue-se ver perfeitamente o interior do aquário.

 

tem algumas zonas de sombra nas laterais e parece que a luz também não chega bem á parte traseira, vê se é possivel abri o reflector para iluminar mais a trás sem deixar de iluminar á frente. quanto ás laterais só com uma lampada mais comprida,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se tens facilidade em retirar o tronco podes tu mesma limpa-lo com uma esponja da loiça ( nova ).

 

os ottos foi a especie que mais dificuldade tive em manter a seguir as corys panda com uma taxa de mortalidade de 100% em dois meses, mesmo num aquario mais que proprio para a especie onde até um casal de ramirezis fazia uma postura a cada 20 dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente consegue-se ver perfeitamente o interior do aquário.

 

tem algumas zonas de sombra nas laterais e parece que a luz também não chega bem á parte traseira, vê se é possivel abri o reflector para iluminar mais a trás sem deixar de iluminar á frente. quanto ás laterais só com uma lampada mais comprida,

 

Graças às tuas dicas de fotografia (para aquariofilistas tótós!), acho que consegui tirar umas fotos mais ou menos!

 

Amanhã de manhã já vou abrir o reflector um bocado para que a luz chegue a outros sitios. Quanto a uma lampada maior, só quando eu tiver dinheiro para tirar a tampa do aquario e comprar uma calha, pois nesta tampa não se consegue pôr uma planta maior :(

 

Gostava de saber a tua opinião sobre a introdução e peixes durante nesta altura (2 semanas após a montagem). Não desfazendo das opiniões que já foram dados, como é óbvio! É na troca de ideias que vamos aperfeiçoando o que fazemos!

 

 

Achas que devo fertilizar agora? Recomendas que fertilizante?

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também adoro os ramirezi!!! Fiquei apaixonada!

 

Acham que o meu aqua é demasiado pequeno para ter um grupinho destes??

 

4 caridinas japónicas/ camarao amano

2 ottos

cardume de 8 neons +-

guppies (1 macho e 2 femeas)

uns platys (Quantidade????)

2 ramirezi

Editado por Andreia Caetano

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

peixes só quando completar 3 semanas, antes disso é massacrar,

 

continua a deitar uns flocos e a por de vez em quando o activador bilologico

 

para começares tens ou os guppys ou as rasboras harlequim que são bastate resistentes

 

fertilisantes agora não, podes depois usar o seachem excel

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho ainda comida e na loja disseram-me que as bacterias eram para pôr só nos primeiros 5 dias e depois parar, e que não era preciso pôr comer! omg! Acho que, ou morro, ou fico doidinha! :doofywave:

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ne

 

Também adoro os ramirezi!!! Fiquei apaixonada!

 

Acham que o meu aqua é demasiado pequeno para ter um grupinho destes??

 

4 caridinas japónicas/ camarao amano

2 ottos

cardume de 8 neons +-

guppies (1 macho e 2 femeas)

uns platys (Quantidade????)

2 ramirezi

 

 

Também adoro os ramirezi!!! Fiquei apaixonada!

 

Acham que o meu aqua é demasiado pequeno para ter um grupinho destes??

 

4 caridinas japónicas/ camarao amano

2 ottos

cardume de 8 neons +-

guppies (1 macho e 2 femeas)

uns platys (Quantidade????)

2 ramirezi

neste grupo só falta umas bejecas para os ramirezis tomarem quando estiverem a papar as caridinas

 

por uma questão de gosto pessoal não punha platys e gupys com peixes amazónicos, tentava direcionar o aquario para a vertente do biotopo amazónico,

 

mas se tiveres parametros de água para ter viviparos e se insestires não ponhas platys e aumenta o cardume de neons

 

os ramirezis não são muito façeis, até são depois de bem adaptados e bastante gratificantes , chegam vir comer á mão, mas não os podes por tão cedo tens de deixar o aquario maturar uns meses e tu própria tens de ganhar esperiencia pois podes mata-los com uma TPA mal feita basta uma diferença maior de temperatura ou PH e chapéu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.