O meu 50cm (30L) - Novo aquário


ARodrigues

Recommended Posts

Em Março de 2013 quando comprei o aquário de 120 litros, queria meter tudo e mais alguma coisa lá para dentro...

 

Cheguei a misturar guppys e neons com escalares, porque achava todos giros, mas os guppys e os neons foram caindo que nem tordos...

Percebi a asneira que andava a fazer, e tive que manter os escalares e esquecer os guppys...

 

Agora tenho visto uns aquários com guppys, e relembrei-me como são giros e apetecia-me voltar a ter o aquário cheio de guppys... Mas não podia misturá-los ali com os escalares :(

 

Então comprei um novo aquário :D

Mas uma coisinha mais pequena... 50*25*25cm (31L brutos).

 

A ideia deste aquário é meter uns guppys e neons.

 

Equipamento:

Filtro interno Duetto DJ 50 (Faz até 250 l/h)

 

Termostato 25W (será pouco?)

 

Iluminação com 20cm de leds 7W, luzes brancas e azuis.

 

Coloquei um substrato fértil, e na loja disseram-me que depois podia pôr umas pastilhas de CO2 para as plantas... Alguem me pode dizer algo sobre isto?

 

Um substrato preto por cima do substrato fértil que não me lembro do nome...

 

Fauna: (adicionar mais tarde).

Guppys

Corydoras

Molly

 

Flora:

Tendo em conta a iluminação, o que me aconselham?

Tenho o substrato fértil... E como disse, falaram-me das pastilhas de CO2... Será necessário? Para que plantas preciso essas pastilhas?

Que plantas me aconselham?

 

Hardscape:

Por enquanto só tenho umas pedras que podem ver nas fotos.

 

Ao longo dos comentários estão fotos ;)

 

Aguardo pelas respostas.

Obrigado

Editado por ARodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Agora outra dúvida...

Será que se tirar um pouco de água do meu outro aquário, fico logo com o aquário ciclado? Ou tenho que fazer o ciclo todo na mesma?

 

Mais tarde meto fotos ;)

 

Aguardo pelas respostas.

Obrigado

Ciclar o aquário, significa criar colónias de bactérias que degradem os nitritos e nitratos.

Essas bactérias estabelecem-se essencialmente nas matérias filtrantes.

Ou seja, é sempre o filtro que precisa de ser ciclado.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entendido capagebe ;)

 

Achei que mesmo na água também estava essa colónia de bactérias...

Então ao meter água do antigo aquário neste novo, ia estar a adicionar também bactérias :P

 

Provavelmente estou a acelerar o ciclo... Certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre ajudará...mas não perdias nada em esperar.

Podes tentar por algumas esponjas ou outro tipo de filtrantes de um filtro já ciclado, num novo. Também ajuda.

Para quem tem muita urgência, também se vendem uns aceleradores do ciclo. São uns frasquinhos que contêm um líquido com bactérias nitrosomonas e bactérias nitrobacter e que se despeja nos filtros novos.

Editado por capagebe

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ARodrigues

 

Eu tenho um aquário que também têm tampa e tenho um filtro de cascata,para

isso eu cortei a parte detrás da tampa,á largura do filtro,e não estragou em nada

a tampa,estuda bem isso que vai dár,e um filtro de cascata e sempre melhor que

um interno,e não fica mais caro do que esses que tu já vistes,e a minha opinião.

Cumps: Álvaro Silva :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Eu quando montei o meu aquário de 60 cm usei agua do meu de 94litros e as matérias filtrantes para o filtro usei também as do meu filtro interno desse mesmo aquário de pois foi fazendo pequenas tpa´s de semana a semana e olha que correu bem. Sem baixas de peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre ajudará...mas não perdias nada em esperar.

Podes tentar por algumas esponjas ou outro tipo de filtrantes de um filtro já ciclado, num novo. Também ajuda.

Para quem tem muita urgência, também se vendem uns aceleradores do ciclo. São uns frasquinhos que contêm um líquido com bactérias nitrosomonas e bactérias nitrobacter e que se despeja nos filtros novos.

 

Eu tenho um liquido desses que me foi vendido quando fui comprar o material para o meu 1º aquario de 120L

Mas logo vejo se é necessário isso ;) Em principio não...

Deixo-o uns dias a ciclar e está feito.

 

Boas ARodrigues

 

Eu tenho um aquário que também têm tampa e tenho um filtro de cascata,para

isso eu cortei a parte detrás da tampa,á largura do filtro,e não estragou em nada

a tampa,estuda bem isso que vai dár,e um filtro de cascata e sempre melhor que

um interno,e não fica mais caro do que esses que tu já vistes,e a minha opinião.

Cumps: Álvaro Silva :thumbup3:

 

Eu amanhã vou estudar melhor a tampa do aquário, mas em principio vou mesmo meter um interno..

Mas vejo melhor o que posso fazer daquilo.

 

 

Boas. Eu quando montei o meu aquário de 60 cm usei agua do meu de 94litros e as matérias filtrantes para o filtro usei também as do meu filtro interno desse mesmo aquário de pois foi fazendo pequenas tpa´s de semana a semana e olha que correu bem. Sem baixas de peixes.

 

Pelo sim pelo não, eu vou colocar água do meu outro aquário de 120L.

;) Nem que seja 1/4 da água

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...

Fui hoje às compras.

 

Comprei um filtro interno, que faz até 250 L/H.

 

Comprei uma luz led (7W) (cara como tudo), mas bem bonita :D

Dá luz azul e branca.

 

Comprei também o substrato fertil, e ainda o areão para o fundo.

 

Amanhã vou ver se consigo arranjar umas pedras bonitas para por no aquário ;)

E para a semana já começo a colocar as plantas

 

Brevemente coloco fotos :D

Editado por ARodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui à caça de pedras para por no aquario.

Encontrei uma ribeira com pedras bem giras para por no aquário, e arranjei umas porreirinhas ;)

 

Tive a esfregar as pedras, fervi-as e comecei a montagem do aquário.

 

Ainda tenho mais umas quantas pedras, se me fartar das que estão agora, ou se me der na cabeça em meter mais pedras, é só ir ao saquinho onde guardei as pedras todas, e siga :D

 

Aqui estão as fotos:

 

1

 

2

3

Sei que ainda está muito despido, mas amanhã vou comprar plantas para pôr no aquário e deixá-lo mais bonito ;)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu fui apanhar umas pedras a uma ribeira... Estive a esfregá-las, fervi-as, mas ainda estão verdes :\

Queria tirar aquelas pedras mais pequenas que estão aí na foto, e colocar outras 2 que tenho bem mais bonitas que ficavam muito melhor.

 

Mas depois de esfregadas e fervidas, é que se vê bem a verdura que aquilo tem.. E não consigo tirar nem por nada.

Nem lixivia, nem com fervura, nem esfregando, NADA!

 

Será que se meter aquilo assim no aquário fará mal?

Provavelmente vai-se espalhar e deixar o aquário todo verde, certo?

 

Ou será que aquilo é apenas limo da ribeira e não vai descolar dali?

 

Alguem já esteve numa situação semelhante ou conhece algum caso destes e resolveu bem?

Agradecia uma ajudinha sff.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar em deixá-las de molho na lixivia...

Parece que sai um pouco.

 

Será que deixar de molho em lixivia.

Lavar bem.

Voltar a ferver

E voltar a lavar...

 

Depois não haverá perigo de colocá-las no aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Só por ter sido encontrada numa ribeira, à partida não é garantido que uma pedra seja boa para colocar no aquário.

Algumas pedras poderão ser calcárias. Outras poderão ser demasiado aguçadas e cortantes... Também dependerá da variedade de fauna e/ou flora que tenhamos.

 

Em relação à lixívia (e não só), sou radicalmente contra, em qualquer limpeza de artigos para aquário.

Lavo apenas com água e uma escova que uso apenas para essa finalidade. Se não lavar bem à primeira escovadela, vou insistindo e escovo mais, uma vez e outra...até ficar bem.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ninguem tinha dito nada até agora, eu acabei por deixar um alguidar com lixivia e as pedras lá dentro...

Tenho algum receio que aquilo absorva a lixivia e depois a liberte no aquário. Mas a seguir vou lavá-las, escová-las, fervé-las, esfregar e lavar de novo...

 

Vou olhar para elas e ver o aspecto. Se achar que estão em condições de ir para o aquário, eu meto-as lá. Se ver que não, deixo de fora...

 

Quanto à fauna como já tinha dito, estou a pensar em por uns guppys, mollys, corydoras, e pouco mais...

 

Para a flora... dadas as condições já ditas no topico inicial, queria ver se alguem me dava uns conselhos antes de colocar lá as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ninguem tinha dito nada até agora, eu acabei por deixar um alguidar com lixivia e as pedras lá dentro...

Tenho algum receio que aquilo absorva a lixivia e depois a liberte no aquário. Mas a seguir vou lavá-las, escová-las, fervé-las, esfregar e lavar de novo...

 

Vou olhar para elas e ver o aspecto. Se achar que estão em condições de ir para o aquário, eu meto-as lá. Se ver que não, deixo de fora...

 

 

Se ferveres e escovares muito bem, apenas com água, os resíduos acabarão por sair...Por aí não deverá haver problema.

Mas, para futuro, é de evitar a lixívia ou detergentes...

 

 

 

 

Quanto à fauna como já tinha dito, estou a pensar em por uns guppys, mollys, corydoras, e pouco mais...

 

 

Quanto à fauna, tem calma, apenas um ou dois peixes de cada vez.

Se se derem bem, vais avançando.

Na semana seguinte mais um ou dois...

 

Até poderás (oxalá não aconteça) chegar à conclusão de que a loja nem era de confiança ou que a escolha poderia ter sido outra, e depois será tarde.

 

 

Para a flora... dadas as condições já ditas no topico inicial, queria ver se alguem me dava uns conselhos antes de colocar lá as plantas.

 

Para a flora, eu optaria por valisnérias, anúbias, fetos de java, musgo de java...qualquer planta de baixa e simples manutenção.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando eu me referi à fauna...

Eu sei que tem que ser poucos peixes de cada vez...

 

Tenho um comunitário de 120L, já conheço as lojas e os procedimentos...

Só estava a dizer que tipo de peixes pretendo ter... Não estava a dizer que peixes ia colocar de um dia para o outro lol.

 

Só daqui a uns tempos é que meto lá alguma coisa... E serão 2 ou 3 guppys... Com o passar do tempo é que eu vou acrescentando aos poucos.

 

Fiz também o teste do vinagre.. E não ferveram, portanto optimo! ;) Não são calcárias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estão as fotos das alterações feitas no aquário, hoje (03-01-2014)

 

A água está um pouco turva, devido ao liquido das bactérias que adicionei...

Mas com o tempo e TPAs vai ao sitio ;)

 

1

2

3

44

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, a propósito de estar a ver o aquário iluminado com a luz azul, lembrei-me de uma coisa...

Tens temporizador para as luzes ou és tu a ligar e desligar?

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vou contar-te a estupidez que fiz à uns dez anos atrás...típico da minha cabeça de alho chocho.

Como nunca acordava a horas certas e me tinham aconselhado uma tomada com temporizador, para a iluminação, lá fui comprar uma.

Assim que cheguei a casa, todo satisfeito, desliguei as fichas todas e voltei a ligá-las... ao temporizador, claro!!!

De manhã fui ver se o aquário estava aceso e não estava. Nem o filtro estava ligado, nem o termostato...e tinha uns pobres peixinhos quase mortos com a brincadeira.

É com argoladas como estas que vamos aprendendo...

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devias de ter ligado só a iluminação ao temporizador :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Não actualizo aqui há bastante tempo...

 

Entretanto apareceu-me ictio neste aquário...

Estou fora de casa, e só venho a casa ao final de semana. O meu irmão é que dá comida aos peixinhos durante a semana...

 

Do nada morreram quase todos, e eu sem saber porquê.... :o

 

Quando cheguei a casa, é que vi que tinha ictio no aquário... E o termostato que tinha (25 W), não conseguia aumentar a temperatura para os 29-30ºC (aquilo nao passava dos 25-26ºC)

 

Então tive que ir comprar um termostato, e foi logo de 100 W...

 

Sobreviveram 1 corydora, 3 guppys e 1 molly...

 

Entretanto já está tudo bem aqui, e já repus a fauna! :)

 

Ficam aqui 3 fotos só para actualizar... Prometo que o mais rápidamente possível meto mais algumas e mais decentes!

 

DSC01551

DSC01550

DSC01549

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ando também com uma espécie de pontinhos verdes em cima das pedras...

 

Parece-me algas... Tenho receio de aquilo se alastrar pelo aquário. O UV também trata disso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ando também com uma espécie de pontinhos verdes em cima das pedras...

 

Parece-me algas... Tenho receio de aquilo se alastrar pelo aquário. O UV também trata disso?

 

O UV apenas elimina algas na coluna de água, ou seja apenas aquilo que passa pela lâmpada é eliminado. Algas que tenhas dentro do aquário, vão continuar a existir e eventualmente a crescer. A função do UV é esterilizar a água. Tudo o que passar pela radiação é eliminado, o que se torna uma grande ajuda no que diz respeito à contenção de doenças, fungos, esporos, bactérias, etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.