"My piece of nature" (O meu primeiro aquário)


Recommended Posts

Bem, também não sabia que havia assim tantos! Fala-se mais dos affinis e dos sp.

 

Napalm, achas que no sábado já posso pôr as 4 caridinas e os 2 ottos (posso ter só 2 , não há problema pois nao???)

 

João, de que síndrome estás a falar? O das dúvidas ou das algas? Ou é outro que não me está a ocorrer? :roflroll2:

 

Das dúvidas :D

 

 

 

É um dos ottos mais bonitos, o unico problema é que é MUITO (e quando digo MUITO é MESMO BUE PÀ!) raro =/

Mesmo nas melhores lojas de ca nunca o vi, nem sei se é possivel importar... (veem do peru e só ha selvagens já que reproduzilos é dificil)

 

Coisa que não quero são animais raros . Fico com o peso na consciência que estou a contribuir para a extinção da espécie ..

 

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles existem á tonelada no habitat natural, mas como é um bocadinho longe ( :P ) são raros fora do pais de origem.

Sim andreia os ottos não fazem cardume, podes por apenas um que ele fica bem (mas aconselho no minimo dois, não so pela litragem como pelo elevado numero de alguedus nus aquarius que tu tens cujo o otto é um predador avido =)

Editado por Napalm_Betta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Andreia o seu layout esta bonito mas eu acho k podia por mais plantas ficava mais fixe; estas plantas k vou escrever sao fazeis e nao e presiso muitos cuidados ( Pogostemon helferi ; limnophila sessiliflora ) as limnophila sessiliflora eu ponha ao fundo do aquario ( a tras ) e as Pogostemon helferi ponha a frente dos troncos .

 

e depois tambem ponhas as pedras do lado direito do aquario e tambem ao alto ou meias enclinadas ( o tei lado direito esta um pouco vazio e e por iso )

 

deia uma vista de olhos no meu aquario

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214058

 

 

vou segir o seu topico boa sorte

fique bem ; um abraço

AQUARIO LOW TECH ( Novo projeto ) [url]http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214058[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem tem neons será que me pode dar uma luzinha?

 

Tenho andado a ler sobre eles e há vários diferentes e muitas pessoas confundem-nos. Os mais parecidos são os neons tetra e os tetra cardinais. Pelo que li das 2 espécies, os que eu queria eram os tetra que são mais pequenos, mas já vi que esses precisam de água com um Kh de 1.0 a 2.0. Será possível? É que o Kh do meu aqua está bem longe disso...

 

Quem me puder ajudar agradeço! :)

 

boas Andreia,

 

já tive tetra neons e tetra neon rosa e presentemente mantenho cardinais e neons negros,

posso dizer que são exatamente do mesmo comprimento, os negros tendem a ser ligeiramente mais altos, nenhuma destas especies no teu aquário vai atingir os 5cm que vais ler por ai, 3cm já é uma alegria.

 

Os neons rosa e negros quase que ficam camuflados conforme o lay-out mesmo com as luzes acesas, ao passo que os neons e ainda mais os cardinais mesmo com as luzes do aquário apagadas proporcionam um espétaculo, por isso aconcelho uma destas ultimas especies,

 

agora quanto aos cardinais serem menos resistentes que os neons para mim é um mito, já tive um grande cardume misto e os neons foram todos á vióla ao passo que os cardinais cá andam ( ou melhor nadam ),

 

isso deve-se ao facto de os neons serem produzidos ao pontapé na Ásia e para não terem baixas são mantidos com uma data de fármacos e quando chegam as aquários começam lentamente a padecer das doenças e vão desaparecendo um por um até que tens só um ou dois resistentes,

os cardinais são ligeiramenete mais caros mas compensa.

 

A questão do kh é sensata, se os mantiveres em parametros ideais melhor, mas mais que os ideais os peixes apreciam a estabilidade, esses valores "ideais" são valores médios, porque repara, no estado selvagem eles estam sujeitos a variações grades conforme varia o caudal dos rios em função das chuvas,

acho que se mantiveres num kh de 6 estável não há problema.

 

Vou contar-te a minha esperiençia com ottos, num aquario estabilisado com neons, rams a reproduzir e camarões fantasma introduzi em 4 levas de 2 de cada vez 8 afinis e um a um desapareceram, as vezes lá encontrava um morto os outros desapareciam no meio do plantado,

reclamei na loja e não era o unico a reclamar ao que parece esta estripe é muito sensivel pois passa um bom bocado para chegar a nós, na loja mudaram para os vestitus que são mais resistentes.

 

As pandas tenho apenas 2, sim das 10 que comprei á dois anos só tenho 2 as outras morreram nos primeiros 2 meses,porquê? porque são produzidas a pontapé.

 

 

É natural que tenhas algumas algas no inicio, ainda mais com as plantas que tens( poucas e de crescimento lento) e por teres fertilizado, no pricipio há uma "guerra" entre plantas e algas é do teu intresse que vençam as plantas, pores herbivoros como caridinas e ottos ajuda mas não é tudo, tens de reforcar a massa vegetal com plantas de crescimento rápido para roubar nutrientes ás algas e ajudar no ciclo consumindo nitratos,

 

se quiseres posso enviar-te uns pés de uma planta que cresce que até literalmente chateia, que também me foi dada por isso não sei o nome mas é uma especie de higrofila e ainda tenho uns pés pequenos de cryptocoryne brown a mais , esta ultima é de crescimento lento mas quando "adulta" faz uma moita bonita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Andreia,

 

já tive tetra neons e tetra neon rosa e presentemente mantenho cardinais e neons negros,

posso dizer que são exatamente do mesmo comprimento, os negros tendem a ser ligeiramente mais altos, nenhuma destas especies no teu aquário vai atingir os 5cm que vais ler por ai, 3cm já é uma alegria.

 

Os neons rosa e negros quase que ficam camuflados conforme o lay-out mesmo com as luzes acesas, ao passo que os neons e ainda mais os cardinais mesmo com as luzes do aquário apagadas proporcionam um espétaculo, por isso aconcelho uma destas ultimas especies,

 

agora quanto aos cardinais serem menos resistentes que os neons para mim é um mito, já tive um grande cardume misto e os neons foram todos á vióla ao passo que os cardinais cá andam ( ou melhor nadam ),

 

isso deve-se ao facto de os neons serem produzidos ao pontapé na Ásia e para não terem baixas são mantidos com uma data de fármacos e quando chegam as aquários começam lentamente a padecer das doenças e vão desaparecendo um por um até que tens só um ou dois resistentes,

os cardinais são ligeiramenete mais caros mas compensa.

 

A questão do kh é sensata, se os mantiveres em parametros ideais melhor, mas mais que os ideais os peixes apreciam a estabilidade, esses valores "ideais" são valores médios, porque repara, no estado selvagem eles estam sujeitos a variações grades conforme varia o caudal dos rios em função das chuvas,

acho que se mantiveres num kh de 6 estável não há problema.

 

Vou contar-te a minha esperiençia com ottos, num aquario estabilisado com neons, rams a reproduzir e camarões fantasma introduzi em 4 levas de 2 de cada vez 8 afinis e um a um desapareceram, as vezes lá encontrava um morto os outros desapareciam no meio do plantado,

reclamei na loja e não era o unico a reclamar ao que parece esta estripe é muito sensivel pois passa um bom bocado para chegar a nós, na loja mudaram para os vestitus que são mais resistentes.

 

As pandas tenho apenas 2, sim das 10 que comprei á dois anos só tenho 2 as outras morreram nos primeiros 2 meses,porquê? porque são produzidas a pontapé.

 

 

É natural que tenhas algumas algas no inicio, ainda mais com as plantas que tens( poucas e de crescimento lento) e por teres fertilizado, no pricipio há uma "guerra" entre plantas e algas é do teu intresse que vençam as plantas, pores herbivoros como caridinas e ottos ajuda mas não é tudo, tens de reforcar a massa vegetal com plantas de crescimento rápido para roubar nutrientes ás algas e ajudar no ciclo consumindo nitratos,

 

se quiseres posso enviar-te uns pés de uma planta que cresce que até literalmente chateia, que também me foi dada por isso não sei o nome mas é uma especie de higrofila e ainda tenho uns pés pequenos de cryptocoryne brown a mais , esta ultima é de crescimento lento mas quando "adulta" faz uma moita bonita

 

Sim, Sabuguense, eu também acho que as algas estão a aparecer por ter poucas plantas! Tenho a Echinodorus bleheri e a anubia. A ludwigia já nem conto com ela porque essa parece-me que já está arrumada! Acho que na próxima tpa arranco aquilo e pronto. Já me dá raiva ver a planta ali a "definhar"!

 

Tenho andado a ver várias plantasn de fácil manutenção na net e a fazer uma listinha das que gosto mais para entretanto decidir quais é que meto. Aqui vai a listinha: - Hottonia palustris; - Staurogyne repens; - Hygrophila polysperma; e Vallisneria nana, ou natans ou a asiática.

 

O que achas destas? Acho-as muito bonitas a todas! Tenho pena de não me ter pesquisado mais sobre as plantas antes de comprar as minhas! Acho que tinha poupado uns trocos que mais dia menos dia, acho que vão para o lixo. Já faltou mais...

 

Quanto à fauna, depois de pensar e repensar, tenho esta lista: - 4 caridinas, - 2 ottos, -4 corys panda; - 8 neons (cardinais ou tetra) e uns guppies! Já sei que me vão dizer: Ah e tal, e os guppies... reproduzem-se muito... Mas eu gosto muito deles e quero mesmo experimentar. Se vir que fico com muitos, também os posso vender ou até dar (não tenho problemas nenhuns com isso)! Para além de gostar deles, acho que agora devo escolher peixes mais fáceis porque não vou andar para aí a gastar balúrdios em peixes, para depois, por falta de experiência minha, morrerem!

 

:)

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas duas ultimas medições (com as minhas fitas maravilha!) estava a 7.2º! O que dizes?

 

Ah, disseram-me que os guppies vivem em agua salobra e portanto deve ser adicionado sal ao aqua? Sabes alguma coisa sobre isso?!

Editado por Andreia Caetano

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca adicionei sal aos meus e eles nunca se queixaram =) eles vivem na foz, não significa que seja salobra.
Algumas pedrinhas de sal podem promover boa saude, mas tambem podem prejudicar outras especies como os ottos.
Se fosse a ti não punha nada que eles ficam bem na mesma.

Se fosse a ti adicionava pelo menos mais 1 cory, 4 para o teu aqua parece me pouco.

Em relação a essas plantas EM PRENCIPIO, não deves ter problemas, mas nunca tive nenhuma exepto as valisnereas por isso não me posso pronunciar muito.

Podes colocar a Hygrophila polysperma que pelos vistos cresce bem, e aconselhava te a por um musgo, seja ele de java ou xmas que são faceis de manter, pois vão ajudar-te a sugar todos os nutrientes em excesso que te estão a provocar algas.

 

Pondera aquela oferta que te fiz, pois essas fitas não me tão a parcer muito fiaveis (tens uma variação bem grande no kh que não era suposto acontecer).

Editado por Napalm_Betta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ph do aqua subiu desde que retirei a pedra que estava a manter o tronco no fundo. Acho dificil que seja coincidencia, até porque na primeira semana de montagem fiz medições diárias e estava nos 6.6 e quando tirei a pedra subiu para os 7.2.

 

Quanto ao Kh, tb não percebo. Ou eu interpreto mal os resultados, ou tb nao acho normal!

 

Ontem estive a ver esse kit da nutrafin que me falaste. É super mega hiper caro. Livra! Acho que vou ter de arranjar um part time extra para sustentar este aqua. Acho que na loja onde vou eles também me fazem os testes se eu pedir. Têm sido incansáveis, e acredito que se levar amanhã um pouco de água, o façam sem problemas. Mas mais uma vez, agradeço a tua simpatia e disponibilidade

 

Olha, em casa da minha irmã está tudo encantado com o Betta. Aquele peixe é THE BEST mesmo! Acreditas que o meu sobrinho mete o dedo à superfície e ele vem logo em direcção a ele. E ontem a minha irmã disse-me que o filho estava a fazer festas ao peixe e ele deixou-se estar. Nem se mexeu do sítio! Como é que é possível?!

Editado por Andreia Caetano

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola andrei o KH serve para aquarios quem tem um kit de CO2 no aquario ( como eu tenho ) e ele deve estar entra a 3 a 6 gotas ; para si vasta fazer o teste do

pH

NO3- Nitratos

NO2-Nitritos acho k nem e presiso ele e mais usado quando o aquario esta em ciclagem ( antes de por os peixes )

tambem tem o teste PO4 mas ese serve para ver se tem comesos de algas

 

estero ter ajuda , um abraço

 

meu topico

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214058

AQUARIO LOW TECH ( Novo projeto ) [url]http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214058[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São peixes super super inteligentes =) Com um bocadinho de sorte e jeitinho consegues ensina-lo uma serie de coisas como atravessar um arco ou exibir-se quando "pedes" (para este truque usa um espelho e uma caneta de feltro, vais mostrando o espelho e a caneta até que chega uma altura que basta mostrares a caneta, se alimentares quando ele faz bem ainda fica mais facil =)

Se eles fazem te os testes melhor ainda =D
Se fores a ver esse kit não fica assim tao caro! (o meu foi 45, mas se fores a ver so o teste de nitritos são quase 20 paus!..) com 6 testes =)

Acho estranho a pedra baixar-te o ph, normalmente elas sobem!
Provavelmente foi uma leitura errada que fizeste do ph (ou antes ou depois).
Pois se tens uma pedra que te baixa o ph, EU TB QUERO UMA! =D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, acredito até que tenhas sido antes. Sabes, nos primeiros dias que fiz os testes molhava a fita, sacudia e tirava os resultados. Até que um belo dia reparei que na embalagem indica que devemos esperar 1 minuto! E realmente durante aquele minuto as cores mudam um bocado...

 

Diz lá que não fui super inteligente! Fiz aquilo que normalmente nunca faço: Não ler as instruções (mesmo à xica esperta!)

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fogo, tou mesmo triste :(

 

Liguei para a loja onde ia amanhã para confirmar se tinham as minhas caridinas e... népia! Não receberam! Fogo pá! Parece que a colocação de seres vivos no meu aqua está enguiçada! :sad2:

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, Sabuguense, eu também acho que as algas estão a aparecer por ter poucas plantas! Tenho a Echinodorus bleheri e a anubia. A ludwigia já nem conto com ela porque essa parece-me que já está arrumada! Acho que na próxima tpa arranco aquilo e pronto. Já me dá raiva ver a planta ali a "definhar"!

 

Tenho andado a ver várias plantasn de fácil manutenção na net e a fazer uma listinha das que gosto mais para entretanto decidir quais é que meto. Aqui vai a listinha: - Hottonia palustris; - Staurogyne repens; - Hygrophila polysperma; e Vallisneria nana, ou natans ou a asiática.

 

O que achas destas? Acho-as muito bonitas a todas! Tenho pena de não me ter pesquisado mais sobre as plantas antes de comprar as minhas! Acho que tinha poupado uns trocos que mais dia menos dia, acho que vão para o lixo. Já faltou mais...

 

Quanto à fauna, depois de pensar e repensar, tenho esta lista: - 4 caridinas, - 2 ottos, -4 corys panda; - 8 neons (cardinais ou tetra) e uns guppies! Já sei que me vão dizer: Ah e tal, e os guppies... reproduzem-se muito... Mas eu gosto muito deles e quero mesmo experimentar. Se vir que fico com muitos, também os posso vender ou até dar (não tenho problemas nenhuns com isso)! Para além de gostar deles, acho que agora devo escolher peixes mais fáceis porque não vou andar para aí a gastar balúrdios em peixes, para depois, por falta de experiência minha, morrerem!

 

:)

 

 

Das plantas que referiste,

a 1ª não conhecia mas numa busca rapidade vi que quer muita luz logo fora de questão,

 

a staurogyne na minha esperiencia digo que tem que ter muita mas muita luz para ter aquele aspecto de tapete que com certeza te cativou, com a tua luz resistia bem mas ia crescer muito em altura em busca de luz e com folhas muito espaçadas,

 

a higrofila polysperma quase que cresce ás escuras

 

valisneria tive apenas a nana gostei do efeito de cortina e os pantodons adoravam esconderem-se nas folhas á superficie, ficavam bem e sempre ajudavam a esconder os azulejos,

 

já pensaste por ma cartolina a tapar os vidros que stão encostados ás paredes tipo preto ou azul?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Das plantas que referiste,

a 1ª não conhecia mas numa busca rapidade vi que quer muita luz logo fora de questão,

 

a staurogyne na minha esperiencia digo que tem que ter muita mas muita luz para ter aquele aspecto de tapete que com certeza te cativou, com a tua luz resistia bem mas ia crescer muito em altura em busca de luz e com folhas muito espaçadas,

 

a higrofila polysperma quase que cresce ás escuras

 

valisneria tive apenas a nana gostei do efeito de cortina e os pantodons adoravam esconderem-se nas folhas á superficie, ficavam bem e sempre ajudavam a esconder os azulejos,

 

já pensaste por ma cartolina a tapar os vidros que stão encostados ás paredes tipo preto ou azul?

 

Quanto às plantas, tb gosto muito das vallisnerias e da hygrophila! Não devo ter lido bem aquilo da hottonia pois não vi isso da luz. Quanto à Staurogyne, deve acontecer o mesmo que está a acontecer à minha sagittaria subbulata! Está a ficar alta e se aquilo continua a evoluir assim, não sei se fica lá muito tempo. Não quero nenhum matagal!

 

Os belos dos azulejos (SÓ ME APETECE AGARRAR NUM MARTELO E ARRANCÁ-LOS TODOS!!!), vão em Maio ficar diferentes. Eu e o meu marido vamos dedicar-nos à bricolage e pintura. Vamos ver o que vai sair dali.

Mas já tinha pensado pôr algo preto por trás. Já me disserem que nas lojas vendem uma cena mesmo própria para colar na traseira do aqua, mas ainda não vi. Também já me sugeriram comprar daquela película autocolante preta e colar.

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andreia , se pedires a quantidade que queres eles não te arranjam ?! É estranho , na "minha" loja , eles todas as quintas vão à SERA buscar material para reposição e material que os clientes encomendaram ...

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, ali eles tb recebem material à 5f! Mas como eu sou uma rapariga bué sortuda, já são duas semanas que não recebem!! Só a mim, mesmo! E o aqua cheio de "alguedus" como diz o Napalm! ;)

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.