"My piece of nature" (O meu primeiro aquário)


Recommended Posts

Não é um desnível muito grande?

 

Estava aqui a pensar se conseguirei aspirar o manado com uma mangueiro da eheim. Ainda nao comprei o cifão e quando fiz tpa foi com a mangueira. Será que entope?

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que consegues! Se entopir usas um compressor de ar, caso tenhas.

Cumps

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

omg!!! Acho que vou ter pesadelos durante a noite à conta do trabalho que vou ter amanhã!

 

Já agora, eu comprei o kit de testes em fita e tenho feito todos os dias. Aquilo dá-me valores sempre diferentes e não me estou a entender muito bem. Já estou arrependida de nao ter comprado os testes individuais, até porque os resultados destes são sempre aproximados, enquanto que os outros são muito mais exactos.

 

Apesar de ter lido muito sobre o assunto, tenho bastantes duvidas sobre o ciclo do azoto. O aqua foi montado no domingo e desde 2f que estou a adicionar Bio Nitronex.

 

O resultado dos testes de hoje foi:

pH: 6,4

Kh: 3º

Gh: >7º

Nitritos: Not OK

Nitratos: 0

Cl: 0,8

 

Isto faz algum sentido para vocês? É que eu estou com dificuldade em interpretar os resultados :confused4:

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tenho muita noção dos valores normais! Tipo sei que a amónia e os nitritos têm de estar a zeros agora o resto não tenho noção. Agora podias também deitar um pouco de comida de peixe para as bactérias terem alimento (amónia) para transformarem em nitrito e depois nitrato que é utilizado pelas plantas...

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

parabéns pela concretizacão do projecto,

 

a meu ver está simples, natural que é o que se quer,tens bom gosto, é claro que ainda está muito cru mas tem todo o potencial

 

a questão da quantidade de substrato não é muito importante, é certo que te rouba uns litros de agua ao sistema , mas nada de relevante , a unica coisa que aponto é o facto de não teres aproveitado toda essa quantidade para fazer um grande declive, o que daria uma boa precepção de profundidade,

 

eu antes de retirar( se é que optas por retirar) tentava com uma espatula de cozinha arrastar ligeiramente parte da frente para a traseira e depois aspirava com uma mangueira mais na frente por forma a fazer o declive e tentava não mexer nas plantas.

 

quando tirares fotos não uses o flash pois o seu reflexo no vidro não deixa ver o corretamente o interior do aquario, é melhor tirares fotos á noite só com a luz do aquario acesa, assim temos uma melhor precepção do que é realmente o aquario.

 

essa luz tem dois espectros ( viloleta e branco ) ou só um violeta?

 

 

Esse filtro que tens é bom no aspecto da eficacia energetica e tem um bom caudal, peca um pouco por só ter um cesto, mas visto seres consciente e não ires abusar na fauna isso não é problema, é dos melhores filtros com que podias começar,

agora o grande handicap dessa linha de filtros, pelo menos o 130 e o 200 ( que tenho um), é a facilidade com que perde caudal por acomular pelicula nas mangueiras, o que significa que vais ter de limpar mais vezes as mangueiras que o próprio filtro,

 

deixo te um link de um post ao qual respondi sobre como limpar um filtro.

 

Fico á espera para saber que fauna vais introduzir

 

cumps

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

parabéns pela concretizacão do projecto,

 

a meu ver está simples, natural que é o que se quer,tens bom gosto, é claro que ainda está muito cru mas tem todo o potencial

 

a questão da quantidade de substrato não é muito importante, é certo que te rouba uns litros de agua ao sistema , mas nada de relevante , a unica coisa que aponto é o facto de não teres aproveitado toda essa quantidade para fazer um grande declive, o que daria uma boa precepção de profundidade,

 

eu antes de retirar( se é que optas por retirar) tentava com uma espatula de cozinha arrastar ligeiramente parte da frente para a traseira e depois aspirava com uma mangueira mais na frente por forma a fazer o declive e tentava não mexer nas plantas.

 

quando tirares fotos não uses o flash pois o seu reflexo no vidro não deixa ver o corretamente o interior do aquario, é melhor tirares fotos á noite só com a luz do aquario acesa, assim temos uma melhor precepção do que é realmente o aquario.

 

essa luz tem dois espectros ( viloleta e branco ) ou só um violeta?

 

 

Esse filtro que tens é bom no aspecto da eficacia energetica e tem um bom caudal, peca um pouco por só ter um cesto, mas visto seres consciente e não ires abusar na fauna isso não é problema, é dos melhores filtros com que podias começar,

agora o grande handicap dessa linha de filtros, pelo menos o 130 e o 200 ( que tenho um), é a facilidade com que perde caudal por acomular pelicula nas mangueiras, o que significa que vais ter de limpar mais vezes as mangueiras que o próprio filtro,

 

deixo te um link de um post ao qual respondi sobre como limpar um filtro.

 

Fico á espera para saber que fauna vais introduzir

 

cumps

 

Olá Sabuguense!

 

Obrigado pelo elogio ao meu aqua!!

Tenho consciência de que ainda sou muito verdinha nisto e isso, é claro que se reflete neste primeiro projecto. Por isso mesmo estou a fazer as coisas com calma, de modo a evitar ao máximo os erros desastrosos que só vão prejudicar a fauna que há-de vir.

O foco principal deste aquário são mesmo os peixes e o que pretendo é proporcionar-lhes o melhor ambiente possível. Aliás, esse é o lema que utilizo na minha relação com qualquer "animal de estimação". Se os tenho, é para lhes dar o melhor que puder!

 

Quanto ao substrato, em principio amanhã à tarde quando chegar a casa vou tratar disso. Vou retirar uns 50 % da água, o tronco e as pedras. Depois faço como sugeriste: com uma espatula arrasto o que conseguir para trás, e depois aspiro o que estiver a mais à frente com a mangueira. Será que é melhor retirar a agua toda do aqua? É melhor não né?

 

Só espero não ir fazer asneira da grossa. Como sou inexperiente nestas cavalarias, ainda destruo a montagem toda. No outro dia, a fazer a TPA, quando estava a pôr agua, distraí-me com a mangueira e qdo olhei tinha mandado agua para trás do movel do aquario! Não sei se estão a ver a cena! Só me apetecia espancar-me a mim própria! bang

 

Obrigada pelas dicas relativamente às fotos e à limpeza do filtro. Vai já para os favoritos!

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal!!!

 

Como é que vão os vossos aquas?? Por aqui temos algumas novidades. Ontem enchi-me de coragem e retirei o substrato que tinha a mais no aqua. Deixei mais a trás e menos à frente de forma a formar aquele desnível que vocês me aconselharam. Fica mesmo mt melhor, por isso valeu a pena a "jabardice" que fiz no meu hall! :tongue: Faz uma diferença brutal e fiquei satisfeita com o resultado. Obrigado pelos vossos conselhos.

 

Fiquei à espera que me dissessem alguma coisa sobre os parametros da água, pois não me estou a entender muito bem com isso :unsure: A água está com uma nevoa esbranquiçada e o tronco está com um género de bolor. Falei com o Sr. da loja de aquariofilia e ele diz que é bom sinal, que são as bactérias que se estão a fixar.

Resumindo, ah e tal e isto é tudo muito giro, mas o que é certo é que, apesar de ter lido uns 20 textos sobre o ciclo do azoto, não consigo perceber qual é a evolução. Acho que fiz asneira em ter comprado o kit test de fita, pois aquilo dá valores aproximados e fico sempre na dúvida! Mas aquilo ainda foi 24 euros e não posso estar agora a gastar mais dinheiro nos testes individuais. :mad:

 

Alguém me dá uma opinião sobre isto td??? :animal_fish:

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te preocupes com a água esbranquiçada... Acabaste de montar o aquário é normal :) E isso no tronco tambem é normal.. Já vi montes de pessoal aqui no forum a queixar-se disso do tronco.. É tipo uma "massa gelatinosa" que se mete à volta do tronco se for o que estou a pensar...

 

Podes tirar isso à mão, não tem mal nenhum.

 

Acho que há quem comece com corydoras porque tambem limpam isso.

 

Penso que não estou a dizer uma grande asneira... (espero bem que não :x ) , mas espera por mais respostas para ver o que te dizem :P

 

Mais uma vez, em relação à água esbranquiçada, não te preocupes que isso vai ao lugar ;)

 

Quanto aos testes... Que kit de testes compraste? Consegues encontrar na net ou assim o kit para ver qual foi?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Andreia,

Água esbranquiçada e aquela espécie de bolor é normal. Com alguns comedores de algas, neste caso ottos visto o teu aqua ser pequeno, isso desaparece. As corydoras não comem algas nem essa massa gelatinosa.

Quanto ao ciclo do azoto, penso que na 1 semana terás um pico na amónia e depois passado um tempo um pico nos nitritos. Quando estes valores chegarem a zero, quer dizer que já podes colocar peixes. Isto demora cerca de 3-4 semanas. Deitas comer de peixe todos os dias para produzir amónia para as bactérias se alimentarem. Isto foi dito da forma mais simples.

Gastas-te bastantes nesses testes. Aqui na Madeira as coisas são puxadas, mas os testes de fita da Sera é 16. Qual é o kit?

Cumprimentos,

Pedro Sousa

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

ainda bem que gostaste do resultado,

 

os teste de fita só são mais ou menos fiáveis até pouco tempo depois de abrires a caixa,

depois começão adegradarem-se por acção da humidade, mas mesmo assim é melhor que nada, tem em atenção quando mergulhares a fita deixar apenas durante 2segundos numa posição horizontal e quando a retirares mantem na mesma posição para não misturar os reagentes que estão em cada pedaço de fita,

 

quanto aos testes aquele que é indespensavel é o de ph, o de kh e gh dão jeito também tudo o resto é "mariquices" ( exepção feita a nitratos e fosfatos para quem quer manter um plantado ) pois o que te vai interesar são estes 3 parâmetros para controlares o evoluir da água e decidir melhor a fauna e futuramente teres controlo nas aguas que vais usar nas TPAs,

 

quanto ao ciclo podes andar a verificar as concentrações dos compostos nitrogenados e teres os picos de amonia depois nitritos e finalmente o pico de nitratos e achares que tens o ciclo "feito"e começas a por peixes, ao fazeres isto vais aumentar a carga biológica e como o aquario está ainda muito fresco as bactérias podem não ter capacidade de resposta e voltares a ter picos de amónia e nitritos e consequentemente mortes,

 

a melhor forma de povoar um aquario recente é: durante as proximas 3 semanas deitas todos os dias um ou dois flocos de comida na agua que devem apodrecer e formar bolor ( sinal da presença de bacterias) durante este tempo não fazes TPA apenas aspiras os flocos quando o bolor começa a querer espalhar ao substrato

quando chegares ao fim do tempo fazes a 1ª tpa de cerca de 25% eintroduzes dois peixes resistentes que te vão finalizar o ciclo e depois podes introduzir mais dois passado 15 dias ao fim de um mês de teres posto os primeiros já podes por 2 por semana mas sempre com atênção a alterações de comportamento

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fitas que comprei foram estas: http://www.aquarium-munster.com/index.php?con_cat=141&con_lang=2

 

Para mim o mais difícil de compreender é o teste de nitritos. A fita tem dois resultatos: OK e Not OK. O resultado tem sido OK, o que deve querer dizer que não existem nitritos não é? O que deve significar que o ciclo não chegou a essa fase. Eu queria fazer a ciclagem sem peixes, pois não quero "sacrificados" no meu aqua, mas pelo que tenho lido é muito mais lento e acho que vai ser desesperante ter este aqua aqui todo montado e sem nadinha lá dentro.

 

Bem, mentira, ontem esqueci-me de vos contar que o Peixanário já tem um habitante (clandestino). O Pepe rápido, que é um caracol minusculo que descobri a passear. :rolleyes: Mas o tipo é tímido e raramente dá o ar de sua graça. :mellow:

 

Quanto à fauna, já está decidido, que os primeiros a entrar são uma equipa de limpeza. Umas 4 caridinas japónicas e depois gostava de ter guppies, um cardumezinho de neons e se possível uns platys. O que acham?

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse habitante deve ser uma phisia, vem cas plantas, é inofensivo mas pode virar praga =)
Uns 2 ottos e umas 2 caridinas devem ser melhores que 4 caridinas em prencipio.
Neons podes colocar uns 10 agora, se vais colocar caridinas não sei ate que ponto os platis os chateiam, os guppies ja tive em conjunto e nunca tive problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que seja um physa... Quanto a fauna penso que ficava melhor:

3 caridinas japónicas

3 ottos

10 neons

3 guppys (1 macho 2 fêmeas)

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que seja um physa... Quanto a fauna penso que ficava melhor:

3 caridinas japónicas

3 ottos

10 neons

3 guppys (1 macho 2 fêmeas)

Se não separares as femeas de guppie gravidas não deves ter problemas em controlar a população pois eles criam como coelhos mas tambem são canibais e tu não queres fazer sobrepopulação do aquario.

De resto n vejo nada de mal com a escolha da fauna

De resto não

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Senão quiseres ficar cheia de peixinhos tens de separar as fêmeas. Eu ja tenho 20 e poucos alevins. Nasceram uns poucos enquanto estive longe.

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

caridinas japonicas e neons neste momento não vejo qualquer problema , agora quanto aos viviparos não acho muito bem pelos parametros da tua água,

porque repara guppys e platys sáo peixes de aguas duras alcalinas ou neutras e tu neste momento tens água ácida e mole e ainda por cima tens também uma dureza carbonatada (KH) baixa,

 

muito resumidamente o kh mede a concetração de carbonatos de calcio na água, quanto maior essa concentração maior a estabilidade do ph,

com um kh baixo é possivél que quando introduzires fauna o aumento de carga organica faça baixar o ph,

 

de qualquer das formas um ph de 6.4 já é stressante para viviparos, eles sobrevivem mas se um guppy bem tratado pode viver até 5anos nessas condições posso dizer que não vivem mais de 1 ano.

 

Agora ainda é cedo para ter certeza quanto aos valores do aquario porque tens alguns factores a actuar como o tronco que acidifica a água e e o manado que creio eu ter lido que sobe o ph ( quato a isso não tenho certeza pois nuca utilizei ) mas até pode ser que futuramente estabilizem em valores mais proximos dos ideais para todas as especies que queres,

 

uma questão já mediste os valores da água que vais usar nas TPAs? quais são?

 

algo que me escapou foi teres dito que ao fazer TPA molhaste o hall, nesta altura tpas atrapalham o ciclo

 

 

PS: uma fotosinha do novo aspecto do aqua?

Editado por Sabuguense
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sabuguense!

Quanto aos parametros, a fita deixa-me baralhada porque o intervalo de resultados é muito grande! Ontem por exemplo, o KH estava a 8º e o pH também me parecia que a cor estava mais a fugir parao 6,8! Por isso é que não gosto das fitas!!

 

Estava a pensar ir comprar os testes individuais para usar agora e quanto o aqua estivesse estabilizado usava as fitas! Esta embalagem de fitas veda muito bem, e não me parece que elas percam propriedades por ter aberto. A embalagem vinha selada quando comprei, mas dp de desselar continua tão "hermetica" como antes.

O que achas?

Que testes individuais me aconselhavas a ter mesmo???

 

Quanto à TPA, fiz no dia seguinte a ter montado o aqua, por conselho da loja onde comprei td, de forma a que a água ficasse mais cristalina ;)

 

O aqua foi montado há precisamente 1 semana, e já começa a ser "dificl" olhar para ele vazio. Mas hei-de controlar-me!

Mas para o final desta semana vou avançar mesmo com a colocação das 4 caridinas.

Já agora, as corydoras limpam o fundo apenas, não é? Não limpam os vidros? De início pensei colocar umas 4, mas tenho de ir vê-las melhor. Não quero pôr um peixe só para me servir dele como "peixe a dias"! LOL!

 

Vou tirar foto hoje e já coloco.

 

Até já

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Corydoras só comem os restos de comer que se encontram no fundo do aquário. Elas também remexem os detritos que se encontram no fundo e estes depois são facilmente sugados pelo filtro. Elas não limpam os vidros nem comem algas. Eu acho melhor começares com as corydoras pois os camarões são mais sensíveis do que as corys...

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As corys não comem algas, as minhas nunca comeram. Molly já comem , pelo menos estas andam sempre a rondar o tronco :naughty:

O tronco eu limpava-o quando começava a ficar com muitas algas e mau aspecto, quando fazia a TPA limopava-o com um pincel macio que comprei só para o tronco...

 

Quanto aos testes eu comprei o kit Aquili, comprei na wate revolution, foi conselho do Sands, custou 14€ já com portes, e tem 5 testes, ph, gh, kh, No2 e No3. E tudo as cores.

É que esse de OK e NOT OK é muito vago...

 

Queremos mais fotos :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As corys não comem algas. Podes por ottos que comem as algas! Eu ía comprar esse kit de testes, mas o meu aquário já está mais ou menos maturado. O ciclo do meu aquário foi feito com a ajuda de 11 carpas bebés. Na altura não sabia o que era uma tpa e para limpar o aquário tirava a água toda. Agora já sei! E qualquer coisa estranha que se passar com o aqua faço uma tpa, que é das melhores coisas que se deve fazer! Tenho dois filtros que fazem quase 15 vezes a litragem do aquario. Qualquer problema controlo logo

Cumprimentos,

Pedro Sousa

Editado por mergulhops2

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão duas fotos de hoje. Uma da vista total do aqua e a outra é para verem o pormenor do bolor no tronco (aquilo mete "noinjo"!)

 

dscn4272d.jpg- Bolor

 

dscn4287n.jpg - vista aqua

 

Nota-se a diferença de substrato! Eu acho que ficou mt melhor assim, mas ainda não está bem como quero, apesar de querer manter a simplicidade :)

 

Comentem por favor! É sempre bom saber as vossas opiniões!

Editado por António Nunes
Inserção de imagens

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião ainda tem um bocado de substracto a mais, mas já está bem melhor =D

Esses fungos são normais, coloca 1 ou 2 ottos assim que o ciclo já estiver mais estabilizado e isso desaparece em 3 tempos =D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.