"Two Strips" Primeiro Aquário 60L


JoãogaFernandes

Recommended Posts

A sério, 1 watt por litro no mínimo. Menos que isso dá para desenrascar, mas para estar em permanência aquilo vai estar sempre ligado.

 

Exacto , dá para desenrascar , pelo menos enquanto for ciclar .

Quando terminar o ciclo , compro um de 75W , para não ser tudo de uma vez ... Achas que faço bem ?

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 411
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Sim, claro, não estou a dizer para ires já comprar, mas no longo prazo estares com menos watts do que litros não é bom.

 

Exacto :)

Só desperdiçava tempo se não o metesse enquanto fazia o ciclo...

Assim enquanto faz o ciclo junto outra vez umas massas para comprar :)

 

Outra coisa , achas que faço bem manter a biobox se o filtro que vou comprar couber lá ?

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A biobox consome-te muito espaço, dai os concelhos para a retirares se puderes (alem de que estarias a restringir o fluxo de agua que ia para o filtro logo era contra producente)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm, acho que é um bocado complicar estar a meter o filtro na biobox... a ideia de tirares a biobox é teres mais capacidade de filtragem, meteres um filtro que cabe na biobox é ficares com uma capacidade de filtragem ligeiramente menor na melhor das hipóteses e estares a complicar... eu por mim é sempre quanto mais simples melhor. As biobox fazem o mesmo que um filtro interno, desde que tenhas uma bomba com boa capacidade, coloques uma esponja e depois um material poroso bom, para filtragem mecânica e biológica, estas bem servido. Interessa o volume de litros que a bomba move por hora, entre 5 e 10 vezes a litragem do aquário (quanto mais melhor) e teres bastante volume em termos de material poroso para constituires uma boa colónia de bactérias. A biobox faz isso. Normalmente não se gosta muito porque ocupam muito espaço visual, porque não dá para mover... e um filtro externo é sempre melhor em princípio. Por isso se não tirares usa-a, se tirares arranja um externo, é o que eu faria. :)

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm, acho que é um bocado complicar estar a meter o filtro na biobox... a ideia de tirares a biobox é teres mais capacidade de filtragem, meteres um filtro que cabe na biobox é ficares com uma capacidade de filtragem ligeiramente menor na melhor das hipóteses e estares a complicar... eu por mim é sempre quanto mais simples melhor. As biobox fazem o mesmo que um filtro interno, desde que tenhas uma bomba com boa capacidade, coloques uma esponja e depois um material poroso bom, para filtragem mecânica e biológica, estas bem servido. Interessa o volume de litros que a bomba move por hora, entre 5 e 10 vezes a litragem do aquário (quanto mais melhor) e teres bastante volume em termos de material poroso para constituires uma boa colónia de bactérias. A biobox faz isso. Normalmente não se gosta muito porque ocupam muito espaço visual, porque não dá para mover... e um filtro externo é sempre melhor em princípio. Por isso se não tirares usa-a, se tirares arranja um externo, é o que eu faria. :)

Faço das tuas as minhas palavras =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consigo ver a capacidade da bomba , mas liguei ao meu primo e ele disse que a água estava sempre limpa e que nunca lhe morreu nenhum peixe por causa dos nitratos ou falta de oxigênio ...

Mas amanhã à tarde vejo se retiro :)

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente consegui ver a capacidade da bomba e é 300L/H
Chegaram mais dúvidas :)

- Consegui arranjar uns calhãos valentes de xisto (xisto preto e de cor) , de que maneira é que tem de ser fervidos ?

- Os fetos de java precisam de substrato fértil ou é como o musgo de java ?

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

300 l/h está OK mas não podes abusar na quantidade de peixes.

 

Numa panela onde fiquem completamente submersos, deixas ferver uns minutos.

 

Em termos biológicos a única coisa parecida é o nome... :P mas dito isto não precisam de substracto fértil, com os fetos de java tens que ter cautela para não enterrares o rizoma, senão apodrece, podes no entanto enterrar as raízes, ou se quiseres podes amarrar (com linha de pesca ou elástico) o rizoma a uma pedra ou tronco e com o tempo as raizes agarram.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda assim vou comprar o EHEIM pickup .

Apenas quero ter umas corys panda , uns madeira e um cardume de neons ...

E as únicas plantas que não precisam de fértil que conheço são as anúbias e o musgo :s

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda assim vou comprar o EHEIM pickup .

 

Apenas quero ter umas corys panda , uns madeira e um cardume de neons ...

 

E as únicas plantas que não precisam de fértil que conheço são as anúbias e o musgo :s

Tens várias: ceratophyllum demersum, as egeria... basicamente qualquer planta pouco exigente não precisa de substracto fértil. E isso do substracto fértil é um bocado enganador, substracto fértil comercial é substracto com fertilizantes adicionados que se gastam com o tempo, por outro lado substracto inerte, num aquário maduro, com o tempo torna-se fértil.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens várias: ceratophyllum demersum, as egeria... basicamente qualquer planta pouco exigente não precisa de substracto fértil. E isso do substracto fértil é um bocado enganador, substracto fértil comercial é substracto com fertilizantes adicionados que se gastam com o tempo, por outro lado substracto inerte, num aquário maduro, com o tempo torna-se fértil.

 

Muito obrigado :D

 

O que pretendo fazer é metade do aquário com JBL Manado e na outra metade sílica branca . Para separar as duas queria meter umas pedras de xisto (já as tenho) como "barreira física" (:)) .

Depois queria meter umas plantas altas na parte de trás , e na parte da sílica queria meter uns paus de videira a fazer de árvores com o musgo de java e também uma espécie de casa em xisto encostado à laterar na mesma parte

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Muito obrigado :D

 

O que pretendo fazer é metade do aquário com JBL Manado e na outra metade sílica branca . Para separar as duas queria meter umas pedras de xisto (já as tenho) como "barreira física" ( :)) .

Depois queria meter umas plantas altas na parte de trás , e na parte da sílica queria meter uns paus de videira a fazer de árvores com o musgo de java e também uma espécie de casa em xisto encostado à laterar na mesma parte

Parece que se está a compor =)

 

OS "paus de videira" devem estar bem secos, deves escovalos bastante e retirar toda a casca que possas e deves frevelos bastante com uma boa mão cheia de sal grosso =)

depois deixa os de molho e vai trocando a agua para perderem os taninos e não mancharem a agua =)

 

Plantas altas podes utilizar c. demersum fica bem ou outra do genero =)

 

O Eheim pickup tambem é uma otima escolha =D

 

Cuidado com a "casa" de xisto, os xistos teem de estar em perfeito equilibrio ou colados com silicone de aquario e não se podem mover facilmente ou podes ter problemas se algum peixe as mover.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que se está a compor =)

 

OS "paus de videira" devem estar bem secos, deves escovalos bastante e retirar toda a casca que possas e deves frevelos bastante com uma boa mão cheia de sal grosso =)

depois deixa os de molho e vai trocando a agua para perderem os taninos e não mancharem a agua =)

 

Plantas altas podes utilizar c. demersum fica bem ou outra do genero =)

 

O Eheim pickup tambem é uma otima escolha =D

 

Cuidado com a "casa" de xisto, os xistos teem de estar em perfeito equilibrio ou colados com silicone de aquario e não se podem mover facilmente ou podes ter problemas se algum peixe as mover.

 

 

 

Já comprei o filtro e o JBL , agora é arranjar as videiras e a sílica branca :)

 

O filtro cabe dentro da biobox , mas a saída do filtro não coincide muito bem com o buraco da mesma . Posso deixar ficar assim ou ponho fora ? Não queria nada tirar a biobox pois o aquário não é meu :/

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podes usar um pouco de tubo 9/12mm.

 

Cumps.

 

Poder podia , mas a em largura , acho que não dá espaço para o tubo "dobrar" para vir para o buraco ... Se me fiz entendes

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e podes aproveitar o espaço que sobra na biobox, colocar-lhe lá as biobolas que ja tens e um pouco de lã filtrante e estas pronto =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que as biobolas estão estragadas . Com a quantidade de água que lá esteve parada , é capaz de estarem todas "cheias" ...

Existem duas coisas que possa fazer .

1º Meter o termostato no primeiro compartimento , o filtro no segundo (mas tem se ser de pernas para o ar visto que a passagem da água é feita por baixo , e no terceiro a bomba a puxar a água filtrada para o aqua .

2º Meter o termostato no primeiro compartimento e meter o filtro fora ao lado , de maneiras que na corrente saia água quente .

Opinem :D

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O filtro não precisa de estar de pernas para o ar... Mete-lo a funcionar normalmente e meter a bomba de retorno no terceiro compartimento.

A água a partir do primeiro compartimento não volta para trás logo a água filtrada tem de obrigatoriamente voltar para o aquário. Através da bomba de retorno.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O espaço que estas a usar para colocar o filtro é espaço que podias estar a usar em material filtrante, ficavas mais bem servido assim... na minha opinião estás a complicar... :)

A vantagem do filtro interno sobre a biobox é que é mais fácil de limpar... mas ao pores o filtro na biobox essa vantagem desaparece.

As biobolas não se estragam, quanto muito precisam de uma lavagem.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.