(Iniciante) Aquario 140L LOW-TECH (com mais luz agora )


Nutter

Recommended Posts

  • Replies 125
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Isso precisa de umas tpas, faz duas por na mesma semana de 50%. São algas excesso de luz, que tipo de comida andas a meter no aquário?

Faz 6h a 7h com metade da luz, e durante 3 horas ligas todas as luzes. Quando se aumenta a luz, temos de aumentar a fertilização e o Co2, o sistema funciona por equilibrio, quando esta equilibrado e mudas alguma coisa tens de mudar as outras para manter o equilibrio.

 

Portanto menos luz, aumenta um pouco a fertilização.

 

Parabéns pelo projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20130504135745.jpg

 

sim, vou fazer isso alvarenga. obrigado pela dica.

 

pode ser coincidencia mas a agua ficou verde depois de plantas a tripartida....como enterrei bastante em alguns sitios a planta

parece tar a morrer em alguns sitios e a desfazer-se. nao sera por isso que a agua fica verde?

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim é impossível, deixa eles ambientar-se e depois tira foto em que se veja o espigão das barbatanas de cima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para agora ainda nao consegui ver se sao femeas ou machos mas tenho a impressao que sao dois machos :S

.

 

Por agora ando a tentar combater as algas... a agua esta verde e comecei ontem a estratégia de tpa todos os dias de 50% ,um pano no filtro externo para ver se filtra particulas mais pequenas e reduzi o fotoperiodo para 6 horas de iluminação. Vamos a ver como corre.

 

cumprimentos

Editado por Nutter
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se calhar é lol. sera que faz mal aos peixes?... hj fiz a segunda de 50% e como tava a espera ja esta mais limpida a agua... amanha vou fazer 25% e depois 10%

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas,

 

como sabem andava com agua verde, mas entretanto a dois dias comprei um filtro externo com uv e a agua esta a ficar cristalina outra vez.

 

20130523203517.jpg

20130523203528.jpg

 

Agora tenho uma duvida:

 

tenho o filtro de cascata e o externo em simultaneo. Quanto tempo tenho de deixar estar o de cascata até que o externo ganhe as tais bacterias boas.?

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas, bem, ja a muito tempo que nao digo nada...mas as novidades sao que acho que meti o pe na poça.

 

os 120w de luz sao um exagero e as plantas nao estao a reagir bem. acho que ate nem crescem tanto. tenho o fotoperiodo em

4 horas pois tou a tentar evitar algas que parecem estar a querer aparecer. estao me a querer aparecer umas algas pretas filamentosas na repens e green spot aparecem de um dia para o outro. tambem tenho um pouquinho de pelicula verde mesmo rentinho ao areao.

tambem estou com dificultados em espalhar bem o co2 .

 

Por isso estou a pensar tirar dois tubos de florescente e ficar so com 2x30w.

 

Em breve meto fotos.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excesso de luz é mais dificil de controlar que falta dela. com as plantas que tens, 2x30 chega perfeitamente para teres excelentes resultados!

 

Esses 120, tinham de ser usados com um excelente plano de fertilização e de doseamento de Co2.

 

Mete as 2x30 e poupas uns trocos na conta, e depresa o aquário recuperará o equilibrio que precisa, bem como terás as plantas bonitas e a reproduzir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, Hoje foi dia de limpar os pontos verdes do vidro, Fiz uma TPA, limpeza do difusor em lexivia....bem agora sim, micro bolhas.

Tirei tambem duas lampadas de 30w cada e fiquei com 60w de luz. vamos a ver se agora isto estabiliza.

 

2013-06-15194245_zps3e8ee9dc.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nas lâmpadas o que interessa é os PAR. Mas como os aparelhos para medir são caros, quase ninguém tem. Os lumens e os watts são regras para facilitar, mas só se aplicam a fluorescentes.

Isto de tu andares sempre a aumentar a luz, quase todas as semanas cria desiquilibrios o que leva a algas. À medida que aumentas a luz tens de aumentar a fertilização e o CO2. O CO2 caseiro também pode ser o responsável pelas algas. Ele não é estável. Hora há mais quantidade de CO2 hora há menos. Estas oscilações provocam algas como a BBA. A falta de circulação na água também provoca algas. Tens boa circulação? Ao contrário do que tu pensas o teu aquário é highteck, pois injetas CO2 e tens UV. Só fertilizas com macro nutrientes? Tens de ter micros também e muitas vezes sem estes as plantas não crescem.Também não podes andar sempre a mexer nas plantas senão elas não crescem pois não se habituam! As greenspot também aparecem devido à falta de fosfatos. A tua fauna como vai? Escolheste logo rams para primeiro peixe. Logo estes que são sensíveis.

Qualquer dúvida diz.

 

Abrç,

Pedro S.

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola,

O nao conhecimento leva a estas coisas...pensava que mais luz = melhor... Reduzi para 60w porque realmente 120w era muito e para isso tinha que ter muita fertelizaçao e co2 presuarizado.

Tenho Co2 caseiro e ainda por cima estava a ser mal distruibuido. Agora estou a conseguir espalha-lo por todo o aquario.

 

A nivel de circulação penso estar bem servido. notasse bem a movimentação da agua e o filtro e 1000l/h.

Estou a fertelizar com o Tropica Plant grow o verde e laranja.

 

A fauna esta bem. os rams estao bem...pena ser dois machos lool

 

Que fertelizante aconselhas e mililitros por semana aconselhas para esta litragem 140l?

 

obrigado por comentares.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

12 ml por semana de cada um é suficiente!

Notas que todas as folhas mexem com a circulação?

Quanto ao CO2 caseiro eu não confio nele nem num aquário pequeno, quanto fará num de 140l. Penso que é melhor investires num sistema pressurizado com solenóida.

 

Abrç

Pedro S.

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa aconselhava cortares mais as mangueiras do filtro, assim tens mais circulação!

 

Abrç

Pedro S.

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, estive a ler todos os posts porque também quero montar um aquário low-tech e sou inexperiente.

Fiquei com algumas dúvidas em relação ao que estás a usar.

As lâmpadas que usas são das normais tipo as de cozinha? Como fazes CO2 caseiro? O que são e para que servem as garrafas atrás do aquário?

 

Obrigada e parabéns pela evolução do teu aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado :)

 

Quantos as duvidas sao faceis :P

 

As lampadas sim, sao simples flurescentes iguais as que se usam na cozinha.

 

As garrafa la atras é para o co2 caseiro. esta ali porque nao tenho uma valvula anti-retorno.

O que eu faço normamente para fazer co2 caseiro é encho garrafa de agua morna 75% duas canecas de acuçar branco, uma colher de cafe de fermento de padeiro e uma colher de cafe de Bicabornato de sódio. mexo bem e passado uns tempos começa a deitar no difusor.

 

cumps

 

qualquer coisa dix

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa mas não percebi muito bem o seguinte:

Para que serve o CO2?

Como fazes passar o CO2 para o aquário sem difusor?

Por ultimo nunca tido lido acerca de difusor nenhum :P mas já deu para perceber para que serve.

 

Obrigada :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.