Algas fuzz no vidro?


Lucky strike

Recommended Posts

Boas.

Layout de 96L brutos, filtro externo fluval 406, CO2 pressurizado 3bps, 4x24W em 12h de fotoperiodo.

 

parãmetros da água:

 

pH:6.8

Amónia: 0

Nitratos: 10ppm

Ferro: 0

fosfatos: 2ppm

 

fertilizo segundo EI, com sais. Não tenho fertilizante com ferro, mas penso comprar 1.

 

As plantas exibem algumas carências de potássio (na minha opinião), pelo que carreguei mais no potássio na última fertilização.

 

deparo-me com algas de 2 tipo na minha opinião:

Uma green beard algae que atacou a alternanthera fortemente. O meu siamês e os meus ancistrus, apesar da reputação não lhe tocam, pelo que se torna urgente uma intervenção de carácter destruidor para com a alga.

Acho que vou utilizar H2O2. A planta ainda assim cresce e faz pearling.

 

Por outro lado, a eleocharis mínima está assolada pela fuzz algae. Neste caso, o siames parece dar conta do recado e como tal, penso comprar mais 2 ou 3 (até porque acho o peixe engraçado) e talvez uns otocinclus.

 

Finalmente, o que me chateia verdadeiramente são uma espécie de fuzz algae, mas no virdro do aquário. ampliao1.jpgimagem1bf.jpgvidroj.jpg

Apesar da imagem poder enganar, as algas do vidro são pequenos filamentos. Não são as green spot. São filamentos de 1-3 cm que balançam e irritam. Extremamente finos. Os ancistrus não gostam delas.

 

Peço ajuda para a erradicação destes seres parasitas.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas cman. é bem possivel que seja um pouco exagerado, mas està na regra de 1W/L.

 

Porém tenho uma questao: as caridinas japonicas sao camaroes. e pelo que tenho lido aqui a camaronada nao é compativel com fertilizaçao, uma vez que nao toleram os nitratos na ordem dos 10-20 ppms, tipicos de um plantado.

 

Confirmas isto?

 

Os otocinclus, vou começar com 5, mas tem a fama de ser peixes frageis.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao confirmo. caridinas japónicas são os melhores aliados dos plantados. podes confirmar ao ver os plantados da ADA e todos eles têm caridinas japónicas.

ignora a regra do 1w porque é completamente desatualizada.

otos são de facto frageis, tenho ideia que os otocinclus negros são mais resistentes que os vulgares, se puderes arranjar esses se calhar ficavas mais bem servido.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é ainda assim uma chatice comprar as japonicas, sendo que a sua reproduçao é dificil. La com a cena de ter as larvas em àagua salgada e depois transferi-las para agua doce.

 

pfuuuu.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lucky, essa ideia de que não consegues manter camarões em plantados com fertilização agressiva é algo equivocada. Podes ter caridina japonica, neocaridina heteropoda, e até mesmo Crystal Reds em plantados sem problemas, e verás camarões novos com facilidade á excepção da Japonica...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lucky, essa ideia de que não consegues manter camarões em plantados com fertilização agressiva é algo equivocada. Podes ter caridina japonica, neocaridina heteropoda, e até mesmo Crystal Reds em plantados sem problemas, e verás camarões novos com facilidade á excepção da Japonica...

Pois... eu estou bastante tentado a arriscar, sobretudo com crystal reds, que acho camaroes fabulosos. Apesar dos red cherys serem mais resistentes e tal...

 

Mas enfim... nunca tive camaroes e gostava de experimentar.

Apesar de ser um layout recente, està relativamente estabilizado. Tenho umas algas, mas nao considero que seja uma situaçao fora do controlo.

Sei que os camaroes, pelo menos em relaçao as fuzz iriam ajudar muito.

 

Apesar de fertilizar 2/2 dias, penso que a minha mass vegetal consome rapidamente os nitratos, pelo que quando efectuo os testes, muitissimo raramente obtenho mais de 10 ppms de nitratos.

Se os camaroes nao aguentam 10 ppm de nitratos... acho que pura e simplesmente nao sao compativeis com aquarios plantados.

 

Jà para nao falar de um aspecto muito pessoal que é o horror de ver camaroes a saltar sobre um fundo de cascalho. mas isto é uma opiniao muito pessoal.

Editado por Lucky strike

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as caridinas japónicas aguentam perfeitamente aquarios plantados e nunca os compares com os crystal red ou red chery. as caridinas japónicas como são maiores comem muito mais algas do que qualquer camarão anão, mas muito mais.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lendo as fichas das 3 espécies, vê-se que as caridinas japónicas crescem até 5cm, contra os 3 cm dos red cherys e restantes.

 

Diria que... vá lá.... 30 red cherys não consumirão a mesma quantidade de algas de 10 caridinas?

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho as duas espécies, em média o tamanho de uma caridina japónica é de 5 cm mas as fêmeas geralmente são maiores. 30 red cherys duvido muito que façam o mesmo trabalho de 10 caridinas japónicas mas se preferes vai por aí.

 

procura no google o setup dos aquários plantados do Takashi Amano e verás que a fauno é sempre constituida por caridinas japónicas.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Red Cherry não são camarões para comer algas, são mais decorativos e detritivoros do que herbivoros... Queres camarões para te comer algas, é mesmo a Caridina japonica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Red Cherry não são camarões para comer algas, são mais decorativos e detritivoros do que herbivoros... Queres camarões para te comer algas, é mesmo a Caridina japonica.

Bem visto.... dessa perspectiva.

Não me interessa que comam detritos, mas sim as algas que neste momento me xateiam.

 

Amanhã vou ver se compro umas japonicas. Pena o seu preço ser um abuso e a sua reprodução dificil. Mas é por uma boa causa.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a reprodução delas até é facil desde que tenhas um reservatório com água salobra para onde possas transferir as larvas, o problema é o trabalho e o material porque elas estão sempre a ter larvas

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva o teu problema com as algas é só um. É o exagero de luz! Reduz a luz para metade e aumenta o CO2. As carências que dizes ter são apenas de CO2 que não estás a bombar suficientemente para os megawatts de luz que tens.

 

Os camarões vão ajudar mas não resolvem o problema na sua origem.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva o teu problema com as algas é só um. É o exagero de luz! Reduz a luz para metade e aumenta o CO2. As carências que dizes ter são apenas de CO2 que não estás a bombar suficientemente para os megawatts de luz que tens.

 

Os camarões vão ajudar mas não resolvem o problema na sua origem.

Obrigado GM.

Antecipei o teu comentário em 2 dias e baixei para 3x24.

 

Mas, no meio disto tudo tenho uma dúvida enorme que é:

Tenho o CO2 a 3bps, com concentrações de 20-30 ppm's a iniciar 2 horas antes e a terminar 2 horas após o fotoperiodo.

Como é que o CO2 pode neste caso ser um factor limitante????

 

Ainda não obtive as caridinas, mas tenho neste momento 2 ancistrus e 4 SAE's como equipa anti alga.

Continuo com fertilização, mas pessoalmente julgo estar aqui o problema, pois sempre que faço os testes, tenho os nitratos à volta de 5 ppm's, o que interpreto, como uma grande utilização dos nitratos por parte das plantas.

 

Enfim... a luta continua.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lucky o CO2 é somente o parâmetro mais difícil num aquário. Primeiro porque é gasoso e tende a escapar naturalmente. Segundo porque não o podemos medir de forma precisa e exacta. Terceiro porque há muitas variáveis que o influenciam. Dominar o CO2 é o que define o sucesso e o insucesso num high-tech. A fertilização é praticamente irrelevante por comparação. O carbono é o nutriente mais essencial!

 

Dito isto. O facto de teres um DC verde não quer dizer que tenhas CO2 suficiente. Até podes injectar muito CO2 mas se este não for bem distribuído e não chegar às plantas é o mesmo que não ter. às vezes é complicado com hardscapes e muita massa vegetal.

 

Outra coisa. Os 30 ppm não são um número mágico. São um valor indicativo e que deverá ser suficiente para a grande maioria das plantas e condições. Mas não é universal. Se metes muita luz, precisas de muito mais CO2. As plantas, como costumo dizer, são o melhor teste. Problemas de algas em high-tech são 95% das vezes relacionados com CO2 (ou má distribuição do mesmo). Isto porque o pessoal continua a pensar que precisa de megawatts de luz para fazer crescer plantas. Mas megawatts de luz implica megappm de CO2 (que podem bem ser 40 ou 50 ppm). Muitas vezes, em aquários com demasiada luz, a injecção de CO2 não é suficiente. Ou seja, o limite tolerado pela fauna não é suficiente para a quantidade de luz que temos e temos que compensar com excel ou easycarbo. Claro que há outra opção que será reduzir a luz e desta forma a necessidade de CO2.

 

Já reduziste a luz o que na minha opinião é o correcto. Não sei se não reduziria ainda mais e ficava apenas com 2 tubos. Mas experimenta e vê. Faz muita TPA, mantém o CO2 lá em cima e espera 3 semanas para ver o que acontece. Se as algas não começarem a desaparecer tens mesmo que reduzir mais a luz ou aumentar o CO2.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais