Peixe Faca ou Iris


IsaGanhão

Recommended Posts

Adquiri este peixe no passado fim de semana.Li algures que é um peixe de fundo e que se esconde de dia e sai de noite pelo que lhe arranjei uma toca, passada a 1ª.noite ali se alojou e ali tem permanecido invariavelmente noite e dia.Quanto à alimentação mais ou menos já resolvi o problema, para já comida de fundo e depois artemia e dafnia.

No entanto pergunto alguém sabe se é cego????Parece-me que não tem olhos ou se os tem são muito pequenos.

E desde que o tenho que noto um cheiro estranho no ar, cheiro activo, talvez a amoniaco???Fénico???algo estranho que antes não sentia.Será dele?Será que me vai comer os restantes peixes????Li algures que alguns se dedicam a comer os vizinhos..será???É um peixe interessante, parece uma bailarina e dança sem parar, no entanto é muito estranho.

Brigada pelas dicas se alguem souber agradeço.

Isabel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-se com este? peixe_faca.jpg

Se é pêlo que li dele ("Não manter com peixes pequenos como néons, zebras, etc. Não aplicar nenhum medicamento que contenha na sua composição azul metileno.

") tudo o que lhe caiba na boca marcha , agora não te posso dar certezas porque nunca tive nenhum!!!

Boa sorte

PS: Não tornes a comprar peixes que não conheças!!!! :D

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se parece com esse é esse......obrigada pelo conselho, agora já é tarde, o dono da loja disse que não havia problema...bla...bla..bla...querem é vender né????

O peixe é lindo embora envergonhado, o resto não há ninguem que saiba???

Obrigada.

Isabel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vale a pena chuver no molhado!!! Que ele é lindo eu tambem acho, mas apesar de o já ter visto á venda varias vezes nunca o comprei porque sabia que tipo de peixe era!! Em relação aos cheiros não te posso ajudar, mas em relação ao peixe em si tens 2 opções... ou arranjas um lar bom para ele onde não perturbe nem seja perturbado, ou então tentas ir devolve-lo!!

Chauzinho :D :?::(:P:lol::lol::lol:;)

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o tamanho?

Eu tenho um q deve ter a volta de 20ctms.

so me comeu os neons, e os tanichis, nao pode tar com este tipo de peixes, e o meu aquario tem 120/40/50.

Mas q e lindo isso e!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um peixe desses e por acaso não é noctivago. Tem um comportamento extraordinário. Dou-lhe de comer à boca, deita-se na minha mão, é simplesmente incrivel e pelo que me informei este tipo de comportamento em relação a quem os alimenta é muito comum.

 

No entanto espero que se mantenha pequeno por muito que isto me entristeça porque é predatório, carnivoro e noctivago por natureza o que o torna um verdadeiro perigo.

 

Em relação às perguntas iniciais. Sim tem olhos, mas pouco os usa. Tal como as enguias e outros do género, emite um impulso electrico que serve de sonar.

 

É um animal totalmente desprovido de escamas. Assim, como outros com as mesmas caracteristicas, todos os medicamentos que afectem a pele não protegida por escamas intoxica-os e mata-os. Mesmo usando metade da dose, há uma probabilidade de morrerem, acreditem que eu sei :oops:.

 

Já vi um em estado adulto. 45cm de animal. Se tivesse um aquário de 500 litros, tinha-o comprado.

 

Boa sorte.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

Não sei porque me falam tão mal do meu peixe.

O meu Ituí tem cerca de 10 cm, não é um "chitala ornata" mas sim um "apteronotus albitrons", embora tenha lido algures que pode crescer até cerca de 50 cm, mas penso que isso será na natureza, dentro de um áqua de 120 e poucos litros de certo não crescerá tanto.Quanto a ser carnívoro só será se o habituarmos a isso não???E quanto aos outros peixes andei-me informando por outros sitios, parece que ele é capaz de comer outros peixes desde que lhe caibam na boca, pois come as suas presas inteiras. Pode ser agressivo se invadirem o território dele e também li que não se devem juntar dois da mesma espécie pois são agressivos para os da sua espécie, suponho que se for macho, né????

Quanto ao resto também não estou a pensar devolvê-lo pois gosto muito dele e ele já me reconhece pois quando me chego ao áqua e lhe ponho comida ele espreita para fora da gruta que lhe arranjei.

Agradeço a boa sorte e espero tê-la de facto, espero que ele viva o bastante para crescer mais alguns centimetros, depois...depois se verá.

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

POrque me dizes isso???Tens ou já tives-te algum???

Que coisa, isso significa que me vai comer os peixes todos????

Entre ele e os outros quem é o mais forte????

Que desalento.

Isabel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada te adianta quereres ignorar a realidade!!! Existe certos mitos em relação a alguns peixes, que por vezes não passam disso mesmo... mitos!! Mas como podes ler aqui este não é o caso :shock::shock: !!! Só á mesmo 2 coisas a fazer ou arranjas-lhe outro sitio (grande) para morar, ou então tens que o dar a alguem que o queira!!! Eu não quero ser :D mauzinho :oops: mas que isto te sirva de lição!!!! :wink:

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daqui a dois meses diz-me quantos peixes tens no aqua...!

Boa sorte, porque vais precisar.

 

Vocês estão a exagerar. Tenho um vai para meio ano e nunca me comeu nada vivo e tem uma dieta controlada de congelados. No entanto não é por uma questão de hábito que, se lhe apetecer não vai comer qualquer coisa. Pessoalmente desconfio que uma caridina foi morta por ela, mas não vi, como tal, não sei.

 

É óbvio que um bicho noctivago e carnivoro com 50cm vai comer o que lhe apetecer, quando lhe apetecer, mas para isso é preciso que cresça até esse tamanho, o que é pouco provavel. Para quem tem um como eu tenho, facilmente percebe que se tiver alimentado e tiver 20cm só neons pequenos (ou algo do género) é que lhe cabem na boca, dada a proporção da mandibula.

 

A minha faca é a rainha do meu comunitário e dada a sua natureza é claro que pode trazer problemas, mas até ver é um animal dócil, quase que me atrevo a dizer domesticado. É tão problemático mantê-la com pequenos peixes como é manter escalares e neons e o que para aí não falta é malta com amazónicos com esta mistura sem problemas, por isso tenho lá calma com os alarmismos, principalmente (e desculpem-me a critica) se nunca tiveram nenhum destes extraordinários animais.

 

Isa

 

Quando desejei boa sorte, foi só isso mesmo, não teve ponta de sarcasmo, desculpa se assim te pareceu. Boa sorte com a faca e compra comida congelada e dá-lhe à boca... acredita que é uma experiência nova. :wink: Se não o queres devolver (eu também nunca irei devolver o meu e sabia o que estava a comprar da segunda vez) tenta manter peixes com "cabedal" por perto e não terás problemas. Evita claro os peixes que sirvam de almoço. Peixes curiosos como barbos tigre são ligeiramente complicados nos primeiros dias porque querem dar umas bicadas, mas passa-lhes depressa.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Vlad

Obrigada pelo apoio.Não estou a pensar devolver o meu itui, pois acho-o demais, se me comer algum dos outros, paciência, decerto na natureza isso acontece, se começar a crescer muito logo decido.

Há pessoas muito alarmistas e eu não desisto facilmente quando quero algo.

O que li algures é que ele não mata por matar, se for para comer engole logo, não deixa vestigios e ao que parece gosta mesmos de neons, que eu por acaso não tenho nem gosto, parecem-me sardinhas pequenas, que me perdoem os que gostam.

No meu aqua tenho um plecostumos que está a crescer a olhos vistos e está sempre perto do ituí, talvez o esteja a vigiar, quem sabe????

De momento apenas aguardo os acontecimentos, se pensam que vou desistir do meu ituí desenganem-se.

De qualquer modo obrigada aos apoios e um Blagh aos desapoios....

Voltem sempre, eu cá estou e espero voltar brevemente com boas noticias.

Xau

Isabel

:D ;):wink: :D :D :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de acrescentar uma coisa.Acho que fos-te tu Vlad que me deste um "site" onde se verifica a compatibilidade dos peixes e onde estive a ver quais os peixes compativeis com o ItuÍ, e os meus estavam lá todos.

POr isso

Xau

;):wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde q nao o tenhas com neos e outros peixes do mesmo tamanho ta tudo bem! O meu tem a volta de 20cmtrs e tenho-o ha uns 2 anos, e ta com muitos tetras, nao te desfaças desse peixe tao belo, adapta o aquario a esse tipo de peixes. Adquire peixes com mais de 4 cmtrs e vais ver q ele nao os come! Boa sorte com ele! :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola! Olha eu tenho um peixe desses a cerca d dois anos! Posso dizer te q o adoro embora seja timido... compreio de proposito pq o que me fascina são os peixes menos comuns ou menos parecidos com o que temos em portugal! Esse peixe gosta d ter um esconderijo mas qd tens o aqua a meia luz (tipo anoitecer) ele sai e e lindo ve lo a nadar! Com a comida come de tudo e tenho neos, escalares, tubaroes,betas...entre outros e nunca tocou na barbatana d nenhum!

Fica com ele, e o meu concelho. Eu adoro o meu e nao o trocava por nenhum outro!Qt a tamanho do teu aqua chega desde q nao tenhas populaçao em demasiado e ele aguenta se bem!

Um abraço para todos e se alguem tiver peixes menos comuns e queira vender contacte me... agora procuro o peixe folha e o peixe borboleta!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ois....

Estive a ver quando puz esta mensagem, 29 de Março, hoje 17 de Abril, posso dizer que o meu peixe faca é um espanto, já se passeia mais pelo aquário embora esteja mais tempo dentro da sua gruta, é lindo vê-lo andar por ali a dançar.....Até ver, não cresceu nem comeu nenhum outro vizinho do aquário.Quanto à boca ainda não lhe vi o tamanho, mas parece-me pequena.

O que acho mais interessante é que quando lhe vou por a comida ele vem sempre ao sitio onde a coloco e antes de eu a por lá ele poe-se a bicar o sitio como a pedir........ :roll: espectáculo.

Claro que defende o seu território e a sua comida, mas isso também fazem os outros, para além de andar sempre a limpar a casa. :lol:

Cumps.

Mais tarde darei mais noticias.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá

Cá estou eu passados dois meses sobre a ultima mensagem, e quero-vos dizer que o meu peixe faca está um espectáculo.....também está menos timido..já se mostra mais.... :wink:

Além de que não houve baixas.....felizmente....knock on wood...... :wink:

Aqui fica uma foto......

Pic_5121_16.jpg

Pic_5121_17.jpg

Que me dizem????

Vão continuar a dar-me na cabeça??????

Cumprimentos a todos.....

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

por favor trata com todo o carinho esse magnifico albifrons. é de longe o meu peixe favorito. é lindo, é apaixonante, é misterioso!

 

o meu morreu ontem à noite. ainda estou bastante triste e ainda nao sei se o vou substituir por outro... mesmo sendo peixes, deixam as suas marcas nao deixam?

 

sorri quando li a tua perseverança em relaçao ao itius (é assim?). era o mesmo sentimento que nutria pelo meu albifrons... continua assim e pelo menos, ja ganhaste a minha compreensao e admiraçao.

 

força nisso e vai continuando a meter fotos do ituis :D

 

gonçalo magalhaes

footer28wh.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Magallanes

 

Fico muito triste por saber que o teu albitrons morreu..... :D Porquê???Causas desconhecidas???Li algures que eles viviam ate 20 anos....

Imagino como deves estar, eu no teu lugar tbem estaria muitissimo triste, pois acho o ITUI Cavalo (este nome acho que é dado pelos brasileiros) em portugal é peixe faca, ou apteronotus albitrons, um peixe lindo e muito misterioso.

Mas como se costuma dizer uma nódoa de cereja limpa-se com uma cereja......compra outro...acho que vale a pena porque são lindos...e o meu já anda pelo aqua, bem à vontade e não foge qdo me aproximo.

Hughs.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais