discos - ajuda !!!


Surf_is_life

Recommended Posts

comprei 4 discos azul turkesa esta semana, tenho-os a 2 dias no aquario, tenho os parametros todos certos, temperatura indicada, tudo, so k os bichos parecem k andam sempre assustados, passam a vida escondidos, e não os vi comer ainda, será da companhia? tenho no aqua mollys, platys, guppys, neons, espadas e peixes de fundo. Ja me disseram que com discos não se deve ter peixes que sejam muito gulosos a comer, e acho que deve ser isso, quando vou dar comer quase saltam fora de agua. reduzi a população de guppys, tinha cerca de 80, agora devo ter 10, vendi tudo, platys foi a mesma coisa, devo ter 7 ou 8, neons tenho 20 espadas tenho 1 casal e mollys a mesma coisa, o aqua tem 200l. tenho dado comer normal (flocos), também minhocas vermelhas (não me lembro o nome) e granulado. so que não comem.

 

:wink:!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Primeiro o tópico esta no sitio errado

Segundo os parâmetros de agua para os discus é completamente diferente do dos guppys, platys, molys e companhia, das duas uma ou tens os discus mal ou os restantes peixes, mete os discus só com os neons e os tais peixes de fundo, verifica se o ph anda por volta dos 6.8/6.6 e depois espera que os discus se ambientem ao aqua e comecem a comer, começa por dar larva de mosquito vermelha (pouco) artemia que normalmente é o que pegam primeiro.

Fica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No que diz respeito a Discus e apenas tendo por base o que tenho seguido como regra para mim com resultados positivos, tudo é feito com muita calma à semelhança dos próprios peixes. Não comer não é coisa grave, o mais importante é uma boa adaptação dos peixes minimizar o stress resultante do transporte e do ambiente estranho em que se encontram.

Não entendas isto como uma crítica mas..... os restantes peixes que tens junto com os discus não são nem de perto nem de longe as melhores opções por várias razões, a mais evidente é o facto de necessitarem de características de água, temperatura, dureza, ph, etc... bastante diferentes dos discus. Por outro lado, tanta confusão no momento da alimentação, sendo peixes bastante mais activos, vão tornar a adaptação dos Discus no mínimo complicada.

Espero que entendas tudo o que te estou a dizer apenas como uma opinião de uma pessoa que tem discus e que sem ser um "cagão" (como há para ai muitos) partilha contigo as minhas experiências e opiniões sem com isto te querer dár qualquer lição. :wink:

Pelo que me disseram pessoas com muitos anos dedicados aos Discus e pelo que já constatei eu mesmo, se estiverem 15 ou mesmo 30 dias sem comer, nada de grave resulta. O que tens que fazer agora, se queres manter os outros peixes, é acalmar os discus, para isso te vou dizer o que faria, depois outras pessoas te diram as suas opiniões e no fim decides o que fazer: :)

1º - Verifica a quantidade de nitritos-amónia-dureza-ph da tua água

2º - Não sei a que temperatura tens a água mas nunca abaixo dos 28 - 29º, sendo o ideal os 30 mas impossivel com os outros peixes.

3º - reduz ao minimo a iluminação do teu aquário durante uns dias

4º - Não alimentes os teus peixes uns dias(2-3), para evitar a agitação geral na hora de comer

5º - Evita movimentações junto do aquário para que os peixes ganhem coragem para sair do seu canto seguro.

6º - Mas muito importante, os discus são muito observadores e atentos, perde uns tempitos, bem quieto sentado frente do teu aquário, a observar o seu comportamento. Vais poder avaliar a sua evolução e eles vão se adaptar á tua presença. A observação dos peixes é meio caminho andado para conseguires tomar decisões correctas.

Espero que de alguma forma te ajude a conseguires bons resultados.

Boa sorte.

 

[/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,Surf_is_life o que chamas de parametros correctos e temperatura indicada?Pelo que li não tens nada correcto.

Já foi dito pelo Fisherzed algumas coisas importantes para manter os discus(umas concordo,outras não),mas acho que os teus estão no estado "normal",pois mudaram de "ares" e estranharam,mas é preciso ter atenção as esses parametros.

Já agora,não tens peixes a mais no aqua?

Fisherzed não percebi o que quizeste dizer com "sem ser um "cagão" (como há para ai muitos)".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sal estimula o apetite???????????

essa e nova para mim....

aumento da temperatura sim, estimula o apetite.

agora o sal pelos meus conhecimentos e para tentar "desparazitar os bichos.

Surf_is_life e normal os teus peixes terem esse comportamento visto terem chegado a uma "casa" nova,o mesmo se passa com a gente tem a sua logica.

neste caso a tua melhor arma e a paciencia.

 

obrigado forum.

manu33.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim o sal serve para desparasitar mas tambem abre o apetite aos bicharocos !!!!
essa e nova para mim....

Para mim também... :D :shock:

Nunca ouvi tal coisa... :shock:

 

Talvez o Luis queira explicar melhor esta ideia... :lol:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só queria dizer uma coisa em relação à temperatura: 28/29 graus (mínimo), como te foi sugerido, é de facto adequado aos discus, mas é péssimo para muitas variedades de plantas e alguns dos peixes que tens no teu aquário. Pessoalmente, acho que 26/27 graus é um bom compromisso num tanque comunitário. P.S. Se optares por temperaturas mais elevadas tem atenção à oxigenação do aquário. Ainda agora tive uma chatice por causa disso :D

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal, obrigadão pela ajuda que me têm dado, em relação aos parametros da agua, não tenho nitratos, tenho um pouco de amonia, mas ja estou a corrigir isso, e o ph estou a baixar para 6.8, tenho-o um pouco abaixo de 7.0 neste momento, temperatura esta a 27/28 graus.

Peixes a mais no aqua, devo ter, mas comparando com a 2 semanas o aquario parece vazio, tenho neste momento 1 casal de espadas, 1 casal de mollys, 20 neons, 2 casais de platys e cerca de 7 ou 8 guppys, peixes de fundo tenho 10 camaroes, 1 coridora, 1 pleco ponteado, e um "L" qualquer coisa. tudo num aqua de 200l.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda despachava as mollys, os plattys, os guppies e o Pleco (causa muita agitação no aquário e pode desenvolver o mau hábito de se colar aos discus para se alimentar do seu muco). A boa notícia é que mais umas corydoras não fazem mal nenhum...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais