White Sand River --> PaNDoRa'S BoX


Surf_is_life

Recommended Posts

Embora o nome do aqua seja (irá ser) White Sand River, ainda não tem a areia pois ando a ver se consigo arranjar umas pedras para fazer o delimite entre a areia e a AKADAMA. Estava a pensar em basalto preto, ou xisto preto. De momento tenho muito xisto castanho, mas como o fundo ja é castanho achei por bem não fazer as "encostas do rio" também de castanho. Aproveito para perguntar se alguém tem xisto ou basalto pretos que quiram vender ou trocar por xisto castanho?

 

 

Ou seja, ainda tem pano para mangas... próximo passo, arranjar as pedras.

 

Ultima Foto do "The Island"

 

TheIslandLast.jpg

 

O desmontar...

 

DSC01414.jpg

 

As plantas

 

DSC01415.jpg

 

Anubias-1.jpg

 

O lavar a AKADAMA antes de a meter no aqua para não ficar muito turva...

 

DSC01413.jpg

 

O não conseguir que não ficasse muito turva ;)

 

DSC01417.jpg

 

A 1 Foto do "White Sand River"

 

WhiteSandRiver1.jpg

 

Como é obvio, espero que gostem, e que opinem. Estamos sempre a aprender, e queria muito aprender com quem ja passou por aqui...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 86
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Mais umas fotos... nada de especial

 

Amarrei as anubias a uns troncos, afim de desnterrar o risoma (obrigado pela dica João)

Ainda não decidi bem o que fazer as wendtii, não gosto de as ver no aqua... pelo menos não assim como estão.

 

WhiteSandyRiver2.jpg

 

consegui finalmente apanhar os borelli, o macho e 2 femeas, que devido a estas mudanças todas ficaram com os seus territórios todos baralhados, agora é guerra aberta até se definir isso outra vez

 

WhiteSandyRiver4.jpg

 

WhiteSandyRiver3.jpg

 

a ver se esta semana arranjo as tais pedras (basalto, vulcanicas ou xistos pretos) para fazer as encostas do rio de areia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente a areia... sim porque isto de sand river não tinha nada...

 

WhiteSandRiver5.jpg

 

WhiteSandRiver6.jpg

 

WhiteSandRiver7.jpg

 

A água ainda está muito turva, mas foi porque tirei as fotos 5 minutos depois de ter acabado de fazer o trabalho.

agora falta decidir quais as plantas que vão ficar por tras das anubias a fazer-lhes sombra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Acho esse rio em "cruva" demasiado uniforme, o que o torna um bocado artificial, se é que me entendes (ve-se que foi montado por alguem não estando muito natural). Talvez se não estivesse com as pedras tão certinhas e estivesse um pouco mais mal delimitado ficasse melhor. Mais plantas de caule e mais altas penso que tambem deveriam ficar bem. O equipamento podes econde-lo mais, e os termometros têm que estar a vista, mas não tanto! (podes coloca-los a um canto). De resto parece-me porreiro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pah que xistos bonitos que aí tens!

 

São mesmo dos xistos MAIS bonitos que já passaram aqui pelo forum!

 

Agora a sério, está à maneira, excepto aquele amontoado de pedras do lado direito. Mas se calhar tem algum propósito para alem da estética.

 

Em relação ao rio, poodias ter feito de tras para a frente a estreitar ou a aumentar, ficava ainda melhor. Mas está excel!

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes, finalmente tenho um bocadinho para vir responder...

 

1º Obrigado potenZa, está a ficar giro, mas ainda há muito para ser feito. Espero conseguir acabar isto antes do inicio do proximo semestre, senão tem de ficar em stand by o que quero fazer.

 

2º boas sabino, obrigado pela opinião, eu por agora tenho de me ficar por este efeito, era o que tinha em mente mais ou menos, e enquanto não vir o efeito final não qiero mudar, depois se não gostar sou capaz de optar por um "riu" ramificado como dizes.

Em relação as plantas de caule, é essa a ideia, mas com calma, antes de trazer as plantas altas e de folhas mais moles preferi deixar o aqua e o fertelizante assentarem primeiro, para não ser um choque tão grande nas plantas.

O equipamento, esse irá ficar todo por trás das tais plantas altas que vão ficar também a fazer sombra ás anubias.

 

3º Ricardo Diogo, pois, são giros os xistos não são, nem está a ver de onde possam ter vindo, quem sabe de algum murozito la de uma terrinha do norte, que por causa de certas pessoas, está a ficar sem os muros de separação das terras... lol Obrigadão pelas pedras, como ves estavam a fazer falta. Em relação ao lado direito do aquario, é a unica coisa que ainda n decidi o que vou fazer, a ideia seria uma "praia" de relva do lado da frente do "riu", atras na margem as anubias e por de trás destas as tais altas a fazerem sombra, agora para a direita, sei que tenho de ter algum musgo de java, pos coitados dos red cherry, e o côco que esta agora completamente tapado pelo musgo, mas de resto estou a estudar essa situação com algum cuidado.

 

4º NarG, eu sei disso do co2 com o o2, mas a bomba de ar tem de estar ligada para a encubadora das artémias, aquela coisa esquisita a esquerda, a outra que dita ar para o aqua so a liguei para tirar a foto ;)

 

 

Mais uma vez obrigado a todos pelas opiniões, por agora deixo mais umas fotos de hoje:

 

WhiteSandRiver9.jpg

 

WhiteSandRiver8.jpg

 

abraços

Editado por Surf_is_life
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um belo aquario, parabens,,, contudo na minha opiniao nao havia necessidade daquele potinho de barro do lado direito, e tb tentava arrumar o termostato num canto do akua, e so aminha opiniao,... boa continuaçao

 

cumprimentos luis

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um belo aquario, parabens,,, contudo na minha opiniao nao havia necessidade daquele potinho de barro do lado direito, e tb tentava arrumar o termostato num canto do akua, e so aminha opiniao,... boa continuaçao

 

cumprimentos luis

 

Boas Luis, deves estar a falar do pote de barro do lado esquerdo, as razões de ele la estar são simples, primeiro, o macho dos borelli adora aquele pote, passa la a vida dentro, e como não tem um território dele, uma vez que apenas as femeas fazem territorio, e não o deixam andar por onde ele quer, assim tem o cantinho só dele, a 2 razão é que onde esse pote está, vai ser um "relvado", e depois das duas uma, ou tiro mesmo o pote de la, e ficam apenas as ervas, ou se o pote ficar giro a destacar-se por entre as ervas la ficará.

Em relação ao termostato, como ja tinha referido, a ideia é tapar o termo com as plantas altas que hão de crescer no meio do aqua, enquanto que se puzer o termo num canto vou ficar com partes do aqua com diferentes temperaturas, ou punha 2 de 200W um em cada canto ou 1 de 300W no meio, e optei por essa solução.

 

De resto, obrigado pelo comentário, isto, espero, vai ficar muito fixe.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

finalmente decidi o que por por tras das anubias, Eusteralis Stellata.

 

WhiteSandRiver12.jpg

 

WhiteSandRiver11.jpg

 

WhiteSandRiver10.jpg

 

agora é esperar que cresçam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá sinceramente acho que ficava melhor sem o rio!

 

As plantas até parecem saudaveis e acho que o rio é que estraga um bocado. Fica muito artificial e o xisto é muito fininho, já que és da costa da caparica tens no parque da paz xisto grosso.

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá sinceramente acho que ficava melhor sem o rio!

 

As plantas até parecem saudaveis e acho que o rio é que estraga um bocado. Fica muito artificial e o xisto é muito fininho, já que és da costa da caparica tens no parque da paz xisto grosso.

 

Boas Bernardo, eu também sou um bocado da opinião que com xistos mais grossos isto ficava mais fx, mas como não os consegui arranjar a tempo ficou assim... Eu gosto bastante do resultado final, e depois das plantas rasteiras crescerem vai ficar ainda melhor espero.

de qualquer das maneiras obrigado pela opinião e conselhos.

 

 

Está muito porreiro! Parabens! agora uma coisa que não tem nada haver... qual a medida do teu aqua e quanto custa uma calha dessas?

 

Boas Miguel, obrigado pelo comentãrio, em relação ao aqua tem de medidas 100x40x50 [cm] e as calhas para um aqua d 1m custam a volta dos 100€.

abraços a todos e quando tiver mais fotos vou actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostei bastante do efeito das pedras

 

 

Epá sinceramente acho que ficava melhor sem o rio!

 

As plantas até parecem saudaveis e acho que o rio é que estraga um bocado. Fica muito artificial e o xisto é muito fininho, já que és da costa da caparica tens no parque da paz xisto grosso.

 

 

 

Ora agora! A dizer que os xistos são fininhos... A a querer ir roubar propriedade pública para o parque da paz? DA PAZ! ;)

 

 

Ó Bernardo, puz aqui a opinião do Potenza, porque um user com um nick destes só pode ter uma opinião "potente" apesar de estar longe.

 

Falhaste nas pedras, estas são muito bonitas :smilecolros: E digo mais: O gajo que as andou a roub... apanhar deve ser um bacano não só simpatico como tambem astuto, polivalente, valente sem poli e extremamente bonito!

 

Tenho dito!

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo, LOL. Os xistos são mto fx e as rochas vulcanicas também ficaram muito bem com as anubias la agarradas. Esperemos que agora c a relva e as estrelatas a crescerem isto fique ainda mais fx.

 

ja sabes quando tiveres aos fosfatos e a outra coisa p vender diz.

abraços

 

Só mais uma duvida, alguém tem pedras apanhadas na rua, com musgo, ou qualquer coisa desse género? é que algumas das pedras que puz no aqua, mesmo depois de fervidas, e limpas com esfregão ficaram com residuos de algum musgo acho eu (pelo menos verde é). Isto pode trazer algum problema para o aqua, já que esse musgo não está propriamente limpo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais os meus parabéns, quando se passa as ideias á pratica é sempre uma acção de louvar.

 

Agora não vou dar nenhuma opinião de devia ser isto aqui ou ali, nada disso.

 

Como li o tópico de fio a pavio, reparei logo no ínicio que lavas-te a Akadama, e é acerca deste teu procedimento que te venho falar.

 

A Akadama não se deve lavar, pois ao fazer isso, estás a tirar a poeira e todos ou pelo menos grande parte dos nutrientes que a mesma contem.

 

E agora dizes tu: (-Mas se assim não for ainda fico com a água mais turva!)

 

Não é assim, tenho uma montagem bem recente e que usei Akadama e nem uma poeira se levantou, basta por um saco de plástico ou outra coisa qualquer que absorva a turbulência que a água provoque no fundo, com a ajuda de uma mangueira fininha tipo das bombas de ar, ferras a mesma e metes a correr para cima do saco.

 

Demora um pouco, mas não há stress com poeiras a flutuar e consegues manter todos os nutrientes do substrato.

 

Agora não há nada a fazer, mas fica a ideia (no meu ver válida) para futuras montagens.

 

E já agora estás a fertilizar com quê?

 

Um abraço e força nisso.

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais os meus parabéns, quando se passa as ideias á pratica é sempre uma acção de louvar.

 

Agora não vou dar nenhuma opinião de devia ser isto aqui ou ali, nada disso.

 

Como li o tópico de fio a pavio, reparei logo no ínicio que lavas-te a Akadama, e é acerca deste teu procedimento que te venho falar.

 

A Akadama não se deve lavar, pois ao fazer isso, estás a tirar a poeira e todos ou pelo menos grande parte dos nutrientes que a mesma contem.

 

E agora dizes tu: (-Mas se assim não for ainda fico com a água mais turva!)

 

Não é assim, tenho uma montagem bem recente e que usei Akadama e nem uma poeira se levantou, basta por um saco de plástico ou outra coisa qualquer que absorva a turbulência que a água provoque no fundo, com a ajuda de uma mangueira fininha tipo das bombas de ar, ferras a mesma e metes a correr para cima do saco.

 

Demora um pouco, mas não há stress com poeiras a flutuar e consegues manter todos os nutrientes do substrato.

 

Agora não há nada a fazer, mas fica a ideia (no meu ver válida) para futuras montagens.

 

E já agora estás a fertilizar com quê?

 

Um abraço e força nisso.

 

Boas MeMySelfAndI, tens razão nesse procedimento de colocar a akadama, mas há varios pontos que no processo de montagem do meu aqua secalhar eram incompativeis com o não lavar da akadama. primeiro aproveitei a agua que tinha quase toda, ou seja, nem tirei mais do que 1/3 da agua antes de por a akadama, segundo, memso que o tivesse feito, depois de ter a akadama e a agua, para fazer o riu... tive de mexer na akadama, e só o remexer isto assim lavado como está fiquei sem ver nada outra vez, quanto mais sem lavar. a melhor opção era mesmo ter esperado para ter todas as pedras, e tudo mais e quando tirasse a agua para por a akadama, fazia logo o riu e punha logo as plantas, mas não foi de todo possivel.

em relação aos nutrientes que perdi, espero estar a compensar isso, com fosfatos (vindos do Ricardo Diogo) e mais fertilizante liquido da tetra (plantaMin) e ainda sólido da JBL (proflora).

como as plantas que tenho não são assim muito exigentes (já desisti da ideia das blixas) acho que com 120W T5 mais estes fertilizantes isto vai ao sitio. Pelo menos ate agora parece que está tudo as mil maravilhas.

De qualquer maneira, obrigado pelo comentário, e para a proxima vou claro seguir esse conselho.

abraços. Mário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto ficam mais umas fotos, embora a diferença para as ultimas não seja muita...

 

WhiteSandRiver14.jpg

 

WhiteSandRiver15.jpg

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Mais uma actualizaçãozita... desta feita, comprei um tronco plantado c fetos, mas que na loja parecia bem mais pequenito do que realmente é! Mas ficou bem, acho eu...

 

 

WhiteSandRiver20.jpg

 

WhiteSandRiver19.jpg

 

WhiteSandRiver18.jpg

 

espero que gostem... abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Livrei-me da "Macy Gray" acho que ocupava muito espaço ca no aquario, assim ao menos ja posso ter a casca de côco e algumas plantitas rasteiras...

 

 

WhiteSandRiver22.jpg

 

WhiteSandRiver21.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, ja limpei o vidro da frente :roll:

 

WhiteSandRiver23.jpg

 

os outros la de tras é imopssivel, não tenho paciencia... :)

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.