1º reef cubo 60 litros (40x40x40)


Recommended Posts

Dá para SPS dependendo do layout e da posição dos corais. Mas os SPS menos exigentes podes colocar tambem numa fase mais inicial não sei se queres optar pelos mais exigentes.

 

A minha opção sobre PLL recaio pk não quero coisais duros complicados. Por gosto pessoal eu gosto mais de LPS e moles. Os duros so colocaria os mais simples.

 

Mas se queres duros complicados ai não há que enganar... tens de colocar t5´s. Essa sim dá para todos os corais sem problemas ou então bons leds.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos outra vez!

 

Antes de tudo quero agradecer a vossa ajuda na escolha do material, que por sua vez já estou a começar a adquirir. :thumbup3:

 

Agora tenho andado a estudar os peixes que posso ou não adquirir, para que tudo corra bem!

 

E estou a pensar em:

 

- Dois Amphiprion Ocellaris

 

- Um six line wrasse

 

- Um yellow watchman goby [Cryptocentrus cinctus] com um camarão para fazer simbiose, ou um casal de yellow watchman goby.

 

- Um pequeno cardume (talvez quatro) Spotted Cardinalfish (sphaeramia nematoptera),ou um casal de Bangaii cardinalfish (Pterapogon kauderni)

 

 

Gostava de saber a vossa opinião,quanto ao pequeno cardume de Spotted Cardinalfish, o aquário vai ter 92 litros + sump á volta de + 30 litros.

 

Quanto aos corais ainda estão em estudo, mas numa fase inicial vou começar por alguns bem simples.

 

Conto com a vossa ajuda!

 

Cumprimentos...

Editado por miguel sequeira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

Tenho andado a planear esta aventura para que tudo corra bem, e tenho andado a pensar no enchimento do aquário, e estou com algumas dúvidas, principalmente nas TPA's e na reposição de água.

Como ainda estou na fase de adquirir todo o material necessário, os € no final não serão muitos, e estou a pensar deixar o aparelho de osmose para mais tarde. Para o enchimento do aquário estou a pensar usar água natural (água do mar), e para as TPA's também, se fizer uma TPA de 10% uma vez por semana, serão á volta de 10 litros de água por semana (para isto já andei a ver uns bidons vermelhos de 20 litros cada, e estou a pensar comprar dois para guardar a água do mar). Até aqui acho que está tudo bem, mas para a reposição de água preciso de água de osmose, aqui é que estão as minhas dúvidas.

No inicio (durante o ciclo) preciso de fazer a reposição com água de osmose, ou posso fazer apenas as TPA's semanais com água do mar?

 

Agradecia a vossa preciosa ajuda, pois para mim tudo isto ainda é um bocado confuso. 102.gif

 

P.S - Neste momento estou a pensar em usar água do mar, mas também já li vários artigos de muitos hobystas que preferem usar água de osmose preparada com sal. Acham que estou a fazer bem, ou espero mais um tempo, e faço tudo com água de osmose?

 

Fico á espera da vossa ajuda!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Faço as questões do Miguel minhas.

E aproveito para acrescentar mais três:

Os parâmetros da água do mar não variam?

Podemos recolher água do mar e depois deixa-la uma semana ou duas dentro do bidón sem qualquer tipo de circulação?

Quais os melhores locais para recolher água?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fazer com agua de osmose mais sal , apenas previne de que a auga tragas algo mais que o necessario. mas tambem a do mar tras algumas coisas boas. o sitio em que apanhas ´´e que ´´e muito importante. normalmente cabo raso ´´e onde apanhamos. em relacao ha agua a nossa tens sempre de acertar a salinidade pois a agua do mar tem mais do que o que precisas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá rakiki_gti

 

No inicio(durante o ciclo) vou tentar arranjar água de osmose nalguma loja, depois compro o aparelho de osmose, vai ter de ser.

 

Obrigado pelas dicas!

Editado por miguel sequeira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal,

 

Hoje um vizinho meu que já teve um reef a uns anos atrás ofereceu-me uma bomba de circulação - uma sunsun JVP-102 de 5000 L/h, é demais para a litragem (91 litros mais 30 na sump) que vou ter, o que acham?

 

Fico á espera da vossa ajuda!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi um membro aqui do forum, se não me engano o Vodka7(nano 30L do emprego), que encurtou as pás da turbina com uma tesoura e resolveu o problema de potência na bomba de circulação.

 

Uma ideia genial!

 

Na altura irei experimentar, se não resultar, lá terei que comprar uma bomba mais fraca.

 

Abraço

Editado por miguel sequeira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá a todos!

 

Já não venho aqui a algum tempo, mas está tudo a andar, só me falta o escumador (em principio um bubble-magus curve 5) e umas par 38.

 

Já alguém fez compras na fish-street? http://www.fish-street.com/

 

Os preços são bem em conta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel, eu de salgados não sei nada mas numa pesquisa que fiz sobre Par 38 vi isto, parece-me uma opção muito porreira a nível estético, dá uma vista de olhos biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sérgio Carmo

Obrigado mais uma vez pela resposta!

 

 

Olá brancaman, cada vez estou mais apanhado com as par 38, penso que são uma boa solução!

Editado por miguel sequeira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Já não venho aqui a algum tempo, mas está tudo a andar, só me falta o escumador (em principio um bubble-magus curve 5) e umas par 38.

 

Já alguém fez compras na fish-street? http://www.fish-street.com/

 

Os preços são bem em conta.

 

Já comprei umas poucas de coisas a essa loja e nao tenho razao de queixa 5***** e as promoçoes tambem são boas...nao sei se é igual para todos ou se apanhei uma promoçao mas depois da minha primeira compra recebi um mail a dizer que a proxima compra nao pagava portes de envio que geralmente são caros assim poupei alguns euros na segunda compra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos! :smile2:

 

Neste momento já tenho o material quase todo. Falta-me apenas o escumador e a iluminação!

Quanto ao escumador ando indeciso entre o Bubble-Magus curve 5 e o c-5.5. As bombas dos dois são diferentes.

No curve 5 a Bomba é uma Rock SP-1000 - 8 w e no c-5.5 a Rock SP-2000 - 16 w. Qual destes me aconcelham?

 

Quanto á iluminação vou para umas par 38!

 

Agradeço a vossa ajuda!

 

Cumprimentos

 

Miguel Sequeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel

Em relação ao escumador como disse antes aconselho te o C5.5, a bomba faz mais litros de ar/h logo ficas mais bem servido ate porque a diferença de preço é minima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá a todos!

 

Já a algum tempo que não venho aqui, devido á falta de tempo.

 

Neste momento já tenho o aquário a ciclar á volta de 1 mês e meio.

 

O Setup que estou a usar é:

 

- Cubo 45 (95 litros)

 

- Sump (35 litros)

 

- Overflow Blau

 

- Bomba de retorno - EHEIM COMPACT + 3000

 

- Bomba de circulação - Sunsun JVP-102 de 5000 L/h (cortei-lhe um pouco as ''hélices'', para ficar com menos potência)

 

- Escumador - Deltec mc 500

 

- Areia - cerca de 2cm

 

- Rocha morta - cerca de 6Kg a 7Kg

 

- Rocha viva - 2,7Kg

 

- Aparelho de osmose - não sei a marca

 

- Osmorregulador Tunze para reposição da água de osmose

 

- Iluminação - ainda não tenho, tenho usado um pequeno led que tenho em casa. Mas no principio do próximo mês esta questão vai ser resolvida, estou a pensar numa par 38. Mas não sei se uma só irá chegar? Ou então umas pll para desenrascar durante um tempo.

 

Em breve meto algumas fotos.

 

Já agora gostava de ter a vossa ajuda para a escolha da equipa de limpeza.

 

O que acham que compre e que quantidade?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel

 

Bom setup, coloca umas fotos para o pessoal ver.

Equipa de limpeza podes por 2eremitas patas brancas, 2/3 cerithes e 2/3 turbos.

Era o que tinha e faziam um excelente trabalho.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo bem Fonseca?

 

Obrigado pela dica.

 

Hoje coloquei dois nassários e um turbo, para a semana estou apensar em colocar os eremitas e mais um ou dois turbos.

 

Em breve coloco algumas fotografias.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais