Tampa low cost para aquário


DanielSan19

Recommended Posts

Boas,

 

Visto que vivemos um momento complicado em que os euros cada vez se tornam uma espécie mais rara na nossa carteira decidi pôr mãos á obra e iniciar este projecto utilizando a prata da casa.

A tampa do meu aquário, um Rena aquarama 80 tem tem apenas espaço para uma lampada de 18w, que até tem sido suficiente para as plantas que tenho, mas gostaria de a mudar por ser pouco prática, pois cada vez que necessito de aceder á biobox ou tirar alguma coisa do aquário tenho de a tirar de cima do aquário o que se torna chato ,pois para além de ser grande, por causa da condensação está sempre a pingar água.

Pensei em arranjar uma calha suspensa e tirar a tampa, mas como tenho uma biobox não ficava muito bonito, para além que cada vez que estava sentado no sofá e olhasse para o aquário levava com a luz mesmo nos olhos por estar a um nivel mais baixo.

A ideia então é fazer uma tampa que seja prática, bonita e principalmente económica para além de ter a vantagem de fazer um pequeno upgrade na iluminação para 2x18, não quero mais watts porque a EDP já ganha o suficiente comigo e não quero os ajudar mais ainda (coitadinhos).

 

A minha ideia é aproveitar uma armadura que tinha na cozinha com 2x18w, tirar os apoios das lampadas e o balastro (para já será ferro magnético) mas como não quero ter circuitos á mostra e não pretendo gastar muito dinheiro em peças estanques pensei em usar a tampa plástica transparente da armadura.

 

A minha duvida tem a ver com o aquecimento da mesma, sendo que como vou manter a mesma potência de lampadas e o balastro de origem no seu interior provavelmente não será um problema.

Em relação á tampa plástica será que vai cortar muito a intensidade de luz?

 

Fica a foto da calha que possuo

 

armadurat8.jpg

 

A tampa ainda não a desenhei mas fica aqui um esquema que encontrei na net e que será muito parecido com o que pretendo.

Como podem ver no esquema tem as lampadas visiveis, mas no meu caso vou usar a tal tampa plástica para tapar tudo mas manter estanque as lampadas e os circuitos.

tampaz.jpg

 

 

Fico a aguardar as vossas opiniões.

 

Cumprimentos

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, neste caso não preciso de 2 balastros, porque a armadura da foto já tem um balastro de 2x18w.

As medidas não sei mas as lampadas são iguais á que tenho no aquário, T8 de 60cm, por isso a armadura deve ter para ai 65 cm de comprimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda pensei nisso, e até tenho a do aquário que é estanque e tem balastro, mas o espaço que sobra é pouco e não deve dar para meter a outra ao lado, isto é, usar a lâmpada sozinha e as outras duas dentro da armadura.

Mas ainda vou estudar essa situação, nem que meta as 3 lampadas dentro da calha e os balastros fora, por exemplo por baixo no móvel.

A minha duvida é mesmo se esta tampa plástica corta muito a luz, no teu caso eu vi que tens umas tampas de vidro no aquário que ajuda a proteger as lâmpadas, mas como esta tampa para alem de ser plástica tem uns efeitos não sei se vou perder muito rendimento das lâmpadas.

Para além disso a questão do aquecimento, se usar como está, ou seja com as 2 lâmpadas e o balastro aguenta mas em outro ambiente, tipo cozinhas, neste caso vai ficar confinada dentro de um aquário e ai é que não sei se vai sobreaquecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estive ontem de volta do 3D para fazer um primeiro sketch da tampa.

 

a01dg.jpg

a02he.jpg

a03m.jpg

a04qb.jpg

a05p.jpg

 

 

Tal como o Jorge N. Ferreira disse a ideia é isto sair o mais barato possivel para tal vou tentar usar coisas que tenha cá por casa, mais propriamente na arrecadação.

Vou comprar umas réguas de pinho ou parecido no aki, cola e tinta preta resistente á água. Os parafusos e dobradiças tenho lá em casa.

Com a madeira faço a moldura interior que vai assentar no topo dos vidro do aquário e outra um pouco mais pequena para a estrutura interior da tampa.

A tampa estou a pensar fazer um género de sanduiche, com a moldura de madeira no interior e uma placa de platex com face branca virada para baixo onde vou encaixar as luzes e a tampa acrilica.

Para minimizar o calor provocado pelas lampadas e o balastro vou adaptar uma ventoinha de pc que tenho com um transformador de 12v.

Como a tampa é oca os fios ficam a passar por dentro da tampa e a sair por trás, tambem a ventoinha vai mandar o calor para dentro da tampa para depois sair por trás, assim reduz o ruido e fica tudo com um aspecto muito clean.

Em relação ao revestimento exterior da tampa e das laterais vou usar PVC expandido de 5mm, tenho uma placa grande na arrecadação e sem ser um material muito nobre é fácil de trabalhar, resistente, leve e á prova de água. Ainda tem a vantagem de derivado da sua pouca espessura (5mm) de ficar mais rente ao vidro do aquário, em termos estéticos fica melhor.

Depois pinto o PVC ou então, e como até tenho desse material cá por casa, posso forrar com vinil preto mate, mas tem de ser bem feito para que não descole nas pontas, vou estudar essa opção.

 

Cumps.

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas DanielSan19

 

Excelente ideia,

 

Uma pergunta, por onde passas o resto do material? Ou seja, tubos do filtro, fio do termostato, etc?

 

Quanto à ventoinha, vais colocar a mesma dentro da armadura certo?

 

Cumps e continua, está altamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Desde já obrigado pelo elogio, só espero que depois de feito tenho o mesmo aspecto dos renders do 3D ;) .

A ventoinha vai ficar dentro da armadura, tenho para lá uma de 80mm do pc, em relação aos tubos não preciso de me preocupar porque o aquário tem biobox e os cabos vão ficar a sair pela traseira, ainda não sei como mas logo me desenrasco.

Já agora deixo aqui a pergunta, como sabem a ideia é usar o que tenho em casa, mas o balastro está a preocupar-me por ser ferro magnético.

Alguém me aconselha uma casa da especialidade, aqui na zona de Lisboa/Sintra/Odivelas, onde adquirir um electrónico baratinho de forma a manter isto low cost.

 

Cumps.

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No Leroy,no Aki, etc

 

Boas,

por acaso já vi no AKI de telheiras, mas eram um pouco caros.

Vi numa loja online um a menos de metade do preço provavelmente encomendo de lá.

Tenho para aqui uma luz UV, daqueles de PC e estava a pensar usar como luz moonlight, será que dá?

É uma coisa destas.

d3271.jpg

 

Cumps.

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só ensaiando. Eu fiz uma moonlight por 10€ e já mais membros do fórum fizeram igual e gostaram dos resultados ;)

Para o caso dessa luz não dar, espreita aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=191948

Editado por Jorge N. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Já adiantei qualquer coisa na tampa, mas o tempo é curto e tem sido um processo demorado, sobretudo porque chego tarde a casa e andar a furar coisas com o berbequim a essas horas não é do agrado da vizinhança mas logo já posto umas fotos do que já está feito.

 

Cumps.

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

algumas fotos, já está mais avançado mas ainda não tirei as fotos da máquina.

 

p1060869.jpg

As molduras estruturais, a de cima é a que assenta no topo do aquário e a outra é o interior da tampa, depois leva placas de PVC em cima e em baixo.

 

p1060867s.jpg

Processo de destruição da luminária antiga, aproveitei as ligações e os encaixes das lampadas mas o balastro afinal vai ser electrónico, assim dispenso arrancadores e fica mais eficiente.

 

Depois posto mais umas fotos da montagem.

 

Cumps.

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas, o aquário é de 80x30x45cm.

No total gastei cerca de 27€, tinha cá por casa algum material, o pvc o vinil os parafusos e outros acessórios, mas tive de comprar as ripas de madeira, a tinta, o balastro electrónico 18wx2 e uma lâmpada 6500k para juntar à de 8000k que tinha mais algumas coisas, fiquei com o dobro dos watts e com uma tampa bastante mais prática e apelativa por pouco dinheiro e com pouco trabalho.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou espectacular!!

Bom trabalho!!!

 

Boas, obrigado, é mais uma ideia para quem não queira gastar muito dinheiro e não queira ter muito trabalho.

 

Acabei por arranjar também uma moonlight, adquiri um aquário nano usado e veio com uma barra de leds submergiveis, como era curto para o nano em termos de potência acabou por dar uma bela moonlight para este, depois posto umas fotos do efeito e também com o puxador da tampa que nestas fotos ainda não tinha.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas, obrigado, é mais uma ideia para quem não queira gastar muito dinheiro e não queira ter muito trabalho.

 

 

Cumps

 

Bom projecto, ficou com o ar muito fixe e realmente gastas-te pouco €.

 

 

 

 

 

 

Tenho pensado em fazer um upgrade semelhante ao meu aqua, mas tenho algumas dúvidas que com a experiencia do teu projecto me possas tirar:

 

 

 

 

 

 

1- Essa protecção transparente retira muito fluxo luminoso a calha?

 

 

 

2- Esse suporte de lâmpada é não estanque, estes têm resistido bem à humidade?

 

 

 

3- Não encontras humidade dentro da calha?

 

 

 

4- Não ponderas-te colocar a parte metálica do calha agarrada a tampa da aqua (sem desmanchar a calha)?

 

 

 

 

 

 

Obrigado pela paciência.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bom projecto, ficou com o ar muito fixe e realmente gastas-te pouco €.

 

 

 

 

 

 

Tenho pensado em fazer um upgrade semelhante ao meu aqua, mas tenho algumas dúvidas que com a experiencia do teu projecto me possas tirar:

 

 

 

 

 

 

1- Essa protecção transparente retira muito fluxo luminoso a calha?

 

 

 

2- Esse suporte de lâmpada é não estanque, estes têm resistido bem à humidade?

 

 

 

3- Não encontras humidade dentro da calha?

 

 

 

4- Não ponderas-te colocar a parte metálica do calha agarrada a tampa da aqua (sem desmanchar a calha)?

 

 

 

 

 

 

 

Obrigado pela paciência.

Boas,

 

Desculpa lá não ter respondido antes mas não tenho vindo aqui a forum por falta de tempo.

 

Em relação á tampa transparente retira um pouco, mas tinha de ser pois os casquilhos não são estanques.

 

Em relação á humidade lá dentro não faço ideia, mas como tenho uma ventoinha dentro da armadura para arrefecer tambem serve de extractor de humidade, para além disso foi tudo vedado com fita daquela da TESA.

 

Aquela parte metálica da armadura não a utilizei pois ia tornar a tampa muito pesada.

 

Existe ainda uma coisa que não referi, mas quero ver se faço uma limpeza na tampa e vou tirar umas fotos, a tampa é oca, e tanto aquela ventoinha pequena com a ventoinha que está junto das lampadas extraiem o ar para dentro da tampa que depois é canalizado para trás do aquário, desta forma evito ter buracos de saida de ar em cima.

 

Espero ter ajudado, logo que possa vou tirar fotos da tampa desmanchada e postar aqui, se precisares de ajuda diz qualquer coisa.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais