Remodelação


nazarethy

Recommended Posts

Tens a certeza que tiveste cladophora (Toutinho)? É que ela cresce também ( arrisco me a dizer sobretudo) em pedras e em troncos, mas principalmente junto ao substrato.

 

Não há muita coisa a fazer é verdade. Reduzir a luz reduz também o metabolismo da alga, além do das plantas. No entanto estas últimas aguentam-se melhor com menos luz e poderão competir com a alga.

 

Provavelmente foi introduzida por outra planta. Vais ter que ter paciencia e um pouco de sorte. Ela não se reproduz por esporos, restos da alga têm de ficar para trás para ela se multiplicar.

 

Já reduziste a iluminação, cada vez que fores tirar o máximo da alga possivel, desliga o filtro para não haver pedaços a boiar para outros cantos.

 

Acho que o excel só ajuda a partir a alga, pouco mais.

 

Vai te dar trabalho, mas talvez consigas. Agora é tarefa diária até ela desaparecer!

 

http://www.aquatic-e...hora-algae.html

 

Sim, ficam restos minusculos. Não sei se o nome correcto é esporos, mas refiro-me a minusculas particulas que ficam agarradas às superficies. No musgo de java, por exemplo, arrancas tudo e achas que não terás +. Os "esporos" que ficam agarrados são suficientes para o musgo crescer. A alga parece um musgo nisso.

 

Reduzir a luz não resulta, a alga (segundo li e o Tony me explicou), funciona como uma planta e como uma alga. Ou seja, cresce tanto em condições boas de plantas, como de algas. Reduzir a luz resulta, mas a Cladophora morrerá com as plantas e não antes disso. Até te digo que na senssiflora sempre se agarrou e cresceu + na zona de sombra, ou seja, de meio para baixo. A parte superior da planta parecia limpa, de meio até baixo eram novelos, uma vez vi um SAE ficar lá agarrado.

 

A mim ensinaram-me que os Ancistrus juvenis comiam, adultos não sei... mas também é só quando não há outra fonte de alimento, nesse casoirão pelo mais fácil :)

 

A planta enrola-se em troncos e plantas, mas parece usá-las como ponto de suporte e não como ponto de crescimento. Nos meus troncos nunca tive a não ser agarrado aos musgos. E nas pedras, só tinha 3... :) Mas nunca foi sitio onde me deu problemas. De qualquer forma, pedras e troncos é mais fácil de tirar e desinfectar com ácido e/ou lixivia.

 

Estou a falar pelo que vi e entendi da minha, não li em lado nenhum.

 

Quanto ao que fiz, após esgotar a paciencia... deita abaixo e fazer de novo. E agora nada entra sem ter 500 cuidados.

Até as ampulárias foram escovadas com escova de dentes :) Agora já não são minhas, mas tive esse cuidado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 206
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Até as ampulárias foram escovadas com escova de dentes :) Agora já não são minhas, mas tive esse cuidado.

 

AHAHAHAHAHAHAHAHAH

 

Ai que me rasgas...

 

Como vos disse no meu só a vejo na cuba, agarrada a esta e ao substrato, bem me parecia que ela fazia pearling, e eu a pensar que era a cuba.

 

Desmontar o aquário? A Maria interna-me, ainda á pouco o montei e gastei um pastão só no substrato, vou ter de encontrar uma solução...

Editado por nazarethy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que mais me dói é que fui propositadamente a Saragoça fazer 600km (ida e volta) pelo meio apanhei 500€ de multa por excesso de velocidade, só não fui preso porque mostrei a carta pt e eles aperceberam-se que ficava caro manter-me, e ainda por cima saiu-me brinde,

 

Isto sim é macumba.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quem anda a chuva molha-se.... já vai o tempo das multas de 250€ e 120€... tenho uma gaveta cheia... e ainda por cima já tive que fazer daqueles cursos de formação para condutores aceleras... bah....

 

de 500€ ainda não apanhei nenhuma,.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sorte a tua, a multa era de 1000€, não sei se sabes mas em Espanha se fores caço com excesso de velocidade e não tiveres residência espanhola tens de pagar na hora, logo eles tem de fazer-te 50% de desconto, ainda fiz um comentário do género: Que bom, a policia está em saldos. o gajo olhou pra mim com uma cara, calei-me que nem um rato, não fosse a coisa azedar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade que escovei as ampulárias :lol:

Eu agora não arrisco e vou até ao minimo promenor.

 

Antes que se espalhe e haja pior, arranca e desinfecta.

 

Já agora, porque não um filtro UV? Não percebo muito de filtros UV, nunca usei, mas também me deram essa ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A alga não se reproduz por esporos, foi um erro do meu parco vocabulário :lol:

 

Quis dizer que onde ela agarra, mesmo que arrancas, desde que fique lá uma particula miscula que não vejas, está de novo a crescer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A alga não se reproduz por esporos, foi um erro do meu parco vocabulário :lol:

 

Quis dizer que onde ela agarra, mesmo que arrancas, desde que fique lá uma particula miscula que não vejas, está de novo a crescer.

 

sim :D

mas como falaste em filtro uv só estava a esclarecer que nesta alga o filtro não iria fazer nada...xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pior será tratar as partes onde ela se agarrou, devido ás podas, houve sempre algum bocado que se espalhou e acabou por agarrar-se em zonas mais complicadas a nível de acesso,

 

Vou tentar remover o máximo que poder, está claro que devido á situação a cuba já era, mas sinceramente neste momento será o menor dos meus problemas, vai ser da maneira que colocarei uma malta de fundo.

 

Filtro UV? Para ser sincero nada sei em relação a isso, deixa ver o que encontro.

Editado por nazarethy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://faao.blogspot.../p/artigos.html - A ideia é porreira, até na forma de aplicar.

 

http://www.peixefaun...lgas-cladophora - este também recomenda agua oxigenada para tratar,

 

http://aquapaisajism...cladophora.html - este usou "pau pa toda a obra"

 

http://elbosqueinund...-sin-morir.html - interessante, tentado a começar por aqui.

Editado por nazarethy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após alguma pesquisa começarei assim : http://elbosqueinundado.blogspot.com/2011/09/como-acabar-con-la-cladophora-sin-morir.html,

 

Vou tentar encontrar os produtos e fazer como ele, vamos lá ver se a gaja morre ou não, estou confiante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

creio que poderás ter sorte...

mas terás de achar o glutaraldeido...

embora o carbono liquido o tenha creio que para essa alga será mesmo pouco, alias como é mensionado...

muita paciencia afinal foram só 3 mese para a eliminar xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se reparares bem no link que coloquei acima, ele diz que em 24h a cladophora fica branca, ou seja daí até morrer é um pis pas, ele diz que se usar easy life carbo e exel da sachem é igual, e melhor, utilizando o método do gajo não acontecera males maiores á fauna, vou comprar os 2 e experimentar, não tenho nada a perder, se ele consegui porque raios não conseguirei.

 

Vou pedir á Maria para trazer umas seringas e zumba, a ferro e fogo algo há-de dar.

Editado por nazarethy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

easycarbo e excel é a mesma coisa só que um é mais barato que o outro. Não vale a pena combinares os dois porque são o mesmo produto (ou quase).

 

Eu não posso confirmar essa do excel matar cladophora (graças a deus) mas se dizem que sim, não custa experimentar... ainda por cima o autor do artigo é o Filipe Oliveira, bastante conhecido no mundo da aquariofilia de aquários plantados portanto terá algum fundamento no que diz concerteza.

 

Boa Sorte. Gostava que não fosse cladophora mas paciencia.

 

Agora falta descobrir onde a apanhaste para não se voltar a repetir.... gsa, gda, bba e similares apanhas porque há esporos latentes por todo lado. Só precisam das condições certas e desabrocham mas cladophora não é uma delas. os esporos devem ter sido introduzidos no aquário com alguma planta... não desinfectas as plantas antes de as meter dentro do aqua?

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não desinfectas as plantas antes de as meter dentro do aqua?

 

Nunca me passou pela cabeça.

 

Não falta não, daí a conversa da multa em Espanha, foi lá :angry: , a partir de agora plantas em minha casa só da loja on line onde tem a planta que questionas-te anteriormente, (http://www.floraquat....html?limit=all) qualidade como aquilo nunca vi, até no pacote das entregas os gajos esmeram-se.

 

Concordo quando dizes que easy e excel é farinha do mesmo saco, contudo tás a fazer confusão, o F.O. utiliza agua oxigenada H2O2, tenho um bocado de receio de ir por aí pela fauna, a ideia é esta http://elbosqueinund...-sin-morir.html , se reparares eles usou glutaraldeido, mas diz que se usar easy+excel vai dar ao mesmo, comprovado por ele, agora o porque dos 2 não sei. :wink2:

 

Prefiro não arriscar e fazer como o gajo diz, ando farto de e permite-me a hipérbole "poupar uns tostões e acabar por gastar milhões"

 

Obrigados pela força.

Editado por nazarethy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

diría que el Excel o el Easy Carbo es la solución ideal

 

"o" = "ou" não igual a "e" :)

 

 

Eu plantas só da tropica ou do toutinho. No primeiro caso sei que não há algas e no segundo tenho a certeza que há e por isso desinfecto sempre. Nunca metia plantas de um sítio onde houvesse dúvidas porque mais cedo ou mais tarde não desinfectava e depois chapéu....

 

:) :) .) :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah e aqui:

 

Paso a describir la forma de hacerlo, pero antes, puntualizar que he usado este método con glutaraldeido al 2,5%, con Flourish Excel de Seachem y con Easy Carbo, y el resultado fue idéntico.

 

Pelo contexto da frase, dá a entender que já fez com excel, easycarbo e glutaraideido a 2,5% e em todos os casos teve o mesmo sucesso. Não que os misturou todos.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E já agora uma chamada de atenção importante...

 

Li alguns casos na internet onde pessoal se queixou que o excel não dava conta da BBA... em TODOS os casos, ao fim de várias despistagens e tentativas, esse pessoal acabou por comprar um frasco noutra loja e os resultados foram imediatos... ao que parece o glutaraldeido perde a validade ao fim de algum tempo o que pode explicar porque algumas pessoas (poucas) tiveram problemas com eficácia...

 

Quando a BBA ou outra alga que, normalmente, é reportada como afectada pelo excel e não o é, desconfiar sempre da garrafa e em último caso comprar outra noutra loja.

 

Em portugal sei que há a crystalred e a trukesfishes que tem em stock. Eu usei o do trukesfishes e aquilo matou tudo portanto sei que estava bom mas se não resultasse, tentava a crystalred ou vice versa antes de classificar uma alga de indestrutível.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.