Remodelação


nazarethy

Recommended Posts

Boas Pessoal,

 

Venho apresentar a minha segunda montagem.

Criticas serão bem vindas assim como dicas e opiniões.

 

Setup:

 

Data de montagem: 25-08-2012

 

Dimensões: 100-30-40

 

Volume: 120L

 

Filtro: Eheim Classic 2213 440l/h

Pré Filtro Eheim 4004320

Tubo de descarga Eheim 4004700

 

Matérias Filtrantes: Cerâmicas/esponja azul/Substrat pro (bolas eheim)/Algodão filtrante

 

Iluminação: 2x Pll 55w 6400k - 8h/dia

 

Substrato: 5L Elos Bottom Mineral + 10L JBL Manado

 

Aquecimento: Hydor 200W 12/16mm

 

Temperatura: Min: 26ºC Máx: 27ºC

 

Peixes: Serão colisas

 

Plantas:

Elodea

Hemianthus Callitrichoides "Cuba"

Alternanthera

Rotala Macandra

Cabomba Piauhyensis Red

Hydrocotyle sibthorpioides

Ludwigia

Rotala Indica

 

Manutenção: n/a

 

Fertilização: para já 5ml de tropica plant + 2 em 2 dias

 

Parâmetros:

pH: 7

Nitratos: n/a

Nitritos: n/a

Amónia: n/a

Ferro: n/a

etc...

 

Observações: Co2 pressurizado ligado 8h/dia

Eheim 200 - bomba de ar

 

Estou á espera dos pós encomendados na farmácia para começar a fertilizar a sério.

 

Os peixes estão encomendados e serão para começar quatro colisas, 1 Ampulária Pomacea, 4 Caridina, Amano shrimp.

 

Os caracóis é que não há meio de ver-me livre deles, quando fiz a montagem limpei planta por planta, nos primeiros dias não vi nenhum, agora é ás paletes.

 

Desde já tenho uma pergunta para vos colocar:

 

A cuba tá a ganhar uns fios verdes, algum sabe a razão?

 

Como não cosigo postar fotos ( dá-me o erro You are not allowed to use that image extension on this community. ) Deixarei os links:

 

http://desmond.imageshack.us/Himg585/scaled.php?server=585&filename=p9050549.jpg&res=landing

 

http://desmond.imageshack.us/Himg832/scaled.php?server=832&filename=p9050548.jpg&res=landing

 

http://desmond.imageshack.us/Himg525/scaled.php?server=525&filename=p9050547.jpg&res=landing

 

http://desmond.imageshack.us/Himg225/scaled.php?server=225&filename=p9050546.jpg&res=landing

 

http://desmond.imageshack.us/Himg11/scaled.php?server=11&filename=p9050545.jpg&res=landing

 

http://desmond.imageshack.us/Himg543/scaled.php?server=543&filename=p9050544.jpg&res=landing

 

 

 

Muito obrigado pela vossa atenção e desde já peço desculpa por qualquer inconveniente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 206
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

gostei.... apenas mudava o fundo, colocava-o preto!

 

 

Bom dia Salgueiro.

Antes de comprar o manado pensei nisso, mas mediante pretender fazer um tapete de cuba e o facto do jbl manado ser acessível, lá me fiquei por este.

 

Obrigado pela opinião.

Abraço

Editado por nazarethy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bem fixe, espero que a flora cresça bem

 

Olá João,

 

Sinceramente, é neste momento a minha única preocupação, as cabombas não param de crescer, as outras estão fantásticas, excepto a rotala macandra que vinha num estado miserável, contudo acabei por compra-la pois é difícil, pelo menos para mim, encontrar esta planta, contudo já apresenta melhorias significativas. E claro há a cuba, esta nem ao diabo agrada, tá a desenvolver, lentamente, mas lá vai, estou muito esperançado que quando cheguem os pós, nomeadamente ( Nitratos em KNO3, Potássio em K2SO4, Magnesio em MgSO4+7H2O e Fosfato em KH2PO4 ), isto vá dar um avanço fenomenal, a ver vamos.

 

Desde já os meus sinceros agradecimentos pelas tuas palavras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Salgueiro.

Antes de comprar o manado pensei nisso, mas mediante pretender fazer um tapete de cuba e o facto do jbl manado ser acessível, lá me fiquei por este.

 

Obrigado pela opinião.

Abraço

 

Ele estava a falar da parte de trás do aquário, que tem um autocolante...

 

Tens um layout bem bonito, e o contraste das cores está bem conseguido, o único senão é mesmo o fundo. POr ser uma imagem, perde-se a noção do que é que está no aquário e do que é que está desenhado. Se puderes, tira isso e põe um fundo preto, vais ver a diferença!!

 

Obviamente, isso é a minha opinião, vale o que vale... ;)

 

Vai pondo mais fotos!

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ele estava a falar da parte de trás do aquário, que tem um autocolante...

 

AHHH... :chair: looool...que cepo eu...., por acaso já tinha pensado nisso mas a Maria diz que não....que é que posso fazer.

 

Vai pondo mais fotos!

 

Passei-me na quantidade de pastilhas de sera que coloquei no fundo e agora tou com aquelas algas "cabeludas" filamentosas verdes creio, por toda a cuba, enfim, demasiado ferro, o raio do teste nunca mais chega para confirmar, nem os camarões para limparem isso.

 

Agora tenho vergonha de por fotos....ai....a minha vida.

 

Obrigado Paul

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Em primeiro lugar, não há nada como "excesso de ferro". Apesar daquilo que possas ler na Internet, já foi provado que não é causa de algas. Aliás, não há nada em particular que cause algas directamente com exceção da amónia. O que causa algas são os desiquilíbrios dos nutrientes e o mal estar das plantas. Foca-te nas plantas e as algas logo desaparecem. Numa fase inicial do aquário é normal teres um circo de algas... aparece com cada uma que até vais ficar com os olhos em bico mas dá-lhe 6 meses e tudo estará bem.

 

Agora em relação ao aquário... gosto muito do layout. Está bem conseguido. Quanto ao equipamento, o filtro não será demasiado curto para o aquário? É que 440l/h nominais não é nada para 120L... eu tenho um com 60L e um filtro de 950L/h... a má circulação promove bolsas de água paradas onde nascem todos os bichos horríveis que não queremos num aquário sem falar na possibilidade de criar zonas de temperaturas e condições radicalmente diferentes. Por outro lado, como não vejo grande hardscape em termos de objetos que deflectem a corrente, até pode ser que o filtro seja suficiente mas deverias manter as coisas debaixo de olho.

 

Partilho a opinião do fundo... experimenta vinil preto. Fica muito melhor e é uma oportunidade de meter mais plantas para tornar as coisas "mais verdes".

 

Agora a cuba... olha, eu gostava de te dizer que Luz, CO2 e toneladas de fertilização vão fazer um milagre mas não posso dize-lo porque aquela planta é diabólica... há aquários onde cresce até mais não sem nenhum cuidado especial e há outros em que simplesmente não vinga. Eu tive má experiência com a cuba devido à minha fauna (corydoras e ancistrus) e eu atribui o falhanço principalmente a esse factor mas não sei... é mesmo complicado em alguns aquários. Espero que tenhas mais sorte do que eu. A cuba é de crescimento lento/médio portanto não esperes crescimentos de 12cm dia como na tenellus.

 

Em relação aos caracois.... arranja 5 cleas helenas (anentome) e não penses mais nisso.

 

 

De resto, acho que está tudo dito. Força nisso :)

 

 

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Em primeiro lugar, não há nada como "excesso de ferro". Apesar daquilo que possas ler na Internet, já foi provado que não é causa de algas. Aliás, não há nada em particular que cause algas directamente com exceção da amónia. O que causa algas são os desiquilíbrios dos nutrientes e o mal estar das plantas. Foca-te nas plantas e as algas logo desaparecem. Numa fase inicial do aquário é normal teres um circo de algas... aparece com cada uma que até vais ficar com os olhos em bico mas dá-lhe 6 meses e tudo estará bem.

 

Olha que não sei se é mesmo assim tão linear. Nos oceanos, por exemplo, o ferro é um reagente limitante, ou seja, as algas só crescem enquanto houver ferro. Quando desaparecer, também para o crescimento das algas.

 

Daí que aja já experiências em curso fertilizando grandes áreas do oceano com ferro "em pó", o que origina blooms massivos de algas. A teoria é que, como as algas (Phytoplancton) absorvem grandes quantidades de carbono atmosférico e o transferem para o fundo aquando da morte das células, ajudando assim a eliminar ou minimizar o efeito de estufa (que como toda a gente sabe é devido ao aumento dos níveis de CO2 na atmosfera devido a actividades antropogénicas).

 

E o que é que isso tem a ver com as algas no nosso aquário? Bem, nós também temos algas unicelulares no nosso aquário, e as macroalgas que temos (BBA, BSA,etc.) não são assim tão diferentes dessas. Apesar de eu também não achar que é propriamente a causa do aparecimento de algas, é concerteza um potenciador do crescimento delas.

 

O Ferro também é necessário para as plantas, o truque talvez passe por manter apenas as concentrações necessárias para as plantas, de modo a que não chegue para as algas. Ainda para mais, parece me que talvez seja mais fácil para as plantas absorver o ferro que necessitam pelas raízes, daí a necessidade de um bom substrato fértil.

 

Isto é a minha teoria, não quer dizer que esteja certa, as algas marinhas não são algas de água doce, por isso tudo o que disse pode estar errado. Mas vale a pena pensar nisso.

 

Quem nos podia esclarecer mesmo a sério era o Gmmartins!! :P

 

Esta experiência apresenta resultados interessantes. A partir do slide 14

 

http://www.slideserve.com/zita/freshwater-algae-growth-associated-with-iron-fertilization

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que não sei se é mesmo assim tão linear. Nos oceanos, por exemplo, o ferro é um reagente limitante

 

A palavra chave na tua frase é reagente limitante. Num aquário, se tens uma alga que precisa de ferro e de potássio para florescer e tiveres potássio à farta, é obvio que, no momento em que introduzires ferro, a alga vai disparar. Isso não quer dizer que o ferro em excesso faz com que surgam algas. Se o ferro "gerasse" algas, como explicas que há aquários onde existe uma concentração de 200ppm de Ferro (100x mais do que o normal) e não há sinal de algas?

 

Também tens que admitir que existe um fenómeno, ainda não explicado cientificamente, que aponta para uma relação direta entre a saúde das plantas e a ausência de algas. Não se sabe se é por inibição ou por produção de "algo" que faz as algas ficarem adormecidas mas que existe alguma relação, lá isso existe.

 

Tudo o que digo é que nutrientes em excesso não criam algas a não ser que exista um desiquilibrio qualquer que esteja a prejudicar as plantas superiores. A teoria das plantas consumirem os nutrientes antes das algas também não me convence porque as algas aproveitam qualquer nutriente para se desenvolverem mesmo em quantidades ínfimas. As plantas são mais complicadas de satisfazer do que as algas e, no entanto, num aquário bem plantado cheio de nutrientes e com plantas saudáveis, poucas ou nenhumas algas encontras.

 

 

A minha opinião só claro... a tua profissão dá-te mais crédito do que a minha neste caso. :)

 

 

Abraços

 

Tony

 

PS: O teu exemplo das algas marinhas no oceano é interessante mas o meio ambiente envolvente não será o mesmo dum aquário visto não haver grande competição entre plantas superiores e algas?

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão é que há poucos estudos relativamente às algas de água doce, no oceano (my cup of tea) sei que o ferro é um factor limitante!

 

Lê a conclusão no link que pus entretanto. ;) Tudo bem que ele só discute um nutriente, e não tem em atenção factores limitantes de outros nutrientes. Mas é uma conclusão interessante.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em primeiro lugar, não há nada como "excesso de ferro". Apesar daquilo que possas ler na Internet, já foi provado que não é causa de algas. Aliás, não há nada em particular que cause algas directamente com exceção da amónia. O que causa algas são os desiquilíbrios dos nutrientes e o mal estar das plantas. Foca-te nas plantas e as algas logo desaparecem. Numa fase inicial do aquário é normal teres um circo de algas... aparece com cada uma que até vais ficar com os olhos em bico mas dá-lhe 6 meses e tudo estará bem.

 

Humm...Quanto mais leio mais sei que nada sei.

 

Agora em relação ao aquário... gosto muito do layout. Está bem conseguido. Quanto ao equipamento, o filtro não será demasiado curto para o aquário? É que 440l/h nominais não é nada para 120L... eu tenho um com 60L e um filtro de 950L/h... a má circulação promove bolsas de água paradas onde nascem todos os bichos horríveis que não queremos num aquário sem falar na possibilidade de criar zonas de temperaturas e condições radicalmente diferentes. Por outro lado, como não vejo grande hardscape em termos de objetos que deflectem a corrente, até pode ser que o filtro seja suficiente mas deverias manter as coisas debaixo de olho.

 

Isso é uma intriga minha, já desde a ultima montagem, com tpa todas as semanas de 40 a 50% tinha sempre o raio da amónia a 0,5, o ciclo foi feito durante um um mês, tinha umas pedras do monte fervidas desinfectadas com álcool etílico, fervidas de novo, enfim, agora verei como vai, se continuar no mesmo não terei outro remédio que comprar outro filtro, enfim é a tal cena de comprar mal e gastar dinheiro.

 

Partilho a opinião do fundo... experimenta vinil preto. Fica muito melhor e é uma oportunidade de meter mais plantas para tornar as coisas "mais verdes".

 

A ver se conseguirei convencer a micas a mudar isso, fardo pesado esse.

 

Agora a cuba... olha, eu gostava de te dizer que Luz, CO2 e toneladas de fertilização vão fazer um milagre mas não posso dize-lo porque aquela planta é diabólica... há aquários onde cresce até mais não sem nenhum cuidado especial e há outros em que simplesmente não vinga. Eu tive má experiência com a cuba devido à minha fauna (corydoras e ancistrus) e eu atribui o falhanço principalmente a esse factor mas não sei... é mesmo complicado em alguns aquários. Espero que tenhas mais sorte do que eu. A cuba é de crescimento lento/médio portanto não esperes crescimentos de 12cm dia como na tenellus.

 

Essa tá a crescer, não á velocidade da luz mas la vai apresentando melhorias, a ver então se com o teu super fertilizante o tapete das filamentosas verde desaparece.

 

Em relação aos caracóis.... arranja 5 cleas helenas (anentome) e não penses mais nisso.

 

Nem sabes o projecto que é para arranjar aqui umas coisas mais " fora do vulgar".

 

desde já obrigado pelo tempo dispensado e pela ajuda.

 

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

No caso do aquário, penso que qualquer nutriente é limitante para determinado tipo de algas e para as plantas. Aliás... se tu encharcares um aquário com toneladas de nitratos e de potássio mas nenhum fosfato, as plantas crescem pouco ou nada. Elas precisam dos 3 componentes mais a luz e co2 para ligarem os seus "reactores". Já nem falo nas micros. As algas, sendo organismos mais básicos, vivem com apenas uma fracção dos nutrientes disponíveis logo acho muito dificil matar as algas "a fome" sem matar antes as plantas todas.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem sabes o projecto que é para arranjar aqui umas coisas mais " fora do vulgar".

 

Um dia se tiver criação, logo te mando algumas. por enquanto só as vejo na trancada. Espero daqui a 3 ou 4 meses já ver algum bebé. :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Olha que não sei se é mesmo assim tão linear. Nos oceanos, por exemplo, o ferro é um reagente limitante, ou seja, as algas só crescem enquanto houver ferro. Quando desaparecer, também para o crescimento das algas.

 

Quando pensei em remodelar o aquário decidi que ia colocar uma ampulária pomacea e uns caridinas japónicas, e li algures que estes últimos adoravam as filamentosas verdes e que por sua vez estas apareciam com valores de ferro um pouco acima do normal, (se quiserem posto a fonte) ora não tenho mais nada, pastilhas da sera com força para o fundo para arranjar um bocado de alimento pós bichos, o problema é que até hoje nem sinal deles, e muito sinceramente não sei se chegarão...como já referi anteriormente por cá para arranjar algumas coisas é um 31, mas é um bom ponto de partida para estudar essa teoria, é só me chegar o teste do ferro, não chegar os camarões e logo se testará.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não digo que isso é mentira mas nesse caso, vamos por dedução contrária... os níveis recomendados de ferro são 0,5 a 1ppm... eu tenho 3ppm o que é 6x superior ao recomendado e, em 6 meses, nunca vi uma alga filamentosa verde (bate na madeira)... como se explica então?

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Admito no entanto que no meu aquário basta respirar demasiado em cima da linha de água ou espirrar e a BBA aparece-me logo... vá-se lá entender porquê. "Dizem" que a BBA aparece por falta de circulação (950l/h num aquário de 60L não me parece) ou flutuação de CO2 (é possivel que haja pequenas flutuações mas é sempre altissimo (ao ponto de por inconsciente alguns peixes de vez em quando)... como se explica então?

 

 

 

PS: Volto a frisar que o teu aquário é recente e não podemos tirar conclusões a partir dele porque neste momento está completamente desiquilibrado com silicatos, nitritos e sabe-se que mais... é como uma mulher grávida. Espera 3-6 meses e depois é que podes falar sobre problemas "estruturais". Até lá, isto não é nada... ainda te faltam aparecer os diátomos, as algas verdes e sabe-se lá que mais bichos estranhos... é perfeitamente normal num aquário recente... é feio, desesperante mas faz parte do ciclo das coisas.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo plenamente contigo,

Contudo tu certamente terás o aquário equilibrado com o fertilizante que lhe metes, logo poderás ter níveis de ferro acima do normal eu neste momento não terei, na minha primeira montagem não tive algas filamentosas porém não tinha substrato fértil e as tais pastilhas ferrosas já as dos pontos verdes nos vidro ui..era ás paletes.

 

Acho que vou é começar a medir parâmetros, fazer tpa e ir fertilizando com tpn+...

 

Se alguém estiver interessado em algodão doce verde mandem pm que eu exporto de bom grado....

 

Que alguém me corrija se estiver a dizer ou a fazer barbaridades...

 

Abraços

Editado por nazarethy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu no inicio tambem tinha algas a toa e não é por pouca ou muita fertilização... simplesmente não há nada a fazer além de ignorarmos o problema e focar-nos nas plantas... o resto encaixa sozinho passados uns meses.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Tony cuba com corydoras e ancistrus? tá-se mesmo a ver que eles te iam rebentar com a cuba toda a não ser que esta já tivesse numa fase de evolução bem avançada e mesmo assim não sei essa malta remexe tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é sim! ;)

 

Ele no inicio faz um "review" da informação que já existe, e os resultados e conclusão que vês no final, são resultados das experiências com algas de água doce.

 

Ele próprio diz que há pouca literatura referente a algas doce, e tentou logo no ínicio explicar o que já se sabe acerca da água salgada, tentando assim ter um termo de comparação

 

Slide 8! :)

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é sim! ;)

 

Ele no inicio faz um "review" da informação que já existe, e os resultados e conclusão que vês no final, são resultados das experiências com algas de água doce.

 

Ele próprio diz que há pouca literatura referente a algas doce, e tentou logo no ínicio explicar o que já se sabe acerca da água salgada, tentando assim ter um termo de comparação

 

 

Slide 8! :)

 

Mas que raio... :burp: água fazia melhor...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.