Mais um curioso a querer fazer um aqua


Recommended Posts

Olá a todos :doofywave:

 

Bem após muito tempo ver os peixinhos decidi começar um projecto de um aqua biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Há uns dias que ando a ler vários posts e tem me ajudado em muita coisa mas também a por me mais dúvidas noutros assuntos.

Agora se me poderem ajudar agradecia imenso porque ainda sou muito inexperiente por estas andanças.

 

Hoje fui comprar o aqua :rolleyes: lá me decidi por este:

Dimensões: 100x30x35

Volume: 100l

Filtro: Treta EX700

Iluminação: Aquapor T5 - 39w com 85cm (10000k)

Substracto Tipo/Quantidade: A comprar

Aquecimento/Refrigeração: hidom 200W

 

Neste fim de semana, o trabalho não facilita a compra mais cedo, vou tentar comprar a areia para pôr no aqua e começar a encher, que vem ao encontro das minhas dúvidas, como começar o ciclo de azoto? e de quanto em quanto tempo faço TPA, porque quanto mais leio menos chego a uma conclusão :wacko:

Na compra do aqua, foi me oferecido vários produtos para o tratamento da água, se depois me podesses explicar o bom uso deles ficaria grato :happy2: (Treta-AquaSafe; Sera-bio nitrivec, florena, aquatan)

 

Agora relativamente aos valores presentados são insuficientes?

Agora outra dúvidas, é nessário bomba da ar?

E para que serve CO2? E irei precisar?

Relativamente ao filtro, já o abri e tem esta ordem de cima para baixo: almofada filtrante, carvão(segundo li é para tirar), esponja, bioballs, esponja e cerámica, é necessário trocar ou acrescentar alguma coisa?

 

Bem acho que por agora já chega de dúvidas e espero que me ajudem :laugh:

 

Abraço

João

Editado por João Vieira

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 150
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Viva João,

 

(Ressalvando que te vou dar apenas uma opinião de quem anda nisto ainda não fez um ano...)

 

Penso que terás de dar mais umas dicas acerca da tua ideia sobre a flora e a fauna que queres no teu aquário. Só com essas indicações alguém te conseguirá ou tentará elucidar melhor.

Paciência, calma e controle dos ímpetos são as palavras que terão de andar juntas no hobbie.

O ciclo de azoto é fundamental e obrigatório, podes e deves fazer TPA's, mas no início espera até a amónia e o nitrito descerem depois de atingirem os respectivos picos...

Pelo hardware que expões penso que terás tudo para iniciar o ciclo no que diz respeito a equipamentos, não te sei dizer se são os melhores ou não.

 

Ideias gerais sobre as tuas perguntas:

 

A iluminação talvez esteja aquém para plantas um pouco mais exigentes (se não quiseres plantas muito exigentes está bom assim). O termostáto na minha opinião prefería ter 2 de 100W do que 1 de 200W, mas isto sou eu a falar.

CO2 - para um nível inicial e básico sem plantas exigentes não irás precisar, pode servir também para baixar o ph, mas pode ser prejudicial para alguma fauna.

Bomba de água - penso que te referes aquelas bombas de ar? será? se afirmativo também não precisarás delas, o efeito delas é muito mais estético (discutível) que prático

Sobre o carvão há quem aconselhe e há quem desaconselhe, em princípio a filtragem é maior com tudo o que de benéfico/maléfico isso possa provocar, na minha humilde opinião podes retirar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Antes de mais obrigado pela atenção e respostas.

 

@@pdl

 

Sim, ja lí várias vezes mas há sempre certas dúvidas que ficam.

 

@@Eagle

 

Em termos de flora, estava a pensar em plantas de pouco exigentes e que necessitem de pouca necessidade de luz.

Relativamente a flora irei para peixes mais conhecidos mas sem ainda nenhum em específico.

 

E sim era bomba de ar, foi lapso meu :)

 

Abraço

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  1. Dimensões: 100x30x35
  2. Volume: 100l
  3. Filtro: Treta EX700 - faz 700L/h ou seja 7x o volume do aquário, escolha acertada
  4. Iluminação: T5 - 39w - 0,4w/L é uma boa proporção se for com lâmpadas T8 se for com T5 terás mais intensidade de luz com menos watts, sabes que tipo de lâmpadas tens? E os Kelvin?
  5. Substracto Tipo/Quantidade: A comprar
  6. Aquecimento/Refrigeração: hidom 200W - 2w/L uma boa proporção, tb preferia 2 de 100w mas tb fica menos estético
  7. Como começar o ciclo de azoto? - Enches o aquário, colocas o produto que te deram Sera-bio nitrivec que já tens bactérias Nitrificantes, tens de ter nesta fase 3 tipos de testes diferentes, Amónia, Nitritos e Nitratos, as bactérias do Nitrivec transformam a Amónia que é extremamente tóxica em Nitritos e posteriormente em Nitratos, quando tiveres a Amónia a zero e Nitratos é pq o ciclo terá começado
  8. Treta-AquaSafe - retira o cloro
  9. Sera-bio nitrivec - como referi, colónia de bactéria Nitrificantes
  10. Florena - Referes-te a Sera Florena? Então será um fertilizante com ferro, minerais e oligo-elementos paras todas as plantas aquáticas, se não tens plantas não te preocupes com isso agora
  11. Aquatan - Sera Aquatan? será mais um acondicionador de água, retira cloro
  12. É nessário bomba da água? - Não o filtro faz essa função, se estavas a querer bomba de ar tb não o filtro tb faz essa função
  13. E para que serve CO2? E irei precisar? - O CO2 serve para fornecer carbono às plantas quando estas necessitam de grandes quantidades de nutrientes/fertilizações, a injecção de CO2 na água tb faz baixar o pH
  14. Relativamente ao filtro - está tudo bem, mas retirava o carvão activado e guardava-o para uma altura que quisesses retirar medicamentos da água

Mais dúvidas pergunta e aconselho-te a quando fizeres questões sobre produtos coloques o nome completo, facilita a pesquisa, pois nós nem sempre conhecemos todos de cór

Boa aquariofilia!

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

@@jpospr

 

Obrigado pelo o esclarecimento, foi muito util. Relativamente a iluminação é o uma lampada aquapor (85 cm, com 10000k)

 

Queria desde já agradecer a disponibilidade

 

Abraço

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Bem hoje foi dia de montagem :dance:

Após ir a várias lojas a procura de uma decoração e flora lá consegui arranjar algo a meu gosto e espero que tenha ficado bem.

O aqua contem agora areia fina (quase 15kg), 3 pedras do tipo vulcanias e 2 de outros tipos. Também pôs 4 troncos pequenos.

 

Relativamente há flora, vai ser mais complicado dizer o nome das plantas porque nem o próprio vendedor sabia.

Mas pela alguma pesquisa penso ter chegado a algum sitio :smile2:

2 Cabomba

1 Fittonia white (penso eu)

As outras não sei bem o nome, se me poderem ajudar (do meio e lado direito do aqua)

 

Agora vou começar a fazer os testes para saber quando o ciclo de azoto terminou para começar a por peixinhos

Neste caso estava a pensar começar com 2 corydoras, será a melhor escolha?

 

A seguir as fotos do aqua, a qualidade não é a melhor, peço desculpa por isso

1º Foto - Começar a enxer

img1828kv.jpg

 

2º Foto - Já cheio :)img1838v.jpg

 

3ª Foto - As plantas que não sei bem o nome delas :blush2:

img1836q.jpg

 

 

Ainda haverá muito por fazer, por isso aceitam-se sugestões e opiniões e críticas :wink2:

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito giro. Essas pedras brancas são do quê? Fizeste o teste do limão?

 

O Jpospr já disse praticamente tudo. Agora é esperar.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso não fiz o teste :sad2: o sr da loja disse me que não era calcárias, mas daqui a pouco vou fazer, vá ele ter-se enganado..

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa noite,

 

Após algumas semanas há espera que as condições da água fossem boas para a fauna decidi-me por começar com 3 peixes :)

Fauna:

2 corydoras paleatus

1 ancistrus

 

Aproveitei e fiz uma poda as cabombas, mas penso que preciso de CO2 para todas se desenvolverem melhor. Estava a pensar em fazer CO2 caseiro, já tive a ver alguns tópicos, mas queria a opinião de alguém que já fez e que me explique qual o material necessário.

 

Novas Fotos (a maquina não é das melhores):

 

img1908ro.jpg

 

 

2 corydoras e o ancistrus

img1902d.jpg

 

img1913cc.jpg

 

 

Espero que gostem e me ajudem no CO2 caseiro, já tenho uma ideia, mas queria opiniões :)

De futuro vou por Neons, Danios e talvez Guppys.

 

abraço

Editado por João Vieira

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim aos poucos vai indo :)

 

O meu ph está quase nos 7.0.

E sei que o ancistrus é de um ph mais baixo, mas se conseguir fazer o CO2 sou capaz de baixar um pouco.

 

Do grupo que quero adquirir só as guppys pedem um ph mais alto, vou ter que convencer a namorada a escolher outros para já :)

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de co2 caseiro este é o que eu já comprovei ser mais eficiente.

 

http://www.plantasdeaquario.com/difusorco2.htm

 

Se não tiveres jeitinho nenhum para os trabalhos manuais ( é o meu caso) fazes como eu. compras o sistema da nutrafin de co2 por reação e fazes a tua propria mistura. http://www.zooplus.es/shop/tienda_peces/tecnica_acuarios/co2/otros_fabricantes/54819

o sistema custa prai 25 euros com os portes. o inconveniente é que devido à capacidade do teu aquário tens de fazer uma mistura que não é apropriada ao recebiente e acaba-se em 4 ou 5 dias mas tens 3 bolhas por segundo e demora 2 minutos a fazer. é o sistema que uso atualmente e estou satisfeito

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de co2 caseiro este é o que eu já comprovei ser mais eficiente.

 

http://www.plantasde.../difusorco2.htm

 

Se não tiveres jeitinho nenhum para os trabalhos manuais ( é o meu caso) fazes como eu. compras o sistema da nutrafin de co2 por reação e fazes a tua propria mistura. http://www.zooplus.e...bricantes/54819

o sistema custa prai 25 euros com os portes. o inconveniente é que devido à capacidade do teu aquário tens de fazer uma mistura que não é apropriada ao recebiente e acaba-se em 4 ou 5 dias mas tens 3 bolhas por segundo e demora 2 minutos a fazer. é o sistema que uso atualmente e estou satisfeito

 

Estive a ver o site do zooplus e vi um, um pouco mais caro, mas mais apropriado para o meu aqua

http://www.zooplus.es/shop/tienda_peces/tecnica_acuarios/co2/jbl/186394

 

Dizes que depois basta fazer eu a mistura e este sistema fica a funcionar?

Tipo, não preciso de comprar mais nenhum material extra para ligações?

 

obrigado pela ajuda

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não conheço o da jbl mas não me parece muito maio do que o da nutrafin nem sei se é bom. o difusor da nutrafin parece ser melhor uma vez que as bolhas estão em contacto mais tempo com a água.

 

Não precisas de comprar mais nada de ligações. Só precisas de açucar, bicarbonato de sódio que custa 0,70 e fermento biológico que custa 2 euros.

Vê este sistema como a introdução ao co2 por reação. Quando perceberes o mecanismo e como funciona as misturas fazes um caseiro com facilidade e que te dure mais tempo.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daqui a uns dias vou investir num desses então :)

Obrigado pela ajuda cmam :)

 

Tive a "plantar" staurogyne, para tentar fazer uma parte do aqua em tapete :)

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não me parece que consigas manter um tapete, pelo menos para já mas não custa tentar. vai postando fotos com a evolução, vai ser intressante ver.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, vou tentar, também só o tempo e dedicação o dirá :)

 

Assim que tiver mais peixes coloco novas fotos

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo dobro já consegues montar um sistema pressurizado à vontade... até menos se conseguires determinadas peças usadas... não sei se eu me dava ao trabalho de fazer isso caseiro... fiz uma vez e bastou...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E um sistema desses preciso de que peças? Visto que só tenho visto sistemas já completos e bastantes caros também.

Só ia optar por um caseiro devido ao preço ser mais barato.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vai ao olx e arranja um extintor de CO2 em segunda mão (preferencialmente cheio).... já vi a 10 ou 15€. lembro-me ter visto inclusive um a vender 10 garrafas cheias por 50€... era só questão de despachar as outras.

 

Depois de teres a garrafa, tens que arranjar um regulador de pressão. Procura por um em segunda mão ou então vai a aqueles ferros velhos ou melhor ainda a aqueles armazens onde fazem enchimento de garrafas de co2 para a restauração/cerveja e pode ser que alguém te arranje um regulador a muito bom preço (ou às vezes até de graça). É sempre preferível um regulador com 2 manómetros e que regule a pressão em duas fases. No entanto, com uma fase já é suficiente.

 

Depois só precisas de uma válvula de agulha (custa uns 7-10€) que já é suficiente para o sistema. A partir daqui é só preciosismos... tipo conta-bolhas, difusor cerâmico, válvula solenoide para ligar e desligar automaticamente, etc...

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um extintor de CO2 dura quanto tempo e onde se pode "encher"?

A válvula de agulha qual é a sua função, porque ainda não tinha ouvido falar..

Vou ver qual o melhor sistema para já e procurar as peças.

Obrigado TonyCh

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A válvula agulha é o regular fino do sistema, é o que permite controlar o número de bolhas por segundo, sem a agulha é muito difícil controlar a saída de CO2 de forma calibrada

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.