plantas para formar um tapete


BM-36

Recommended Posts

Olá.

 

Com essas medidas, mais concretamente, a altura e a iluminação, não te aconselho, para tapete, nada mais do que musgos.

Todas as outras necessitam de mais luz, e lâmpadas que consigam fazer chegar a luz lá abaixo.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

concordo com o que o luis disse.

nao vais conseguir formar tapete com qualquer outra planta de tapete a nao ser musgo e mesmo assim nao sei,pois ele vai quase de certeza crescer mais para cima que para os lados derivado a pouca iluminaçao em relaçao a altura/litros.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

e qual seria a iluminação que me aconselham a por para conseguir formar tapete la.

 

obrigado

Uma vez que o aquário tem 60 cm de altura e um volume total de 216 litros, aconselho-te a usares uma calha de 4*24 W T5. Dessa maneira já consegues manter algumas plantes de tapete, como as eleocharis, utricularia, pelia, etc...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um aquário com 200 L e com 60 cm de altura, só estou a ver as HQI. Ou talvez uma mistura de uma HQI de 150 W e duas T5 de 24W. Sei que há calhas dessas à venda.

 

Não sei se há mais alguma solução. Ou o quão exigente é o tapete que queres fazer. Com esta mistura acho que podes pôr (teoricamente) qualquer planta que quiseres.

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

 

Uma vez que o aquário tem 60 cm de altura e um volume total de 216 litros, aconselho-te a usares uma calha de 4*24 W T5. Dessa maneira já consegues manter algumas plantes de tapete, como as eleocharis, utricularia, pelia, etc...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

pois entao secalhar vou optar por essa maneira qual a planta de tapete melhor para este aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois entao secalhar vou optar por essa maneira qual a planta de tapete melhor para este aquario

 

Seria melhor fazeres a seguinte pergunta, qual é a planta de tapete que mais gosto? Qualquer uma é boa se lhe deres condições agora depende do teu gosto e daquilo que queres fazer. Vai ao site da tropica e escolhe a que mais gostas: http://www.tropica.com/en/plants/plant-list-a-z.aspx

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seria melhor fazeres a seguinte pergunta, qual é a planta de tapete que mais gosto? Qualquer uma é boa se lhe deres condições agora depende do teu gosto e daquilo que queres fazer. Vai ao site da tropica e escolhe a que mais gostas: http://www.tropica.c...t-list-a-z.aspx

 

 

 

boas entre esta Eleocharis sp. 'mini e Utricularia graminifolia qual me aconselha para o meu tipo de aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas entre esta Eleocharis sp. 'mini e Utricularia graminifolia qual me aconselha para o meu tipo de aquario

 

Eu gosto de ambas e embora não tenha tido experiência com nenhuma, pessoalmente ia para a Eleocharis sp. "mini" que tem um grau de dificuldade médio. A Utricularia é uma bela planta, deve ser muito exigente já que a Tropica a classifica como díficil e diz que é insectívora, mas talvez na sua forma emersa, não sei.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Já agora, e sem querer fazer offtopic, eu vou plantar agora próximo um aqua de 100*40*40 onde queria "forrar" cerca de 60% do fundo com um belo tapete de "cuba". A minha questão é: que quantidade ou porção devo encomendar da planta de modo a ser suficiente?? Já agora é uma das plantas de tapete mais exigentes, se não a mais exigente, posto isto, que quantidade de luz aconselham?

 

 

Abraço

 

PS: Sorry pelas minhas perguntas mas se optares por "cuba", (HEMIANTHUS CALLITRICHOIDES) também te são úteis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Já agora, e sem querer fazer offtopic, eu vou plantar agora próximo um aqua de 100*40*40 onde queria "forrar" cerca de 60% do fundo com um belo tapete de "cuba". A minha questão é: que quantidade ou porção devo encomendar da planta de modo a ser suficiente?? Já agora é uma das plantas de tapete mais exigentes, se não a mais exigente, posto isto, que quantidade de luz aconselham?

 

 

Abraço

 

PS: Sorry pelas minhas perguntas mas se optares por "cuba", (HEMIANTHUS CALLITRICHOIDES) também te são úteis.

 

 

nao tem que pedir desculpa tambem é uma pergunta que faz td o sentido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto de ambas e embora não tenha tido experiência com nenhuma, pessoalmente ia para a Eleocharis sp. "mini" que tem um grau de dificuldade médio. A Utricularia é uma bela planta, deve ser muito exigente já que a Tropica a classifica como díficil e diz que é insectívora, mas talvez na sua forma emersa, não sei.

 

 

e entao se meter uma calha de 4x24 T5 chega

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e entao se meter uma calha de 4x24 T5 chega

 

Eu metia uma calha com uma lãmpada HQI de 150W para ultrapassar um bocado a barreira de água que vais ter em altura já que estas lãmpadas têm mais poder de penetração e para o teu aquario chegava. É uma opção cara mas seria a melhor. A solução de 4 x 24W T5 talvez resulte e é uma questão de experimentares. Podes esperar que alguem com mais experiencia te dê a sua opinião.

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vais me desculpar a pertinência mas tu tens experiência com plantados, sabes que a iluminação é apenas um dos itens necessários para plantas tão exigentes? Para um tapete é necessário bons substratos férteis e inertes, injeção de co2, fertilização de macros e micros, qualidade da água, filtragem suficiente, fauna que não mexa no fundo,etc, etc.

Ainda por cima começas logo com um handicap que é a altura da coluna de água, 60 cms é demasiado para um plantado com plantas de tapete.

Mas tu é que sabes, no que puder ajudar estás à vontade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vais me desculpar a pertinência mas tu tens experiência com plantados, sabes que a iluminação é apenas um dos itens necessários para plantas tão exigentes? Para um tapete é necessário bons substratos férteis e inertes, injeção de co2, fertilização de macros e micros, qualidade da água, filtragem suficiente, fauna que não mexa no fundo,etc, etc.

Ainda por cima começas logo com um handicap que é a altura da coluna de água, 60 cms é demasiado para um plantado com plantas de tapete.

Mas tu é que sabes, no que puder ajudar estás à vontade.

 

1 so pedi opinião quanto a iluminação que poderia usar,mt obrigado pela informaçao que para ter tapete é preciso substratos, etc etc isso ja eu sabia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[bM-36, não me interpretes mal, eu apenas estava a alertar-te para a dificuldade do desafio que te espera, eu já tive várias tentativas com cuba, glosso e marsilea e só a última se vai safando e no entanto é uma luta diária para a manter. Mas pelos vistos enganei-me a teu respeito, afinal já sabes tudo o resto que implica um tapete, resta-me desejar-te sucesso.

1 so pedi opinião quanto a iluminação que poderia usar,mt obrigado pela informaçao que para ter tapete é preciso substratos, etc etc isso ja eu sabia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[bM-36, não me interpretes mal, eu apenas estava a alertar-te para a dificuldade do desafio que te espera, eu já tive várias tentativas com cuba, glosso e marsilea e só a última se vai safando e no entanto é uma luta diária para a manter. Mas pelos vistos enganei-me a teu respeito, afinal já sabes tudo o resto que implica um tapete, resta-me desejar-te sucesso.

 

eu nao interpretei mal, nao ha so as plantas que mencionou agora alem dessas ha mais especies para criar tapetes claro que cada uma com as suas características e umas mais fáceis outras mais difíceis.e nao sei tudo porque estou sempre a aprender se nao tb nao andava aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A marsilea hirsuta e as Eleocharis não querem muita luz. A primeira até nem precisa de nada de especial. Mas de facto tens pouca luz. Não sei. Só tentando.

 

Musgos e afins deve dar. Podes fazer um tapete de Cryptocorines... tudo é relativo...

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais