Osvaldo Sousa

Membro
  • #Conteúdo

    41
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre Osvaldo Sousa

  • Aniversário 02/10/1989

Formas de Contacto

  • MSN
    osvaldoatv@hotmail.com
  • Mail
    osvaldoatv@hotmail.com

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Montijo (Setúbal)
  • Localização
    Taipadas

Osvaldo Sousa's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Boa noite, O termostato por acaso não cabe na vertical pois apesar de não ser visível na fotos eu tenho cerca de 4 ou 5 vezes mais altura no fundo que na frente do aqua. Só não consigo captar isso nas fotos. Para melhor se perceber o termostato bate na calha se colocado na vertical. Em relação as rochas... quis aumentar a sensação de grandeza do aqua para tentar fazer que parece-se maior do que realmente é mas de facto nestas fotos parece um pouco "vazio". :S Abraço
  2. Boas pessoal, Tenho o aquário montado vai fazer dia 26 de Outubro 2 meses e gostaria de partilhar as fotos mais recentes da montagem para me dizerem o que acham. É o meu primeiro aquário e, como tal, é o meu primeiro plantado por isso... bem gostaria de opiniões sinceras e que de alguma forma me ajudassem a evoluir neste hobby. Gostaria de enviar fotos para o concurso aqui do forum apesar de saber que provavelmente o ultimo lugar ficaria de imediato reservado e também tenho algumas falhas nas plantas ainda. Nome: ??????? Data da Montagem: 26-08-2012 Aquario: 100x40x40 Iluminação: 4x39W T5 HO Aquecimento: 200W Filtro: JBL Cristalprofi e900 Equipamento adicional: termómetro + bomba de circulação Hardscape: Seiryu Stone Substracto fértil: JBL Aquabasics Plus + ELOS TERRA ZERO Substracto inerte: Seachem Flourish Black Fertilização: Seachem/caseira Peço desculpa pela qualidade da segunda foto mas foi com o telefone e... parecia estar melhor do que aquilo que esta. Abraço
  3. Boas, obrigado pelas mensagens mas uma coisa parece que não esta a resultar. Reduzir a luz para a cuba não se revelou adequado pois em 3 semanas tive sempre crescimento e pearling constante. Nestes 2 dias que reduzi a luz... nada. Ligo as restantes lâmpadas... são fios contínuos de oxigénio ate a superfície. Sei que não é o único indicador de crescimento e de saúde mas a verdade é que a fotossíntese acontece com muito mais vigor pelo menos. A tenellus não mostrou sinais de abrandar mas na cuba é evidente. Não sei agora bem o que fazer. Se fornecer o máximo de luz e nutrientes para que as plantas retirem a "força" as algas, ou se corto na luz para que estas não se desenvolvam... tanto.
  4. Boas, Tendo em conta as fotos, e de 1 a 10, qual deveria ser o meu grau de preocupação com as algas? Foi o melhor que consegui com a maquina mas acho que com o telefone ficava melhor... Enfim. Seja como for acho que dá para ter uma ideia. Uma geral:
  5. Boas, Bem queria desde já agradecer os comentários e a ajuda que é sempre bem vinda, mesmo que sejam criticas negativas, (não foi o caso). O que fiz em relação ao CO2 foi aumentar um pouco mais visto ainda não ter fauna presente e adicionei também uma bomba de circulação pois o filtro não parece ter força suficiente. Deste modo tenho agora praticamente todas as bolhas que saem do difusor a dar uma volta completa ao aqua sem chegar a superfície. A bomba é um pouco exagerada para a fauna, penso eu, mas como não há... também não estraga nada. Quando tiver então os primeiros habitantes baixo então mais um pouco e vou ter de me regular pelo que puder ate comprar um teste de qualquer estilo. Outra coisa, tenho o Co2 a ligar as 17h, as luzes as 18, e depois tenho o CO2 a desligar as 23h e as luzes as 24h. Não sei se estou a fazer bem bem mas foi o que por ai li.
  6. Fotos: Não se vê praticamente nas fotos o que digo ter na cuba e na Sturogyne repens mas nas rochas nota-se bem as manchas verdes e castanhas. Bem aqui esta o meu primeiro aqua o meu primeiro plantado e... bem primeiro tudo.
  7. Boas, Bem agora passado uns dias começo então a ter uma quantidade "generosa" de algas tanto nas plantas como no substrato. No vidro e nas rochas penso ser GDA o que não me preocupa visto ser muito frequente em montagens novas e que tem tendência em desaparecer por si, mas nas plantas e no substrato já me preocupa mais. As plantas começaram a ganhar uma manchas castanhas, uns pontos castanhos que na tenellus já começou a tapar as folhas mais velhas, e a cuba e o substrato começaram a ganhar também essas manchas castanhas, mas também uma espécie de "algodão" esverdeado e que não estou a conseguir controlar muito bem. O problema é que a cuba tem uns 15 dias e das duas vezes que aspirei o substrato... bem veio metade a traz e a limpeza ficou quase na mesma. Os fungos que apareceram nas ventosas e nos tubos do filtro, apesar de serem limpos quase diariamente foram-se depositando no substrato e na cuba e era praticamente impossível de limpar. Provavelmente isso levou a um excesso de matéria orgânica no substrato e dai as algas. A flora também não deve estar a ajudar muito pois não tenho nada de crescimento rápido mas... não quero mais nada do que tenho actualmente pois é este o aspecto que esperava e gostava muito de conseguir enviar fotos para o concurso aqui do forum. Luz... Bem estou com 156W, 6 horas por dia para 160L, 100x40x40. Talvez demasiado visto serem lâmpadas T5 mas a cuba tem uma grande exigência e a minha outra opção é de apenas 80W o que me parece insuficiente. Co2... pressurizado com umas 4- 5 bps. Ainda não tenho testes mas pelas durezas e PH deu-me 30 ppm, parece-me bem. Vou ainda hoje colocar fotos mas não me parece que se veja grande coisa do problema. Vamos ver.
  8. Sim é onde tenho consultado, (obrigado na mesma), mas mesmo assim não me consigo decidir. Falta de fostatos não me parece de todo e portanto dificilmente são GSA. Para ser GDA manifestam-se principalmente nos vidros e para já estão impecáveis. Mas tenho finalmente o CO2 a 100% e... vamos ver. Não é nada que me "chateie" para já. Vou tentar confirmar o tipo e ver o melhor método para eliminar.
  9. Pois exacto... ignorei por completo isso. :S Assim sendo acho que quem esta mal sou eu e não são GSA mas sim GDA devido ao CO2 ser fraco. É a causa mais provável digo eu pois tenho consciência que o CO2 esta fraco mas estou a tentar arranjar um extintor e não esta fácil. A rochas estão a adquirir uma tonalidade verde no topo das mesmas. Mas tenho os vidros limpos. GDA?
  10. Boas, Obrigado pela resposta rápida mas ouve uma coisa que não percebi bem. É normal ter algas no inicio da montagem devido ao facto de não ter fosfatos correcto? É que por acaso no aquário tenho 2 PPM de fosfatos e na agua da torneira tenho 0.25 PPM. É quase fertilizar a "borla". Reparei agora durante a noite que no difusor de CO2, nas ventosas e em uma das pedras mais pequenas começo a ter uma espécie de "névoa" branca e uma ou outra pinta verde, (estas só numa pedra). A "névoa" branca deduzo que seja um fungo ou talvez mesmo excesso de bactérias pois reforcei a meio da semana. Se alguém me puder confirmar... agradecia. Seja como for já injectei na zona afectada um pouco de excel com uma seringa, (nos green spot), e retirei o difusor para limpeza. Amanha leva uma "raspadela" com a escova de dentes e depois uma TPA.
  11. Boas pessoal, Tenho um aquário montado à 8 dias e hoje quando "andava" a verificar os parâmetros da agua para saber como ia o ciclo do azoto vi que nos testes dos nitratos me dava quase 50 PPM. Estranhei e fui fazer o teste a agua da torneira, (que não é da rede), e o resultado foi o mesmo. Ou seja tenho 50 ppm na agua que supostamente deveria usar para fazer as TPA´s e baixar o valor. Como resolvo isto? Tenho o Prime da Seachem mas... não sei. Setup: Aqua: 100x40x40 Iluminação: 4x39W T5 Filtro: JBL CristalProfi e901 Substrato: JBL Aquabasic Plus + Seachem Black CO2: "Caseiro" provisório Testes SERA. Espero que Seja informação suficiente. Para as plantas não me parece ser um problema, estão a crescer bem e não tenho para já problemas com algas mas estava já a pensar em colocar a equipa de limpeza nos próximos dias para prevenir e... Não contava com estes resultados.
  12. Não me safo com o extintor e agora ninguém me responde... :S

    1. Manguinhas

      Manguinhas

      O que precisas? Pode ser que consiga ajudar...

    2. mad&mor

      mad&mor

      Isso não houve praí um incêndio não? É que extintores aqui a malta pensa logo CO2 e estava o rapaz à rasca com um incêndio! :|

  13. Esta certo. Então e sempre se confirmou que foi do excel? E as algas? Melhorou ou esta na mesma? É que eu vim para aqui "mandar postas de pescada" mas apenas como opinião. Se tiver certo melhor que assim consigo perceber se faço uma boa avaliação das condições/problemas. Cumprimentos
  14. Eu vou ignorar metade da msg porque me pareceu um pouco "rude" para para quem comentou mas voltado ao caso. Eu, e acho que falo por todos, não quero saber as marcas das tuas lâmpadas ou o formato, etc, mas se tens um problema e queres que ele seja resolvido deves sempre por os Watts por lâmpada e as suas características. Mesmo dos LED´s, etc. Acho que foi so isso que pediram não percebo a tua resposta sinceramente. Abraço e boa sorte..
  15. Do que li, sei que algumas plantas não toleram muito bem o excel e se esse "fenómeno" começou depois de começares a usar o produto pode muito bem ser a explicação. Quantos as algas, e como dizes que tens tudo impecável a nível de nutrientes, para mim o problema é luz a mais... Talvez se reduzires o numero de horas de luz ou um pouco menos de intensidade.. (não dizes Watts). Mas eu nem aqua tenho... ainda...