O início de um vício!


sc4rely

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Fico a aguardar, mas acho que estás certo :smile2: vou tentar controlar os meus impulsos e não limpar lol

 

Relativamente aos resultados dos testes...Só eu é que acho estranho que, dois dias depois da fertilização não ter nitratos, e passados mais dois dias (sem ter feito absolutamente nada) , aparecerem-me 10 mg/L? :blink:

 

Abraços

 

p.s amanhã deve chegar o meu sistema de Co2 pressurizado!! :yahoo: (Isto de ter feito anos, às vezes dá jeito lol)

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Olá. O aquário está muito bom. Quanto aos testes, são muito falíveis... por alguma razão há aparelhos laboratoriais e analisadores de espectro para nitratos que custam mais do que muitos carros...

 

De qualquer das maneiras, os nitratos aparecem sempre que que as bactérias oxidam nitritos que por sua vez só aparecem se houver bactérias a oxidar amónia... por outras palavras, houve um pico de amónia que foi transformado em nitratos... aliás... é normal num aquário com o ciclo já feito aparecerem é nitratos sem vestígios de amónia ou nitritos visto que as bactérias processam imediatamente os primeiros dois.

 

Abraços

 

Tony

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"Aut dosce, aut disce, aut discede"
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Obrigado Tony!

 

Concordo com a tua explicação, e é exactamente isso que acontece no ciclo como todos sabemos (Amónia transforma-se em nitritos, que por sua vez se transformam em nitratos). A ideia é, virtualmente, não ter nem amónia nem nitritos, ou seja, criarmos uma colónia de bactérias grande o suficiente que consigam fazer a conversão rapidamente para não prejudicar a fauna.

O problema foi a falta dos nitratos, quando estes foram introduzidos através da fertilização, ou seja, sem haver a dita conversão natural! Deve mesmo ter sido o teste que falhou... (Não sabia dessa dos preços dos testes prós de nitratos :shock: )

 

Já agora, visto que devo receber o sistema de Co2 amanhã, alguém consegue me dizer/explicar como é que determino a dose correcta?

 

Este é o material que vem amanha:

 

Garrafa

Manómetro duplo

Válvula de agulha

Válvula Solenoide

Conta bolhas

Válvula anti retorno

Difusor

 

Abraços

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enquanto não tiveres fauna, é tanto que a água parece água das pedras... já não me lembro bem do tamanho do teu aquário mas eu num de 60L meto 3 bolhas por segundo (das grandes) e isso com fauna lá dentro! Sem fauna podes abusar à vontade. Agora quantidades certas... isso varia de conta-bolhas para conta-bolhas... 1 bolha minha podem ser 3 bolhas tuas ou vice-versa....

 

Convém arranjares um dropchecker para teres uma ideia do CO2 que está dissolvido na água que há muito boa gente por ai que injeta 1 bolha a cada 3 segundos em aquários de 250L e acham que é muito... lol.

 

Pessoalmente, para mim o CO2 está bom quando os peixes ficam com aquela cara do "What the fu**.." mas não chegam ir à superfície e o dropchecker está amarelo brilhante... claro que daqui a bocadinho vão cair aqui os prós a chamar-me irresponsável e que isso é muito CO2 e que se matares mais tarde os teus peixes todos que a culpa vai ser minha e etc etc mas pronto... a versão oficial é:

 

dropchecker com solução de KH=4 deve estar verde antes de começar a injetar CO2 e antes das luzes acenderem e deve tender para o verde amarelado no final do fotoperiodo quando o CO2 for desligado. Não te esqueças que a cor do dropchecker indica a quantidade de CO2 de há 2 horas atrás. O processo não é imediato e seja qual for a quantidade que acabas por injetar, deves ir muito devagarinho e fazer pequenos ajustes uma vez por dia para ires controlando os peixes.

 

Uma coisa nova que aprendi recentemente é que a temperatura da água influencia a capacidade da mesma reter O2 ou seja, eu metia 50ppm de CO2 e os peixes não se queixavam enquanto que a água andava sempre nos 26.1C-27.0C... quando houve a onda de calor e a água do aquário subiu a 29C, os peixes começaram a arfar não pelo CO2 (que se manteve igual) mas pela falta de O2 visto que a água a essa temperatura tem um decréscimo significativo na capacidade de retenção de O2.

 

Abraços

 

Tony

 

PS: Tenho a certeza que sabes como montar isso tudo mas se quiseres posso colocar aqui os procedimentos tendo em conta que escrevi um MP longo ontem a explicar isso a outro membro aqui no fórum e seria só copy/paste.

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Pessoalmente, para mim o CO2 está bom quando os peixes ficam com aquela cara do "What the fu**.."

 

Fartei me de rir com esta LOL

 

O meu aquário é de 100x40x50, apesar da altura real da coluna de água ser de 42/43, fico com mais ou menos 150 litros de volume real!

 

O dropchecker vai ser a próxima compra! Por acaso, mal vi um dentro de um aquário, fui pesquisar sobre o que era e para que é que servia (achei piada ao formato e ao líquido que lá estava dentro lol) Depois da pesquisa só não percebi muito bem a parte da solução de KH 4...Supostamente quando se compra o dropchecker ele vem com um reagente, e fiquei com a ideia que teria que por água dentro do dropchecker com um valor de KH 4, e depois juntava o reagente (basicamente como se fosse um dos testes que normalmente se faz)...Ou o reagente que vem, já é a solução que lá se põem dentro?

 

Também ficou a dúvida de que, a cor aconselhada é o verde, mas já vi muitos comentários a dizer que se deve ter amarelo (ou seja excesso)...Mas acho que já percebi que cada um tem a sua preferência (ou meter CO2 q.b = dc verde, ou estimular o metabolismo das plantas ao máximo - como tu = dc amarelo)

 

Em relação à montagem, apesar de já ter visto o que se deve fazer, informação nunca é demais (principalmente depois daquele incidente com o purigen lol shiuuuuu), portanto, se me fizeres esse favor agradecia :wink:

 

Abraços

Editado por sc4rely
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Olá

 

Se fores ver as tabelas que há por ai na net sobre a relação entre o KH e o PH e a respectiva concentração de CO2, rapidamente vais ver que, na linha do KH=4, o chamado nível "ideal" de CO2 (30ppm) fica situado na zona "verde" do reagente do PH i.e. entre 6.6 e 6.9 de PH. Acontece que, mesmo tendo o aquário com um KH=4, esse KH pode (e muitas vezes não é) puro pois os fosfatos influenciam os testes e as leituras. Por exemplo eu que fertilizo com muitos fosfatos (para combater GSA e alimentar as plantas) tenho um KH=9 quando na realidade, é um KH=5... ora isso vai distorcer toda a realidade das medições. Para evitar isso, o pessoal pega em água destilada e junta bicarbonato de sódio até atingir um KH=4. O bicarbonato de sódio apenas adiciona carbonatos à água portanto temos a certeza absoluta de que aqueles 4dkh são "puros". Agora que já tens essa água "calibrada", juntas umas gotas de reagente de PH (azul de bromotimol) até que fiques com um azul forte (eu meto 6 gotas para 5ml). Depois disso vais colocar o dropchecker dentro de água e, uma vez que CO2 é um gás que facilmente é transferido de e para líquidos, ao fim de duas horas, a física vai fazer com que exista a mesma quantidade de CO2 dentro do líquido calibrado que existe no aquário. O azul de bromotimol vai reagir a essa quantidade de CO2 e mostrar a coloração do PH (imaginemos verde forte). Assim já sabes que verde forte = 20-24ppm. No final do fotoperiodo (-2 horas) o líquido já deverá estar verde amarelado que, segundo a tabela, indica entre 31 e 38ppm de CO2.

 

Os 30ppm são considerados seguros para os peixes e um bom nível para um crescimento bom das plantas. Isso é diferente de ir até à fronteira do "ilimitado"... sabemos que se considera a luz "ilimitada" quando a mesma atinge, em sistemas T5 os 2W por litro. No CO2 a discussão está aberta ainda mas podemos dizer que a fronteira do "ilimitado" se situa algures 50 e 70ppm. O que significa "ilimitado"? É que mesmo que ultrapasses esse ponto, as plantas não irão aumentar o ritmo de crescimento mas também não estarão limitadas por esse componente. A limitação vai recair sobre um dos outros componentes (nutrientes - Micros ou Macros ou luz). Claro que é preciso saber gerir isto tudo para ter um bom crescimento mas também não exagerar nas coisas. Claro que no início (como eu) gostamos é de ver as plantas a crescer a um ritmo alucinante mas é forçar os limites sem necessidade e depois vais criar outros problemas (tipo podas semanais ou bi-semanais). No meu caso, estou convencido que, uma vez que tenha tudo fechado com plantas e estiver farto de podar, reduza a luz e consequentemente o CO2 para manter as coisas saudáveis mas a velocidade de cruzeiro.

 

Já agora, tu podes variar o KH da solução do dropchecker. Por exemplo, se fizeres uma água calibrada de KH=6, o liquido só estará verde quando já tiveres 40ppm de CO2 na água. Assim é possível ajustar as coisas para as nossas necessidades. Há um site que te permite inclusive calcular os KH's que precisas para usar em 2 dropcheckers e assim reduzir a margem de erro. É à vontade do freguês.

 

Quanto à montagem do sistema aqui vai a melhor explicação que consegui. Se houver dúvidas, não hesites em perguntar que há coisas que talvez podiam estar melhor explicadas, não sei:

 

Bom vamos por partes.

 

Assumo que tenhas à tua frente:

 

1. Regulador, válvula solenoide, botija de CO2 cheia, 1 ou 2 válvulas anti-retorno, conta bolhas e difusor

2. Fita de teflon, chaves de bocas apropriadas (32mm, 13mm, etc) e líquido limpa-vidros

 

Procedimento:

 

1 - A primeira coisa que vais fazer é abrir (contra os ponteiros do relógio) a torneira principal do regulador (isso fecha a torneira e reduz a pressão para 0). Agora vais fechar a válvula de agulha (no sentido dos ponteiros do relógio) toda. O regulador está pronto para ser montado.

 

2- Inspeciona a botija de CO2. Confirma que a rosca não está danificada nem que há lixo dentro dela. Inspeciona a porca de 32mm do regulador. Vê se tem um disco de plástico (normalmente branco) dentro dela. Se tiver, não precisas de usar teflon nesta ligação. Liga o regulador à botija e aperta a rosca à mão. Quando já não conseguires aperta, com força, usando a chave de 32mm.

 

3- Uma vez o regulador ligado à botija, aproveitamos e fazemos o teste de alta pressão. i.e. vais abrir a botija de CO2 (basta uma volta) e vais ver que o manómetro da alta pressão salta logo para 55-70 bar (depende da temperatura do CO2). Volta a fechar a torneira da botija e inspeciona o regulador por fugas (algum silvo, barulho e a seguir deita um pouco de líquido limpa vidros na porca de 32mm, nas ligações dos manómetros na válvula de segurança e na base da válvula de agulha. Se houver fuga, vai começar a deitar bolhinhas. Mesmo que não deite, deixa assim o regulador e a botija fechada que o manómetro devia manter-se nos 55-70bar sem mexer durante 24 horas. Só assim é que tens a certeza que não nenhuma fuga.

 

4- enquanto deixas a botija e o regulador a fazer o teste da fuga, vais começar a montar a válvula solenoide. Se bem me lembro, a tua é da baviera fluidtec. Se for, vais reparar que de um lado, podes remover o "pipo" e fica exposto uma ligação de rosca de 1/8. Do outro lado não consegues remover o pipo. Se for assim, vais ter que montar a válvula solenoide depois da válvula de agulha. Se tivesses disponível uniões de 1/8 em ambos os lados, então podias montar a válvula solenoide entre o regulador e a válvula de agulha. Portanto, assumindo que é mesmo da fluidtec, do lado onde removeste o "pipo", vais enrolar fita de teflon à volta da rosca (pelo menos 5 voltas) mas de maneira a que o teflon nunca fique na "face" onde está o buraco. Apenas na rosca. Quando tiveres o teflon colocado, vais enroscar a válvula solenoide na saída da válvula de agulha usando as chaves de bocas. Aperta bem.

 

5- Certifica-te que a válvula solenoide funciona, ligando-a à tomada. Tem que fazer um "clique". Depois podes desligar.

 

6- Se o sistema passou o teste, vais voltar a abrir a botija de CO2 (1 volta basta) e depois, devagarinho, vais fechar a torneira do regulador (sentido dos ponteiros do relógio) e vais ver a pressão do segundo manómetro a subir. Como vais usar difusão por disco cerâmico, fixa a pressão do segundo manómetro em 2 bar. Neste momento não devia sair CO2 em lado nenhum ainda.

 

7- Quando tiveres os manómetros com as pressões que indiquei, vais abrir (contra o sentido dos ponteiros do relógio) a válvula de agulha umas 2 ou 3 voltas. Não devia sair ainda CO2 nenhum.

 

8 - Fecha a torneira da botija e ambos os manómetros deviam continuar a indicar as pressões que definiste. Aproveita agora e molha todas as uniões com limpa vidros em busca de bolhas. O teste definitivo é deixar assim o sistema durante 24h. Se ao fim das 24 horas ambos os manómetros continuarem a mostrar as mesmas pressões apesar da torneira da botija de CO2 estar fechada, o sistema considera-se estanque.

 

9- Depois de todos os testes, vais ligar a mangueira de CO2 à valvula solenoide. Depois corta o tamanho que precisas até 10cm do local onde vai ficar o conta-bolhas. Mete uma válvula antiretorno e depois mais 10cm de tubo.

 

10- Pega no conta-bolhas (de vidro?) e enche-o com água e liga a entrada ao tubo de 10cm que vem da válvula antiretorno. A saída do conta-bolhas mete mais 10cm de tubo e depois liga a segunda válvula antiretorno (assim garantes que não vem água do aquário para dentro do conta-bolhas e a água do conta-bolhas também não vai para dentro do regulador por causa da primeira válvula antiretorno.

 

11- mete um tubo suficientemente comprido desde a segunda válvula antiretorno até ao difusor que fica dentro do aquário.

 

12- Agora que já está tudo feito, abres a torneira da botija de CO2 (uma volta) e ligas a válvula solenoide. Passados uns segundos, o conta-bolhas devia começar a funcionar e passados mais uns segundos o difusor também.

 

13. Ajusta a cadência das bolhas ao que pretendes com a válvula de agulha. O importante é começar com pouco e ir aumentando gradualmente (todos os dias) até atingir a cadência que te deixa o dropchecker amarelo-esverdeado. Isto se já tiveres fauna. O dropchecker tem um desfazamento de 2 horas em relação ao CO2 presente portanto qualquer alteração que faças só se vai ver 2 horas depois.

 

E pronto. Já está!

 

Nota final: Com os difusores de vidro, o que pode acontecer, é que quando a válvula liga, o CO2 não começa a sair imediatamente porque precisa de acumular pressão... é normal levar até 5-10 minutos. Mais do que isso e há um problema (ou pressão insuficiente).

 

Espero que esteja clarificado tudo.

 

Abraços

 

Tony

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E que tal sugerires esta explicação como tópico fixo à moderação? Acho que é um excelente artigo para isso.

 

Se decidires escrever fala com a Susana Paço que é ela a moderadora desta secção!

 

Talvez vá ser preciso um ajuste ou outro, mas nada de especial. O Forum so tem a ganhar com iniciativas destas!

 

Abraço

 

P.S: Acho que ela tem andado ocupada, por isso não estranhes se demorar a responder!

 

Tanpanama - Posted Image

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Para isto ser digno de "fixo" tinha que levar aí umas 10 fotos e o texto tinha que ser ajustado ao leitor anónimo mas é plausível de ser feito. Não tenho é vontade de desmanchar o meu sistema para montá-lo de novo passo a passo e tirar fotos do processo.

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Tony acabaste de ganhar o prémio de maior post do fórum .

 

O verdadeiro serviço publico. Sem ti isto não era a mesma coisa.

Abraços e Beijinhos

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Sim... isso seria ideal... fotos do regulador (frente, rosca grande de ligação à botija, válvula de segurança), da botija (rosca e torneira), da válvula de agulha (inteira e com o pipo já removido), válvula solenoide (se for da fluidtec com e sem pipo de um lado), válvula de agulha com o teflon, solenoide com teflon. Uma foto geral do sistema já montado. Uma foto com o manómetro principal a mostrar a pressão e o outro a 0, uma foto com os dois manómetros sob pressão, uma foto da válvula antiretorno já no tubo de CO2, uma do conta-bolhas e da segunda válvula e uma a mostrar o difusor a trabalhar... Isto era suficiente acho.

 

Se encontrasse fuga, podia tirar foto das bolhinhas (espuma) a formar-se... etc :P

 

Depois era só ajustar o texto às fotos e compor como deve ser.

 

Abraços

 

Tony

 

Jplonga: lol...acho que já escrevi um maior no meu tópico algures...

Editado por TonyCh

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Pensando bem, eu consigo tirar essas fotos todas.. só há uma que não consigo que é a da válvula solenoide com a rosca à mostra e outra igual mas com teflon à volta da rosca... o resto posso tirar tudo portanto se o Rafa pudesse tirar essas duas é que era fixe.

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Se há Posts maiores que os do Tony? Há... Mas não são a mesma coisa! Ah Ganda Tony! Dá 3 estalos na môna cada vez que me meto a ler essas mega pancadas com máximo detalhe em cada palavra que se segue... Podes fazer 1 Livro! Já disse!

 

Aquariofilia para tótós... Já existe? xD

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É no tópico do Tony na penúltima pagina à meia noite em texto. Não é um filme, lol mas é grande filme

Abraços e Beijinhos

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Peço desculpa pelo atraso desta resposta, mas só cheguei agora a casa...

 

Em relação ao que se passou por aqui...

 

Estou absolutamente sem palavras....Acho que falo por todos (iniciados e não só): OBRIGADO TonyCh!!!!!

Descrição passo a passo espectacular!! Realmente digna de ser tornada fixa, ainda para mais, quando ainda não existe nenhuma!! (Mesmo que existisse, duvido que fosse tão pormenorizada e tão clara)

 

Estou mais que disponível para tirar as fotos! Depois do trabalho que deve ter dado escrever essa descrição, tenho que retribuir de alguma maneira biggrin.png' alt=':biggn:'> Tenho é que ver se consigo identificar os componentes todos (nabice de nunca ter visto ao vivo)! Acho que o melhor será, quando o material chegar, tirar fotografias a tudo e mostra-vos, assim conseguimos fazer um Step by step, de acordo com o material (se não me engano, podem existir algumas diferenças de marca para marca)!

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