O início de um vício!


sc4rely

Recommended Posts

Olá

 

Em relação matrix... se puseres o filtro a funcionar com os filtros normais (esponja azul e lã de vidro) e passado uma semana adicionares o matrix, não vejo problema pois as bactérias que entretanto se formaram nas esponjas vão naturalmente, replicar-se no matrix. Se estás a pensar em meter outro material biológico (cerâmicas) primeiro e depois, passada uma semana, trocar pelo matrix, poupa-te o trabalho porque não vale a pena. mais vale deixares a gaveta onde está o matrix vazia durante uma semana.

 

Quanto à luz e as plantas... não sei, depende das exigências.... uma anubia até numa casa de banho sobrevive. as outras não faço ideia.

 

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 292
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Obrigado Tony!

 

Sendo assim, começo o ciclo sem o Matrix e depois acrescento biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

De momento só tenho as anubias, mas até ter o resto do material não vou ter mais nenhuma planta! Achas que deva fazer umas TPAs para elas não se ressentirem muito?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não me chateava com isso... há 3 meses dizia-te que sim mas entretanto "esqueci-me" de 3 anubias dentro de um tupperware numa casa de banho que não é utilizada (às escuras) durante 3 meses e quando montei o aquário do puto, lembrei-me das plantas... fui lá ver e ainda estavam todas vivas. Algumas folhas amarelas mas vivas e sem problemas alguns... não é uma semana que vai fazer alguma diferença a anubias.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu se fosse a ti, se o Matrix vai ser o teu substrato principal das bactérias, deixa-me estar quietinho e esperava que ele chegasse e então aí começava a iniciar o ciclo, é verdade que as bactérias se espalham pela aquário todo, mas o principal serão mesmo as cerâmicas porosas, não sei se vais tirar grande vantagem em começares o ciclo antes

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pode ter algumas vantagens no sentido de, ao fim de uma semana, de certeza já ter nitrosomas nas esponjas do filtro. Se calhar era mais fácil a replicação para as cerâmicas nessa altura do que iniciar de novo... claro que no fim, meter o filtro a trabalhar uma semana mais cedo vai-lhe poupar 3-4 dias no máximo mas existe uma ligeira vantagem teórica.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Isto está a tomar rumo... Está está :D

 

1.º Parabéns por tudo e parece que estás a tomar todos os passos correctos, também com o pessoal todo a ajudar, safas-te na boa.

 

2.º O teu inerte da JBL, é o Manado ou Sensibar?

 

3.º Em relação às bactérias, Tanto o João como o Tony, ambos têm pontos válidos... O Melhor mesmo seria usar as cerâmicas que vieram, mas apenas 50% para haver um maior numero de bactérias armazenadas dentro do filtro, chega o matrix, pimba, 50% matrix misturado mas numa rede daquelas para matérias filtrantes, 1 semana depois, pimpa! tira as cerâmicas antigas e mete o resto do Matrix...

 

Mas isto sou eu... :|

 

Abraços e boa continuação, ora onde está o botão "seguir este tópico" ? Ah! Ali! CLIQUE :D

 

Pedro M.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que se fala por aqui em substrato fértil, estou a pensar colocar JBL Manado no meu aqua, é suficiente ou ainda tenho de colocar mais alguma coisa?

Estou a pensar numa camada de JBL Manado e o areão por cima!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

redsoul:

 

Preocupa-te é em manter a fauna viva. Estás a fazer demasiadas alterações e mexidelas num curto espaço de tempo. Já tinhas sido avisado no teu tópico (que não seguiste ao introduzires fauna à toa).

 

Quanto ao manado... não posso ajudar. Não utilizo esse.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas meus caros,

 

 

Acho curta essa vantagem mas pelo menos tem água a mexer :)

 

A vantagem é curta, e como o toni disse, só me dá 3/4 dias, mas depois de tanto tempo (quase 4 meses) com o aquário montado e VAZIO, já me contento com ter agua dentro do aqua a mexer lol

 

mad&mor

 

Antes demais obrigado pelos elogios :happy:

 

Respondendo à tua pergunta: o meu susbtrato inerte é Sansibar white!

 

Realmente a maneira mais eficaz deve ser a que tu disseste, mas acho que não me compensa o "trabalho", como disse ainda à bocado, é só mesmo para ter a água a mexer e aproveitar algumas nitrobacter que se possam alojar no filtro na primeira semana...

 

By the way, o teu aqua está muito bacano! A única razão porque não sigo o teu tópico, e os dos demais, é que não me apetece receber 1000 e-mails por dia lol venho aqui todos os dias, portanto considerem-se "seguidos" (esta saiu um bocado à stalker lol) :ph34r:

 

Actualizações ainda não há nenhuma. Por isso, à falta de melhor, ficam aqui umas fotos para aguçar o apetite:

 

img0782ts.jpg

 

 

img0783z.jpg

 

 

img0784kz.jpg

 

 

img0788a.jpg

 

 

A qualidade, tanto do fotógrafo como da máquina não ajudam lol mas espero que tenham gostado! Sugestões são mais que bem vindas!

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em primeiro lugar, alguém vai-te matar lol "A vantagem é curta, e como o toni disse, só me dá 3/4 dias" O toni, não é toni. É Tony. LOOOL

 

Segundo, isso está a ficar muito bonito. Ainda não colocaste a sansibar pois não, estou curioso com o efeito da mesma.

 

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite :doofywave:

 

Eliezer

 

Bem vindo lol mi tópico, es tu tópico!

 

Antes demais, obrigado biggrin.png' alt=':biggn:'> As rochas acho que foi mais um golpe de sorte do que outra coisa! O que me acontece normalmente é, idealizar alguma coisa e ir à procura do que mais se aproxima dessa ideia, mas a maioria das vezes nunca consigo ficar satisfeito com o que encontro! Neste caso, encontrei duas (as maiores, do lado esquerdo) numa loja e as restantes foi um membro aqui do fórum que pôs à venda, e tive a sorte de serem muito parecidas com o que queria! Depois, foi só montar o puzzle!

 

jplonga

 

uuuupsss! Vamos fingir que isto não aconteceu! Negar, negar, negar lol as minhas desculpas ao Tony!

Em relação ao sansibar, ainda não o pus, porque também ainda não o tenho lol aliás, segui o teu conselho e encomendei 25kg em vez dos 20kg que estava a pensar!

Também estou expectante em relação ao efeito que vai dar, acho que vai fazer um contraste engraçado! Só espero é que as rochas não escureçam demasiado, prefiro que fique com uma tonalidade mais cinzenta!

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma pergunta para o pessoal dos ramirezis! Ontem fui a uma loja de aquariofilia aqui em Lisboa (Aquaplante), e vi uns ramirezis german blue com umas barbatanas caudais maiores que o normal, apesar de não chegarem a ser var. Long fin, no entanto, estas estavam um bocado "ratadas" provavelmente devido a ataques de outros peixes.

 

A minha pergunta é, as barbatanas voltam a crescer ou a parte que foi mordida não volta a crescer?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltam a crescer rapidamente (1 a 2 semanas) no entanto, eu teria muito cuidado ao comprar rams danificados seja como for. Eu tive má experiência com o primeiro ram que comprei e não são propriamente peixes muito resistentes. Precisam de boas condições. Já basta a dor de cabeça em escolher um casal e depois eles não se darem bem quanto mais existir a possibilidade de terem algum problema de saúde. É que caudas ratadas pode ser por muita coisa e não só devido a ataques. São mesmo german blue (normais) ou electric blue (azuis com parte de cima da cabeça amarelada?) eu não aprecio muito estes últimos.

 

Eu agora tenho uma revolução no meu aquário. A fêmea que andou a aterrorizar o meu macho durante 3 semanas, fraquejou de alguma forma ou então passou dos limites porque o meu macho ontem revoltou-se e deu-lhe uma coça das valentes. Agora anda com as cores lustrosas e brilhantes e espanca a minha fêmea a cada 2 minutos... que temperamentais lol :P

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirando o facto de alguns terem a cauda com o que pareciam pequenas mordidelas, eles aparentavam estar saudáveis. Estavam bastante activos, e até tinham umas cores engraçadas, (tendo em conta que estavam num aquário relativamente pequeno, e com vários machos e femeas misturados, em que seria de esperar que estivessem bastante pálidos, as cores até não me pareceram mal), mas lá está, isto tudo visto pelos olhos de quem ainda não tem experiência bang

 

Mas, já agora, fiquei curioso, que outras razões existem para ficarem com as caudas ratadas?

 

 

Eu li no teu tópico! Isso é que vai para aí uma relação amor-ódio LOL vai na volta, daqui a pouco tens ramirezis bebés no aquário

Editado por sc4rely
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Hoje venho com novidades!!! :wink:

 

Actualizações:

 

Ontem, às nove da manhã a campainha de minha casa acordou-me! Levantei-me e, para minha surpresa, no chão da sala estavam duas caixas de dimensão considerável...O material tinha chegado!! Era come se fosse natal, mas melhor lol :x-mas: Ora bem, fica a lista do que chegou:

 

Eheim 2073

Eheim Extension Kits 1 e 2

Termostato JBL 200 watts

25 kg de JBL Sansibar white

5 L de substrato fértil da Tropica

Kit de testes da Sera (pH, gH, kH, NO3, NO2, NH3/NH4, Fe, PO4 e Cu)

Fertilizante TPN+ (500ml)

 

Depois de abrir a caixa e ver se faltava alguma coisa, pretendia voltar para a cama, pois só tinha dormido cerca de 4 horas porque tinha tido uma noite de estudo intensivo...Mas qual quê, mal me deitei voltei-me a levantar, não consegui resistir!

 

Comecei por pôr o substrato fértil, uma camada com cerca de 1,5/2 cm. Logo a seguir, camada de mais ou menos 4 cm de Sansibar white (parece farinha de tão fina que é) e comecei a delinear a inclinação. Depois desta 1a camada de inerte, apanhei nas rochas que cá tinha, já com praticamente o layout definido, e foi só voltar a montar o puzzle (com umas pequenas alterações do lado direito). Layout definido, toca de por mais areia para dar mais profundidade e conseguir dar a sensação de que as rochas estavam enterradas. Não me perguntem com quanta altura é que ficou o substrato porque acabei por perder a noção (o meu aqua tem uma moldura na parte de baixo que tapa cerca de 4 cm), mas deve ter ficado perto dos 4 à frente e 8 atrás, e ainda me sobraram mais de 5 kg de areia. Passo seguinte, foi tentar alisar o substrato com uma espátula, dar uns pequenos retoques com um pincel e ir acrescentando com um copo areia em sítios "estratégicos".

 

Isto feito, passamos à montagem dos equipamentos. Abri a caixa do filtro, e para minha surpresa, já vinha com os extensions kits, ou seja, tenho dois pares de extension kits 1 e 2. Comecei pela montagem dos extension kits, porque, depois de ter analisado algumas imagens na net, fiquei com algum medo que não encaixassem da melhor forma. Passo a explicar, o meu aqua tem dois cortes no vidro traseiro (um de cada lado) que supostamente servem para a saída do cabo da iluminação, termostato etc, e ao mesmo tempo para as mangueiras do filtro. O meu medo era que, visto os cortes não estarem exactamente nas pontas (estão 10 cm afastados), o formato do extension kit 1 (entrada de água para o aquário), não permitisse que eu colasse a flauta no vidro lateral. Pois, foi exactamente isto que aconteceu. Mas resolvi com um pequeno DIY da tampa, fazendo dois pequenos cortes nas pontas. Montei a flauta, do lado esquerdo, onde também vai ficar o termóstato e a saída de água do lado direito.

A parte mais trabalhosa veio a seguir. Acreditem ou não, o que mais me custou a fazer foi cortar as mangueiras com o comprimento certo, e inseri-las nos respectivos sítios cabecadura Isto porque o meu aqua está encostado à parede, portanto para conseguir puxar as manguerias para dentro do móvel, por um buraco com 7 cm de diâmetro, foi uma carga de trabalhos! Mas lá consegui...

 

Bem, agora chega a parte em que vocês estariam à espera que eu dissesse que ia encher o aqua e pôr tudo a funcionar! Lamento desapontá-los mas ainda não cheguei a essa parte. Isto porque decidi que só queria começar a fazer o ciclo com a flora, e ainda me faltam chegar umas compras que fiz de HZ's, blyxas japónicas e Microsurum pteropus mini! Mariquices minhas, enfim lol Mas chegam esta 3a, portanto tá quase!

 

 

Já falei muito, e como o que o pessoal gosta é pouca palavra e mais imagens, aqui ficam algumas do resultado final:

 

1º o pequeno DIY

 

img0794d.jpg

 

2º Lado Esquerdo

 

img0790lb.jpg

 

3º Lado Direito

 

img0789kj.jpg

 

4º Perspectiva 1

 

img0791h.jpg

 

 

5º Perspectiva 2

 

img0792w.jpg

 

 

6º Lateral esquerda

 

img0796hx.jpg

 

7º Lateral direita

 

img0795tn.jpg

 

 

8º e última, Panorâmica

 

img0793ix.jpg

 

 

 

Entretando dei uso ao kit de testes, e obtive os seguintes resultados:

 

pH: 7,5

gH: 8ºdH

kH: 9ºdH

 

Os restantes não achei importante fazer já! O que acham destes parametros???

 

E por agora, é tudo! A quem chegou a este ponto, um muito obrigado por terem tido a paciência de ter lido este looooongo post, aos que não chegaram, não interessa porque também não vão ler isto lol

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado jpospr biggrin.png' alt=':biggn:'> por enquanto estou satisfeito com o resultado, vamos lá ver quando puser a flora...

 

Pois, realmente achei o KH alto! E assim, surge uma dúvida: Não será por um lado bom? Visto que evita as oscilações do pH, e embora eu gostasse que este (o pH) estivesse mais baixo, também não está em valores que não comportem a fauna que estou a pensar...ou estou redondamente enganado?

Em relação ao gH, não achei que fosse muito alto, ainda está dentro da classificação de água macia, embora no extremo superior!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.