O início de um vício!


sc4rely

Recommended Posts

Olá

 

primeiro... o aqua está fantástico... queres trocar com o meu? :)

 

Tentando responder às tuas questões:

 

1. Normalmente bloom bacteriano, é normal... logo passa com o tempo

2. É alta mas podia ser pior... podias ter peixes lá dentro!... Neste momento tenho o meu a 29.3C

3. Parecem bem... não começaste a fertilizar ainda suponho... senão o ferro não devia estar a 0... a amónia logo irá baixar. Vai controlando isso com TPA's porque, apesar de não teres peixes, amónia é das poucas coisas que faz disparar as algas quase de certeza, certezinha.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 292
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Há falta de palavras, Obrigado :sorry: Mas sem as vossas ajudas, não dava para fazer nada disto!

 

 

3. Parecem bem... não começaste a fertilizar ainda suponho... senão o ferro não devia estar a 0... a amónia logo irá baixar. Vai controlando isso com TPA's porque, apesar de não teres peixes, amónia é das poucas coisas que faz disparar as algas quase de certeza, certezinha.

 

 

Ora esta apanhou-me desprevenido! Verdade, ainda não comecei! Estava a pensar em começar na 2a semana, ou seja, dia 2! Mas também ainda não sei se deva começar logo pela dose recomendada, ou começar com metade da dose, e ir aumentando gradualmente help

Agora o que me apanhou desprevenido, foram as TPA's...Tinha na ideia que durante a ciclagem não se devia fazer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se deve fazer... Isso é tudo relativo... Ao não fazeres, estás apenas a ajudar ao ciclo completar mais depressa. O problema é se a amónia disparar muito, arriscas-te a que te surja um bloom de algas ainda antes de teres começado. Não é incomum, nos aquarios Iwagumi, realizar TPA's de 50% dia sim, dia não no inicio para tentar evitar o surgimento de algas. O ciclo em si não é prioritario para essas pessoas pois so adicionam peixes meses mais tarde. Nos nosso casos, nem tanto ao mar nem tanto à terra. Amónia é boa mas ir controlando para não se tornar uma fonte de algas... Tipo 1ppm... Acima disso faz uma pequena Tpa so para manter as coisas debaixo de controlo.

 

De resto, lembra-te que, no futuro, sempre que andares a desenraizar plantas, tens que fazer TPA a seguir para minimizarr a amónia libertada.

 

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, era essa a ideia que tinha! Mas mais uma coisa aprendi, que amónia é causa de algas...não fazia a mínima ideia!

Então, ao ritmo que isto está a andar, para a semana, faço a minha primeira TPA (25/30%)! Já agora, devo fazer a bateria de testes antes ou depois da TPA? E em relação a fertilização, em que quantidade?

 

Pois, com substrato fértil não convêm mesmo nada andar a desenraizar plantas...Já li algures que é melhor cortar entre o inicio do caule e a raiz, e assim evita-se que haja um boom de nutrientes libertados pelo substrato!

 

 

Abraços

Editado por sc4rely
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não existe uma causa específica que faça aparecer determinadas algas... ainda há muitos estudos a decorrer mas no fórum do Tom Barr (aquele que defende encharcar as plantas em nutrientes), ele próprio admite que uma das poucas condições que ele consegue repetir vezes sem conta, é adicionar amónia na água e obter um bloom de algas no dia seguinte. A mesma coisa é acerca da GSA... retira os fosfatos e boom... gsa aparece... mete fosfatos e a gsa morre... infelizmente há mais de 5000 tipos de algas diferentes e só sabemos como aparecem ou como controlar exatamente duas ou três (GSA, Diátomos e pouco mais... ainda por cima são as menos incomodativas).

 

Uma outra coisa que talvez já saibas é que em aquários onde existem poucas plantas com caule (ou seja, mais tipo relva, estilo iwagumi) é muito mais fácil de aparecerem algas do que nos que são do estilo amazónico ou que tenham muitas plantas de caule.... por isso é que os iwagumi são bonitos de se ver mas nada fáceis de manter.

 

abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por enquanto não estou a pensar por plantas que não sejam de caule. Neste momento, as que tenho previstas e as que tenho, ou são de caule, ou são de rizoma!

 

Finalmente, depois de 2 dias com a temperatura do aqua a rondar os 31º, consegui baixar para os 27º! Ontem à noite, destapei o aquário depois de ter chegado à conclusão (não confirmada cientificamente lol) que devido à evaporação, o mais provável era estar a criar um efeito de estufa. Visto que o aqua é fechado a água que evaporava ficava presa na tampa, e parte voltava a condensar, aumentando a humidade relativa, que por sua vez aumentava a temperatura. Isto, mais o facto de terem estado 36º/37º nos últimos dias, resultou num aumento da temperatura da água. Teve a noite toda a levar com uma ventoinha, e hoje quando acordei, já tinha a temperatura nos 27º...

 

Provavelmente o que acabei explicar como razão de uma temperatura mais elevada é a maior estupidez à face da terra, mas, à falta de melhor, serviu-me como razão para retirar as tampas, o que acabou por funcionar lol típico caso de premissa inválida mas resultado positivo!!

 

....e o raio do matrix e purigen que teimam em não chegar....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso até está certo... A evaporação também afasta o calor... num aquário fechado vai acumulando. Eu com ventoinhas consigo baixar, em média 3C do meu aquário... o problema é que a evaporação é imensa... se normalmente já perco 1L por dia num aquário de 60L com ventoinhas então é mais na ordem de 2L ou mais litros.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O verão é tramado para os aquários e principalmente para alguns peixes.

 

Há uns verões atrás, quando ainda morava no Algarve, perdi 8 ou 9 peixes quase de um dia para o outro. Bastou me distrair me um dia com a temperatura, foi o suficiente!

 

Obviamente, quanto mais água o aquário, mais fácil é de manter a temperatura!

 

A tua ideia da tampa é correta. Só retirando a tampa do meu aquário anterior conseguia baixar pelo menos 1ºC. Neste não tenho problemas!

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, depois de um jogo destes, só mesmo o aquário para fazer esquecer...

 

Mais uma vez, venho solicitar os vossos conhecimentos...

 

As blyxas, estão a começar a ficar com algumas folhas acastanhadas, suspeito que seja efeito melting...Será do período de adaptação ao aquário e depois voltam à sua colaração verde?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é normal... dá lhe Co2 forte para ajudar a recuperar... vai levar uns dias... é que provavelmente está a fazer transição do estado emerso para imerso.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paul

 

Espero bem que recuperem...a pessoa que me vendeu avisou-me que elas eram capaz de se ressentir um bocado, e pelo que li é bastante comum acontecer com as blyxas....

 

TonyCh

 

Pois, dar-lhe no CO2...Gostava bastante, e até me dava jeito para baixar este pH, mas não tenho maneira de o fazer, a não ser que vá comprar aquelas pastilhas de CO2 da Sera, só para safar! Estou a pensar juntar mais uns trocos, e comprar este kit: http://www.aquaeden-...subcat=&menu=65

O que achas?

Em relação a ser adaptação de emerso para imerso, não é, porque a pessoa que mas vendeu, podou-as do seu aquário! Espero bem que seja só periodo de adaptação e que não se estejam a ressentir das temperaturas, e que tenha literalmente cozinhado as plantas!

 

 

mad&mor

 

Por enquanto, nada a apontar! Não tem mexido quase nada, e tenho o filtro a bombar no máximo! A única coisa menos boa, é mesmo o facto de se ver os resíduos (no meu caso, ainda só comida em flocos).

 

 

[EDIT] p.s podem me tratar por Rafa, que o meu nick é complicado de se escrever lol

Editado por sc4rely
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá... então é capaz de ser periodo de adaptação. Quanto ao CO2 que indicas... acho demasiado caro para o que é... por esse preço compras um regulador de qualidade e uma garrafa de Co2 de 2Kg e uma válvula solenoide... se queres jogar pelo seguro (como eu) e ter uma garrafa de reserva de 500gr para depois teres tempo de carregar a de 2kg, compras isso também à parte... mesmo tudo junto acredito que fique abaixo desse preço.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou estudar melhor a questão do Co2 então...

 

Bem, pelo que me informei, acho que foram as duas coisas: adaptação e temperatura elevada! Supostamente a blyxa só se aguenta até aos 28º, portanto acho que estiquei demasiado a corda!

Vou aguentar mais uns dias, para ver se o problema foi corrigido!

 

Abraços e obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

todas as minhas plantas murcharam um pouco ao serem introduzidas num novo aqua (independentemente de serem cultivadas em estado emerso ou imerso)... dentro de poucos dias nem te lembras ;)

 

Eu ontem recebi umas plantas engraçadas mas depois de as esterilizar, ficou metade feito em fanicos... já as plantei mas neste momento, olhas para aquilo e pensas que nunca na vida irão recuperar... mas vão... vais ver daqui a 2 semanas ;)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

espera umas semaninhas...os meus fetos java recentiram-se um pouco mas ja estão a recuperar a olhos visto...tirando o facto da minha cory os estar a retirar de onde eu os coloquei...vai levar umas reguadas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Actualizações:

 

Como já repararam ando preocupado pela flora, mas especificamente, a blyxa japonica. Então, decidido a compensar pelo erro, e esperando não ter cometido outro, fiz uma tpa de 50 litros, e aproveitei para começar a fertilização com TPN+. Vai me atrasar o ciclo, e consequentemente a entrada da fauna, mas é um sacrifício que estou disposto a fazer, para ter uma flora saudável! O começar com a fertilização tem dois aspectos negativos, na minha opnião. Por um lado, vai me atrasar o ciclo, pois vai me obrigar a fazer tpa's todas as semanas, e por outro, podem me aparecer algas, pelo aqua ainda não estar estabilizado! Mas pode ser, que seja isto que falte para as blyxas conseguirem voltar ao verde vibrante!

 

Numa vertente mais positiva, hoje chegou o material que me faltava: Purigen e Matrix. Já estão ambos no filtro biggrin.png' alt=':biggn:'> Acho que ainda é muito cedo para ver os efeitos do purigen, visto que só o pus às 16h!

Chegou também o mini feto de java, em quantidades industriais, apesar de só ter pedido dois! Se soubesse, tinha só encomendado um, e ainda me sobrava!

 

E como não quero, como o Paul disse, que fiquem só pela imaginação, ficam aqui umas fotos, do estado actual do aqua:

 

img0803ql.jpg

 

img0804eu.jpg

 

img0805ex.jpg

 

img0808ov.jpg

 

img0809rp.jpg

 

img0810do.jpg

 

 

As blyxas nas fotos até nem parecem mal, mas dá para perceber que já estiveram melhores lol mas não dá para ver as folhas que estão a ficar com manchas castanhas, também porque cortei/arranquei algumas ontem à noite, com a intenção de dar mais hipóteses às folhas que não apresentavam problemas de receber mais nutrientes!

 

And that´s the way the cookie crumbles!!

 

Opniões, sugestões e criticas são mais que bem vindas!!

 

Obrigado pela paciência... biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz-me lembrar um pouco a minha primeira montagem... deve ser pela areia+rochas+anubias mas o teu está mais giro. Quanto às blyxas, tem calma contigo... mesmo com toneladas de Co2 e fertilizantes elas levam uma semana a começar a recuperar. Não queiras ver milagres em 48 horas. É normal que se ressintam um pouco :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São sim sr! Eu também achei piada ao facto de crescerem mais e com uma coloração mais verde com menos luz! Mas duvido muito que 0,64 watts/L seja considerado luz intensa lol

Editado por sc4rely
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende...hoje em dia está a abandonar-se a ideia do 1w/l e lá fora, o pessoal está a começar a reduzir forte e feio da iluminação com bons resultados ao nível de crescimento e controlo de algas... hoje quando se fala em luz moderada lá fora, está a falar-se de menos luz do que pensamos cá.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.