O início de um vício!


sc4rely

Recommended Posts

  • Replies 292
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Hoje em dia, acho que mais importante do que a quantidade de luz é a qualidade da mesma.

 

Tinha há uns anos uma praga de algas que não tinha meio de eliminar. Todos os meus parâmetros estavam bem e eu não conseguia fazer nada. Resolvi o problema alterando as duas lâmpadas de 10000 K para duas de 6500, desapareceram numa semana...

 

Enfim...

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu até estou satisfeito com a minha calha! Visto que comprei daqueles packs (Aqua, biobox e calha), esta proporção até não é má de todo! A única coisa que tenho que mudar é a de 4.500K, que por coincidência ou não, é a que está por cima das blyxas lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal do Co2,

 

Estou com uma dúvida existencial...A válvula solenoide serve, quando ligada a um temporizador, para ligar e desligar automaticamente o fornecimento de Co2, certo? A minha questão é, se o Co2 faz baixar o pH, e nós queremos manter o pH o mais estável possível, ao desligarmos o fornecimento de Co2, o pH volta a subir...Não será melhor deixar o Co2 sempre ligado? Apesar das flutuações "nocturnas" do pH, pelas plantas não estarem a consumir, existe mais Co2 disponível na coluna de água!

 

Simplificando:

 

Co2 ligado só durante o fotoperiodo - pH diminui

Co2 Desligado - pH aumenta

Co2 sempre ligado - ph diminui durante o fotoperiodo e ainda diminui mais durante a noite...

 

No meio disto tudo, o que é que é melhor?

 

Ainda relativamente ao Co2, será esta a lista de material necessário??

 

1- Garrafa

2 - Regulador de pressão, dois manometros

3 - Válvula de agulha

4 - Válvula anti-retorno (o sistema vai ficar por baixo do aqua)

5 - Difusor

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai ai o que foste perguntar

 

Tens razão em relação à solenoide.

 

Em relação ao ph... Os peixes não ligam a isso. Eles ligam é à mineralização que está associada ao ph. Ou seja, ph alto = kh/gh mais elevado = mais mineralizacao.

 

Agora o co2 o que faz é baixar-te, temporariamente, o ph mas sem afectar o Kh/gh (o que é curioso porque se deitares umas gotas de ácido chloridico baixas o ph e o KH) portanto os peixes pouco se ressentem dessas flutuações. Os meus tem 7.2 de manha e 6.46 à noite e, se não injetar CO2 durante 1 dia fico logo em 8 e eles não tem mostrado qualquer stress

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

creio que o problema se impões porque as plantas à noite não consomem co2

durante o dia consomem 02 e co2, à noite apenas 02, juntas os animais a consumir o2 e pode-te acontecer que durante a noite fiques com uma baixa de consentração de o2 e exesso de co2, o que pode (em caso extremo) provocar a morte dos peixes por asfixia...

mas isto é tudo teoria

na pratica pode não acontecer pq a agua tem pouca afinidade com o co2 e com uma boa movimentação à supreficie realiza-se a troca oxigenando a agua.

tudo depende da quantidade de co2 ingectada, e da produzida, e da capacidade da agua realizar trocas gazosas...

 

creio que alem de erros ortograficos não disse nenhuma bacorada...

em relação ao pH...

pH directamente não cria problemas aos peixes (dentro de um limite aceitavel claro) o porque das diferenças é que pode criar diversos problemas...se for uma descida fantasma (por co2) não creio na existencia de problemas, fantasma porque se deixares de injectar co2 o pH retoma o seu valor real.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, relativamente à mineralização eu sabia que não alterava, mas o que me está a fazer confusão é mesmo a flutuação de pH, que dizem ser nociva, e depois afinal já não faz mal lol :shocked028: mas acho que já percebi! Tenho que parar de me preocupar com tudo e mais alguma coisa lol

 

Entretanto, comprei o Sera CO2 Start! Sei que não é a melhor opção, mas enquanto não arranjo o t€mpo necessário para comprar um sistema como deve ser, sempre é melhor do que nada...Em principio só vou utilizar este método durante a ciclagem! Já agora, uma pergunta a quem tem este sistema, é suposto ficar na parte de cima, 1 cm sem água? E depois de a pastilha se dissolver por completo, é normal não ver bolhas a sair?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao PH, é como disse o eliezer (melhor explicado do que a minha) que não afeta muita porque é uma flutuação "semi-falsa" ou "fantasma"... tal como os fosfatos enganam os testes de KH devolvendo um KH mais alto, o ph é influenciado pelo CO2 mas não ao ponto de causar grandes alterações aos metabolismos da fauna... eles morrem muito mais cedo por asfixia do que pela mudança de ph... além do mais, leva determinadas horas para mudar de ph... quando fazes a aclimatização de um peixe muitas vezes nem sabes a que ph estava e em 2 horas o peixe está aclimatizado... o CO2 leva 24 horas a evaporar completamente portanto a subida/descida é ainda mais gradual.

 

Eu, por exemplo, ando com o CO2 sempre no limite. Se os peixes aguentam 48ppm eu injeto 47,9ppm, se os peixes aguentam 51ppm eu injeto 50,9ppm... ora, como talvez saibas, há uns dias atrás, cheguei à casa e dei com os meus peixes todos na linha de água a arfar como se não houvesse amanhã (e se calhar não havia)... Não consegui entender como é que, mantendo a mesma circulação na superfície, a mesma quantidade de CO2 (no limite deles) e o mesmo horário, os peixes no dia anterior estavam bem e nesse dia estavam a sufocar... na altura fiz uma carrada de testes e até descobri que tinha o KH mais elevado do que era expectável mas nada que explicasse diretamente o problema... só ontem é que, de repente, se fez luz... nesse dia, a temperatura tinha subido imenso. A temperatura da água subiu mais um grau pelo menos... ora quanto mais quente a água, menos oxigénio consegue manter (também consegue manter menos CO2 mas o oxigénio é mais sensível visto que é 200 vezes menos solúvel que o CO2 na água).... o que simplesmente aconteceu foi que o a percentagem de O2 na água diminuiu o suficiente que os peixes já não conseguiam libertar-se de suficiente CO2 para conseguir absorver O2 em quantidades essenciais... não teve nada a ver com PH ou KH... foi a temperatura...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Obrigado pela ajuda e explicações! Ainda relativamente ao CO2, mais especificamente a válvula de agulha, solenoide e manómetros, a marca TMC é de confiança?

 

Actualizações:

 

Não há muita coisa a reportar lol Como já sabem, comecei a fertilização com TPN+ no dia 28, e comprei o Sera CO2 Start! As blyxas parecem estar a recuperar do período inicial e das temperaturas elevadas...Pode ser que esteja a dar resultado, fingers crossed :happy:

 

Entretanto fui fazendo alguns testes, e aqui estão os resultados:

 

30jun.png

 

 

Os testes de dia 28, foram feitos antes da TPA... Entretanto notei que os testes de NH3 que tinha feito dia 25 não eram de NH3 mas sim de NH4 (esqueci-me de fazer a conversão), portanto nesta tabela já estão os valores correctos de NH3.

Como já tinha dito, dia 28 comecei com o TPN+, e por isso estou a achar estranho que, apenas dois dias depois (dia 30):

 

- Nitratos a zero

- PO4 a 0,5 mg/L, quando antes da fertilização estavam superiores a isso

- Ferro muiiiito baixo... (pelo que me estive a informar, esta pode ser uma das razões pelas quais a blyxa também ficou com as folhas um bocado transparentes)

 

 

Alguém têm ideia porque que raio é que os valores estão como estão? :huh:

 

 

 

Abraços biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como suborno, aqui ficam umas fotos tiradas hoje (acho que já dá para notar a melhoria das blyxas):

 

Anubia nana e Blyxa

 

img0811dg.jpg

 

Microsurum pteroptus mini e blyxas (lado direito):

 

img0814ek.jpg

 

 

Microsurum pteroptus mini e blyxas (lado esquerdo):

 

img0815xp.jpg

 

Anubia nana e blyxas:

 

img0816tf.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Hoje apareceram-me o que eu acho que são as primeiras algas deste aquário...pequenos pontos verdes no areão! Tentei tirar fotos, mas não consegui tirar nenhuma em que desse para ver...

Devo-me preocupar e tomar alguma medida em especial ou posso continuar com o que estou a fazer? Visto que amanhã é dia de TPA, fertilização TPN+...

 

O meu fotoperíodo está actualmente em 9 horas...devo reduzir?

 

Abraços e espero que ainda não se tenham fartado das minhas constantes perguntas :wacko:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rafa,

 

Estou a gostar bastante do teu aquário! Só um conselho. Talvez devesses pôr os fetos por trás das blyxas como são mais altos, vão tapar as plantas por trás e não conseguirás dar uma sensação de profundidade ao aquário.

 

Quanto às algas, é normal aparecerem numa montagem nova. Para já não te preocupes com isso e continua a fazer tudo como tens feito. Se elas crescerem mais um pouco logo tiras fotos.

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Paul!!

 

Eu pus os fetos naquela posição porque supostamente não vão crescer mais do que aquilo, visto que são mini...Agora não vai dar o efeito de profundidade, mas quando as blyxas crescerem, e puser a HZ por detrás da rocha, é capaz de funcionar...O que achas?

 

Obrigado pelas dicas! Keep them coming!!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas que a blyxa cresce mais do que o feto?

 

O feto, mesmo sendo mini ainda cresce uns bons 20 ou 30 cm. O aquário dos meus pais (54 L) tem um feto que é bastante alto, mas também nunca foi podado! ;)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acho que a blyxa vá ficar mais alta que o feto (no máximo da mesma altura) mas com mais volume de certeza que vai ficar!

 

Segundo as informações que li, este feto tem uma altura máxima que varia entre os 10 e 15 cm...

 

Boa pergunta lol antes pensava que com apenas o sifão que comprei da JBL conseguia me safar, e na verdade, na primeira vez até não ficou mal...Mas, mesmo agora, estava a fazer uma TPA e a tentar aspirar os restos de comida que ficaram no fundo, e está bastante difícil, parece que o sifão não tem força suficiente para puxar os detritos, portanto acho que vou ter que investir mais tarde num aspirador! A solução agora passa por usar uma rede fininha que arranjei...A areia fica lá, e a comida vem com a rede, e o que não vem tenho que tirar com a mão lol

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Senão aspira-se tudo para o balde, evitando o máximo que venha atrás claro, e depois escorrer a agua e lavar o resto da areia que ficou e zuca! Lá para dentro! :F

 

Mas depois as corys certificam-se em remexer isso tudo fica descansado! xD

Editado por mad&mor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que não devias retirar a comida, não estas a fazer a ciclagem ainda? Acho eu... Não tenho a certeza.

 

Abracos

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso também tinha pensado nisso jplonga, visto que é a minha fonte de amónia...Mas como era o acumulado de uma semana, a maioria já não se estava a decompor, era só mesmo lixo...Tenho posto comida todos os dias, portanto consegues imaginar, como é que aquilo já estava a ficar lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas por acaso até imagino, mas penso que não devas tirar nada. Quando terminares o ciclo fazes uma limpeza mais aprofundada e depois metes os peixes.

 

Acho que não deves nem aspirar nem mexer muito enquanto o ciclo não concluir, mas aguarda opinião dos masters ...

 

Abracos

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.