O início de um vício!


sc4rely

Recommended Posts

Sheesha! KH 9ºd da torneira? Oh João, isto de acordo com a tabela Co2 (kh face ph) ele tem co2 com fartura. xD

 

Esta agora é que me lixou... Tens outros testes tipo, das fitas? Sei que não é tão bom mas... Só para cruzar dados.

 

Abraço e Parabéns pelo projecto, limito me a babar :drool3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 292
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Eu como sou muita chato, fui agora fazer os testes outra vez à água da torneira:

 

pH: 7,5

GH: 8ºdh

KH: 6ºdh

 

Como podem ver, a única coisa que mudou foi o KH (de 9º para 6º), o que é justificado pelo facto de eu no 1º teste que fiz, ter apertado com demasiada força numa das gotas, e ter saído uma maior quantidade que eu a olho supus terem sido o equivalente a 3 gotas. Como é óbvio isto não se deve fazer, porque nas instruções diz para agitar levemente entre cada gota, logo não é suposto por várias gotas de seguida.

Editado por sc4rely
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas esta excelente o aquário. Só uma questão a areia é mesmo tipo farinha? Não vai ser fácil fazer tpa s digo eu. Mas que é linda é. E como ainda te sobrou melhor ainda, se aspirares alguma sempre podes adicionar.

 

quanto aos valores, estás entregue aos químicos da aquariofilia.net lol.

 

Eu como sou daltónico os testes não contam, nitratos , nitritTos e amónia ainda me safo , os outros esquece. Posso te dizer que os ramirezis( para já ) estão se a dar bem em ph quase de 8. Como não tenho CO2 não existem variações do mesmo todos os dias, apenas na tpa e que pode variar. Como tenho um bom filtro para o meu Aqua claro, não preciso de fazer tpa todas as semanas. Quero dizer com isto que o ph pode não ser o mais baixo, mas se for estável é possível manter quase todos os peixes. Já li por aqui pessoas que tinham discus com ph de 7,5 com sucesso.

 

Agora , outra questão conseguiste colocar a agua sem mover a areia? A minha que é mais espessa foi complicado, imagino essa. Também li que é completamente inerte.

 

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos,

 

Eliezer costa

 

Espero que os valores não se alterem. A única coisa que tenho dentro do aqua que me pode alterar os parametros é a rocha seiryu, mas é muito pouco, e com 6ºdh de KH, não me parece que faça grande mossa! :happy:

 

jplonga

 

Realmente a areia é mesmo muito fina, portanto já me preparei mentalmente para todos os trabalhos que isso implica! Um pequeno sacrifício em nome da estética lol

Logo eu, que nunca fui dado a química, tinham que me calhar valores estranhos!! :alberteinstein:

Pois, também tenho essa ideia, de que é mais importante que o pH seja estável do que estar em valores ideais! Isto dentro do razoável claro, não se vai pôr num aqua com pH de 8,5 um Discu, por mais estável que o pH esteja lol

 

Ainda não pus a água!!! Vai ter que ser com muito cuidado, calma e paciência! Vou usar a técnica do prato, mas com um fio de água muito pequeno, até chegar a meio do aqua, para ver se consigo evitar muita flutuação da areia! Vai me levar umas boas 2h a encher, mas acho que é a melhor maneira para não me estragar o layout que fiz...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso, disse duas horas, como podia ter dito 3h ou 1h....Mandei ao ar, pelo que me pareceu razoável lol Mas realmente não interessa quanto tempo demora, se formos ver bem, não tenho pressa nenhuma para que o aqua fique cheio! Mais vale devagar e bem biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu enchi o meu com uma mangueira de CO2 de 4mm de diâmetro... levou 2 horas mas não levantou um grão de areia ou pó.... claro que depois meti as corydoras e.... enfim, não vamos falar de coisas tristes lol

 

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sinceramente, acho que isso vai "voar tudo" a minha areia já fica toda remexida com corys de 2cm, imagino a tua quando tiveres umas vacas iguais às do Tony.

 

Vais ter aí um grande desafio. E o pior de todos é com tiveres as fezes aka cagalhotos espalhados pela areia. Eu na minha consigo colmatar isso com a movimentação da água. MAs no teu caso acho que se houver muita movimentação a areia também vai.

 

Força e coragem, eu também tive para comprar essa areia, que acho de longe a mais bonita.

 

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos conselhos!

 

Como já diziam os Da Weasel, vou ter que morder a bala, e aguentar-me à bomboca! Que é uma maneira bonita de se dizer, fizeste a tua cama, agora deita-te nela lol mas por enquanto estou feliz com a escolha que fiz, vamos lá ver se assim vai continuar daqui a uns meses! Mas caso não seja, cá estou eu para admitir o erro :happy:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não será erro...uma mudança de prespectiva...:D

as corys iram adurar andar enterradas ate a cintura (se tivessem)...existira muita areia que ira ser aspirada pelo filtro mas nada que não possas colmatar...vai é dar mais trabalho, mas as coisas bonitas dão sempre mais trabalho, eu que o diga, tenho um trabalhão imenso com a esposa xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aguenta-te à Bomboca!! Morde a BALA!!! Aguenta-te à Bomboca!! Morde a BALA!!! Aguenta-te à Bombocaaaaaaaaaaaaaaah! \m/

 

Metes o intake um pouco acima ou mete uma meia de vidro no intake, isto para evitar que seja assssssssssssssssssssspirado a areia ;)

 

Com esse areão eu não me metia em Wavemakers :| a não ser que queiras um montinho num canto xD

 

Abraço e manda vir updates! :F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Areia a voar? Areia sugada pelo filtro? Nada que super cola 3 não resolva! Colas os grãos todos e pronto...

 

Não? :o não se pode fazer? Oh raios... não percebo nada de aquários!!

 

Ahah! Quem trabalha merece, se estiveres disposto a ter algum esforço, mereces ter um aquário bonito e exactamente como tu queres. É assim que as coisas funcionam (e não só na aquariofilia)

 

Força nisso, está a ficar com muito bom ar! ;)

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

mad&mor

 

Obrigado pela dica, mas parece-me que não vá precisar :naughty:

Quem é que falou em wavemakers?!!

 

Paul

 

Antes demais obrigado pelo incentivo/elogio!

Cola? Será melhor líquida ou em baton? lolol

 

Actualização:

 

Acho que já posso dizer que tenho um aquário!!! lol Ontem recebi uma encomenda de blyxas (que desde já agradeço ao membroHugo Bernardo), e como não as queria deixar de molho e com pouca luz como deixei as anubias nana, decidi ontem à noite, finalmente, encher o aqua!

Passo a passo, foi mais ou menos isto:

1- Pôr as anubias no sitio que queria

2- Encher, até ficar com uma coluna de água com mais ou menos 5 cm

3- Plantar as Blyxas

4- Encher o resto do aqua (nada fácil com apenas um garrafão de 20 litros, e com dois lances de escadas a separar a casa de banho e o meu quarto, onde está o aquário lol)

5- Pôr o termóstato e termómetro.

6- Puxar água para o filtro (haja braço)

7- Ligar tudo

 

Acho que correu melhor do que estava à espera. A areia deve ser mais pesada do que aparenta, porque continua no mesmo sitio onde a pus! Nem ao encher, nem com o filtro com o output no máximo, a areia se mexeu...A água não ficou com aquele aspecto baço, e com partículas a flutuar (e eu nem sequer lavei o substrato, portanto fica a dica para quem quiser comprar o sansibar, que está pronto para entrar no aquário) Entretanto, ontem já comecei a pôr um bocado de comida para iniciar o ciclo!

 

Fotos, só quarta feira, visto que é quando chega a flora que falta (HZ e Microsorum pteropus mini)

Logo à noite, visto que já terão passado 24h, faço a bateria de testes (pH, gH, kH, NO3, NO2, NH3/NH4, Fe, PO4 e Cu).

 

And that's all folks!

 

Agora uma pergunta, quando é que devo começar a fertilizar (TPN+)? E em que quantidade?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

mad&mor

 

Obrigado pela dica, mas parece-me que não vá precisar :naughty:

Quem é que falou em wavemakers?!!

 

Paul

 

Antes demais obrigado pelo incentivo/elogio!

Cola? Será melhor líquida ou em baton? lolol

 

Actualização:

 

Acho que já posso dizer que tenho um aquário!!! lol Ontem recebi uma encomenda de blyxas (que desde já agradeço ao membroHugo Bernardo), e como não as queria deixar de molho e com pouca luz como deixei as anubias nana, decidi ontem à noite, finalmente, encher o aqua!

Passo a passo, foi mais ou menos isto:

1- Pôr as anubias no sitio que queria

2- Encher, até ficar com uma coluna de água com mais ou menos 5 cm

3- Plantar as Blyxas

4- Encher o resto do aqua (nada fácil com apenas um garrafão de 20 litros, e com dois lances de escadas a separar a casa de banho e o meu quarto, onde está o aquário lol)

5- Pôr o termóstato e termómetro.

6- Puxar água para o filtro (haja braço)

7- Ligar tudo

 

Acho que correu melhor do que estava à espera. A areia deve ser mais pesada do que aparenta, porque continua no mesmo sitio onde a pus! Nem ao encher, nem com o filtro com o output no máximo, a areia se mexeu...A água não ficou com aquele aspecto baço, e com partículas a flutuar (e eu nem sequer lavei o substrato, portanto fica a dica para quem quiser comprar o sansibar, que está pronto para entrar no aquário) Entretanto, ontem já comecei a pôr um bocado de comida para iniciar o ciclo!

 

Fotos, só quarta feira, visto que é quando chega a flora que falta (HZ e Microsorum pteropus mini)

Logo à noite, visto que já terão passado 24h, faço a bateria de testes (pH, gH, kH, NO3, NO2, NH3/NH4, Fe, PO4 e Cu).

 

And that's all folks!

 

Agora uma pergunta, quando é que devo começar a fertilizar (TPN+)? E em que quantidade?

 

Abraços

 

Isso é tudo muitp bonito, mas onde é que estão as FOTOS??? Só quarta feira?? E o que é que um gajo faz até lá? Imagina?? pff.. :)

 

Se calhar durante a primeira semana não vale muito a pena te chateares a fazeres os testes, não vai mudar muita coisa durante essa semana. Faz hoje, e volta a fazer na próxima 2a.

 

Talvez faça mais sentido começares a fertilizar nessa altura, até lá as plantas estarão ainda a adaptar-se e a usar as reservas delas.

 

Não te esqueças de pôr um bocadinho de comida todos os dias, senão eventualmente vais interromper o ciclo.

 

Keep up the good work!! ;)

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parabéns

 

Ainda bem que assim foi, se calhar embora sendo mais pequena , provavelmente é mais pesada.

 

Quando disseste que era farinha , pensei que fosses ter problemas, mas ainda bem que não. Agora já sabes só faltam as fotos para o pessoal.

 

Abraços e boa sorte com isso

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um problema da areia muito fina é que compacta muito com a pressão da agua, podendo mesmo sufocar as raizes das plantas...pelo menos é uma ideia que tenho (normalmente digo asneiras)

 

mas estou a adorar ler o teu esforço...continua que vais bem :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!!

 

Hoje chegou uma encomenda de HZ's que fiz a um membro do fórum, no entanto, optei por não as plantar! Vinham emaranhadas numa espécie de cabelo preto (era literalmente impossível separar as plantas umas das outras sem as partir), e por medo que fossem algas, decidi não arriscar! Vou juntar mais uns trocos, e compro uns quantos pés na aquaeden, e assim tenho garantia de qualidade (Tropica)! Portanto, por enquanto, fico só com as anubias, as blyxas e a microsurum que chega amanhã ou 5a!

 

Bem, a pedido de muitas famílias...

 

img0797mp.jpg

 

img0798x.jpg

 

img0800fx.jpg

 

img0799cu.jpg

 

 

Como podem ver, ainda tenho um loooooooooooongo caminho a percorrer!

 

Neste momento, tenho duas situações a preocupar-me:

 

1- A água está a ficar com um aspecto um bocado baço, como se pode ver nas fotos...É normal, certo?

 

2 - Este sim, é um problema sério! Como o meu quarto (onde está o aqua), é num sotão que acumula muito calor, e visto as temperaturas que se andam a registar ultimamente em Lisboa, resultou que a água do aquário passou de uns estáveis 27º para uns estupidamente altos, na minha opnião, 30º/31º! Entretanto já estou a solucionar o problema, solução esta que proporciona tanto a mim como ao aqua um ambiente muito mais confortável! Comprei hoje um ar condicionado portátil com 12000 BTU, que penso que me resolve o problema de vez!

 

No entanto tenho medo das consequências que esta temperatura elevada possa causar às plantas! Por enquanto não se parecem ter incomodado muito, mas vamos ver como se comportam durante esta próxima semana!

 

Bem, ontem foi dia de fazer a primeira bateria de testes, e aqui ficam os resultados:

 

25juntestes.png

 

 

Drs. da Química e afins, o que acham destes valores?

 

E por enquanto, é tudo!!

 

Obrigado pelo apoio de todos!!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.