O início de um vício!


sc4rely

Recommended Posts

Olá a todos,

 

O meu nome é Rafael e este será o meu primeiro aquário, e como tal as dúvidas existenciais acumulam-se :eusathink: Há já à alguns meses que tenho vindo a planear este aquário, o que tem envolvido inúmeras horas a tentar absorver o máximo de informação (acho que já perdi a conta às madrugadas "perdidas" a ler os tópicos do forum lol), e agora decidi passar de espectador para o activo, visto que se aproxima o momento de passar da teoria para a prática.

 

Aqui vai o setup que estou a planear:

 

Dimensões (cm): 101x41x50

Volume: 160 litros reais

Filtro: Eheim professionel 3 350 - 2073 (output 1050 l/hora) + Installation sets 1 e 2

Termóstato: JBL Protemp S 200 watts

Iluminação: 2x45 T5 Tecatlantis com reflectores (6.800K+4.200K) + Moonlight Odyssea - a Tecatlantis Nature (4.200K) irá ser mudada para uma T5 com um espectro maior.

Fotoperíodo: 7 horas + 2 horas (T5's + Moonlight) + 5 horas (Moonlight)

Substrato Fértil: 5 litros Tropica Plant Substrate

Substrato Inerte: 20 kg JBL Sansibar White

Hardscape: Seryou Stone

Fertilização: Ainda em estudo...

 

Fauna:

Cardinal Tetra (20)

Corydora Trilineatus (8 )

Otto Zebra (5)

Carinotetraodon travancoricus (3)

 

 

Flora:

Anubia var. Nana petit

Ceratophyllum Demersum

Heteranthera Zosterifolia

Lilaeopsis sp. Mauritius ou/e Utricularia graminifolia

Microsorum Pteropus Mini

 

 

De momento, em termos de material, só tenho o aquário e a iluminação (e a bio box que veio com pack Aquatlantis). Ando sem t€mpo para mais lol de qualquer maneira, achei por bem vir aqui mostrar-vos o que estou a pretender fazer, assim sempre me podem ajudar/aconselhar antes de eu meter a pata na poça, o que mais cedo ou mais tarde há-de acontecer.

 

A fauna que apresentei é meramente especulativa porque, como ainda não comprei um kit de testes (vou comprar o Sera Aqua Test Box), ainda não sei os parâmetros que o meu aqua vai ter, portanto só me foquei nas compatibilidades entre as espécies (comportamento, parâmetros dá agua, etc). No entanto, perguntei a uma loja de aquariofilia aqui da minha zona, quais eram os valores que eles tinham de pH da água da torneira, só para ter uma noção, e eles disseram que andava à volta dos 7.0/7.2. Portanto, acho que pH não vai ser problema, resta saber gH e kH.

Depois do ciclo feito, e aqua completamente maturado, gostava de poder incluir um casal de ramirezis ou até (e este é um ponto de interrogação muito grande), 2 ou 3 discus.

 

Não me querendo alongar muito mais, senão ninguém lê o meu tópico :yawn: , gostava de saber as vossas opiniões sobre o projecto, o que está bem, o que está mal, o que pode ser melhorado, etc, o que vocês quiserem, estejam à vontade! Eu sei, que ainda não há muito sobre o que "opinar", mas como novato, acho melhor um passo de cada vez!

 

Não ponho já as minhas questões, porque acho que me entusiasmei em demasia com o meu primeiro post que já vai longo lol portanto fica pa um próximo post!

 

Obrigado a todos, e espero contar com a vossa ajuda!

 

Abraços e beijinhos aquáticos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 292
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas...

 

Esta é mesmo a tua 1ºexperiência em aquáriofilia? Se é, os meus parabéns, se não é, os meus parabéns na mesma, pois pareces já ter te informado das condições para te dares bem no hobby.

 

Quanto a fauna penso que vai parecer um pouco despido, se bem que 20 neons já é um numero redondo, os neons dispersam-se muito não formando cardume compacto. Podes sempre optar por outro peixe de cardume que não os neons, tipo rasboras arlequim, ou então então fugir ao tipico cardume e procurar peixes do mesmo tamanho mas com comportamento diferente (mais bonito de ser observado), aconselho-te um peixinho chamado Pseudomugil Gerturdae, eu tenho alguns e considero-os peixes muito bonitos e interessantes.

 

Quanto às corydoras, de acordo, otto, acho tudo bem, os Carinotetraodon travancoricus são peixes que apenas conheço de vista, dai não poder opinar.

 

Quanto a Discos, larga esse ideia, o aquario deveria ter mais altura para ser adequado para disco, ainda por cima se estás a iniciar e não tens Tempo não vais queres ver morrer peixes de 40 euros.

 

Aconselho-te colocares ramirezi, existem alguns lindos, como o electric blue, que se destacam num plantado.

 

Quanto às outras coisas parecem-me bem, o filtro parece-me adequado, claro que à quem vaticine que tem que ter litros/hora 10x maior do que a litragem do aquário, mas isso é muito discutivél...

 

Força nisso e se precisares de alguma coisa é só dizeres.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

 

Obrigado desde já pelas dicas biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Realmente é a minha 1ª experiência, vamos lá ver se corre bem...

 

Quanto ao aquário, ir parecer um pouco despido, também tenho essa sensação, mas a fauna que indiquei são só aqueles com que pretendo povoar o aquário nos primeiros meses, e depois logo se vê o que é que posso acrescentar para ir dando mais vida!

Relativamente aos neons, sobre o que li, realmente não formam um cardume compacto, mas o que eu vou por não são neons, mas sim, cardinais! Acho que estes já têm a tendência de se agrupar mais, ou estou enganado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Isto está escasso de respostas, mas é compreensível, ainda não há muita coisa palpável lol

 

Aqui vão umas questões que estou a ter quanto ao material que tenho que comprar, relativamente à flora:

 

1- Fertilização Líquida - Que produtos é que aconselham, para um fertilização geral, visto a flora que estou a pretender?

 

2- Fertilização CO2 - Acham necessário para o meu caso?

 

3- Iluminação - Neste momento estou com cerca 0,6 watts/litro, acham que chega para as plantas que quero?

 

4 - Alguém têm experiência com a Lilaeopsis sp. Mauritius ou Utricularia graminifolia?

 

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rafael.

 

Antes de mais Bem-Vindo ao vicio. Lendo o teu 1º post, facilmente verifico que já te fartaste de ler sobre aquariofilia. Devo-te dizer que também sou novo nisto, mas venho aqui responder para te dar alguma motivação e para ver se vem cá mais alguém .

 

1- Fertilização liquida - Podes comprar já feita de marcas conhecidas ou podes comprar os pós e fazer tu a mistura, ou então podes adquirir a mistela já feita a um contrabandista qualquer, lol.

Aconselho-te a ler os seguintes tópicos, como ainda não tens o aqua pronto, tenta ler do principio ao fim, que vais ter respostas para quase tudo:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=172427

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=191681&st=0&p=1102700entry1102700

 

Ah e aproveita e lê o meu também, agradeço opiniões, lol.

 

2 - Não tenho, e não estou muito dentro das necessidades das plantas que mencionaste. Posso-te dizer que a anubia não precisa nada disso. As outras não sei, mas se pesquisares um pouco lá por fora facilmente encontras.

 

3-Peso que serve, a "regra" é entre 0,5 a 1w. Deve chegar, mas de qualquer das formas alguém te irá responder acerca disso.

 

4-Eu não tenho.

 

Quanto ao resto, penso que estás no bom caminho. Mas dá uma vista de olhos nos tópicos que estão em cima, e vais encontrar detalhes minuciosos de fertilizações, macros e micros, luz, etc.etc.etc.

 

Espero ter ajudado de qualquer forma.

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas jplonga :smile2:

 

A minha ideia, era começar com uns fertilizantes líquidos já feitos, porque eu e a química nunca nos demos bem, e não confio muito na minha capacidade de andar a fazer misturas, e mais vale não complicar nesta fase lol só queria era que alguém me desse umas dicas de qual comprar. Queria comprar um que me desse uma boa fertilização geral (Macros e Micros), e depois se visse que as plantas estavam com falta de algum parâmetro em especial, aí comprava um fertilizante específico.

 

Quanto aos tópicos que me indicaste, já os li de uma ponta à outra lol o teu, confesso que ainda não li tão pormenorizadamente, mas quando tiver tempo, prometo que dou lá um saltinho, apesar de a minha opinião ainda ser bastante limitada :wink:

 

Obrigado pela tua ajuda!

Editado por sc4rely
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha lê o meu tópico, as duas ultimas páginas, fala-se lá em fertilizações.

 

Vê se percebes, caso precises algo podes colocar lá a questão . E com certeza te ajudam. eu não estou muito dentro disso.

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jplonga obrigado pelo aconselhamento de leitura do meu tópico e do meu amigo Tony, de facto ler esses tópicos não será tarefa fácil, mas para além de uma conversa saudável tem bastante informação que pode ser útil, a mim foi-o e espero que seja a muitos que por aqui passam

sc4rely noutro tópico já te dei umas luzes, e por acaso já tinha passado por este e pareceu-me que tinhas tudo muito bem planeado. Basicamente neste momento quais são as tuas questões fundamentais?

 

Se poder ajudar estou cá para isso se não souber vou pesquisar isso é garantido, aprendes tu e aprendo eu!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto, tanto o teu tópico como o do TonyCh (assim como as clarificações que dão nos tópicos de outros), têm sido bastante importantes nas minhas pesquisas! Podem ser longos, mas quem corre por gosto não cansa lol

 

De momento, as minhas dúvidas são mais em relação à flora, e ao material que tenho que ter para esta ser saudável.

 

A minha ideia, em termos visuais, é mais ou menos esta (e peço desde já desculpa pelo desenho lol):

 

 

rocksj.jpg

 

 

Como podes ver, estou a tentar criar um aqua com estilo iwagumi, mas sem ser tão plantado (ou pelo menos sem um tapete completo).

 

As plantas de fundo são Ceratophyllum Demersum e Heteranthera Zosterifolia (esta última em muito maior quantidade, demersum só quero 2 ou 3 pés)

 

A faixa verde à volta das rochas é (e aqui não sei ainda bem qual usar, agradeço sugestões), Lilaeopsis sp. Mauritius ou Utricularia graminifolia.

 

As restantes plantas são bastante low tech (anubia nana e feto de java mini), portanto nem tenho que me preocupar com elas.

 

E agora, as perguntas:

 

1- Fertilização líquida: TPN ou TPN+? ou outro que não envolva muitos conhecimentos?

 

2- Co2 - Será necessário?

 

3- Iluminação: 0,6 watts/litro, chega para o que quero?

 

 

Qualquer sugestão, seja sobre o que for (fauna, flora, ou outros), é mais que bem vinda!!! biggrin.png' alt=':biggn:'>

Editado por sc4rely
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Em primeiro lugar parabéns! Tens as coisas bem estudadas pelo que vejo!

 

Em segundo lugar, não sei muito bem o que hei de dizer. isto da aquariofilia é muito mais complicado do que parece. Deixa-me dar-te um exemplo um pouco diferente para ver se consigo transmitir as minhas ideias.

 

Imagina este hobby como uma corrida de carros. Há pessoal que compra um carro a gasóleo, outros compram uma moto e depois, quando chegam à pista, é que se apercebem que é uma corrida de carros a gasolina e não de motos nem de carros a gasóleo.... por outras palavras, há aqueles que não estudam, não planeiam e acabam por desistir ou gastar 3 vezes mais para terem um "carro" decente. Depois temos outro tipo de pessoal... como tu e eu... estudamos as coisas a fundo (demasiado às vezes), procuramos os melhores carros possíveis, não contentes com isso, pedimos ou fazemos logo versões especiais tipo ferrari modificado com 700 cavalos e partimos para a corrida. Temos o melhor carro que o dinheiro pode comprar, toneladas de conhecimentos sobre técnicas de ultrapassagem mas perdemos a corrida ou espetamos-nos na curva. porquê? Porque há o fator condutor... a habilidade de vencer com um carro muitas vezes inferior. Há outro fator que é a falta de experiência prática e, o mais importante de todos, o desajuste do carro em relação ao condutor.

 

um condutor inexperiente a conduzir a 40km/h pode dar uma mossa de vez em quando. Um condutor inexperiente a conduzir a 200km/h... não fica para contar a história. A mesma coisa passa-se na aquariofilia. Eu acredito plenamente que já estás farto de ler tudo e mais alguma coisa sobre fauna, flora, CO2, fertilização, etc etc etc. Comigo passa-se o mesmo. Devoro mais literatura sobre aquariofilia num dia que alguns numa vida toda. Mas falta-te (e a mim também) conhecimento prático com todas essas coisas que estudamos. Mais cedo ou mais tarde vamos esbarrar nessas limitações e aí o resultado vai depender se vamos a 40km/h ou 200km/h.

 

Por muito inteligente, estudioso ou dedicado que sejas, eu acho que lidar com a tua primeira fauna e primeira flora exigente é demais. Não quer dizer que não corra bem (Quantas vezes foste a 200km/h e não aconteceu nada?) mas o risco é demasiado grande. Ao invés de teres uma anubia com uma folha amarela (indo a 40km/h) podes acordar com o teu aquário coberto de algas staghorn ou BBA (indo a 200km/h). Pior ainda, é descobrires no meio das algas um peixe morto e não fazes ideia porquê.

 

Estás a fazer um ótimo trabalho e gostei muito de ver os teus planos (fazem lembrar os meus no início) mas não queres guardar esse layout para um pouco mais tarde, digamos 6 meses - 1 ano? Monta uma coisa mais simples com plantas a torto e direito, de preferência de caule e que crescam depressa e que não precisem de grandes cuidados. Mete os peixes, estuda-os, aprende a lidar com eles no dia a dia e depois quando achares que tudo está a rolar como deve ser e não tens grandes problemas com a fauna, avança para o teu projeto de sonho.

 

Os iwagumis são lixados. Nem falo do design ou layout. É pelo tipo de plantas.... é tudo plantas sem caule, são muito frágeis no início, levam tempo a desenvolver-se e dão azo a ataques de algas que não é brincadeira. Levam tempo a estabelecer um equilíbrio e a falta dele vai original surtos de algas.

 

O CO2 é fixe mas um descuido e a tua fauna é que sofre. Metes pouco, não ajuda às plantas, andas a afinar, as algas aparecem por causa das flutuações. É brincar com fogo (andar a 200km/h).

 

Eu sei que talvez não seja isto que esperavas ler mas não te gostaria ver a abrir tópicos de ajuda por causa disto e daquilo e teres problemas com peixes e ao mesmo tempo a tua válvula solenoide não estar a funcionar como deve ser, a tua lilaeopsis está a ficar coberta por cabelos pretos, teres a água meio esverdeada... estás a ver isto tudo ao mesmo tempo? É de puxar os cabelos!

 

Tens capacidade e conhecimentos mais do que suficientes para realizares tudo o que desejas mas vai com calma.

 

Agora, se me ignorares e avançares com o teu projeto, cá estou para apoiar :)

 

Em relação a lilaeopsis mauritânea. É muito parecida a minha lilaeopsis nova-zelandae. É uma planta bonita MAS é tão lenta, tão lenta a desenvolver-se que dá vontade de chorar. Com toneladas de CO2, luz e nutrientes, aquilo cresce uma ou duas folhas por semana se muito. Esse tipo de plantas são logo o alvo preferencial das algas. No meu caso, a staghorn, quando apareceu, instalou-se primeiro nessa planta. É um convite. A mauritânea tem a vantagem de precisar de menos luz que a minha mas de resto, o problema mantém-se. Ela gosta de CO2.

 

Já consideraste a E. tenellus? Essa cresce como o fogo nas condições certas. A desvantagem é que ganha folhas vermelhas se a luz for muito intensa mas no teu caso isso não deve acontecer (e há quem goste).

 

Em relacão à anubia... nada a dizer, tive uma dois meses dentro da banheira sem luz e continuou verde lol. Matares uma anubia é daquelas coisas que é preciso ter um azar daqueles enormes ou então teres metido água salgada em vez de água doce na TPA :P

 

Não tenho experiência com as outras plantas que mencionas mas uma pesquisa rápida mostrou que a maioria precisa de muita luz? Hás de ver isso.

 

Quanto à fertilização, começa por TPN+... se as coisas correrem bem, vais querer mudar para fertilização DIY e nessa altura logo falamos.

 

Abraços e boa sorte :)

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo em grande parte do que o TonyCh escreveu, visto que passei e ainda passo (cada vez menos) por inumeros problemas de algas derivados de flutuações de CO2, de macros, de micros e afins...isto escrito é muito mais fácil do que é realmente. Não digo para desistires do teu layout, digo antes para optares por plantas de mais fácil manutenção, pois assim fica quase garantido o sucesso...

 

Força nisso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rafael,

 

Agora que já tens a opinião dos entendidos, segue os conselhos deles que só tens a ganhar, deixo aqui outra minha opinião.

 

Substrato Fertil 5kg,

 

Substrato Inerte 20 Kg

 

 

Em relação a quantidades de substrato, penso que isso seja pouco. E tens de ter cuidado porque é capaz de se misturar todo o fértil com a sansibar.

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como eu já referi antes e como o Tony disse novamente acho que te estás a querer meter por um aquário com demasiadas variáveis que tu não vais conseguir controla-las todas ao mesmo tempo pela pouca experiência que ainda tens.

 

Mas vamos ao que interessa queiras seguir ou não seguir o nosso conselho não vou ficar ofendido ctg e ficar menos teu amigo e deixar de vir responder aos teus tópicos :)

 

TPN + vs TPN + (da Tropica) são bons fertilizantes "tudo em 1" como te disse antes o TPN + tem Fosfatos e Nitratos Macro nutrientes essenciais ao crescimento saudável das plantas. TPN não tem Fosfatos nem Nitratos apenas tem Potássio, Magnésio, Enxonfre, e Ferro.

 

Análise dos 2 tipos de fertilizante e outros

Se o teu aquário produzir digamos 30ppm de Nitratos ao utilizares TPN + vais estar a introduzir mais Nitratos e tu não vais querer isso. O ciclo do azoto faz com que naturalmente a Amónia processada se transforme em Nitratos que será fonte de Azoto das plantas, este fertilizante é bom se não houver fonte de Nitratos, o Tony encontrou alguma literatura que indica que as plantas consomem proporcionalmente os Nitratos dissolvidos no aqua, eu ainda não li sobre o assunto. Mesmo que tenhas uma boa fonte de nitratos mas um aqua densamente plantado e que te consuma todos os Nitratos que introduzes ao utilizares TPN + tb poderá ser um fertilizante a utilizar, é uma questão depois do teu aqua estabilizar fazeres medições e veres qual é a tua produção diária/semanal de Nitratos

Em relação ao TPN é mais simples, não tem Nitratos nem Fosfatos, mediante análises da tua água se não tiveres fonte de Fosfatos ou Nitratos terás de os juntar à parte para complementar, há quem uso TPN com TPN+ para se complementarem.

Produtos da Seachem, tem todos os fertilizantes Macros separados, existem garrafas de Nitratos, Fosfatos e Potássio que tu podes fertilizar com doses à medida do teu aquário. A Seachem ainda tem Ferro em separado apesar de ser um micro nutriente e tem tb garrafas de Traces (micro nutrientes) tudo junto. A meu ver a fertilização da Seachem poderá ser mais difícil de utilizar mas será mais modular e adapta-se melhor às necessidades de um aquário, e não utiliza sempre a mesma "chapa 5" da Tropica, pq cada aquário é um aquário e não há 2 iguais mesmo que estejam na mesma casa.

Depois existe a possibilidade de DIY, comprar fertilizantes em pó, no estado sólido e fazeres tu a dissolução mediantes os teus objectivos, tendo em conta a dose que vais colocar, o número de fertilizações diárias, tipo de TPA semanal que fazes, percentagem de água retirada. É uma fertilização muito semelhante à fertilização da Seachem em que tu tens fertilizantes todos separados ou alguns juntos, mas previamente diluídos com o fim de atingires o teu objectivo

A vantagem de fazemos os nossos fertilizantes é que os vendedores de fertilizantes em forma líquida vendem água a preço de ouro, a dificuldade dos DIY é perceber como a coisa funciona e saber que gramas de "x" fertilizante dissolver em "n" de água para obter "y" objectivo nem sempre é facil e ou se tem bons conhecimentos de química ou se utilizam algumas calculadoras por aí disponíveis que foi o que eu fiz, e com a ajuda do Tony claro!!

 

Depois desta conversa, acho que já deves estar com os olhos em bico...vamos passar para as áreas verdes do teu aqua...aquela que tu pintaste. Existe aqui um membro o Manik que utilizou um método muito engraçado para afzer o que tu queres, e que eu achei espectacular e o efeito é muito bom, utilizando Bolas de Musgo (Cladophora aegagrophila) abriu-as e estendeu-as ao longo do substrato, fazendo um tapete género veludo pela área que ele queria, eu adorei a ideia e depois fiquei a saber que não era uma ideia original, pois já havia mais gente a fazer o mesmo!Mas é uma óptima ideia e visualmente fica muito bem, com a vantagem de esta alga (sim é uma alga) não necessitar de muita luz e de ser de fácil manutenção

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Desculpem só estar a responder agora, mas vida de estudante universitário em fase de exames finais (e ainda por cima final de curso) não é fácil lol

 

Era exactamente este o meu objectivo quando escrevi este tópico, opiniões de quem já tem experiência, sobre o que estou a pretender fazer! Desde já o meu obrigado!!!

 

Vou tentar responder por partes, para não me perder...

 

TonyCh:

 

Tiraste-me uma "fotografia" perfeita e eu nem sequer sabia onde estava a câmara lol sou exactamente como descreveste :thumbup3: e a analogia que usaste, não deixa margem para dúvidas!

Realmente, quando comecei a idealizar a flora para o estilo de aquário que pretendo, senti-me (e ainda me sinto um bocado) perdido, e aliado ao facto de ser completamente inexperiente em aquariofilia, a minha preocupação ainda se intensificou mais. E com a preocupação vem a procura de informação para tentar fazer o melhor possível!

 

Acho que vou adoptar uma posição muito utilizada na minha área (Marketing e Comunicação), a estratégia KISS (Keep It Simple, Stupid). Por enquanto, vou deixar as plantas complicadas para quando for mais experiente, e centrar me na fauna! Eu às vezes esqueço me, que não estou a pintar um quadro mas sim a criar um habitat, estou a criar o mundo em que os meus peixes vão viver (não querendo parecer que tenho algum tipo de complexo de Deus lol).

 

Depois de ter chegado a esta conclusão (com a vossa ajuda), acho que me saiu um peso de cima das costas lol

 

Por fim, não podia deixar de agradecer pelos conselhos e pelo tempo que demoraste a escrever este post!!

 

 

jplonga:

 

Obrigado desde já pela ajuda que me tens dado!!

 

Relativamente aos substratos:

 

Fértil - Segundo o que vi no site da tropica, eles indicavam 5 litros para a litragem do meu aquário, e pelas minhas contas, se quiser uma altura de 1 cm (que, mais uma vez, pelo que li é o aconselhado) em todo o perímetro do aquário, dá exactamente 4 litros (100x40x1/1000).

 

Inerte - Estava a pensar fazer 4 cm à frente e 8 cm atrás, fazendo a média. dá 6 cm! Pelas contas deveria ter 24 litros! Tenho 20 kg! Achas que vai fazer muita diferença?

 

 

jpospr:

 

Tens toda a razão quando dizes que me ia estar a meter em algo que, por inexperiência, não ia conseguir controlar!

Os vossos conselhos não caíram em ouvidos moucos! Não fazia sentido eu pedir-vos opinião, e depois só porque vão de certa forma contra aquilo que era a minha ideia inicial, eu não os ter em consideração!

 

Relativamente à fertilização, por agora vou optar pelos Tropica, pareceu me mais simples e não envolvem tanto conhecimento como os da Seachem ou do método de estimativa. Vou fazer o que disseste, deixar o aqua estabilizar e medir os parâmetros, para ver se opto pelo TPN ou TPN+. Em principio há de ser o TPN, se fosse a ideia inicial era provavelmente o TPN+, devido à quantidade de flora comparada com a quantidade de fauna, mas como a "balança" está agora a pesar mais no lado da fauna, acho que acrescentar mais nitratos não me convêm, mas lá está depende do valor a estes estão a ser produzidos...O meu pensamento está correcto?

 

Em relação à Cladophora aegagrophila, é uma das plantas que quero incluir, apesar de não como efeito de tapete, prefiro-a na sua forma natural, mas obrigado pela dica! eu por acaso já tinha visto os aquas do Manik, mas nunca reparei que ele tinha feito esse efeito!

 

 

 

Resumindo e concluindo, vou simplificar aquilo que tinha em mente, para depois não me espetar contra um muro a 300 km/h! A melhor maneira de chegar ao meu projecto inicial acho que será, começar por plantas de mais fácil manutenção, e ir substituindo-as gradualmente, à medida que ganho mais experiência! Acho que o meu problema era querer por tudo (flora) ao mesmo tempo, o que inevitavelmente ia dar problemas. Se, depois de ter ganho experiência durante os próximos meses (como disse o Tony, 6 meses a 1 ano), as for introduzindo, uma espécie de cada vez e ver como ela se dá, e só depois de ter a certeza que consigo resolver todos os desafios que ela me apresenta passar para a próxima espécie, acho que consigo chegar onde idealizei!

 

Agora, tenho que pesquisar com mais atenção, outro tipo de flora que se enquadre no meu layout! Sugestões precisam-se lol

 

Mais uma vez, obrigado a todos!!! Onde eu possa ajudar, contem comigo!

Editado por sc4rely
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

jplonga:

 

Obrigado desde já pela ajuda que me tens dado!!

 

Relativamente aos substratos:

 

Fértil - Segundo o que vi no site da tropica, eles indicavam 5 litros para a litragem do meu aquário, e pelas minhas contas, se quiser uma altura de 1 cm (que, mais uma vez, pelo que li é o aconselhado) em todo o perímetro do aquário, dá exactamente 4 litros (100x40x1/1000).

 

Inerte - Estava a pensar fazer 4 cm à frente e 8 cm atrás, fazendo a média. dá 6 cm! Pelas contas deveria ter 24 litros! Tenho 20 kg! Achas que vai fazer muita diferença?

 

 

 

 

Alguém que me corrija caso esteja errado, mas penso que devias ter entre 1,5cm a 2,0 de fértil. E de inerte, penso que faça diferença, mas vendo bem... Se calhar não, só agora é que reparei que o teu aqua tem 160l, mas devido aos 50 de altura, a área da base não é tão grande assim,.

 

Daí, se calhar serve ambos os substratos. De qualquer forma cuidado, porque fazer camadas de fértil com areia não é fácil, ou é mesmo tarefa quase impossivel.E penso que essa sansibar tem 0,4mm de granulametria. Não é?

 

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque é que dizes que usar uma camada fértil e areia é difícil?

 

Sim a granulometria é 0,4 mm! Acho que mesmo depois de muita opinião lida sobre este tema, ainda não cheguei a nenhuma conclusão! Por um lado, já ouvi dizer que compacta, o que pode sufocar as raízes das plantas, por outro já vi quem tenha e que diz que as plantas se dão lindamente! Alguém tem experiência com um substrato semelhante? E com de 1 mm?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A questão não é as plantas, quando digo para teres cuidado é porque se mistura muito facilmente. Mas não estou a falar por experiência própria.

 

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez.

 

Antes que me esqueça:

 

Porque é que dizes que usar uma camada fértil e areia é difícil?

 

Sim a granulometria é 0,4 mm! Acho que mesmo depois de muita opinião lida sobre este tema, ainda não cheguei a nenhuma conclusão! Por um lado, já ouvi dizer que compacta, o que pode sufocar as raízes das plantas, por outro já vi quem tenha e que diz que as plantas se dão lindamente! Alguém tem experiência com um substrato semelhante? E com de 1 mm?

 

Eu tive areia branca fina durante um ano. Não é tão mau como dizem. A minha parvula foi chata de se erradicar que voltava sempre a aparecer algum rebento no meio da areia branca. Não sufoca as raízes. O que faz é que compacta um bocado o que faz com que possam existir zonas aeróbicas o que é mau... os piores bicharocos nascem em meio anaeróbico. Claro que remexendo a areia de vez em quando, liberta o nitrogénio e as bolhas sobem ao de cima. Isto leva-nos ao comentário do Longa...

 

A questão não é as plantas, quando digo para teres cuidado é porque se mistura muito facilmente. Mas não estou a falar por experiência própria.

 

É pura física. o elemento mais pequeno tem tendência a escorregar no meio do elemento maior e ficar no fundo. Quando eras miúdo, onde é que ias procurar as peças mais pequenas do lego? Era sempre ao fundo do balde não era? :) Agora imagina corydoras e outros peixes de fundo remexerem a areia... alias, basta só fazeres a sinfonagem... mais cedo ou mais tarde vão te aparecer grãos de substrato fértil. Até a mim me acontece e uso areão com 1mm de diâmetro. Claro que no meu caso é uma pedrinha de vez em quando... isso não faz mal nenhum. Se forem 50 é que é mais chato.

 

Agora ao resto:

 

Tiraste-me uma "fotografia" perfeita e eu nem sequer sabia onde estava a câmara lol sou exactamente como descreveste :thumbup3: e a analogia que usaste, não deixa margem para dúvidas!

Realmente, quando comecei a idealizar a flora para o estilo de aquário que pretendo, senti-me (e ainda me sinto um bocado) perdido, e aliado ao facto de ser completamente inexperiente em aquariofilia, a minha preocupação ainda se intensificou mais. E com a preocupação vem a procura de informação para tentar fazer o melhor possível!

 

Acho que vou adoptar uma posição muito utilizada na minha área (Marketing e Comunicação), a estratégia KISS (Keep It Simple, Stupid). Por enquanto, vou deixar as plantas complicadas para quando for mais experiente, e centrar me na fauna! Eu às vezes esqueço me, que não estou a pintar um quadro mas sim a criar um habitat, estou a criar o mundo em que os meus peixes vão viver (não querendo parecer que tenho algum tipo de complexo de Deus lol).

 

Depois de ter chegado a esta conclusão (com a vossa ajuda), acho que me saiu um peso de cima das costas lol

 

Por fim, não podia deixar de agradecer pelos conselhos e pelo tempo que demoraste a escrever este post!!

 

Não te tirei uma fotografia... olhei-me foi ao espelho! Se a nossa diferença de idades fosse maior, começava a perguntar coisas sobre a tua mãe ( :) ) que estou um bocado apreensivo ter encontrado alguém que tem a mesma abordagem que eu tive em tempos... Até o raio do KISS que mencionaste, referi eu há menos de um mês num tópico qualquer lol. Enfim. Estás no bom caminho. Vai com calma e chegarás lá.

 

Quanto ao substrato fértil... deixa-me confundir-te um pouco mais... com certeza que sabes que aquilo tem uma duração limitada não sabes? O da Elos (caro que se farta) menciona um tempo de vida de 3 a 6 meses até se esgotar.

 

Se realmente queres ir fazendo as coisas devagar, quando chegar a altura de meteres plantas exigentes, já o substrato fértil se esgotou há muito tempo. Já consideraste a hipótese de começar com um substrato inerte e quando chegares ao ponto de teres 1/3 de plantas difíceis, aproveitares tudo o que já tens e refazer o aquário e nessa altura incluir uma camada de fértil? É uma alteração que, se bem planeada (e já sabemos que és bom nisso) fazes num só dia e agora não te tinhas que chatear com substratos férteis e não ias desperdiçar dinheiro numa coisa que não é essencial com plantas de baixa manutenção.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais uma nota...em relação ao TPN + e ao TPN não te esqueças que TPN não tem fosfatos que são essenciais tb a um crescimento saudável da flora, ao usares TPN + introduzes Fosfatos mas tb Nitratos...é uma faca de 2 gumes

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acho Nitratos tão graves... uma tpa semanal de 50% mantém isso estável. Além disso, pelos vistos, as plantas requerem uma disponibilidade de 20 a 40ppm de Nitratos na coluna de água para atingir o pico do seu consumo... por outras palavras.... comem mais se virem que a mesa está cheia de comida. Se estiver mesmo à conta daquilo que elas poderiam comer, comem menos e deixam sempre uma fatia... incrível como um organismo que consideramos inferior aos animais, tem comportamentos desses.... faz me lembrar um documentário que vi há uns anos sobre um vale onde umas árvores foram atacadas por um inseto ou fungo qualquer e as árvores da mesma espécie, a 8 quilómetros de distância, começaram imediatamente a segregar uma resina peganhenta nos ramos, folhas e tronco de tal forma que ficaram protegidos contra o fungo/inseto umas semanas mais tarde quando finalmente alastrou para aquela zona... assustador...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos mais uma vez,

 

O que faz é que compacta um bocado o que faz com que possam existir zonas aeróbicas o que é mau... os piores bicharocos nascem em meio anaeróbico. Claro que remexendo a areia de vez em quando, liberta o nitrogénio e as bolhas sobem ao de cima.

 

 

 

Então acho que não vou ter problemas quanto a isso, visto que quero ter um substrato claro (e limpo de preferência lol), vai me obrigar a fazer limpezas semanais! Comprei há duas semanas um sifão (JBL Aqua Ex 45-70) para fazer as limpezas e ao mesmo tempo TPA!

 

 

É pura física. o elemento mais pequeno tem tendência a escorregar no meio do elemento maior e ficar no fundo. Quando eras miúdo, onde é que ias procurar as peças mais pequenas do lego? Era sempre ao fundo do balde não era? :) Agora imagina corydoras e outros peixes de fundo remexerem a areia... alias, basta só fazeres a sinfonagem... mais cedo ou mais tarde vão te aparecer grãos de substrato fértil. Até a mim me acontece e uso areão com 1mm de diâmetro. Claro que no meu caso é uma pedrinha de vez em quando... isso não faz mal nenhum. Se forem 50 é que é mais chato.

 

 

Estou a perceber...Mas é me difícil desistir da ideia da areia fina, muito por culpa do visual, e da estética da ideia inicial, que acho que perderia impacto se fosse feito com um substrato com grãos maiores! Para explicar melhor, o objectivo do projecto inicial seria um tentativa de reprodução de uma paisagem com montanhas, com uma selva densa, à beira mar, tipo Indonésia!

Passando às perguntas:

Acham que dá para controlar a passagem de alguns grãos de fértil com as aspirações semanais ou é demasiado arriscado?

Acham que existe muita diferença no impacto visual, de 0,4 mm para 1 mm?

 

 

Não te tirei uma fotografia... olhei-me foi ao espelho! Se a nossa diferença de idades fosse maior, começava a perguntar coisas sobre a tua mãe ( :) ) que estou um bocado apreensivo ter encontrado alguém que tem a mesma abordagem que eu tive em tempos... Até o raio do KISS que mencionaste, referi eu há menos de um mês num tópico qualquer lol. Enfim. Estás no bom caminho. Vai com calma e chegarás lá.

 

Quanto ao substrato fértil... deixa-me confundir-te um pouco mais... com certeza que sabes que aquilo tem uma duração limitada não sabes? O da Elos (caro que se farta) menciona um tempo de vida de 3 a 6 meses até se esgotar.

 

Se realmente queres ir fazendo as coisas devagar, quando chegar a altura de meteres plantas exigentes, já o substrato fértil se esgotou há muito tempo. Já consideraste a hipótese de começar com um substrato inerte e quando chegares ao ponto de teres 1/3 de plantas difíceis, aproveitares tudo o que já tens e refazer o aquário e nessa altura incluir uma camada de fértil? É uma alteração que, se bem planeada (e já sabemos que és bom nisso) fazes num só dia e agora não te tinhas que chatear com substratos férteis e não ias desperdiçar dinheiro numa coisa que não é essencial com plantas de baixa manutenção.

 

 

Em relação à primeira parte, LOL. A não ser que tenhas vivido no Brasil é muito difícil ahahah biggrin.png' alt=':biggn:'>

Em relação ao fértil, realmente já tinha lido isso algures, mas não encontrei informação sobre o meu... Mas também fiquei com a ideia, que à medida que o substrato ia libertando os nutrientes, estes ficavam "presos" no substrato inerte (na camada mais baixa deste), de maneira a que as plantas tivessem um acesso mais prolongado. Mas agora que falas nisso, se esta informação estiver correcta, não será que a sinfonagem os libertaria?

Sinceramente, a ideia de desmontar o aquário, assusta-me e não me agrada nem um pouco lolol Aqui o problema é, será que vale a pena o trabalho só para as plantas terem 3 a 6 meses com mais nutrientes? Confesso que pouco/nada sei sobre o processo de adaptação das plantas, mas será que esses 3 a 6 meses iniciais são assim tão importantes para que uma planta consiga vingar?

 

jpospr

 

Dá as notas, moedas e cheques que quiseres lol

 

Realmente, é uma faca de dois gumes mas, visto que posso controlar a quantidade de nitratos com TPA's, vou optar por TPN+!

Editado por sc4rely
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem... vou tentar ajudar...

 

Eu tenho como substrato fértil o JBL aqua basic plus e este refere estar "activo" durante 3 anos, o que não se compara a 3 ou 6 meses!!!

Acredito que hajam outros substratos férteis como maior longevidade do que o JBL, é só procurar.

 

Quanto à areia muito fininha, por experiência própria, cria zonas anaeróbias mas mesmo assim por exemplo a "Cuba" gostou desta areia para se fixar...Opinião? talvez areia de 1mm fosse melhor do que 0,4mm.

 

Podes optar pelo TPN se tiveres alguma fauna que "cague bem", arranjas um fertilizante DIY de fosfato, já que nitratos deverás ter... vais ajustando os fosfatos aos nitratos que tiveres presentes.

 

Se puseres o TPN+ e tiveres a tal fauna "cagona" dificilmente conseguirás um bom equilíbrio entre nitratos e fosfatos.

 

Se quiseres eu posso-te vender um pouco de fertilizante de fosfato (Monopotássio de fosfato). Também tenho fertilizante de Nitrato (Potássio de Nitrato).

Nos fertilizantes é optares...

 

Quanto ao CO2 podes optar por não colocar nenhum sistema, para já talvez não seja preciso. Podes colocar carbono liquido (florish excel) como se fosse fertilizante.

 

Quando quiseres avançar para um sistema de CO2, eu posso ajudar-te a montar um sistema completo todo XPTO que não vá além dos 80euros para botija de 2kg.

 

Espero que tenha ajudado e boa sorte para os últimos exames...

Editado por Nuno Cecílio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda Nuno!

 

Relativamente ao substrato não sei se fizeste confusão ou se estavas só a contar a tua experiência, mas o meu substrato fértil é da Tropica, o inerte é que é da JBL! De qualquer das maneiras ficou a informação que é o que interessa :thumbup3:

 

Pelo que li, das espécies que estou a pensar ter (no inicio), acho que só as cory é que são mais "cagonas" como disseste...de resto acho que é tudo prima donas que não fazem disso lol de maneira que vou adiar os fertilizantes DIY, assim também evito erros de dosagem, que me provavelmente resultariam em dores de cabeça (algas)!

 

Quanto ao CO2, não me vou já meter em trabalhos (€). Obrigado pela dica do flourish!

 

Mais uma vez, obrigado pela ajuda!

 

 

Entretanto tive a pesquisar mais um pouco sobre que plantas por no aquário nesta primeira fase, e cheguei a este setup:

 

Frente: Anubia nana; Microsorum pteropus mini;

 

Intermédio: Blyxa Japonica

 

Fundo: Heteranthera Zosterifolia

 

 

Opniões precisam-se!

 

Abraços

Editado por sc4rely
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho como substrato fértil o JBL aqua basic plus e este refere estar "activo" durante 3 anos, o que não se compara a 3 ou 6 meses!!!

Acredito que hajam outros substratos férteis como maior longevidade do que o JBL, é só procurar.

 

Claro... se amanhã a ADA ou outro fabricante escrever na caixa "ativo durante 10 anos" está feito. Se é verdade ou não já não interessa.

 

Pessoalmente acredito que um substrato fértil se possa manter durante 3 anos se estiver MUITO bem tapado com substrato interte e NÃO houver plantas a consumirem nutrientes senão acho muito difícil acreditar nessa afirmação

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite a todos,

 

Pequena actualização:

 

Recebi hoje a primeira flora (duas anubias nana) e o substrato fértil, ambos da Tropica. Após um dia inteiro à espera, tive que ir à distribuidora porque pelos vistos devo viver no fim do mundo, porque não conseguiram dar com a minha casa e não tinham o meu contacto telefónico! Como eu não queria deixar as plantas a passar a noite a secar, preferi ir buscá-las!

 

Já atei as plantas a umas pedras (uma delas veio com haste floral :dance: ) e coloquei-as num nano provisório, com uma bomba a fazer circular a água e um termostato regulado para os 26ºC! No entanto, não tenho iluminação neste áquario, então pus o nano à frente do aqua principal e pus a calha deste a funcionar para a planta ter luz, nem que seja indirectamente! Será que chega ou é preferível por o nano dentro do aqua principal para a luz estar directa? E em relação a TPA's, visto que não tenho filtro neste aqua, vale a pena para a planta ter mais nutrientes ou ela aguenta-se bem durante uma ou uma semana e meia?

 

De resto, o material já foi encomendado ao país da troika, e deve chegar no inicio da proxima semana!

 

Entretanto, já acrescentei mais dois produtos à minha lista de material:

 

Seachem Purigen

Seachem Matrix

 

Fiquei com uma dúvida em relação ao matrix, e se alguém me puder ajudar agradecia. O meu filtro deve chegar para a semana (18-24), mas esta encomenda com o matrix só chega na semana seguinte (25-30). A minha questão é, começo o ciclo só quando o matrix chegar ou posso começar antes e trocar? Vai prejudicar muito as (poucas) nitrobacter existentes?

 

Mais actualizações brevemente!!

 

Abraços!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.