Projecto - Primeiro Aquário - Mudanças pag.13


ReDsOuL

Recommended Posts

Boas

Estou em vias de comprar o meu primeiro aquário.

Já li muito, não sei bem o que ficou retido lol mas só outro li 80 páginas de um tópico de aquariofilia :drool3:

 

Estou a pensar comprar um aquário 60x30x30/35. Onde os arranjar aos melhores preços?

Até agora apenas vi um que me agradou, numa loja física, 54 litros+filtro+termostato por 105€. O que acham?

Não me recordo da marca, mas pelo que entendi era de, pelo menos alguma, qualidade. Uma vez que na mesma loja havia um com móvel e com mais de 100 litros com excelente aspecto!

 

Desde já o meu muito obrigado a todos os que me ajudarem. Vou continuar a ler, para me informar ao máximo e evitar perguntas básicas :)

 

Cumprimentos

Editado por ReDsOuL
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 341
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Redsoul,

 

Bem vindo,

 

Aconselho-te vivamente, antes de comprares qualquer coisa a ler estes dois tópicos, vais poupar muito dinheiro, acredita:

 

Desde o principio: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=172427

 

:http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

Abraço e vai dando noticias

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O primeiro tópico já tinha lido parte. O segundo já o li todo à muito tempo lol

Já sei mais ou menos aquilo que quero, queria só saber o que acham do aquário e depois tenho algumas dúvidas em relação ao solo...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ainda bem, assim já ficas com umas luzes sobre isto, devo-te dizer que também não sou muito experiente, mas posso tentar sempre ajudar.

 

O aquário convém ser o maior possivel, dentro daquilo que possas claro.

 

Já não são más medidas, mas se puderes ainda maior. Melhor.

 

Um aquário maior é mais fácil estabilizar.

 

Quanto ao material aconselho-te a comprar separado. os kit's não costumam ser grande coisa...

 

Posso-te dizer que mandei fazer o meu aquário, só o aquário, sem luz sem nada e custou 50€, com as medidas 78x38x38. Termostato custou 15€, e filtro 24€ eheim liberty de cascata. Convinha ser um externo ,que são os melhores, depois os de cascata, e por último, ficam os interiores, que devem vir com o pack que falas-te.

 

tenta seguir o inicio do tópico do Tony. é do melhor que há para esclareceres as tuas duvidas, vai por fase como ele foi, tens lá tudo ou quase tudo.

 

Abraço

Editado por jplonga

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de gostar de ter um ainda maior este tamanho acho que já é bom, e acima disto já começa a ficar caro para o que quero gastar.

No caso do filtro o que vem com o aquário também é vendido em separado, e não é dos mais baratos. Tenho de ver ao certo qual marca e modelo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

noimage.gif

SERA BIO NITRIVEC

 

(100 ML)

SE3740

4.68 €

4.68 € noimage.gif

SERA AQUATAN

 

(100 ML - 400 L)

SE3040

3.99 €

3.99 € 196fd8dfac85d1ecb64e7823eca24c4c.jpg

SERA TERMOMETRO DIGITAL

SE8901

3.99 €

3.99 € e12e1a4f176b81297b22b8efb728c2e7.jpg

SERA TESTE NH4, NH3

SE4910

10.97 €

10.97 € 8d46610638938c00886079d596b70c9f.jpg

SERA TESTE PH

SE4310

5.63 €

5.63 € SERA_TESTE_NO3_4d78f23d65984_250x200.jpg

SERA TESTE NO3

SE4510

9.99 €

9.99 €

Subtotal:

39.25 €

Total:

39.25 €

Total de IVA:

7.34 €

 

 

Já andei a ver mais ou menos o que preciso para começar.

Falta alguma coisa ou está alguma coisa a mais?

 

Depois claro falta a comida para os peixes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ReDsOul,

 

Antes de mais gostaria de te dizer apesar de já ter aquários há muito tempo, só há relativamente pouco tempo é que me dediquei mais a fundo e a ler um pouco mais sobre este hobby, por isso e apesar de estar aqui a dar a minha opinião, há outras bastante mais válidas que a minha.

 

Primeiro de tudo e até para termos uma ideia de como te ajudar, é necessário saber que tipo de peixes pretendes ter? O filtro deverá fazer pelos menos 5x o volume de água, mas há quem defenda 10X, isso é mais importante saber que o preço ou a marca, penso que algo entre estes dois valores deverá ser suficiente, mas para termos a certeza era também necessário que nos digas o que pretendes em concreto, pois peixes que sujem mais necessitam de mais fluxo de filtragem que peixes que sujem menos.

 

Antes de colocares qualquer peixe dentro do aquário deves ter a certeza que o ciclo do azoto estará concluído, para tal e para teres a certeza disso necessitas de todos os testes, se não tiveres problemas com $$$ aconselho aquelas malas com vários testes, para além de te ficar mais barato já ficas preparado para o futuro, isto porque mais tarde ou mais cedo tens de verificar outros parâmetros para além do ph/amonia/nitritos e nitratos.

 

Vais pretender um plantado? Low Tech ou vais colocar CO2? Também era importante saber como é a iluminação desse aquário, no meu tive de tirar a tampa e colocar uma iluminação mais forte que a que vinha de origem, ou isso ou não valia a pena colocar plantas mais exigentes.

 

Em relação aos produtos que colocaste no teu post estes são os básicos e têm de estar sempre presentes, eu também tenho o toxivec da sera, nunca o utilizei mas está lá em caso de aparecer uma urgência.

 

Posso dizer que comprei um aquário de 100x35x40 com biobox2 e ficou-me pelos 100€, mas esse foi o investimento menor, pois só em produtos já gastei para além de uma fortuna, desde alimento (tenho uns 10 diferentes), fertilizantes, testes, medicamentos SOS....prepara a carteira se queres ter uma coisa como deve ser.

 

Pronto....espero que tenha ajudado em alguma coisa, acima de tudo temos de ter muita paciência, neste hobby é essencial, pois normalmente quando começamos a primeira coisa que queremos é ver os peixes dentro do aquário, quando na realidade e para que tudo corra bem...deve ser a ultima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ReDsOul,

 

Antes de mais gostaria de te dizer apesar de já ter aquários há muito tempo, só há relativamente pouco tempo é que me dediquei mais a fundo e a ler um pouco mais sobre este hobby, por isso e apesar de estar aqui a dar a minha opinião, há outras bastante mais válidas que a minha.

 

Primeiro de tudo e até para termos uma ideia de como te ajudar, é necessário saber que tipo de peixes pretendes ter? O filtro deverá fazer pelos menos 5x o volume de água, mas há quem defenda 10X, isso é mais importante saber que o preço ou a marca, penso que algo entre estes dois valores deverá ser suficiente, mas para termos a certeza era também necessário que nos digas o que pretendes em concreto, pois peixes que sujem mais necessitam de mais fluxo de filtragem que peixes que sujem menos.

 

Antes de colocares qualquer peixe dentro do aquário deves ter a certeza que o ciclo do azoto estará concluído, para tal e para teres a certeza disso necessitas de todos os testes, se não tiveres problemas com $$$ aconselho aquelas malas com vários testes, para além de te ficar mais barato já ficas preparado para o futuro, isto porque mais tarde ou mais cedo tens de verificar outros parâmetros para além do ph/amonia/nitritos e nitratos.

 

Vais pretender um plantado? Low Tech ou vais colocar CO2? Também era importante saber como é a iluminação desse aquário, no meu tive de tirar a tampa e colocar uma iluminação mais forte que a que vinha de origem, ou isso ou não valia a pena colocar plantas mais exigentes.

 

Em relação aos produtos que colocaste no teu post estes são os básicos e têm de estar sempre presentes, eu também tenho o toxivec da sera, nunca o utilizei mas está lá em caso de aparecer uma urgência.

 

Posso dizer que comprei um aquário de 100x35x40 com biobox2 e ficou-me pelos 100€, mas esse foi o investimento menor, pois só em produtos já gastei para além de uma fortuna, desde alimento (tenho uns 10 diferentes), fertilizantes, testes, medicamentos SOS....prepara a carteira se queres ter uma coisa como deve ser.

 

Pronto....espero que tenha ajudado em alguma coisa, acima de tudo temos de ter muita paciência, neste hobby é essencial, pois normalmente quando começamos a primeira coisa que queremos é ver os peixes dentro do aquário, quando na realidade e para que tudo corra bem...deve ser a ultima.

 

Muito obrigado pela resposta. Tenho lido muita coisa mas é difícil assimilar tudo.

Vou tentar responder às questões da melhor forma.

 

Em relação aos peixes estou a pensar começar com alguns Neons. Depois com o tempo logo verei o que poderei colocar...mas mediante as possibilidades gostava de ter uns limpa vidros/limpa fundos e uns camarões ou algo do género. Mas só no futuro é que irei analisar melhor...vou começar pelos neons, ou por peixes idênticos, os chamados peixes de cardume.

 

Em relação ao filtro, já tenho noção da "potência" que terá de ter, mediante o tamanho do aquário. Confesso que neste momento gostava de colocar um filtro externo, mas por questões de espaço torna-se um pouco incomodo. Os filtros de cascata valem a pena ou são má opção? Colocando um de cascata já sei que tenho de fazer um pouco de bricolage, cortando um pouco da tampa do aquário.

 

Plantas...estou a pensar colocar algumas das mais resistentes e menos exigentes, pelo menos para começar. E algum musgo. Não vou colocar CO2. Pelo menos para já. Ou recomendas?

Quanto à iluminação...para um aquário 60x30x30, 54 litros, terá uma lâmpada de 23W salvo erro.

 

Testes...que mala de testes recomendas concretamente? E onde comprar a bom preço?

 

Quanto aos produtos...parece que estou no bom caminho então :)

 

Onde compraste o aquário por esse valor?

 

Agora, uma pequena duvida. Quanto ao fundo...posso colocar só areia/areão ou sou obrigado a colocar mais alguma coisa mediante o que disse que quero?!

 

 

Mais uma vez muito obrigado pela resposta.

Pelo que tenho lido já sei a que ultima coisa a entrar são os peixes, espero daqui a duas semanas já ter tudo a funcionar...depois é fazer o primeiro ciclo e ver quando posso introduzir os primeiros peixes!! Nunca mais é dia!

 

Cumprimentos

Editado por ReDsOuL
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esquece os kits que estão á venda. o filtro que vem nos kits nao vale a pena e o material é geralmente fraco. Se ainda assim quiseres um kit escolhe os jebo que são excelentes para começar. http://www.pet4you.net/peixes/aquarios/aquarios/jebo-r206.html

 

Se quiseres repensar a tua ideia do kit penso que deverias mandar fazer um aquário numa vidraria com as dimensões que pretendes e depois compras todo o material á parte. Vais ver que o teu leque de opções para o futuro aumenta se assim o fizeres.

Esquece os condicionadores da água ou o nitrivec. Faz as coisas com calma e antes de comprares alguma coisa pergunta ao pessoal mais experiente do forúm que eles aconcelham bem.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esquece os kits que estão á venda. o filtro que vem nos kits nao vale a pena e o material é geralmente fraco. Se ainda assim quiseres um kit escolhe os jebo que são excelentes para começar. http://www.pet4you.net/peixes/aquarios/aquarios/jebo-r206.html

 

Se quiseres repensar a tua ideia do kit penso que deverias mandar fazer um aquário numa vidraria com as dimensões que pretendes e depois compras todo o material á parte. Vais ver que o teu leque de opções para o futuro aumenta se assim o fizeres.

Esquece os condicionadores da água ou o nitrivec. Faz as coisas com calma e antes de comprares alguma coisa pergunta ao pessoal mais experiente do forúm que eles aconcelham bem.

Então e depois onde posso comprar as tampas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos filtros de Cascata, tenho um num pequeno aquário de camarões (15 Litros/Reais), tem funcionado bem, mas o meu tem muito pouco espaço para matérias filtrantes, tenho a biobox que apesar de esteticamente não ser a "ultima coca-cola do deserto" funciona bem e é de fácil limpeza, por falar em limpeza tem sempre o cuidado de limpar o filtro com a água das TPA, nunca utilizes água directamente da torneira que o cloro mata as bactérias, de qualquer forma o importante é mesmo que tenha o fluxo ideal, o resto vai depender de um gosto pessoal, posso te dizer que para o teu aquário eu optaria por um de cascata, a capacidade é de 54 Litros mas na realidade só deverá levar uns 45/48 Litros.

 

Em relação às plantas, tens vários tópicos onde falam de plantas pouco exigentes (Low tech), anubias, valisnérias, musgo de java....etc, se assim for, acho que não precisas de Co2, eu também comecei assim, depois fui aventurando um pouco no co2 caseiro, comprei uma garrafa da jbl por 12 euros e vou usando aquela mistela da gelatina, quando recuperar do inve$timento inicial irei colocar um sistema pressurizado, o caseiro pode ser perigoso para quem não tem muita experiência, no meu caso todos os dias verifico a concentração de Co2 no aquário e se tiver muito alto tiro durante a noite, no teu lugar e para já, não colocaria, com o tempo vais vendo as necessidades das plantas.

 

Em relação aos testes, comprei uma mala/kit da JBL, não tem todos, tive de comprar uns em separado, mas tens kits para vários tamanhos e preços, no meu caso considero essenciais, Amonia, Nitritos, Nitratos, pH, GH, KH, Fe e Fosfatos, acho que são todos, todas as semanas às 6ªs testo a água dos dois aquários (Comunitário e Camarões), aos Sábados faço as TPA's, em tempos tive um Kit muito bom da Sera, tinha tudo e mais alguma coisa, no meu entender é também uma boa alternativa, mas mais caro.

Onde comprar a bom preço? Pois...essa é a parte que não te sei responder, eu prefiro comprar numa loja em que seja bem atendido e que me ajudem na medida das minhas necessidades, do que comprar mesmo que mais barato, numa loja em que me vejam só como mais um cliente, mas pela minha experiência não há lojas com preços muito baratos para este hobby, pelo menos eu não conheço.

 

O aquário comprei numa loja de esquina em Sintra, o homem da loja queria se desfazer do aquário e baixou o preço uns 50€ ao preço inicial, de qualquer forma preferia ter comprado tudo em separado, no teu caso e excepto se tiveres uma boa oportunidade de negócio ou um orçamento mais limitado, compraria em separado.

 

Em relação ao substrato, eu optaria por um substrato fértil e por cima desse um inerte, acho que é o indicado em todas as situações, não te consigo dar grande ajuda quanto a este ponto, no aquário comunitário e por ignorância só coloquei substrato inerte (areão), já no de camarões, que por acaso é o menos exigente pois praticamente só tenho musgo e estou a tentar fazer um tapete de parvula, coloquei dos dois, o fértil foi um da JBL, mas de certeza que há por aqui pessoal mais experiente que te poderá ajudar melhor que eu em relação a este ponto.

 

Agora em relação aos peixes, o que eu te aconselharia era primeiro montar o aquário/plantas, deixar estabilizar os valores, ciclo do azoto concluído e depois medir os parâmetros todos, pH, Gh...etc, e só depois disso então escolhias os peixes mediante o resultado que tivesses, se quiseres mesmo um peixe especifico, aí convém arranjar soluções (nunca químicas) para que a água fique com os parâmetros ideais para ele, no meu caso, montei o aquário todo e só depois dos parâmetros estabilizados é que escolhi os peixes a colocar no aquário, assim faço as tpa's mais descansado pois sei que não vai haver grandes variações de pH.

 

Em relação às TPA's e para evitar colocar muitos químicos eu tenho 8 garrafões de 5 litros que encho à 4ª feira com água da torneira, ao Sábado quando fizer a mudança da água, já não será necessário usar anti-cloro pois o cloro já se evaporou, de qualquer forma eu continuo a usar um pouco do aquatan.

Tem cuidado em ter a água temperada para evitar choques térmicos nos peixes.

 

Espero não ter dito nenhum disparate, se alguém mais experiente verificar que disse algo que não devia, puxem-me as orelhas sff.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

compras uma calha ou fazes uma, tens projetos baratíssimos na net. Depois quando mandares fazer o aquário dizes ao vidraceiro para fazer tambem uma tampa em vidro que tape a maior parte do aquário e que deixe apenas uns centímetros na parte de trás do aquário por onde passam as tubagens e os fios. se quiseres eu tiro uma fotografia ao meu para veres mais ou menos o que estou a falar

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esquece os kits que estão á venda. o filtro que vem nos kits nao vale a pena e o material é geralmente fraco. Se ainda assim quiseres um kit escolhe os jebo que são excelentes para começar. http://www.pet4you.n.../jebo-r206.html

 

Se quiseres repensar a tua ideia do kit penso que deverias mandar fazer um aquário numa vidraria com as dimensões que pretendes e depois compras todo o material á parte. Vais ver que o teu leque de opções para o futuro aumenta se assim o fizeres.

Esquece os condicionadores da água ou o nitrivec. Faz as coisas com calma e antes de comprares alguma coisa pergunta ao pessoal mais experiente do forúm que eles aconcelham bem.

 

Posso estar a dizer um grande disparate mas acho importante ter um condicionador de água, se por algum motivo formos forçados a usar água directamente da torneira a mesma não poderá ir para o aquário sem o "tratamento", já em relação ao Nitrivec posso aceitar não ser essencial, mas eu tenho, não vá acontecer uma desgraça qualquer e tenha de reforçar as bactérias no filtro...mas cá está, é a minha opinião que se baseia na minha (pouca) experiência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso estar a dizer um grande disparate mas acho importante ter um condicionador de água, se por algum motivo formos forçados a usar água directamente da torneira a mesma não poderá ir para o aquário sem o "tratamento", já em relação ao Nitrivec posso aceitar não ser essencial, mas eu tenho, não vá acontecer uma desgraça qualquer e tenha de reforçar as bactérias no filtro...mas cá está, é a minha opinião que se baseia na minha (pouca) experiência.

 

o uso de condicionadores é um pouco duvidoso em ralação ao malefícios que podem trazer que não se sabe ao certo por isso temos de evitar usá-los, apesar de reconhecer que é confortável tê-los em situações de urgência. uma boa maneira de evitar água diretamente da torneira é enchermos 10 garrafões de água e colocarmos na garagem de prevenção. Assim se algum dia acontecer uma tragédia temos sempre 50 litros de água envelhecida pronta a entrar na pia dos peixes

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora vivas ::D:

 

Vamos com calma e por partes:

 

1 - Não aconselho os kits, os filtro de cascata são bastante aceitáveis (dependendo do filtro, evidentemente) e agora já têm bastante espaço para materias filtrante (siporax mini, etc).

 

2 - Para plantas low-tech essa luz deve chegar, no entanto é importante saber que tipo de luz é (T8? T5? PL?) e quantos watt e kelvin têm. Não vais precisar de substrato fertil nem CO2 com esse tipo de flora.

 

3 - A Tampa não e precuisa para nada, a única desvantagem é repores a evaporação da água que é maior do que pensas.

 

4 - Não precisas de nitrivec para nada. Deixa o ciclo realizar-se com calma, coloca poucos peixes de cada vez e não vais ter problema. Mais importante do que ter nitrivec é teres uma boa filtração biológica.

 

5 - Aquatan, etc - Em teoria não é preciso. Se puderes ter água dentro de um garrafão aberto durante 3 dias (não esquecer de a aquecer antes de meter no aqua - com um termostato regulado com a mesma temperatura que o aqua é o ideal) não precisas. No meu caso, num apartamento tenho 3 aquas, é impossível tanto garrafão e às vezes recorro ao aquatan.

 

6 - Peixada! Dizes que queres ter peixes de cardume, ok, que peixes?

 

Tens que ter em atenção 2 coisas:

a) há peixes de cardume que precisas de aguas com caracteristicas diferentes (por exemplo neons e guppy).

b) há peixes de cardume que se reproduzem muito rapidamente, o que pode ser mau se o aqua for pequeno.

 

Qualquer duvida apita.

 

Abraço

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A biobox é a primeira coisa a arrancar...

Minha opiniao:

 

1. Comprar aquario a medida numa loja que faça aquarios á medida (por cerca de 90€ compras esse aquario)

2. Comprar filtro externo, altura de decidir o que vais meter, mas filtragem nunca é demais

3. Comprar termostato

 

Mas isto era o que eu fazia :)

 

Vais ver que no final gastas quase o mesmo e ficas com material em condições

Editado por passado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se comprares esse vais ter de fazer uns melhoramentos básicos como passar a usar filtro externo em vez de biobox e provavelmente precisarás de fazer um upgrade á iluminação. A biobox retira muito espaço no aquário para além de ser inestético e pior que um filtro externo, passado uns tempos de a usares vais sentir necessidade de um filtro externo. vai ás vidrarias aí da zona e pede orçamento para um aquário sem nunca esqueceres que tens de usar silicone próprio para aquário e não esqueças que a espessura do vidro é importante.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tinha pensado num filtro externo, mas não quero um por questões de espaço.

O que quero saber é se a Aquatlantis é uma marca boa, e se uma biobox faz o seu trabalho. De qualquer forma quero tentar evitar peixes que sujem muito o aquário.

 

Eu sei que a biobox é pior que um filtro externo, mas também penso que seja melhor que um filtro normal  de vinte ou trinta euros.

Um carro topo de gama também é melhor que um utilitário...mas não é por isso que toda a gente anda num.

 

Eu comecei por pensar num aquário de vinte ou trinta litros, e neste momento já vou num de 100 litros, por isso, e a não ser que a biobox não preste, devo comprar.

 

Falaram no ser grande e assim...mas para quem estava a pensar ter filtro de um lado, e termostato do outro...no final nem me parece má opção ficar tudo dissimulado dentro daquela caixa.Tendo em conta aquilo que oferece, por 190 euros parece-me um bom preço...pelo que tenho visto nas lojas online.

Editado por ReDsOuL
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso te dizer que eu tenho um aquário idêntico, da aquatlantis e com essa biobox, apesar de não ser a melhor das opções eu estou satisfeito com o filtro, é de fácil limpeza, e não tenho tido problemas nenhuns, tem a desvantagem de ocupar espaço dentro do aquário e esteticamente não ser das melhores coisas que se podem arranjar, mas por outro lado é muito silencioso...eu gosto.

 

Este foi o tal que me custou 100 €...sem móvel.

 

Esquece é a iluminação que vem com ele, eu tive de tirar a tampa e colocar uma iluminação mais forte, neste momento não tenho tampa e coloquei 2 x T5 com 24W.

 

Mais uma vez...esta é a minha opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.