O início de um vício!


sc4rely

Recommended Posts

Olá

 

Obrigado pelas palavras mas não foi assim tão grande coisa... omiti alguns pormenores que teriam aumentado mais o texto (estou a lembrar-me do tamanho das ligações 1/4 vs 1/8 mais o passo das roscas com qual é preciso ter cuidado quando não se compra em kit mas peça a peça) mas pronto. Se fizerem um "sticky" disso, eu aprofundo a matéria um pouco mais.

 

Quanto às fotos, é como disse há bocado... uma foto de cada componente e também alguns do processo de montagem (em que se está a ligar vários componentes) e no final uma geral de tudo... basta isso. Há outros pormenores que depois se podem incluir como os vários tipos de válvulas de agulha (tenho duas diferentes aqui) e as "extensões e uniões" que se podem utilizar para facilitar a montagem (o que muitas vezes acontece é que os componentes ficam tão encavalitados uns em cima dos outros que não tens hipótese de enroscar a válvula solenoide sem bater no regulado por exemplo... montamos pela ordem inversa ou então usamos extensões/uniões).

 

:)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 292
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Claro que foi...Eu pesquisei bastante aqui pelo forum e não só, e de longe, esta foi a melhor explicação!

 

Sim sim, eu quando disse que ia tirar as fotos aos componentes era só para veres se era preciso alterar algum dos passos, e depois ia tirando à medida que ia completando o processo!

 

Entretanto se quiseres ver o sistema que comprei, foi aquele que tinha indicado antes, há uns posts atrás (http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=2172&pageNum_AquarioRS=0&idcat=247&cat=&subcat=&menu=65)

Eu, depois de me teres (des)aconselhado, estive a pesquisar melhor os preços e material (e visto que não posso ter uma garrafa de 2 kg, o tamanho do armário não deixa e não tenho espaço ao lado), e acabei por chegar à conclusão que por falta de conhecimento meu, seria melhor comprar este kit por ter a certeza que seria tudo compatível, e pelo que consegui perceber da marca (TMC), não sendo topo de gama, é bastante fiável! Ou seja, provavelmente acabei por gastar mais, mas fiquei com a certeza que deverá funcionar bem como conjunto, para além de ter duas garrafas que me permite ir alternando para quando uma delas acabar...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... não tenho nada a dizer contra o sistema mas hás de confirmar se essas roscas da TMC são compatíveis a 100% com as rocas dos extintores... é que me lembro ter lido qualquer coisa sobre a TMC e as roscas. Não quero mentir mas havia qualquer coisa de diferente mas já não me lembro o que era...

 

No teu caso, pelas fotos, as botijas são acionadas por pin ou seja, quando apertares aquela rosca grande do regulador, a garrafa vai abrir logo porque não tem torneira. Não vais conseguir fazer o tal teste que eu descrevi porque a garrafa está sempre aberta. Não faz mal mas tens que ter extra atenção quando deitares o líquido limpa-vidros em TODO lado para teres a certeza que não há fuga... senão acontece-te como a mim que esvaziei uma garrafa de 2Kg em 3 dias.... LOL

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse também tens a valvula solenoide ENTRE a válvula de agulha e o regulador. Nos casos em que seja utilizado uma solenoide da fluidtec (as vendidas pela Aquaristic e outras lojas), como só há rosca de um dos lados, a válvula tem que ser montada DEPOIS da válvula de agulha... funciona de qualquer das maneiras... é uma questão de organização.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah... também podes ter sorte e vir logo tudo montado mas eu não me fiava e verificava com o líquido todas as ligações em busca de fugas.

 

E em relação ao conta-bolhas... eu acho que é igual ao que tenho e que utilizei em primeiro lugar... se for, aquilo larga bolhas muito pequenas ou seja, para teres CO2 decente, é uma cadeia super rápida de bolhas que nem consegues contar (só com filme em camara lenta) e tendo em conta que o teu aquário é 3 vezes maior que o meu... é capaz de ir em fio mesmo sem bolhas... arranja o dropchecker e vai verificando mas não te admires se realmente forem muitas bolhas por segundo para o meteres no verde/amarelado.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em principio hão de ser compatíveis, porque quando compras eles dão te a opção de escolher entre rosca americana (CGA320) e a rosca europeia (Din477)! Eu escolhi a americana, porque fui ver qual era a rosca da botija, e era CGA! Tens aqui os links: http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1375&pageNum_AquarioRS=1&idcat=127&cat=&subcat=&menu=66 e http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1225&pageNum_AquarioRS=1&idcat=127&cat=&subcat=&menu=66

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ahh, e também foi-me confirmado pela aquaeden, quando lhes mandei um mail a perguntar se as botijas desse pack podiam ser enchidas normalmente ou se precisavam de um adaptador especial...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora eu é que estou confuso... escolheste a americana? E como é que vais encher as garrafas cá se as lojas/oficinas é tudo din 477? A não ser que essa CGA seja das botijas de paintball... aí sim podem carregar

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente já conheces este blog, mas de qualquer maneira, fica aqui para quem ainda não conhece: http://co2aqua.blogspot.pt/

 

Basicamente, diz os sítios onde podes recarregar as botijas e a que preços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não digo que seja só em lojas de paintball mas concerteza que nem todas as lojas de extintores terão adaptadores para garrafas de paintball (o tal pin e a tal rosca). Eu quando telefonei a primeira vez para um fulano aqui perto para carregar a botija, perguntou-me logo ao telefone se a rosca era Din477 e se era de torneira ou de patilha porque ele só tinha equipamento para botijas standard e não para as de paintball.

 

4€ 1kg? isso é um espetáculo... quem me dera... eu já paguei 25€ para me carregarem uma de 2Kg (antes de descobrir outra loja que faz por 11€ ).... :(

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ter que fazer um questionário mais aprofundado pelas lojas aqui da zona :tongue: O preço também me pareceu agradável!

 

Já que estamos os dois em modo morcego lol consegues me dizer que tipo de algas possam ser aquelas que disse que me estavam a começar a aparecer (pontos/manchas verdes transparentes na areia)? Já andei a pesquisar mas não consegui encontrar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou perito em algas mas consegues colocar uma foto boa disso? Posso ter visto no meu devaneio diário em busca de informações sobre aquariofilia :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha.. vou me deitar que tenho que sair de casa as 7:45 que faço parte do juri de uma coisa qualquer (que vergonha, nem sei) mas prometo ver a foto mal tenha acesso a um computador na parte da manhã (ou telemóvel se me deixarem mexer lol).

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Olha pois isso a mim parece-me GSA ou GDA. Se é tipo pozinho que levanta quando passas a mão é GDA, se fica agarrada aos grãos é GSA. Existe muitas vezes a ideia errada que as green spots só se fixam nos vidros mas é errado. Fixa-se em qualquer superfície. Se realmente for GSA então não vais conseguir fazer levantar a "poeira" verde (apenas misturá-la ou aspirá-la) e nesse caso serão falta de fosfatos. Se for GDA (pó verde) acharia curioso porque diz-se que essa normalmente só ataca os vidros e tem um ciclo de vida curto de 3 semanas (desaparece sozinha depois disso).

 

O importante é enfiares a mão dentro do aquário e mexeres nisso... se for gelatinoso tipo muco é que podes ter um problema... pode ser BGA e isso como são bactérias é uma chatisse de eliminar mas pode ser por falta de circulação da água.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, a BGA costuma ser mais escura, tem um tom verde/castanho/azul muito escuro quase roxo!

 

Uma boa maneira é tirares com a ponta dos dedos um bocado dessa areia e cheirar. A BGA deita um forte (muito forte) cheiro a terra molhada fora de água.

 

No entanto não me parece que seja, já que estas cyanobactérias crescem muito rapidamente e infestam logo o aquário.

 

Eu apostaria mais na Green Spot já que a GDA não tem têndencia a pegar-se ao fundo, que eu saiba só se prende nos vidros.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hey!

 

Pela descrição que fizeste, parece-me que seja GSA...Passei a mão e não vi nada a levantar-se, portanto deve ter se misturado com a areia, não consegui perceber se era gelatinoso, mas não me pareceu! São normais aparecer no inicio??

 

Fiz agora um teste de PO4 e tenho entre 0,5 e 1 mg/L!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, como já aplicamos o método científico podemos passar à próxima fase. ;)

 

Quase de certeza que é GSA!

 

Ela só está a aparecer entre as pedras? Talvez seja falta de circulação.

 

Os níveis de PO4 podem ser uma das causas, apesar de não serem baixos, já li que níveis de 2-3 ppm de fosfatos ajudam a que essa alga não apareça.

 

As outras duas hipóteses podem ser níveis baixos de CO2 ou um fotoperíodo muito grande.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por enquanto estão a aparecer mais naquela zona, no resto do aqua não vejo...Mas também aspirei ontem...O que eu sei, é que praticamente no espaço de um/dois dias passou de pequenos pontos verdes para uma mancha...

 

Em relação à circulação pode ser, mas eu até acho que tenha movimentação a mais...vejo sempre as folhas da anubia e blyxas a mexer, e estão exactamente ao lado!

 

Em termos de fotoperíodo, estou com 9h...O CO2, ponho as aquelas pastilhas da Sera, quase todos os dias (a dose recomendada pela Sera é uma pastilha a cada 2 dias, mas pareceu-me pouco) Eles dizem que liberta 100 mg por cada pastilha...

Editado por sc4rely
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres que te diga, nunca confiei muito nessas pastilhas de CO2.

 

De qualquer modo, brevemente irás montar o teu sistema de CO2 certo? Nessa altura quase de certeza que desaparecem.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.