Projecto - Primeiro Aquário - Mudanças pag.13


ReDsOuL

Recommended Posts

  • Replies 341
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem, já estive a ler um pdf de 7 páginas proveniente aqui em fórum, onde é recomendado um mínimo no 25 litros por peixe. Portanto não posso ter mais de 4.

 

Penso que este mínimo por peixe não quer dizer que no fundo sejam 25 litros "livres" para cada peixe!

 

Dizia também que o aqua deveria ter pelo menos 40cm de altura, o meu tem 45cm, portanto não há problema.

 

Também fiquei a saber que é muito difícil distinguir os machos das fêmeas! O que vai dificultar a minha compra!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amónia a 0, mas os nitritos estão a subir. Vão em 0.3/0.8. Penso que está na hora da primeira TPA :)

 

Aconselham colocar AquaPlus a quando das TPA?

Editado por ReDsOuL
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

níveis perigosos? Nitritos a partir de qualquer valor que não 0, são perigosos. A mesma coisa com a amónia. Nenhum peixe aguenta nitritos ou amónia a médio prazo sem sequelas graves.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para os ancistrus chega um tubo de uns 3cm de largo e uns 8-12cm de comprimento. Podes comprar aqueles de cerâmica já feitos ou até uma união de mangueiras de grande porte (em ABS). o resultado é o mesmo. No meu aquário, como não dava para meter esconderijos sem estarem à vista, meti um desses tubos de abs atrás da rocha grande... ficou mesmo escondido e os ancistrus adoraram... tanto que usaram como ninho de procriação.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só o tempo cura nitritos. As nitrobacter duplicam a cada 9-18h em condições ideais. Diria que é mais comum serem 24h... em 8 dias deverias ter uma colónia suficiente para dar cabo dos nitritos. Claro que também depende da existência suficiente de matérias biológicas que possam servir de abrigo às bactérias mas isso normalmente está assegurado. Dá-lhe tempo. As TPA's só servem para aliviar o stress dos peixes. Não contribui em nada (Até atrasa) para a formação da colónia de nitrobacter que precisas.

 

Se houver peixes a viver aí, 5 x a dose normal de prime é capaz de "desarmar" os efeitos tóxicos dos nitritos (continuarão a ser detetados pelos testes) mas se não há fauna em risco.... deixa andar. Hão de desaparecer mais cedo ou mais tarde.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu sei que ainda não há bactérias que transformem os nitritos.

 

O filtro deve ser limpo de quando em quanto tempo? Ou pelo menos a primeira parte do filtro. Porque o que é sólido não passa para baixo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depende do filtro. Só tenho experiência com filtros externos e de mochila. Os externos é 2 em 2 meses ou quando o caudal diminui significativamente. Os de mochila é de mês a mês visto terem uma área menor de passagem de água.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deves limpar a biobox de 15 em 15 dias e sempre com água do aquário. podes limpar só a 1ª fase e as outras fazes de 1 em 1 mês. começa a pensar em comprar num filtro externo.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deves limpar a biobox de 15 em 15 dias e sempre com água do aquário. podes limpar só a 1ª fase e as outras fazes de 1 em 1 mês. começa a pensar em comprar num filtro externo.

Obrigado pela dica, sabia que tinha de limpar com água do aqua mas não sabia bem quando.

Em relação ao filtro externo, não vou comprar. Vou manter a biobox.

Pode não ser a melhor coisa do mundo, mas pelo que tenho lido funciona bem e é isso que interessa.

Nem todos andamos de Mercedes e BMW, e vamos de A a B na mesma :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que é mais comparável com um carro sem ar condicionado e com ar condicionado.... ambos chegam lá mas os passageiros sofrem mais no carro sem ar condicionado.

 

Deixemos as marcas de carro ao lado :)

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E pelo que sei, o "carro" passa mais tempo na oficina.

 

Resumindo mais manutenção.

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.