Projecto - Primeiro Aquário - Mudanças pag.13


ReDsOuL

Recommended Posts

Ufffffff.... Li tudo! Agora vou dar o meu bitaque!!

 

Temos um Aqua de 60 Litros com Biobox a debitar 280LH e nunca tivemos problemas! E estamos com sobre-população, uns 26 peixes (Tetras e Corydoras e Otos), mas... Desmiolamos aquilo tudo, temos cerca de 500g de Filtragem Biológica e Esponjas Grossas, Finas, Fibras para apanhar os detritos maiores etc... Ou seja, tudo personalizado para obter melhores resultados... Se resulta? SIM! Se voltasse atrás e voltava a meter-me num Aquário com Biobox? NÃO! NUNCA! Nem aconselho a ninguém o ter pelas seguintes razões:

 

-Muito pouco capacidade de Matérias Filtrantes

-Muito pouca personalização (trocas de lugares com as matérias)

-Tem uma ENORME perda de caudal

- Pior de tudo... A sua manutenção... Que coisa mais... Errrrr.... Irritante e Redsoul não digas que não! Um gajo acaba de limpar tudo bonitinho volta a por o cartucho das matérias filtrantes e BAM! Só MMmmm Porcaria no Aquário!

 

Em relação às materias filtrantes, é algo do género que pretendo fazer.

Em relação à capacidade, confesso que não sei o que é que outros filtros levam, mas 4 caixas de matérias filtrantes não me parece pouco! Mas lá está, repito, não sei o que outros filtros levam.

Por enquanto tenho a esponja branca mais fina, a azul mais grossa e umas esferas (isto).

Em relação à perca de caudal, sim é verdade, já tinha dito algures por aqui, e a real ronda os 300L/H, menos de metade do que a bomba anuncia.

Quanto ao acabar de limpar tudo...por enquanto não me queixo! Tenho poucos peixes...

Editado por ReDsOuL
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 341
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

@eliezer: sim. O nano tem 20l. Usando uma bomba de 400l/h num filtro externo, devo reduzir o fluxo para 200l/h o que para 20l é o mínimo aceitável para mim (10x a capacidade). Neste momento tenho um filtro de cascata (liberty 2041) com 485l/h mas preferia um externo.

 

Vou ver se arranjo qualquer coisa pequena que caiba no cilindro.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

existem umas bombas exteriores (que eu na conhecia 0.o) que fazem um trabalho exelente e assim não precisa estar dentro do filtro a ocupar espaço...

eu quanto aos filtros não vou entrar em discução...para o teu de 60l consigo preceber devido ao layout e tal (bla bla bla) mas para o nano??? aquilo está sempre a worcar... vais estar a filtrar agua filtrada...se queres movimento apoio o que tinhas para ampliar a movimentação dentro de agua...ou cm o mad tem uma bomba de ar que movimenta a agua e o filtro eventualmente acaba por apanhar...(o coco tb serve de estrume para as plantas xD)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então, já te tinha falado disso (Iwaki remember?). O problema é que são 90€ a versão mais pequena (900l/h). Eu por acaso descobri outras, muito mais baratas (10-20€) mas que funcionam segundo o mesmo princípio só que há um problema... a mais pequena que encontro tem 8cm de comprimento. Isso é maior que a largura do cilindro que tenho e logo não daria para montar no topo.

 

Abraços

 

Tony

 

PS: Não é pela filtragem que já tenho muito. É só mesmo pelo gozo de fazer um filtro DIY miniatura.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na era isso...existem umas chamadas de retorno...tem um tubo que entra e outro que sai e a bomba por fora...tive cm umas na mão...na eram assim tão caras e são porreiras...(não sei em termos de capacidade...devem ser mais fracas que as internas...)

 

p.s. este topico agora está a ficar intereçante...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas

Tenho andado um pouco afastado daqui, o que em parte é bom sinal, sinal de que não há problemas.

Neste momento tenho o aquário estabilizado, e espero que assim continue!

 

Fiz algumas trocas, mais racionais, uma vez que numa das lojas onde costumo comprar o que preciso tenho facilidade em trocar os peixes. Sendo que neste momento tenho:

 

2 guppys

2 ancistrus

7 barbo tigre

1 comedor de algas chinês

 

Tinha uma planta planta mas um dos ancistrus fez o favor de a comer toda, e acabei por a tirar! Quando colocar substrato fertil trato das plantas.

Um tronco pequeno e uma rocha. Tenho em vista um tronco grande, só que o preço, 25€, é um impedimento! Só aquele tronco ocuparia 1/3 da decoração do aquário! Assim que possa coloco aqui foto para dizerem o que acham!

 

Sugestões?

Editado por ReDsOuL
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Só a pouco tempo tive acesso a internet para começar a pesquisar sobre o assunto e já vai que posso ter graves problemas a nível de colónia de bactérias ! Não estava minimamente preparado para um problema do género...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Preparado nem tu nem ninguem!

 

no meu novo projecto estou com ideias de lá meter uma UPS mas mesmo isso ñ me vai dar mais q uma hora de autonomia!

 

Conseguis-te resolver o problema do aquecimento ou os bichos simplesmente aguentaram-se?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais vale comprares um gerador! Uma hora de autonomia no final nem faz diferença por nesse tempo o aquário nem arrefece! E uma hora com o filtro/bomba parados também não faz diferença! Eu agora já tenho um gerador... já estou safo lol

 

Quanto aos peixes... simplesmente aguentaram :-D brutos os gajos eheh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais vale comprares um gerador! Uma hora de autonomia no final nem faz diferença por nesse tempo o aquário nem arrefece! E uma hora com o filtro/bomba parados também não faz diferença! Eu agora já tenho um gerador... já estou safo lol Quanto aos peixes... simplesmente aguentaram :-D brutos os gajos eheh

 

ñ é tanto pela temp da agua até pq o novo aqua vai ser bem maior q o q tenho actualmente (56l para 288l) mas sim pelo filtro! tenho lido para aí q as bacterias são mais sensíveis q se pensa e q passado 15/20min podem começar a morrer por falta de oxigenio!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem felizmente o meu aquário aguentou se e esteve para ai uma semana sem eletricidade

 

a serio??? uma semana é muita bruta! nem os peixes sofreram por causa da falta de oxigenação da agua?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Aqui fica uma foto do estado geral do aquário :-D

 

q7oEslv.jpeg

 

A zona central, onde está a pedra, não é para ficar assim, mas ainda não sei bem o que fazer!

 

Opiniões ou sugestões são bem vindas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.