Projecto - Primeiro Aquário - Mudanças pag.13


ReDsOuL

Recommended Posts

Bem já não me chegam os possíveis problemas da água e ainda me calham coisas destas.

Às uns dias um guppy suicidou-se. Saltou da água e ficou entalado entre o vidro e a tampa do aquário. Acertou no buraco da agulha.

Esta noite acordei estava um escalar morto, entalado no tronco. Tentou passar pelo buraco, ficou entalado :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 341
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Se o tamanho do teu aquario for ( C) 80 cm x (L) 30 cm então basta fazeres as contas e ainda mais as marcas facilitam as embalagens em litros.

 

Então para o substrato fértil com uma camada de 2 cm tens 2 cm x 80 cm x 30 cm = 4800 / 1000 = 4.8 Ltrs

5 Litros de substrato fértil chegam.

 

Agora para meteres uma média de 6 cm por cima da camada fértil, porquê média? Em principio vais fazer um declive no substrato para dar uma sensação de profundidade com 4 cm a frente e 8 cm atrás. Ora então irás precisar de 6 cm X 80 cm X 30 cm = 14400 / 1000 = 14.4 Ltrs de JBL manado.

 

Já vi que o teu aquario é irregular mas é mais ou menos isto, Podes sempre fazer tu as contas exactas já que sabes melhor essas medidas. Se calhar 13 Ltrs de JBL manado até podem chegar 10 Ltrs + 3 Ltrs para fazer um declive jeitoso.

 

Cumprimentos

Aires justo

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então pesas o saco e ves os kilos que dão. Fazes uma regra três simples e compras o equivalente a 15 Ltrs. O problema é que se o saco já estiver aberto vais ter de confiar no vendedor mas podes sempre verificar em casa se foste enganado!

Esses sacos da JBL ou outra marca vêm em litros e não em kilos. Podes sempre mandar vir da Pet4You e compras em litros. Faz como entenderes melhor.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual a Localização da pet4you sabes? É que no site não estou a conseguir ver!

a pet4you é na póvoa se não me engano, pelo menos foi essa a morada que me deram para eu mandar o filtro para arrajar

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem já praticamente não tenho nitritos!

 

Acham que a colocação do substrato fértil vai afectar a o aquário?

 

Vou retirar toda água do aquário, guardo-a, e depois de colocar o substrato coloca-a de novo, ou pelo menos 80% dela!

Que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou retirar toda água do aquário, guardo-a, e depois de colocar o substrato coloca-a de novo, ou pelo menos 80% dela!

Que acham?

 

Deves fazer isso mesmo. Aproveitas a água que puderes, pelo menos 50%, mas quanto mais melhor.

Aproveita para alterares o layout do aquário. Antes de fazeres isso, se é que aínda não fizeste, pensas numa disposição para as plantas. Arranjas umas rochas para meteres, tronco, etc... Não vale a pena andares a correr. Vai vendo uns aquarios e vais tirando umas ideias.

Por exemplo por aqui podes tirar algumas: http://showcase.aquatic-gardeners.org/

 

So umas ideias para melhorar isso...

 

Cumprimentos

Aires

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok obrigado.

Em princípio vou guardar mesmo 80% da água, quase como se fosse uma TPA. Agora falta arranjar onde guardar tanta água lol

 

Neste momento tenho apenas uma rocha. Queria mais, mas ainda são caras, e para as ir buscar por exemplo à serra tenho medo que seja calcária ou algo do género e afecte a água. Porque eu não sei distinguir nada!

 

Quanto às plantas, já ando a ver se compro um pack de plantas por aqui! Mediante aquilo que gosto e posso colocar no aquário.

 

Mais uma vez obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relaçao ao Ictio podes pesquisar no forum de doenças e recomendo-te ler aqui também este site: http://www.skepticalaquarist.com/ichthyophthirius

 

Em relação as rochas recomendo teres so de um tipo fica melhor.

Para saberes se sao calcárias recomendo-te um acido forte, um anti-calcário tipo Viakal, mas ha outros mais baratos. No Lidle tens um da marca deles. Metes um pouco numa rocha e se fizer efervescência é calcaria. Por exemplo eu fiz o teste nos meus granitos e nao houve reação, mas no mármore, que é calcario, ja houve. Experimentei com vinagre, ha quem recomende, nao optive qualquet reação tanto com narmore como granito, por isso nao recomendo este último.

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum ok, já dá para ter uma ideia!

 

Em relação ao ictio, já li várias coisas, e é dito muitas vezes para aumentar a temperatura. Foi o que fiz, já está a 30º, agora é esperar que desapareça! Quero evitar o uso de medicamentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem tive um problema semelhante mas foi porque introduzi um peixe com a doença. Introduzi durante 5 dias JBL Punktol mas não recomendo para quem tenha um plantado. É que as idicações recomendam parar com a adição de CO2, pelo que pesquisei o CO2 reage com um dos componentes e perde eficacia. Uma das consequencias é que as plantas sem CO2 ressentem-se logo e a mais castigada foi a "Cuba". Aumentei tambem a temperatura para 30ºC. Mas so fiz tratamento durante 6 dias. Se voltar outra vez meto os peixes todos dentro de um aquario de 60 litros que ali tenho parado que so me falta o filtro e farei medicação mas desta vez tenho de arranjar eSHa Exit que me parece ser menos evasivo, julgo eu de que... deste modo deixo as plantas em paz e mesmo que o Ictio lá esteja não faz mal porque se não tiver um hospedeiro morre e ali fica erradicado.

Tu experimenta então a temperatura, porque parece-me que deve de dar resultado.

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem não sei que faça.

Tenho a temperatura a 30 graus por causa do ictio, e o meu espada anda ofegante e quieto no fundo do aquário. Estou com medo que morra. Mas não tenho outro local para o colocar.

 

Acham que deva utilizar algum medicamento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem não sei que faça.

Tenho a temperatura a 30 graus por causa do ictio, e o meu espada anda ofegante e quieto no fundo do aquário. Estou com medo que morra. Mas não tenho outro local para o colocar.

 

Esse tem Ictio?

Tenta aumentar a concentração de oxigênio na água por exemplo aumentando a agitação da agua a superfície.

Em relação a medicação não faço ideia do que por aí anda mas se houver alguma coisa que ataque o Ictio quando esta no peixe não era má ideia. Agora não sei se o eSHa Exit faz isso, mas segundo o fabricante parece que sim. Vê por ti: http://www.eshalabs.eu/pages_eu/product_engels.html?zoom=2&download=1

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tem!

A água já está bastante agitada mas vou tirar mais um pouco de água para ficar ainda mais.

Em relação ao medicamento parece que sim, amanhã já vou comprar. Como tenho só uma planta não deve haver grande problema, nada que umas TPA não resolvam depois!

 

Editado por ReDsOuL
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Durante a noite o meu espada morreu :(

Mais logo já vou comprar o medicamento, apesar do resto dos peixes me parecerem bem com a água a 30º.

 

Neste momento tenho:

 

3 guppys

2 ancistrus

1 escalar (tinha dois, aparentemente um casal porque andavam sempre juntos, mas o outro morreu entalado no tronco)

1 comedor de algas chinês

1 tubarão bicolor

Editado por ReDsOuL
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu sei tb ja as vi...mas ja juntaste um tubarão a essa mistura...queres por tb uma rã? 0.o...

na sei as caracteristicas sinceramente nunca me interessei muito por elas...tb deixei de ir a ornimundo...mas vou ter de la voltar para comprar os meus pandas....0.o

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.