Cuba e a Iluminação


Pedrokas88

Recommended Posts

Boa Noite Pessoal,

 

Ao iniciar o meu novo aquário estou a pensar plantar Cuba, no entanto, tenho algumas duvidas se tenho iluminação suficiente para que esta planta se desenvolva e expanda no meu aquário. Aqui vai o setup:

 

60x30x30

56L

Botija CO2 pressurizado 500g

Iluminação: 2x24W PL = 48w

 

Alguém sabe me dizer se é suficiente para ter Cuba no meu aquario?

 

Abraço

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em relação à luz penso ser suficiente, co2 pressurizado :thumbup3: , agora muito importante é o tipo de solo onde vais plantar, a cuba é muito difícil de segurar pois tem umas raízes muito pequenas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em relação à luz penso ser suficiente, co2 pressurizado :thumbup3: , agora muito importante é o tipo de solo onde vais plantar, a cuba é muito difícil de segurar pois tem umas raízes muito pequenas.

Boas, em relação à luz penso ser suficiente, co2 pressurizado :thumbup3: , agora muito importante é o tipo de solo onde vais plantar, a cuba é muito difícil de segurar pois tem umas raízes muito pequenas.

 

 

Se utilizar um substracto fértil por baixo e usar um substrato inerte de 3 a a mm por cima, será que segura? ou o substracto inerte tambem tem que ser fino?

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, gostava de te poder dar certezas mas infelizmente não há respostas vencedoras.

 

Eu utilizei jbl manado e dei-me mal - o Hugo Bernardo deu-se lindamente. O Diogo HC Matias está a ter problemas com o Ada Aquasoil Amazonia II, já o Daniel

tem a cuba invejável, portanto depende de cada caso e não apenas deste ou daquele substrato.

 

 

Supostamente a cuba tem umas raízes muito pequenas e frágeis e dá-se melhor com substratos menos duros que permitam o enraizamento, o pior é normalmente também serem muito leves o que com camarões, caracois ou mesmo peixes que remexam o fundo vai dar azo a cuba flutuante.

 

O ideal seria tentares um método chamado de dry-start, hoje sabendo teria avançado assim.

 

Espero ter ajudado :sorry: , venham daí mais opiniões.

 

Agora um à parte - com fazer para colocar links que abram separadores externos - eu não consigo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

tens luz de sobra.

 

Quanto ao substrato. Já tive cuba com substrato inerte (my nano - vê em baixo) e agora com substrato fértil (litopótamus - vê em baixo). Não noto grande diferença. Penso que a grande dificuldade é mesmo fixá-la e mantâ-la assim até enraizar. Para isto penso que um substrato com granulometria mais fina e de preferência pesado ajuda.

 

Abraço

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

tens luz de sobra.

 

Quanto ao substrato. Já tive cuba com substrato inerte (my nano - vê em baixo) e agora com substrato fértil (litopótamus - vê em baixo). Não noto grande diferença. Penso que a grande dificuldade é mesmo fixá-la e mantâ-la assim até enraizar. Para isto penso que um substrato com granulometria mais fina e de preferência pesado ajuda.

 

Abraço

 

GM

Viva,

 

tens luz de sobra.

 

Quanto ao substrato. Já tive cuba com substrato inerte (my nano - vê em baixo) e agora com substrato fértil (litopótamus - vê em baixo). Não noto grande diferença. Penso que a grande dificuldade é mesmo fixá-la e mantâ-la assim até enraizar. Para isto penso que um substrato com granulometria mais fina e de preferência pesado ajuda.

 

Abraço

 

GM

 

 

A minha duvida é se este substrato que o fabio j utilizou no aquário dele, que é o substrato inerte que estou a pensar por no meu, se é muito grosso para plantar Cuba. O próprio fábioj esta a pensar plantar cuba, e penso que tambem deve querer saber.

 

Alguem que dê olha olhadela e diga qualquer coisa:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075

 

Abraço

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

pelas fotos parece um pouco grosso mas se for pesado...

 

A cuba cresce em qualquer substrato. Pode é demorar mais ou menos tempo, soltar-se mais ou menos. É tudo uma questão de tempo/paciência.

 

Abraço

 

GM

  • Votar + 1

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

pelas fotos parece um pouco grosso mas se for pesado...

 

A cuba cresce em qualquer substrato. Pode é demorar mais ou menos tempo, soltar-se mais ou menos. É tudo uma questão de tempo/paciência.

 

Abraço

 

GM

Viva,

 

pelas fotos parece um pouco grosso mas se for pesado...

 

A cuba cresce em qualquer substrato. Pode é demorar mais ou menos tempo, soltar-se mais ou menos. É tudo uma questão de tempo/paciência.

 

Abraço

 

GM

 

Será um caso a pensar, talvez a Eleocharis Parvula seja uma opção mais fácil..digo eu.

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor forma de plantar "Cuba" se vier em lã de rocha é corta-la de modo a deixar estar 1cm ou 1,5cm de forma a deixar uma ancora para se segurar no substrato. Outra forma, teoricamente porque ainda não experimentei com essa planta, é fazer um molho e meter um bocado de algodão a fazer de ancora.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A melhor forma de plantar "Cuba" se vier em lã de rocha é corta-la de modo a deixar estar 1cm ou 1,5cm de forma a deixar uma ancora para se segurar no substrato. Outra forma, teoricamente porque ainda não experimentei com essa planta, é fazer um molho e meter um bocado de algodão a fazer de ancora.

Não concordo... Para mim, a melhor forma de se plantar HCC é, sem dúvida alguma, pé a pé.

É a que dá mais trabalho, mas a que produz tapetes mais homogéneos, sem plantas a crescer na vertical.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de mencionar que se deve dividir a mesma em varias porções, e.g. 4 a 8. Eu fiz segundo o metodo da Tropica. Enbora tenha aproveitado meia duzia de pezitos mais compridos que soltaram e plantei como o Luis descreve em cima.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de mencionar que se deve dividir a mesma em varias porções, e.g. 4 a 8. Eu fiz segundo o metodo da Tropica. Enbora tenha aproveitado meia duzia de pezitos mais compridos que soltaram e plantei como o Luis descreve em cima.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais