1º Aquário - Toda a ajuda é bem vinda


jplonga

Recommended Posts

Bom dia a todos,

 

O inacreditável aconteceu, a minha cara metade decidiu baptizar os peixes todos lol.

 

Ora portanto tenho o doentinho (platy que estava doente) o pshbec( não sei escrever isto( ouro falso) a outra platy)

 

Depois tenho o escondidinho e o dorminhoco. Os dois L-129 ainda não consegui descobrir se são machos ou fêmeas.

 

Agora meteu na ideia que quer um peixe só dela, AMARELO, lol, existe algum peixe amarelo que não se importe de andar sozinho?

 

Se eu colocar uma fita azul de led's a fazer de moonlight, os peixes conseguem ver essa luz, ou comportam-se como tivesse tudo apagado?

 

Mandei fazer uma espécie de esconderijo/toca para os meus L's. Em vidro escuro, e vou colocar no aquário de forma a que não seja visível do exterior, debaixo de um tronco ou algo do género. Acham que terei concentrações de nitratos ou algo do género nessa toca? Vai ter de medidas 12x5x6, vai ser enterrada cerca de 2 cm. Vamos ver se resulta.

 

Abraço a todos,

 

 

Ps. Comentem pessoal, apenas 2/3 membros são assíduos nos comentários.

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá!

 

Não sei quanto aos L129 mas se forem como os ancistrus normais, só vais descobrir daqui a uns meses quando forem adultos. É nessa altura que os machos ganham aqueles bigodos carnudos enquanto que as fêmeas não.

 

Em relação aos nomes... lol... eu nem te vou dizer com que nome baptizei os meus ancistrus que há menores a ler por aqui :)

 

Um peixe amarelo só dela?... Espera um mês e compra-lhe um ramirezi normal. Ela vai adorar. Sendo um ciclídeo, tem comportamentos muito interessantes e revela alguma inteligência. O meu costumava vir comer-me à mão todos os dias. Muito giro. Uma vez que convém evitar a consanguinidade, não se deve comprar o macho e a fêmea na mesma loja, podias aproveitar para comprar um e depois de descobrires se é macho ou fêmea, logo compravas outro de outro sítio para fazerem casal. Por essa altura tenho a certeza que a tua mulher já estaria completamente rendida ao primeiro e não se importará de ter um casal :)

 

Finalmente, em relação ao moonlight, eles não conseguirão ver a cor mas distinguir a claridade. Por isso é importante que o moonlight seja mesmo fraquinho.

 

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tony,

 

Os meus L-129 já têm +-6cm, mas penso que o tamanho máximo é de 8cm. Portanto tenho que ver se injecto mais dois no aquário para ver se altero o nome deles, para um nome mais próximo dos teus lol.

 

Acerca dos abrigos achas que vai funcionar?

 

Tive a ver os filtros e entre o E701 e o E901 a diferença são 10€, achas que é demais o e901 para o meu aquário? Ficava com uma filtragem bastante boa, ainda tenho é que ver onde o vou colocar.

 

Quanto à moonlight vou ver se arranjo uma coisa fraquinha só para ligar cerca de 1 hora depois de as luzes desligarem.

 

Abraço

Abraço

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nunca é demais. Se houver demasiada corrente, metes uma flauta e vais abrindo os buracos. Litragem fica igual mas a corrente diminui significativamente :)

 

Quanto ao abrigo (ou casa de sexo lol)... eu resolvi o problema de uma forma muito simples com uma união de mangueiras de 32mm mas o teu sistema deve funcionar igualmente

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Casa do sexo? Não digas isso, casa onde se faz o amor, lol. A ver vamos,

 

Fui agora aos chineses, não encontrei o que queria, que era uma fita azul ou qualquer coisa parecida. Trouxe uma lanterna de Led's azuis, vou tentar pendurá-la na luminária, e apagar as luzes, para ver se os vejo a comer.

 

Comprei tambem um termostato de 100w, não é que precise mas, fica de suplente caso aconteça algo, 4,5€. Não deve valer muito mas...Já fica caso o meu avarie.

 

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Ter um termostato de reserva é sempre muito bom. Há duas semanas ou isso o meu termostato avariou... dei por isso às 23h com a água a 21C ... se não tivesse outro de 100W em reserva, de manhã a água estaria a 17C ou pior.... ufa :)

 

Casa do sexo? Não digas isso, casa onde se faz o amor

 

Pode ser que os L129 sejam diferentes mas se não forem, daqui a 1 mês já voltamos a conversar porque os meus andam constantemente à batatada, perseguições, esperas furtivas para atacarem um ao outro... de vez em quando ainda me dá pena da fêmea que leva a torto e direito. É rabanadas, empurrões, etc. Sinceramente nem percebo como se conseguem reproduzir. Deve ser um momento de calma... seguido da expulsão violenta da fêmea do ninho para o pai passar a cuidar dos ovos... imagino que lá na toca a "coisa" deve ser à bruta também lol.

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Congrats pelo aquario jplonga . Esta-se a formar...Com a ajuda da "casa do amor" espero que venhas a aumentar a fauna.

 

Em relação à filtragem, tenho um e701 num aquario de 58 litros brutos e digo-te que o caudal só é em exagero nas primeiras duas semanas, depois há uma redução devido à sujidade acumulada no filtro e mangueiras. O que aconselho é montares o filtro sem cortares as mangueiras. Depois se quiseres aumentar a circulação da agua é só cortares as mangueiras à medida. Assim ganhas mais filtragem.

Por isso acho que podes adquirir o e901 "sem medos"

 

Aprendi que, pelos vistos filtragem nunca é demais.

O video é um pouco longo, mas repara no exagero de filtragem que cada aqua tem

Minutos relevantes: 8:45 ; 12:55 e sobretudo aos 15:15

 

 

Claro que não havendo custos pessoais é bem mais facil mas fica aqui a ideia...

 

Cumps

Editado por B.Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comigo é tão mau ou pior.... 500l/h do filtro + 2150l/h em bombas (wavemakers) para.... 60L de aquário e olha que apenas meti os wavemakers para conseguir fazer circular a água no meio do meu layout.

 

Claro que no layout anterior até os 500l/h eram demais e tive que meter uma flauta de furos de 3mm para diminuir a corrente e deixar de arrastar areia de um lado para outro.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Agora fiquei a pensar, já que crias-te um verdadeiro caudal de rio dentro do aquario, é assim tão necessario ter um fluxo de corrente igual por todo o aquário?

O que pergunto é se não pode haver zonas com menos corrente, sabendo que os nutrientes conseguem la chegar?? Inversamente, se existir corrente em demasia, não difilcultará a absorção dos nutrientes por parte das plantas? E já agora, esse fluxo não "ajudará a levantar" a cuba juntamente com a acção dos peixes?

Não seu se me fiz entender correctamente...

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação a peixes amarelos, têns guppys bonitos (mas não dão impacto), têns platys sunset (ainda assim pequenos), tens mollys velifera yellow (que tem bom porte e dá nas vistas), tens goramis golden (também têm porte), ou tens Aplocheilus lineatus "Gold (que eu já vi ao vivo e têm um amarelo muito bonito).

Agora é só escolher mediante gostos, comportamento do peixe e condições do aquário.

 

Se quiseres azul tens o ramirezi electric blue, lindos de morrer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@B.Silva

 

Uma coisa é ter menos corrente, outra coisa é não ter corrente nenhuma. Acredita que se alguém me tivesse dito há 3 meses que eu ia ter que meter bombas chamava-os malucos... um layout pode fazer tanta diferença que até assusta.

 

Não tenho assim tanta corrente. Os peixes nadam alegremente e as plantas oscilam as folhas muito levemente como se de uma brisa se tratasse. De qualquer das maneiras, tenho duas koralias a chegar. Quando introduzir essas e remover as outros, devo reduzir a corrente em 350l/h... vou também tentar um caminho alternativo (acabar com a flauta e promover uma corrente circular à volta do layout. Pode ser que consiga poupar assim 800l/h.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

TonyCh é que a ideia "abstracta" com que ficamos ao ler essa relação de litragem/volume de aquario é que existe de facto uma forte corrente. Concretamente, isso não acontece e eu acredito que tu principalmente tenhas tido tudo isso em conta.

 

(mesmo assim, na minha cabeça imaginar duas powerhead continua a fazer-me confusão. Apenas falta de conhecimento de factos da minha parte!!).

 

Mas há uma questão que se mantém e não se relaciona directamente com o teu ou outro aquario especifico: Se a absorção de nutrientes pode ou não variar consoante o fluxo de corrente??

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

varia concerteza. Em pouca movimentação, os nutrientes podem não espalhar-se convenientemente criando zonas de onde haja menos quantidade disponível. Alias, pouca corrente trás outros problemas como o aquecimento da água... o termostato pode julgar que a água está à temperatura certa mas no outro lado do aquário estar 3 graus mais fria. Podemos criar zonas anaeróbicas (com falta de O2) que depois podem dar origem a problemas ainda maiores tipo bactérias anaeróbicas, picos de amónia etc. A distribuição de CO2 então é muito afetada por essa situação.

 

Excesso de corrente... bem... há plantas que não gostam... a minha parvula odeia completamente. Nas zonas de mais corrente começa a amarelar... isto pode ser devido, a como dizes e muito bem, que fica sem capacidade para absorver nutrientes em correntes mais fortes. Não tenho visto o problema com a tenellus mas não há corrente capaz de atravessar aquilo portanto acaba sempre por ter águas mais paradas à volta dela.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite,

 

Antes de mais obrigado a todos pelas respostas,

 

Realmente a filtragem nunca é de mais, vou ver se estudo o espaço que tenho de forma a mandar vir o melhor possível.

 

Hoje desliguei as luzes uma hora mais cedo, antes disso, voltei a colocar o tronco maior que tenho, coloquei duas casa do amor em plástico, o plástico não faz mal pois não? Mergulhei o plástico em álcool e passei as peças por água várias vezes antes de as colocar lá dentro.

 

Depois duas pastilhas de fundo, uns flocos para as platys e desliguei as luzes.

 

Passado meia hora, aí fui eu à caça deles lol, mas já andavam cá fora todos. Parece que afinal eles comem.Vamos ver se f....... fazem o amor. Isto se forem macho e fêmea, porque se forem macho macho ou fêmea fêmea não me adianta muito que façam o amor lol.

 

Tenho que arranjar uns otos para me limparem a nhanha do tronco, porque estes l's sao muito chiques, lol.

 

Abraço a todos

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dá-lhes tempo. Nos primeiros dias/semanas os ancistrus andam mais inibidos e os teus L's ainda devem ser juvenis. Os meus levaram quase 10 meses para atingir a idade adulta e reproduzirem-se pela primeira vez. Agora neste layout levaram também 1 mês para se habituarem e andarem no tuca tuca.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,A

 

Acabei de encomendar 100mg de purigen, como o espaço no meu filtro não abunda, a minha questão é se posso retirar a lã cerâmica e colocar a purigen.

 

As bactérias não se alojam na lã pois não?

 

Abraço a todos

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não podes fazer isso. As bactérias podem alojar-se parcialmente no purigen mas quando foi altura de fazeres uma regeneração, matas tudo o que houver no purigen. Tenta meter na parte mais exterior. Nem que tires uma das lãs de vidro. É uma questão de ires brincando. Seja como for, qualquer dia já tens o teu filtro externo não? Aí já não há problemas de espaço com certeza :)

 

Abraços

 

Tony

 

EDIT: agora é que vi... lã cerâmica?? Que é isso?... tens lã de vidro e as peças cerâmicas... lã de vidro podes retirar parcialmente (também se alojam lá bactérias mas a tua cerâmica deve compensar isso). As cerâmicas não recomendo nada.

 

Edit 2: Se me lembro bem, tinhas a lã no fundo do filtro não era? Não sei se o purigen vai fazer muito nessa zona pois o objetivo é fazer passar o máximo de caudal de água por ele.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,

 

Esquece, referia-me a Lã de vidro, a que me envias-te, coloquei em dois lados no fundo do Filtro, posso retirar num lado, colocar as cerâmicas para baixo e em cima meto a purigen. É viavel assim não é?

 

Abraço

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim. É viável :) vais ter o purigen a tratar 50% do fluxo da água. Vai levar mais tempo mas também deve ficar brilhante... seja como for, quando tiveres o outro filtro logo vais abrir os olhos :) Não tem nada a ver.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ok, Ainda ando a tirar medidas, para ver quanto espaço me sobra.

 

A ver vamos,

 

Abraço

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,...

 

Cheguei a casa, depois de 7 horas de purigen, e já se nota a diferença... mas ainda não é muito substancial. Vamos ver amanhã de manhã.

 

Agora fui medir o Ph e está entre os 7,5 e os 8,0. Neste momento só tenho no áqua duas rochas( cedidas por outro membro, não sobem o ph) e 2 troncos.

Tive uma rocha que me fazia subir o mesmo, mas já foi retirada à 2 semanas+-. É normal ele não baixar? Mesmo com cerca de 3 Tpas de 20% e uma de 30%. acho que foi isto.

 

Será que é do substrato? Areão preto da pet4you. Penso que não deve ser mas nem o testei...

 

abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sai entre 7 a 7,5.

 

Desculpa a imprecisão mas este daltonismo não facilita. Mas digo que se nota bem a diferença entre as 2.

 

Apontava para os 7,1; 7,2

Editado por jplonga

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só água não,

 

Mas quando foi para ver o que me estava a aumentar o ph, coloquei dois recipientes com duas pedras, uma aumentava outra ficou igual à cor da torneira, eu testei na altura. Ah, deixei a repousar cerca de dois dias...

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.