1º Aquário - Toda a ajuda é bem vinda


jplonga

Recommended Posts

Boas Fábio, tens o 2213 ou o 2215? A questão é porque nos teus tópicos falas em 2215....abraço

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Fábio, tens o 2213 ou o 2215? A questão é porque nos teus tópicos falas em 2215....abraço

 

Sim, é o 2215, peço desculpa pelo engano :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para complicar... porque não adquirir dois filtros de cascata... eu tenho filtros externo, interno e de cascata...

 

Mas com o móvel em questão um filtro externo com torneiras não irá caber... Já vi filtros de cascatas bons a debitarem 500l/h a 20 euros. 2 destes dariam conta do recado e ficariam mais em conta.

 

Quanto ao móvel, tenho um igual com o meu nano em cima...não me parece que o peso que vais ter seja problemático para esse móvel. Tenho quase a certeza que a parte de fora (mais larga) não é feita de aglomerado, é feita pela estrutura de colmeia, que é muito mais resistente que aglomerado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os gajos da eheim dizem que o 2213 dá para aquarios de 250l, enquanto o ecco 130 apenas para aquas de 130. O ecco 130 é mais caro e debita mais caudal. Sinceramente gostava de perceber.

 

Acho que já descobri. O ecco pro 130 debita 500l/h mas o volume das suas massas filtrantes é 1.5L (de 3L total) (é tipo um carro rápido com um depósito pequeno). O 2213 classic apenas debita 440l/h mas tem 3L! de volume em massas filtrantes (de 3.5L total)

 

Portanto... a única conclusão a que posso chegar é que os fulanos da eheim se baseiam mais na capacidade do filtro em criar colónias bacterianas do que capacidade de criar corrente e remover resíduos suspensos na água ou substrato. Basicamente dizem que esse dá para 250L porque tem capacidade para criar um volume suficientemente grande de colónias de bactérias que consigam dar conta da amónia e nitritos gerados por um número de peixes elevado (em comparação com, por exemplo, o ecco pro). Se pensarmos bem, esse 2213 é capaz de ser 2 x melhor que o meu em termos biológicos apesar de ter menos corrente.

 

Esta conversa leva-me agora a outro lado. Lembro-me ter lido (não sei se foi aqui ou noutro fórum) que se podia colmatar a falta de capacidade da bomba com uma powerhead ou bomba interna e que era melhor um filtro fraco com uma powerhead do que um filtro razoável sem... não sei até que ponto é verdade. De qualquer forma, ao preço que estão as powerhead, mais vale comprar um filtro mais capaz e já está.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens em mente comprar um filtro melhor mais tarde, compra um filtro de cascata, para os primeiros tempos, serve dado que o aquário tem de fazer ciclagem, e deves meter peixes aos poucos. Daqui a 2/3 meses compras um bom filtro :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ya, essa é uma boa opção... mas se forem daqueles da boyu (Tenho um)... tinham que ser alguns 5 que 150L/h uma ova! Uso no meu aquário hospital de 5L quando preciso e tá bom. Por acaso mandei vir um eheim liberty 150 na semana passada para o meu puto que ele quer à força ter um aquário e vi um giro de 13L... para ter lá 3 guppies ou isso chega e abre-lhe o apetite para depois convencer a mãe a deixar comprar-me um aquário maior hehehe.

 

Se quiseres esse da boyu, até te ofereço. Tens é que arranjar as matérias filtrantes que as que estavam cá estavam cheias de medicamentos e foram para o lixo. Eu usei esse boyu para ciclar o meu de 60L durante quase 3 semanas... não chega claro mas se tiveres mais dois ou três pequenos, chega lá.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TonyCh...

 

Claro que quando me referi a filtros de cascata não me refiria a filtros fraquinhos e pequenos... há no mercado opções maiores e melhores ainda assim mais baratos que um filtro externo... Há filtros de cascata a debitarem 1200l/h (e talvez haja algum que debite mais)

 

Agora é só veres o que dá mais jeito...considerando o orçamento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais, Nuno, obrigado pela noticia do movel.... Eu tb penso que seja resistente, as partes laterais, mas como o aquario é a medida do movel, do peso não fica concentrado no meio, mesmo assim levando em conta os outros membros vou tentar reforça-lo, colocar as rochas etc. nas laterais.

 

Quanto ao filtro tive a ver este :

http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-de-cascata/eheim-liberty-200.html

 

Debita 700l/h

 

Estes filtros não fazem muito barulho?

 

Obrigado a todos,

 

Quanto ao externo, tive a ver e a pesquisar aqui no forum e um membro com bastante experiencia aconselhou o JBL 701, num tópico.

 

Alquem tem feedback deste filtro?

 

Mas será só para daqui a uns tempos, visto que tentarei remediar com um de cascata, se me aconselharem.

 

Abraço

 

Estes filtros não farão muito barulho?

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que os filtros de cascata fazem pouco barulho...

O maior problema destes filtros poderá ser a falta de espaço para manutenção de fauna bacteriana benéfica, mas se depois pensares em comprar um externo não vais ter problema, e se quiseres vender o de cascata online também não deverá ser dificil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não brinques pá... esse eheim é o máximo (para filtros de mochila). Eu queria comprar esse mas depois fiquei na dúvida se ia caber no aquario de 13l que tinha fisgado no olho. Por isso é que mandei vir o 150. A chatisse que vejo é que as matérias filtrantes já vêm pré-acopladas ou seja, não consegues fazer a tua própria configuração (tipo cerâmicas) sem algum DIY mas tenho visto pessoal a fazer isso usando as molduras das esponjas incluídas.

 

Já li relatos de usarem o 200 em aquários de 60L agora de 100L não sei. Investiga... :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O liberty 200, tenho um, muito bom. Compras cerâmicas e metes em meias de senhora. Retiras a esponja preta e a verde que vêm com o filtro e ficas só com as azuis.

 

No local das outras esponjas metes 2 sacos de cerâmicas, no meio por cima do motor metes outro saco de cerâmicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, achas que não vou ter problemas com o 200, no aquário com as medidas referidas? pelo menos durante 1/2/3 meses?

 

Abraço

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para esse periodo de tempo não vais ter problemas nenhuns. Comigo esta num aqua com 72l de água, e não tenho problemas.

 

Mas mete cerâmias cabem bastantes da forma que te disse.

Editado por alvarenga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Acabei de encomendar o filtro, e cerâmicas siporax da sera. Fiz bem em relação às ceramicas?

 

cumps

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Venho aqui atualizar a evolução do aquário.

 

 

Ora:

 

Aquário 78x38x38cm

 

Filtro: Eihem Liberty 200

 

Aquecedor Eheim Jager: 125W

 

Substrato Fértil - JBL aquabasis plus 2,5L

 

Areão Preto 10Kg

 

------

 

Ontem fui à Aquoporto e comprei duas Pedras e um tronco, A vêr se consigo arranjar uma disposição bonita.

 

Em relação à fauna para já estou a pensar em

 

- Guppys

 

- Plattys - vi umas fantásticas na aquoporto fiquei maravlhado " Hawai" Amarelas e pretas.

 

- 4- Ottos

 

- 2 - Helenas

 

- E ainda estudar para ver se conseguia colocar uns ramirezi. Se estiver a dizer um barbaridade avisem-me.

 

Para já é tudo

 

Comentem,

 

Abraço

Editado por jplonga

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Parabéns pelo "avanço". Com calma, tudo há de ir ao sitio. Quanto às tuas escolhas, não vejo incompatibilidades. A questão dos ramirezi é que não sei se será boa ideia. Bem, pelo menos tens a certeza que as guppies não se reproduzirão que os ramirezi comem tudo o que lhe couber na boca (e as vezes mesmo que não caiba, eles empurram!). De qualquer forma, introduz os otos em ultimo lugar que são os mais sensíveis da tua lista.

 

Abacos

 

Tony

 

PS- 10kg de áreão são capazes de ser a justa

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A lista ainda é um "projecto", neste momento apenas quero começar o ciclo, quando o terminar penso nos tubarões que meto lá dentro...

 

Abraço,

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes...

 

Estou cansado.

 

Acabei agora a montagem do meu 1º Aquario.

 

Não tirei fotos dos pasos todos, apenas do resultado final...

 

Setup:

 

Aquário 78X38X38cm

 

Filtro Eheim Liberty 200. ( Provisório durante 2/3 meses) Penso eu...

 

No Filtro conforme sugestão, retirei tudo o que vinha excepto as esponjas azuis, e coloquei cerâmicas da SERA SIPORAX , no sitio dos dois tabuleiros e ainda na parte de cima, mas em menor quantidade. Todas as cerâmicas foram inseridas dentro de meias de senhora.

 

Luz: Luminária Resun comprada em 2ª Mão, 2 x18w - (Isto trazia duas lâmpadas de SERA de 18W uma Azul e outra Branca, 4900k e 4700k respectivamente.

 

Por favor digam-me se estas são as melhores lâmpadas e as mais indicadas a nível de kelvins.

 

Termostato: Eheim Jager 125W.

 

Substrato JBL Aquabasis Plus 2,5L ( Coloquei Mais na parte de trás )

 

Areão Preto 10Kg LAVADO 20x todo junto, mais 5x à medida que o metia lá dentro.

 

Rocha do lado esquerdo: Rocha vulcânica.

 

Do lado direito duas rochas que o Sr. da aquoporto me disse que não deveriam alterar o PH.

 

Tronco central também comprado na Aquoporto, Havia mais, maiores e mais bonitos, mas o dinheiro não estica... :( :sad: :(

 

Coloquei o tronco no centro, porque tenho medo que o móvel não aguente muito peso no meio. Visto que, as laterais parecem me robustas...

 

 

Dêm-me sugestões para alterar a disposição das coisas, pedras, tronco, filtro aquecedor, etc...

 

Já agora quanto tempo é que acham que leva a aquecer a água?

 

Ficam as fotos:

 

 

dsc01297pb.jpg

 

 

dsc01291rs.jpg

 

dsc01292pq.jpg

 

dsc01293q.jpg

 

dsc01294zc.jpg

 

dsc01295u.jpg

 

 

dsc01297xj.jpg

 

dsc01298yo.jpg

 

 

dsc01296w.jpg

Editado por jplonga

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Ok, mãos à obra. O que vou passar a descrever não é uma crítica, cada um gosta do aquário à sua maneira. Apenas vou referir alguns aspetos para poderes melhorar o impacto visual. Se quiseres ignorar, tudo bem. Quem vai olhar todos os dias para ele és tu e portanto tens a última palavra :)

 

1. Sobrou-te algum substrato? Se sim, maravilha, se não, vais ter que pegar numa espátula ou noutro utensílio ( a espátula da maria para raspar o tacho das natas também serve). Tens que subir o substrato mais atrás. A relação normalmente é de 2:1 ie se tiveres 3cm de altura à frente, mete 6 ou 7cm atrás. Se já não tiveres mais substrato, empurra um pouco o que tens para trás. deixa uns 2-3cm a frente (linha reta de uma ponta a outra) e empurra para trás para fazer o declive. Isto vai criar a ilusão de um aquário muito mais fundo. Se queres ter altos e baixos a simular dunas ou zonas mais elevadas, tudo bem mas fá-las pelo menos recuadas a 2cm do bordo do vidro da frente.

 

2. As rochas são engraçadas (eram mais se fossem da mesma cor ou é ilusão ótica?) e o tronco não é mau mas tens que melhorar o posicionamento. A regra de ouro é a proporção de 1.618 i.e. o teu aquário tem 78cm / 1.618 = 48.2 cm... mede isso do rebordo do teu lado menos preferido (todos nós temos um lado preferido. O meu é o lado esquerdo) e marca uma linha vertical (pode ser com caneta de acetato - depois limpas com álcool). Agora divide a altura do aquário em 3 partes i.e 38cm/3 = 12,6 e multiplica por 2 = 25,33... agora mede isso a começar do rebordo superior do aqua e marca uma cruz pequena na linha vertical que tinhas feito antes. Esse é o teu foco mestre de todo o hardscape. Agora coloca a tua pedra ou tronco que queres que seja a atração principal, o "foco". Todas as outras pedras vão servir de apoio a esse ponto. Não vale a pena tentar espalhar as rochas pelo aquário todo que não vai criar efeito nenhum e vai parecer artificial. Experimenta várias posições até que gostes mesmo. Se conseguires (nem sempre se consegue) ajusta a rocha ou tronco de maneira a que a parte central ou mais característica fique exatamente nessa cruz. As pessoas ficam logo com uma sensação de harmonia sem saber muito bem porquê (é só truques para enganar a mente). Empurra as rochas mais para trás (sobretudo a peça principal para criar um triângulo entre as peças. Quer quando visto de frente, quer quando visto de cima.

 

3. será que dá para montar o filtro na lateral? É que o tubo de saída da água distrai um pouco. Experimenta numa lateral a ver se disfarça. Para a circulação de água até é melhor. Estou a ver o suporte da luminária que é capaz de impedir isso. Nesse caso, umas plantas altas para esconder isso também ajudava.

 

Quanto à luz... se for para anúbias, fetos de java e musgo, dá perfeitamente. para mais do que isso acho difícil

 

 

De resto está optimo. Agora toca a ciclar isso. Não te esqueças dos testes e medir só para a próxima semana a ver se já começas a ter amónia.

 

abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora, puxa a ventosa superior do termostato para cima até que toque no rebordo superior do termostato. Assim ele nunca te vai "escorregar" e ficar a tocar no substrato. Fica sempre na posição que definiste. :)

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais obrigado pela resposta TONY,

 

O termostato já foi colocado como deve ser, realmente tem lógica.

 

Quanto ao substrato, não tenho mais, mas vou fazer isso com a espátula ou algo do género, mas só no próximo fim de semana lol.

 

Quanto à disposição também vou alterar e tentar seguir as indicações.

 

Acerca do filtro, não é possível devido à luminária, também não gosto muito de o ver ali, mas já que vai ter que ser no vidro traseiro, achas que é melhor no centro ou num dos lados?

 

Quanto às rochas, sinceramente foi o que encontrei nas lojas que fui. Nem tinha reparado na cor, ao vivo até fica bem, ou menos mal, mas nas fotos também não gostei de ver.

 

A luz foi o que se arranjou, aos poucos tentarei melhorar colocando mais potência. Tentando a imitação dos teus fantásticos leds, lol.

 

O filtro também espero trocar em breve. Este é grande, pensei que fosse mais pequeno.

 

Abraço

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

 

Acerca do filtro, se tem que ficar no vidro traseiro, mais vale ficar ao centro. a criação de "corrente" já não deve ser muita. Se ficar encostado a um lado, vai haver ainda menos corrente do lado oposto julgo eu de que. Se fosse para meter de lado, talvez o local menos mal seria junto ao termostato para espalhar a água mais quente pelo resto do aquário mas sem ver como é que a água está a circular pelo aquário, é difícil de avaliar. Se alguém te emprestasse uma powerhead ou wavemaker enquanto não compras o outro filtro é que era bom pois aumentavas a circulação de água mas também não é por aí que a casa vai abaixo.

 

A luz não está mal e tendo a "calha" sempre dá para abrires aquilo e modificares ao teu gosto. Os leds são só uma preciosidade para quem não tem juizo lol. Uma calha com 2,3 ou 4 T5 chegava e sobrava para mim... eu é que me pus a inventar.

 

Afinal a tua calha é T5 ou T8?

 

Quanto ao hardscape, vai brincando com o posicionamento até que aches bem e coloca aqui fotos. Aproveita enquanto não tens fauna para mexer e remexer em tudo :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sinceramente não sei, as lampadas medem 59cm, 24'', a nível de kelvins já os referi em cima, qual é a diferença entre T5 ou T8?

 

Inicialmente coloquei o filtro perto do termostato, mas realmente o lado esquerdo do aquário pareceu-me com pouca corrente. Daí a colocação no meio.

 

Achas que vale a pena colocar um bocado de comida todos os dias? Já coloquei nestes dois primeiros dias...

 

Gostava de ter algumas plantas, que não fiquem muito altas, que sejam verdinhas e, de momento, que não precisem de muita luz. Existem? lol

 

Abraço,

 

Mais comentários....

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Tenho algumas questões acerca do ciclo do azoto, se me puderem dar uma ajuda...

 

Ora, hoje fiz o meu primeiro teste de ph, apenas por curiosidade, o Aquario está montado à 3 dias. Ora as minhas questões são as seguintes:

 

1 - Posso fazer o teste do ph passado 24h correcto?

 

2 - Devo-me preocupar com o resultado do teste de PH nesta fase? A mim pareceu-me 8 (A minha namorada diz que é 7,5) eu sou meio daltónico,

portanto acreditemos nela... lol.

 

3 - Não devo fazer TPA's durante o ciclo correcto?

 

4 - Devo colocar comida todos os dias ( um bocado pequeno)

 

5 - Luz é importante?

 

6 - Ainda não tenho plantas, elas ajudam a baixar ou a elevar o ph?

 

7 - Ainda só tenho o teste dos nitratos no3, devo comprar o da amonia e dos nitritos?

 

Cumprimentos e se puderem, respondam...

 

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - Podes mas na te vale de muito :)

2 - Para já não, o ph só vai começar a estabilizar pelas 2 semanas

3 - errado. deves fazer as tpa's semanais de 20% para estimulares a progressão do ciclo

4 - 3 em 3 dias basta e apenas pouquito

5 - Sim pois animais e plantas também têm fotoperíodo, tal como nós

6 - nem uma nem outra, ajuda a consumir nitratos (maus para os peixes), ajudam na estabilidade do aquário e no aumento do oxigénio da água

7 - sim, essenciais: ph, amónia, nitritos e nitratos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.