1º Aquário - Toda a ajuda é bem vinda


jplonga

Recommended Posts

Correção: 5 - Só é importante se tivesse fauna e/ou flora coisa que ele não tem neste momento. Pode manter desligada. Quando tiver plantas e/ou fauna logo liga (6 horas diárias no início chegam).:)

 

qual é a diferença entre T5 ou T8?

 

T8 são aquelas que tens na cozinha... tubos normais. T5 são muito mais fininhas tipo a grossura dum dedo. Como dizes que têm 18W aposto mais nas T8.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

1 - Podes mas na te vale de muito :)

2 - Para já não, o ph só vai começar a estabilizar pelas 2 semanas

3 - errado. deves fazer as tpa's semanais de 20% para estimulares a progressão do ciclo

4 - 3 em 3 dias basta e apenas pouquito

5 - Sim pois animais e plantas também têm fotoperíodo, tal como nós

6 - nem uma nem outra, ajuda a consumir nitratos (maus para os peixes), ajudam na estabilidade do aquário e no aumento do oxigénio da água

7 - sim, essenciais: ph, amónia, nitritos e nitratos

 

Boas,

 

Antes de mais, o meu obrigado Susana. Foi esclarecedor. As minhas questões eram todas relacionadas com a fase "durante o ciclo.

 

Inclusive dos testes e da luz - Mas já estou esclarecido com a dúvida do Tony.

 

No caso de fazer a medição do PH à minha água da torneira, também tenho que agurdar as 2 semanas ou neste caso 24/48h chegam?

 

Tony, sim são lampadas T8, obrigado pela ajuda. Achas que é possivel mudar aquilo?

 

Abraço e Obrigado

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Devido à minha inexperiência, pus-me a dar uma vista de olhos aos peixes da Crystal Red, catálogo online, para ver quais os que gostaria de ter no meu aquário.

 

Os dois que mais gostei foram o L-046 ( achei estranho não ter preço), e os Bótia Palhaço.

 

Depois de pesquisar, cheguei a uma conclusão:

 

- L-046 - Realmente fantásticos, mas ESQUECE, quase que tinha que vender a casa.

 

Quanto aos Bótia Palhaço, aconselhavam-me?

 

Já sei que duram muitos anos, atingem tamanhos de baleia lol (eu vi), e aconselha-se a ter em grupos de 4.

 

Poderia comprar 2 pequenos e quando tivessem +- 15cm oferece-los a quem os pudesse albergar?

 

Quanto tempo demoram a atingir os 15 cm?

 

Alguma sugestão a nível de outra fauna interessante, para o aqua de +-100L.

 

Abraço e cumprimentos a todos

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mais uma vez,

 

Uma pequena ajuda, cheguei a casa e tenho o aqua com menos 1,5cm , desde que o enchi, pelas minhas contas cerca de 4,5L a menos.

 

Esta evaporação é normal, +- 1Litro por dia no meu caso?

 

Posso voltar a encher com agua directamente da torneira, ou será melhor deixar ao ar durante 24h por causa do cloro?

 

Cumprimentos

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é normal. tenho notado que no inverno é pior (diferença de temperatura). chego a perder 1 a 2L por dia num aquário de 60L. Lembro-me alguém ter dito que perdi a 7 litros por dia mas era um aquário de uns 200 ou 500 litros. já não me lembro bem.

 

Quanto a voltar a encher com água da rede... cada um faz de outra maneira. Eu muitas vezes fecho os olhos e ignoro a regra das 24h ou utilizacao de acondicionadores quando acrescento 1 ou 2 litros. Quantidades maiores faço sempre com condicionador.

 

Abraços

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Penso que o Aqua tem pouco movimento, se calhar enchi o filtro com demasiadas cerâmicas.

 

O filtro é o Eihem Liberty 200, gravei o seguinte video, Acham que este fluxo é normal?

 

A àgua está meio esverdeada e ficou marcado no vidro, não consigo ver de um lado ao outro, é normal?

 

Fica o video,

 

 

 

http://youtu.be/bXVYMFOFPlI

 

Cumprimentos

Editado por jplonga

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O botão vermelho está ajustado para o máximo de caudal ? O Aqua apanha luz directa do sol ?

Se sim, penso que isso se deve ao facto de estares a ficar com o tubo, esponjas e/ou o impeller do filtro, bloqueado com Algas.

 

Abraço e Boa Sorte com isso !

:smile2:

Editado por Diogo A. Santos

Com os melhores cumprimentos,

Diogo Santos :happy2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pela resposta,

 

Sim o botão vermelho está no máximo. O aquário não apanha luz directa do sol.

 

O aquário só está cheio desde sábado, a ciclar, ainda nenhuma TPA.

 

E eu nem sei bem se ele está com pouco caudal, mas a mim parece-me, mas ele está assim desde o primeiro dia.

 

Devia ter experimentado com ele vazio para ver como era o fluxo.

 

Achas que está com pouco fluxo pelo que viste no video?

 

cumps

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi outro video na net do

e pareceu-me que estava com um fluxo ligeiramente melhor, mas nada como tu dares uma olhada e comparares.

No que diz respeito ás matérias filtrantes, isso está impecável.

 

Resumindo: se nada estiver bloqueado com sujidade ou algas, então é possível que seja a matéria filtrante que tá a tirar um pouco de fluxo ao filtro, no entanto não te preocupes porque pelo que vi ele está a funcionar bem !

Com os melhores cumprimentos,

Diogo Santos :happy2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

Ora aí está um video bastante útil para mim, tinha andado à procura mas não consegui encontrar nenhum.

 

O meu está igual ao do video, mas com melhores matérias filtrantes... A diferença no meu é que a saída da àgua está submersa fazendo menos barulho, mas eu levantei-o para comparar e o fluxo é igual.

 

Masi uma vez obrigado pelo video...

 

Quem não sabe, é como quem não vê...

 

Abraço

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte com isso :)

 

Coloca fotos ;)

 

Abraços

 

Tony

 

PS - quanto à calha, tudo é possível mudar. Depende é se é economicamente vantajoso fazer a mudança ou comprar uma coisa melhor. Claro que se tiveres algum jeito e vontade... nada que uns balastros eletrónicos e umas lampadas de maior potência não resolvam. O esqueleto já tu tens.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para deitar lenha na fogueira: Eu só uso condicionador quando faço TPA e como o meu aqua tambem é aberto não considero TPA a água que adiciono por causa da evaporação ::D:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois. Eu antes nem acondicionador nas TPA's usava mas é a única explicação que encontro por ter morto 7 bebés ancistrus.... foi quando me deixei de armar em heroi e passei a adicionar acondicionador. A verdade seja dita, também era mais por preguiça do que outra coisa. O Seachem prime recomenda 1ml para 40lts de água... eu faço TPA's de 25lts no máximo... 0.5ml em cada TPA (eu até ponho 1ml, só por causa das tosses)? O frasco deve dar para mais de 2 anos. Eu numa limpeza de purigen gasto mais prime do que em 50 tpa's.

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Neste fim de semana houve muita agitação dentro do meu aquário.

 

Ordem cronológica.

 

Sexta Feira - Hora de Almoço : TPA de 15%

 

Sexta Feira - Fim da tarde - Entrada de dois novos habitantes ( Platy Hawai Macho x 2) para ajudarem na ciclagem - Já sei que muita gente não concorda, e até mesmo eu não concordo a 100% mas não vamos debater isso.

 

- Entrada de Anubia Nana.

 

- Retirada de duas pedras - Alguma coisa anda a subir o Ph.

 

- As duas pedras estão em água - para ver qual delas é ou se são ambas.

 

Sabado - Todo a tarde a tentar descobrir o que é que uma das platys tem - Ver tópico de doenças, com 2 videos.

 

Domingo - Nada feito - Apenas observando os novos habitantes.

 

Questões de iniciante - Alguem me ajude por favor...

 

 

1- A anubia nana veio num vaso. Alguem me pode explicar detalhadamente como é que a amarro? Coloquei o vaso dentro do aquário depois de a lavar e assim permanece.

 

2 - Alguem que me dê alguma informação sobrea aplaty doente: ]http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=196339

 

3 - A minha água continua muito turva.Como é que a torno mais límpida?

 

4 - As platys ( ou uma delas, porque a outra não sai do mesmo sitio) procuram mais a sombra, é normal?

 

 

Obrigado e abraço a todos, depois colocarei fotos quando tiver tudop no sitio

 

PS: Tony - já efectuei ( ou tentei ) aquelas alterações ao layout que aconselhaste.

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Ainda não tens o ciclo feito como sabes penso que seja esse o problema da platy, acho que devias fazer tpa todos os dias.

 

Mete lã fina no filtro que pode ser que ajude.

 

Esta é a minha opiniam, podes esperar por opinioes de pessoal mais experiente que eu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Penso que não seja por causa do ciclo, a outra está muito bem, sem qualquer problema aparente.

 

se possivel respondam sobre este assunto no tópico já aberto de doenças.

 

Cumps e obrigado a todos, precisava de mais respostas....

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

1- A anubia nana veio num vaso. Alguem me pode explicar detalhadamente como é que a amarro? Coloquei o vaso dentro do aquário depois de a lavar e assim permanece.

 

Amarras com um fio de nylon (pesca) ou fio normal de costura (este vai desfazer-se num espaço de 6 meses). Os únicos dois cuidados que deves ter são:

a) Não amarrar com demasiada força senão o fio começa a cortar a planta

b) depois de amarrada, o rizoma (a parte de baixo onde saem as raízes e as folhas) não pode ficar coberta por areão/areia senão apodrece a planta

 

2 - Alguem que me dê alguma informação sobrea aplaty doente: ]http://www.aquariofi...howtopic=196339

 

Não tenho experiência com platys mas o andar ofegante junto a linha de água indica falta de oxigénio. Como só é um que faz isso, não é falta de oxigénio na água mas sim falta de capacidade de absorver oxigénio. Isto pode dever-se a várias razões mas, tendo em, conta que estás no meio do ciclo do azoto, a minha aposta é que será amónia (queima as guelras impedindo a absorção de oxigénio) ou nitritos (doença do sangue castanho) pois os nitritos agarram-se à hemoglobina do sangue impedindo que o oxigénio seja absorvido. Em ambas as situações o peixe morre sufocado se os danos forem extensos.

 

Claro que poderá ser outra coisa mas aposto mais que é amónia ou nitritos. Agora como resolver... TPA's diárias (20%-30%) para ajudar os peixes a superar estes picos. Além disso, era muito bom se tivesses à mão um produto tipo Seachem Prime que decompõe a amónia e minimiza o impacto dos nitritos. É utilizado em casos de emergência e também como acondicionador da água da rede. É sempre bom ter um frasco à mão. Se estiveres aflito para arranjar o produto, posso mandar-te 1 frasco que recebi hoje. Depois com mais calma, logo compras um e mandas de volta :) Eu tenho ainda aqui para algumas semanas à vontade.

 

3 - A minha água continua muito turva.Como é que a torno mais límpida?

 

Andaste a remexer no aquário, a mudar rochas e plantas de sítio, é normal que turve. Se é meio esbranquiçada e se mantém durante uns dias é um bloom bacteriano, há de desaparecer sozinha. Há quimicos que se agarram às particulas suspensas mas acho que neste caso não é solução (se for bloom bacteriano). Também pode ser por falta de circulação. Até que não tenhas aí um filtro estabelecido e circulação abundante, não resolves. Não é grave pelos vídeos que vi.

 

4 - As platys ( ou uma delas, porque a outra não sai do mesmo sitio) procuram mais a sombra, é normal?

 

Por regra geral, quando as minhas luzes estão no máximo, TODOS os peixes vão-se esconder. Sobretudo aqueles que não têm pálpebra e não são peixes que estejam sempre a apanhar com muita luz. É chato para o dono mas os peixes também querem descansar. Só quando a minha luz simula o pôr do sol é que a bicharada aparece toda. É normal portanto.

 

PS: Tony - já efectuei ( ou tentei ) aquelas alterações ao layout que aconselhaste.

 

Fotos? :) :) :)

 

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois. Eu antes nem acondicionador nas TPA's usava mas é a única explicação que encontro por ter morto 7 bebés ancistrus.... foi quando me deixei de armar em heroi e passei a adicionar acondicionador. A verdade seja dita, também era mais por preguiça do que outra coisa. O Seachem prime recomenda 1ml para 40lts de água... eu faço TPA's de 25lts no máximo... 0.5ml em cada TPA (eu até ponho 1ml, só por causa das tosses)? O frasco deve dar para mais de 2 anos. Eu numa limpeza de purigen gasto mais prime do que em 50 tpa's.

 

Abraços

 

Tony

 

Tony, no frasco diz "Após abertura, consumir dentro de 12 meses"? Tenho Haloex da Waterlife é quase a mesma concentração, e diz lá isso... É estupidez? Golpe Marketing? Ou Verdade? Já agora, sobre-dosagem de condicionadores de agua pode provocar que tipo de circunstância?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu tenho apenas experiência com o seachem prime portanto só posso falar mesmo desse e no site da seachem diz que a sobredosagem pode ser utilizada até 5 x a dose normal (ou seja 5ml para 40L) para resolver situações de emergência (nitritos, amónia altos). Claro que não convém, semana após semana meter uma dose tão grande mas não me parece que 2 x a quantidade normal seja nefasta para a fauna. Alias, se bem me lembro, há situações onde eles recomendam 2 x a quantidade (não me lembro das condicoes certas) mas visto que a quantidade de cloro que há na água de rede não ser sempre constante, prefiro jogar pelo seguro. Meto 0.5ml em cada balde de 13L e toca a andar. Ainda não notei efeito nocivo nenhum (alias, só notei foi melhorias pois as bactérias nitrificantes começaram a desenvolver-se mais depressa pois já não faço matanças parciais com a adicão de cloro).

 

Abraços

 

Tony

 

PS - quanto aos 12 meses... se fossem bactérias, eu diria-te que nem 1 mês. Acho que há uma empresa que conseguiu manter as bactérias durante 6 meses em frasco fechado mas é a exceção à regra. Estes frascos não têm mais do que químicos inertes mas tudo tem o seu prazo de validade. 1 frasco por ano gastas se utilizares em todas as TPA e para outras coisas (eu uso para regenerar uma resina que utilizo no filtro). Há frascos de vários tamanhos à venda. O prime acho que há de 50,100,250,500ml. Compras o mais pequeno e pronto.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tony,

 

Antes de mais obrigado pela resposta,

 

O prime que tens é de 100ml, envias-me e eu pago-te, pode ser? na pet4you está esgotado. Diz-me o valor por mp.

 

Quanto à anubia, ela vem no cesto, com um material que desconheço, aquilo é para sair correcto, tens alguma fotos das tuas da primeira montagem?

 

Abraço

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O frasco que tenho é de 250ml. Se continuas interessado, manda por pm a morada. Quanto a pagamentos, não obrigado. :) Quando encontrares o prime à venda, logo encomendas (talvez com mais coisas para ti) e mandas para mim. É preferível para os dois. Eu com o dinheiro não faço mais nada senão encomendar de novo e tu podes mandar vir mais coisas para ti e depois só tens que "devolver" o frasco. É justo para ambas as partes e como já disse, não tenho pressa. Se não for esta semana, é daqui a um mês :)

 

Abraços

 

Tony

 

PS - se 250ml é muito para ti, tenho uma alternativa... mandar-te o resto do frasco que tenho aqui do ano passado. Tá aqui de certeza pelo menos 20 ou mais ml (posso medir) que já te desenrasca nesta situação para pelo menos 2 semanas (fazendo TPA's 2 em 2 dias ou 3 em 3). Diz o que preferes que eu mando amanhã às 9 por correio verde/azul

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.