1º Aquário - Toda a ajuda é bem vinda


jplonga

Recommended Posts

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

jplonga: pois não sei... a tendência é sempre para acidificar com o passar dos meses, sobretudo com tronco. No entanto se a tua água está mais alcalina que a da torneira... é estranho. Já testaste o substrato? é só meter um pouco num copo e testar. Não estou a ver o que possa ser mais.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não, ainda não testei. E sinceramente não tinha muito interesse em fazê-lo, lol... Não queria nada tirar aquilo tudo. Até doi só de pensar...

 

Vou ver se tiro um bocado à hora do almoço para um copo.

 

Abraço e obrigado

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Toneks! Biste no video acima? Macros e Micros em doseadores de sabonete? xD

 

HUM... isso é uma ideia se cada bombagem der 1ml... onde será que vendem esses frascos?

 

Abraços.

 

Jplonga: já recebeste o envelope?

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,T

 

Tony, ainda não. Mas o correio também ainda não passou.

 

Entretanto ao almoço fui a casa, dois copos de água, um com areão preto, outro sem. a ver vamos o que acontece. Só espero que não seja do areão.

 

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tony, já chegou.

 

Digo-te uma coisa, em compração com a minha esta é uma miniatura. Não me perguntes porquê. Lol.

 

Só espero é que tenha menos corrente também.

 

Ah, obrigado pela dica do iman, isto é mesmo forte.

 

Abraço e obrigado

 

Só logo à noite é que a monto,

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem :)

 

Logo me dizes como funciona. Aquilo do íman é mesmo preciso ter cuidado que aquilo parte-te o vidro se te é arrancado da mão durante a montagem.

 

Quanto a ser miniatura... pois eu num aquário de 60L nunca meteria algo sem ser nano. Surpreende-me é o meu indicar fluxo max de 2000l/h e o teu muito menos apesar do consumo ser 5 x superior (o teu).

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esqueci-me de te dizer que o meu tambem faz uma barulheira...

 

Diz me uma coisa. Estava a pensar colocar umas corydoras. Qual é a tua opinião acerca das tuas? Tens problemas em ter só quatro, ou achas que se sentem stressadas? Estava a pensar em 4 ou 5 pandas.

 

Amanhã vou ás compras. E tava a pensar comprar 4 otos negro + 4 corys panda...Se calhar são poucas. Mas tenho medo de sobrelotação. Já tenho dois L129 e queria deixar espaço para mais 2.

 

Abraço

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 dá a vontade. Eu agora só tenho 3 que uma suicidou-se e não tenho notado alterações de comportamento. Tenta é ver qual a proporção de macho/femeas que recomendam para as pandas.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eliezer, sinceramente não sei mas penso que o macho é mais pequeno.

 

Agora vejam este video de corydoras em habitat natural... isto sim é um verdadeiro cardume:

 

http://www.revistaaquario.com/pt-br/corydoras-cascudos-habitat-natural/

 

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que não deve ser muito significativo.

 

Como podes ver no vídeo elas andam às centenas, Compras umas 20, e já está.

 

Abraço e desculpa não conseguir ajudar, ainda não fiz a minha pesquisa.

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passo a citar: "Como se destiguem os pandas machos das femeas" a resposta está aí...

 

Agora quanto Às cory aqui tens, percebes inglês? Basicamente é 2 machos para cada fêmea.

 

Generally considered one of the easiest Corydoras tp spawn and a good choice for the beginner.

Set up the breeding tank (18″ x 12″ x 12″ or similar is a good size), with either a bare bottom, sand or fine gravel substrate. Use air-powered sponge or box-type filtration as fry won’t be sucked into these and provide some clumps of vegetation such as java moss. A temperature of around 75°F and a pH of 6.5 should be fine. Filtering the water through peat is useful, as is the use of RO water.

It’s always better to have a higher ratio of males to females when breeding corys and 2 males per female is recommended. Condition the group on a varied diet of live, frozen and dried foods. When the females are visibly full of eggs perform a large (50-70%) water change with cooler water, and increase oxygenation and flow in the tank. Repeat this daily until the fish spawn.

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

 

Acabo de chegar a casa,

 

Dirijo-me ao escritório, água limpinha, purigen é uma maravilha, Passado apenas um dia e meio já está a dar frutos, e grandes.

 

Depois fui instalar a wave-maker que o Tony me emprestou.

 

Feedback para Tony:

 

Tony, caro amigo, algo está mal. a wave-maker já está no sitio a funcionar. Era isto que eu precisava, obrigado.

 

Agora, se chamam a isto wave-maker, à minha teríamos que chamar, com um grande eufemismo TSUNAMI-MAKER.

 

Se a tua é um rio com corrente, a minha é uma cascata, quando a agua está na queda livre.

 

Vou ter que vender isto, isto só deve dar para aquários de 500 litros.

 

As minhas valsinérias estão a morrer, ficaram bastante debilitadas e partidas, com o ataque do tsunami-maker. Mas amanhã coloco fotos.

 

Com os meus habitantes novos.

 

Abraços a todos

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL

 

Ainda bem que serve. Não quero ser crítico mas... qualquer "wavemaker" ou "powerhead" que gaste 25W (5 vezes mais que o meu filtro externo ecco pro de 500l/h) só pode ser uma turbina de alta potência... Eu quando vi o consumo daquilo imaginei logo que aquilo devia ser capaz de levantar pedras hahaha.

 

Direciona aquilo para que aquilo movimente a água de forma circular pelo aquário tipo montado do lado direito atrás a apontar para o lado esquerdo de forma a fazer circular a água da direita para a esquerda e depois, ao bater no canto anterior esquerdo, a água é forçada ir para a frente do aquário e visto que lá bate noutro canto, a tendência é ir depois para o lado direito pela parte frontal... assim crias um circuito completo. Os peixes que gostarem de corrente, podem escolher qualquer sitio dentro desse caminho conforme as suas preferências (de frente para a wavemaker para peixes malucos e do lado oposto frontal para peixes que gostem só de alguma corrente). Os que odeiam corrente (tipo os neons) ficam no centro do aquário que é onde haverá menos corrente circular.

 

Quanto a venderes o teu... tenta nos classificados dos salgados... a malta dos reefs e isso precisam de muita corrente :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tony,

 

Sim, já a coloquei dessa forma.

 

Tu podes imaginar, mas ao que estás a imaginar, imagina o quíntuplo.

 

Vou ver se tenho um tempito para por aquilo à venda. Se alguém estiver interessado contacte via MP, está nova.

 

Introduzir 8 peixes 4+4 de uma só vez, fará muito mal?

Abraço

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, quanto à diferença entre corys, eu só consigo distinguir as aeneus mas suponho que em muitas subespécies seja da mesma maneira:

 

As fêmeas são mais "roliças"... no início não percebi o que isto queria dizer a não ser uma vaga ideia de serem mais "gordas". Bem não é isso. A melhor maneira de distinguir um macho de uma fêmea é que, quando estão paradas no fundo (mesmo encostadas), as fêmeas não chegam com o "focinho" ao chão... como têm a barriga mais redonda, a tendência é ficar com a boca mais levantada. Os machos ficam com o "focinho" quase a tocar no substrato. Já testei a teoria em várias lojas e é tiro certo. Outra técnica é olhar para os bichos de cima (só para quem tem aquários com águas cristalinas lol). As fêmeas são mais largas e os machos são mais alongados (mais ovais).

 

Volto a relembrar que eu confirmei isto com as aeneus. Pode haver sub-espécies em que o diformismo sexual seja diferente.

 

Quanto à reprodução, é muito diferente das dos ancistrus por exemplo visto eles acasalarem na posição T. Basicamente a fêmea faz um bobó ao macho (sortudo) para depois ela fertilizar os ovos e depositá-los no sítio antes escolhido. Tenho assistido a essas danças de acasalamento mas depósito de ovos é que não há... pode ser que um dia... é como as minhas rásboras que faziam tudo certinho mas depois os ovos não eclodiam... agora nem folhas largas têm para tentar.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende do tamanho dos peixes. Eu o máximo que fiz foi 7 e não tive problemas (rásboras juvenis). Também fiz com 6 (neons juvenis) e também correu tudo bem. Agora se meteres 8 vacas lá para dentro....

 

Abraços

 

Tony

 

PS: Não te esqueças de fazer a adaptação como deve ser. Conta-gotas para mim tem resultado sempre

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a pensar em 4 otos + 4 corydoras panda

Editado por jplonga

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As 4 corydoras panda na boa agora os otos... são os mais sensíveis dos peixes que já tens... talvez seja ainda um bocado cedo visto o aquário ainda não ter algum tempo de estabilização... de qualquer das formas, se forem como os meus ou de muita gente que por ai anda, vão te quinar uns quantos independentemente do que fizeres. Eu agora só tenho um solitário há mais de um ano sem problemas mas também comecei com 4. Em termos de eficiência, os ancistrus metem os otos num chinelo. São bastante pequenos e passam a vida semi escondidos a comer portanto também não fazem vistas num aquário... só mesmo para limpezas cirúrgicas de folhas de plantas. para grandes superfícies levam bastante tempo.

 

No entanto, visto que são espécies muito minorcas (o meu deve ter pouco mais de 2cm... já adulto) a carga biológica adicional que os otos vão gerar é muito pouca. 4 otos talvez valham o mesmo que um ancistro (esses sim comem e cag** non-stop) :)

 

Os teus L-129 não comem algas?

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conta gotas? tens que ter um mangueira pequena não é?

 

Eu tenho feito com um copo, mas colocando pequenas quantidades para o saco, mesmo pequenas

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.