É quando nos morre AQUELE peixe...


Vlad

Recommended Posts

...que percebemos as asneiras que fazemos.

 

80Lramirezzi01.jpg

80Lramirezzi02.jpg

80Lramirezzi03.jpg

 

Este é o meu Ramirezi. Nem há duas horas estive a falar com o Duarte Conceição sobre a separação dos peixes asiáticos para outro aquário de forma a deixar os sul-americanos descansados.

 

Nem de propósito, cheguei a casa e o Ramirezzi está nas ultimas. Não chega ao fim do dia de certeza. E o que me incomoda é o facto de ser um dos meus dois peixes favoritos do comunitário. E a culpa é minha... isso lixa-me o juizo.

 

A culpa é minha porque o comprei porque era bonito. Não conhecia, não sabia nada dele... era só bonito. Até o aquário estar ao nível do Ramirezi, o peixe passou por um bocado e ficou debilitado com certeza.

 

A culpa é minha porque comprei os barbos tigre que não o deixam em paz. Não os conhecia, não sabia que não iam deixar o Ramirezi comer, descansar, nada.

 

A culpa é minha porque até resolver o problema devia tê-lo isolado (e pior ainda, podia tê-lo feito), mas achei que estava sob controlo. Nada está sob controlo num aquário quando nós não estamos a olhar.

 

A culpa é minha porque não me informei, porque não sabia e porque, para bem dos meus peixes, antes de os comprar, antes de mudar qualquer coisa, devia saber, devia-me informar.

 

Que sirva de alerta para quem compra ou faz qualquer coisa porque é giro... é que morto, não tem piada nenhuma, principalmente se é um dos favoritos. Não são os nitritos que matam os nossos peixes, é a nossa ignorância.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vlad,

 

Desde já apoio o teu texto... tambem já me aconteceu imenso, mas como tu dizes e bem por culpa propria.

Neste momento e desde que conheço o forum, (para aí umas 4 semanas no maximo) acho que consegui controlar aquela parte em que:

Acho que é giro vou levar!

E depois?

De repente morre-nos um peixe... e nós??

Ah, deve ser da agua! tenho que tratar de limpar isto! etc...

Errrrrraaaaaaaaaaadooooooooooo, foi daquilo que não deviamos ter comprado, ...mas era giro!

 

Em relação ao ramirezi, é pena era muito louco.

 

Cumps,

Fernando Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas palavras.

 

Embora fosse um desabafo, quis mesmo deixar um texto em forma de testemunho. A maldita mania do "giro" antes do certo é incompativel com um aquário de qualidade.

 

A verdade é mesmo essa e só se deixa de se ter aquários para se passar a fazer aquariofilia quando, além dos litros de água e dos bichos passamos a estudar o que fazemos.

 

Espero que este post ajude alguém.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha aquele e tao giro!!! tanta vez aconteceu, por ser colorido, grande ou de forma engraçada vinha para casa. depois dava-se mal com os outros peixes. misturei escaleres com neons, e outras loucuras, e morriam todos afinal de poucos meses; trazia entao um monte de químicos para casa. descobri o forum e agora isto vai melhor... :) lembrem-se que o que compram na loja, são seres vivos, tratem-nos bem, pois no seu habitat natural não morrem assim!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

Olá a todos.

Obrigado Vlad por partilhares aqui a tua experiência. Também já me aconteceu o mesmo. Adoras um peixe, mas nem sempre preparas tudo para que o mesmo fique em condições, mesmo assim compras e depois? Acontecem doenças que tentas controlar, existem brigas com os habitantes mais antigos e por vezes a morte.

O peixe era de facto muito bonito. Este fórum tem me ajudado muito, tenho tido mais atenção ao que faço, graças a muitos que como tu partilham experiências com quem é mais "verde" nestas andanças.

Boas sorte para a próxima.

Fica bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vlad ainda bem que li este tópico. Fiquei com melhor impressão sobre ti.

Realmente o que se passou contigo já aconteceu infelizmente a praticamente todos nós.

 

Actualmente tenho estado com outro problema: Quando ira morrer o meu Archocentrus Nigrofasciatum que já tem mais de 12 anos.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vlad,

 

Percebo perfeitamente a tua frustração. Já passei por isso vezes demais. Concordo contigo em relação aos cuidados que se devem ter antes de comprar um peixe, até por uma questão de respeito pelo próprio animal. Mas acho que não te deves penalizar demais. Infelizmente, não chega ouvir os conselhos dos outros: há coisas que só se aprendem fazendo alguns disparates. Se te anima, depois de muitas asneiras ao longo dos anos, tive ontem a primeira postura de discus...no comunitário :)

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vlad.

 

Eu sei o k é perder um animal favorito!

Espero nunca me acontecer isso com os meus. MAs tou mentalizado k ao ínicio desta experiencia no mundo dos aquas vou perder uns peixes, mas espero aprender depressa a cuidar bem deles para não perder-los por estupidez minha.

 

Um abraço h20

Link to comment
Partilhar nas redes sociais