o meu aquario


Eliezer costa

Recommended Posts

boas pessoal :D

 

bem fazer uma actualizaçãozinha

fotos? nepias...ja coloquei muitas :D (ainda tenho de gama...pedir emprestada a maquina à cunhada xD)

as hZ que coloquei no fundo estão a crescer muito bem e bonitas :D e alguma poda ja é necessaria

a filha da sua mãe da BBA foi-se :D...

os meus ancistrus fartaram-se daquela cor "acobreada" e trataram de limpar tudo antes que fica-se branca, embora senote muitas areas com ela esbranquiçada os grandes tufos existentes ja eram :D...(nada que um/dois dias de fome não resolvessem :D...)

Editado por Eliezer costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 2.1k
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

:D menos uma dor de cabeça :D

 

ja agora estou a pensar em ampliar a minha capacidade luminosa :S

 

a minha duvida está em

fazer ou comprar feito

seguindo a minha falta de tecnica a nivel eletrico (é mais tudo na baze do martelo) estou com algumas dificuldades em encontar o material necessario para essa façanha...

comprar feito tem essa vantagem (ja está feito) mas o tamanho da lampada é impeditiva de comprar lampadas decentes para aquariofilia...teria de a adaptar, o que me coloca outravez no processo de andar com eletricidade, agua e eu...(isto normalmente dá baracada)...

conselhos? fazer ou comprar feito (o aplique custa 17€)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mais caro é balastros e lampadas (por essa ordem).

Se comprares terminais estanques a água, como as calhas da aquapor, ficas servido sem problemas.

Fazer não fica necessariamente mais barato, podes é fazer à medida.

Que medida dispoes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por partes

sim em t5

 

problemas em termos teoricos não

praticos? sim, as plantas crescem , nisto incu-o a hz que é a que mais se nota, muito em caule, sendo estes finos e com poucas folhas de modo achegarem, o mais rapidamente, perto da luz...

deficiencias as plantas esquecem, (eliminam) as folhas inferiores ficando estás com pessimo aspecto (uma data de folhas podres no aquario)...

se poderei vir a ter problemas algaminosos no aquario? ja estou a contar com essa possibilidade

mas ontem andei a ver os apliques e fiquei horrorizado

afinal tenho 13W e não 15 como pensava...o.O...isto dá o que uns 0.17W/L?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mais caro é balastros e lampadas (por essa ordem).

Se comprares terminais estanques a água, como as calhas da aquapor, ficas servido sem problemas.

Fazer não fica necessariamente mais barato, podes é fazer à medida.

Que medida dispoes?

 

bem vindo ao meu problema

como é sabido eu tenho uma tampa e essa tampa apenas me disponiblisa 3cm de altura para por as lampadas

comprimento são 75cm (mais coisa menos coisa)

 

o aplique que aparafusei na tampa tem os 3cm e 50cm de comprimento

ou seja alem de estar a bater na outra tampa de vidro que tenho para impedir o ressoamento na tampa de madeira(motivos bem claros) é curta...a lampada ainda é mais curta e das mais curtas do mercado é mais curta 1 ou 2 cm... :S

acho que me fiz entender...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Eu andei a ver preços e saia-me mais caro fazer do que comprar. Por isso comprei destas na Aquaeden em 2x39w.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não pode ser nada disso...tenho uma tampa e isso na cabe lá :S

 

para fazer terei de comprar o balastro(acho que é esse o nome), os terminais das lampadas e lampadas...

sei que as t5 não levam arrancadores...o resto para mim é puro chines (porque japonês ate sei)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compras balastro eletrónico (sem arrancador), os terminais, lampadas e fio.

Não sai mais barato, mas podes aplicar tudo diretamente na tampa. Basicamente a tampa passa a ser a calha.

Se quiseres até podes comprar uns refletores (eu aconselho) que têm os apoios à medida das T5s e aplicam diretamente na lampada.

 

A unica questão é isolares o balastro, porque se fica sem isolamento nenhum, passa corrente para o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As T5 não levam arrancadores mas os balastros têm que ser electrónicos.

As T5 levam arrancadores sem balastros electrónicos, perdem é luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

até é bastante fácil. Eu percebo tanto ou menos do que tu e consegui fazer uma luz que não electrocutou ninguém.

 

Para uma T5 precisas de um balastro (no teu caso será este, partindo do principio que vais pôr 2*14W.) Depois apenas precisas disto.

 

O fio aconselho te a comprares (AKI) daquele que é só um filamento grosso lá dentro (não sei explicar melhor) Não faças como eu que comprei daquele que tem vários filamentos lá dentro, e depois vi que não servia para enfiar no balastro

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compras balastro eletrónico (sem arrancador), os terminais, lampadas e fio.

Não sai mais barato, mas podes aplicar tudo diretamente na tampa. Basicamente a tampa passa a ser a calha.

Se quiseres até podes comprar uns refletores (eu aconselho) que têm os apoios à medida das T5s e aplicam diretamente na lampada.

 

A unica questão é isolares o balastro, porque se fica sem isolamento nenhum, passa corrente para o aquário.

 

o balastro iria por fora da tampa...(sim o espaço implica que o tampo tenha de ser a calha....) alem de que tenho a tampa de vidro que impede que passe ressoamente para a tampa de madeira que reagiria mal com essa agua...o.O

essa dos refletores é que eu não conheço...

 

As T5 não levam arrancadores mas os balastros têm que ser electrónicos.

As T5 levam arrancadores sem balastros electrónicos, perdem é luz.

 

ja tinha lido isso....

 

até é bastante fácil. Eu percebo tanto ou menos do que tu e consegui fazer uma luz que não electrocutou ninguém.

 

Para uma T5 precisas de um balastro (no teu caso será este, partindo do principio que vais pôr 2*14W.) Depois apenas precisas disto.

 

O fio aconselho te a comprares (AKI) daquele que é só um filamento grosso lá dentro (não sei explicar melhor) Não faças como eu que comprei daquele que tem vários filamentos lá dentro, e depois vi que não servia para enfiar no balastro

 

obrigadão...vou ver para começar as compras :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Transformas a tua tampa em algo assim:

calha.png

 

PS: Tens de fazer um fio de alimentação... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Toutas, para o tamanho da tampa dele tem de ser de 14 W. As de 21 já têm 85 cm.

 

Se estivermos a falar de T5 claro!

 

Nop, T5 HO de 24w têm 54,9cm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.