Pequeno Upgrade a tampa da Aquapor


FuraTD

Recommended Posts

Quer a primeira hipótese quer a segunda acho barato, visto que as lojas de especialidade aqui vendem as lampadas a 40/50 cada

Desculpa, não pus o link podes ver os preços aqui:

http://www.aquaeden-...36&menu=16&id=8

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 105
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Quer a primeira hipótese quer a segunda acho barato, visto que as lojas de especialidade aqui vendem as lampadas a 40/50 cada

 

40 ou 50€ 1 lâmpada??? Que abuso!!!

A solução que o bracaman pôs em cima serve perfeitamente para aquilo que queres sem gastares muito e sem fazeres muitas alterações á tampa.

Com 2x39W t5 HO ficas com 78W para 80l o que dá 0,975W/L o que é muito bom para 1 plantado!!!

Agora é pores mãos á obra...

Qualquer dúvida tou sempre ás ordens...

 

Cmpts,

Snake-Bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim 40/50 1 lampada e por ai fora...

 

Sim de facto e a melhor solução, para não gastar muito e nem fazer grandes alaridos :D

 

Obrigado pela ajuda assim que tiver o material e fizer avanços meto aqui as fotos

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Folto a relembrar que a fórmula de 1w para 1 litro é tão ríducula como a fórmula de 1cm de peixe para 1 litro.

 

No caso dos peixes, depende do tipo de peixes, no caso da luz, depende da disposição do aquário (principalmente a altura)

 

Eu fiz a minha tampa, o aquário tem cerca de 150 litros, coloquei 120w de luz e tenho 2 lâmpadas desligadas (por vezes 3). Trabalha a maior parte do tempo com 30 ou 60w. E tenho uma altura de 55cm de água (não é o aquário, é de ÁGUA!).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Procurei em tudo o que e sitio e não encontro a barra de leds para fazer a moonlight :tapfoot:(parece a ser tecnologia extraterrestre quando falo em barras de leds)

Ohh jorge ainda a dessas barras a venda por a i??

Editado por FuraTD

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem hoje xegou o material para a moonlight(gracias Jorge)

Bem e aqui fica mais uma moonlight á lá Jorge :naughty:

 

img20120312164006.jpg

 

img20120312171304.jpg

 

img20120312171252.jpg

 

img20120312171337.jpg

 

img20120312182759.jpg

 

ja ponho o efeito no aqua

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora escureces com o número de voltas de papel ;)

Mais papel, mais escuro :)

Foi um prazer poder ajudar.

 

Sim o papel todo enrolado escuridão total :sorry:

La tive de ir desenrolando ate conseguir o efeito

 

Logo a noite se a maquina conseguir captar meto as fotos do efeito

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem depois de ver este tópico http://www.aquariofi...5 estou realmente a ponderar fazer o upgrade com lampadas compactas(tornou as lampadas e os casquilhos estanques com silicone).

 

Imaginemos que estou a fazer o upgrade com compactas uso este reflector(lampadas e afins como demonstra na imagem), tem 45cm de largura, o meu aqua tem 1m de largura, metendo a calha mais ou menos a meio do aqua a luz não ia abranger todo o comprimento do aqua certo?

 

Se estiver certo esse raciocínio para abranger todo o aquário envés de estar dentro da tampa tinha de fazer algo tipo calha e ficar suspensa a uma altura maior(30cm +/-)?

Editado por FuraTD

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim sendo estou a ficar sem ideias para o upgrade a iluminacao...

 

Jorge a moonlight bomba, mas a camera do tel nem apanha, vou tentar com a digital pode ser q consiga.

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

modelotampa.gif

 

 

 

Ainda não percebi o teu problema.

A minha tampa tem 1 metro por 20 cm (tu tens 29cm ) e viste a luz que coloquei? E fiquei com espaço para mais uma flurescente se necessitasse de colocar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema e essa tampa não ser um paralelipípedo, ou seja na parte de traz cabe perfeitamente uma florescente mas a frente nao pois ela e quase rasa..olha e igual a esta, mas agora já sei mesmo como vou fazer.

 

Vou deixar aqueles casquilhos e ao lado meto mais 2 estanques, estive a pesquisar a DIY´s a esta tampa i fiquei com uma ideia.

Ou seja:

2x casquilho t5 estanque

1x balastro 2*36W

2x Lampadas t5 (com quantos K devem ser as lampadas?)

Papel de alumínio para forrar a tampa e fazer de refletor

 

Aqui ficam as fotos da Moonlight:

 

sdc12575g.jpg

 

sdc12574v.jpg

 

sdc12573uy.jpg

Editado por FuraTD

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem depois de ver este tópico http://www.aquariofi...5 estou realmente a ponderar fazer o upgrade com lampadas compactas(tornou as lampadas e os casquilhos estanques com silicone).

 

Imaginemos que estou a fazer o upgrade com compactas uso este reflector(lampadas e afins como demonstra na imagem), tem 45cm de largura, o meu aqua tem 1m de largura, metendo a calha mais ou menos a meio do aqua a luz não ia abranger todo o comprimento do aqua certo?

 

Se estiver certo esse raciocínio para abranger todo o aquário envés de estar dentro da tampa tinha de fazer algo tipo calha e ficar suspensa a uma altura maior(30cm +/-)?

 

Boas Fura TD, tudo bem?

Vou deixar a minha ideia. Eu no teu caso usava um REFLECTOR DUPLO T5 39W (649) ou um REFLECTOR PLL 2X40W (1081) e duas lâmpadas de 36W ou 40W compactas (PLL) os casquilhos isolas como eu fiz vais ver que não vais ter problema nenhum com a humidade. O balastro compras um de 2X36W PLL que também é compatível com 2X40W PLL depois o refletor ou prendes com rebites a tampa que abre o aquário ou crias uns apoios com duas tiras de vidro na parte onde assenta a tampa tens um rebordo fazes uma tira de vidro de uma ponta a outra. logo quando chegar a casa se ainda conseguir ir ao pc faço-te um croci. Aqui a minha única duvida é a altura interior da tua tampa para poderes por o refletor e a tampa fechar bem. Em relação a fita cola de alumínio para fazer de refletor esquece isso porque a fita cola só resulta em calhas que não estejam em contacto com a humidade, eu utilizei na minha tampa interior a fita cola ficou preta com o tempo a humidade estraga a fita cola.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lâmpadas para aquariofilia dizem que devem ter sempre mais de 6500k.

Se precisares de ajuda ou ideias avisa.

 

MOONLIGHT à lá Jorge a bombar!!!!!!! :naughty:

Fita-cola? Mas quem utiliza fita-cola?????? bang

Editado por Jorge N. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lâmpadas para aquariofilia dizem que devem ter sempre mais de 6500k.

Se precisares de ajuda ou ideias avisa.

 

MOONLIGHT à lá Jorge a bombar!!!!!!! :naughty:

 

As lampadas mete uma de 8000k 2900lm a frente e uma de 6500k 2600lm a tras se nao estou em erro em relaçao aos (lm) mas podes dar uma vista de olhos no meu DYI.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fura TD, tudo bem?

Vou deixar a minha ideia. Eu no teu caso usava um REFLECTOR DUPLO T5 39W (649) ou um REFLECTOR PLL 2X40W (1081) e duas lâmpadas de 36W ou 40W compactas (PLL) os casquilhos isolas como eu fiz vais ver que não vais ter problema nenhum com a humidade. O balastro compras um de 2X36W PLL que também é compatível com 2X40W PLL depois o refletor ou prendes com rebites a tampa que abre o aquário ou crias uns apoios com duas tiras de vidro na parte onde assenta a tampa tens um rebordo fazes uma tira de vidro de uma ponta a outra. logo quando chegar a casa se ainda conseguir ir ao pc faço-te um croci. Aqui a minha única duvida é a altura interior da tua tampa para poderes por o refletor e a tampa fechar bem. Em relação a fita cola de alumínio para fazer de refletor esquece isso porque a fita cola só resulta em calhas que não estejam em contacto com a humidade, eu utilizei na minha tampa interior a fita cola ficou preta com o tempo a humidade estraga a fita cola.

abraço

 

A altura interior da tampa é +/- isso, na parte onde esta a T5 original cerca de 5.5cm~6cm(consigo ganhar mais uns milímetros pois ainda fica ali um espaço antes de tocar na água) depois ao longo da tampa vai diminuindo, tanto que na parte da frente ela já só tem 1cm.

Se o reflector duplo T5 39W coubesse e a tampa fecha se bem isso era uma alegria.

 

As lâmpadas para aquariofilia dizem que devem ter sempre mais de 6500k.

Se precisares de ajuda ou ideias avisa.

 

MOONLIGHT à lá Jorge a bombar!!!!!!! :naughty:

Fita-cola? Mas quem utiliza fita-cola?????? bang

 

Ta mesmo a bombar da ganda show ::D:

A minha ideia não era usar fita cola, mas sim papel de alumínio daquele que se usa na cozinha.

 

As lampadas mete uma de 8000k 2900lm a frente e uma de 6500k 2600lm a tras se nao estou em erro em relaçao aos (lm) mas podes dar uma vista de olhos no meu DYI.

abraço

 

Sei que as lampadas devem ser superiores a 6500K, mas acima disso existem varias.

Obrigado pelo concelho 1 de 6500k outra 8000k

Editado por FuraTD

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ta mesmo a bombar da ganda show ::D:

A minha ideia não era usar fita cola, mas sim papel de alumínio daquele que se usa na cozinha.

 

Usa fita de alumínio. Mas tens em papel que tem que ser colado e tens fita de alumínio que é autocolante (da Tesa) que foi como fiz na minha ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usa fita de alumínio. Mas tens em papel que tem que ser colado e tens fita de alumínio que é autocolante (da Tesa) que foi como fiz na minha ;)

 

eu quand ofalei em fita cola estava-me a referir a fita de aluminio que tem cola é mesmo essa da tesa que eu usei e com a humidade o prateado ficou escuro sem qualquer efeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu quand ofalei em fita cola estava-me a referir a fita de aluminio que tem cola é mesmo essa da tesa que eu usei e com a humidade o prateado ficou escuro sem qualquer efeito.

 

Tal como o resto do aquário, se fosses limpando isso não acontecia. Eu nunca limpei a minha e está boa, mas eu tenho tampas (ou algo parecido).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A altura interior da tampa é +/- isso, na parte onde esta a T5 original cerca de 5.5cm~6cm(consigo ganhar mais uns milímetros pois ainda fica ali um espaço antes de tocar na água) depois ao longo da tampa vai diminuindo, tanto que na parte da frente ela já só tem 1cm.

Se o reflector duplo T5 39W coubesse e a tampa fecha se bem isso era uma alegria.

 

 

Boas...

Eu sei bem o que isso é!!! Na minha alteração http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=187274 também tive esse problema da tampa ir a reduzir tamanho para a frente...

Tinha 2 soluções. Fazer como fiz e tirar a tampa, ou pôr 1 pll55w como o sabugueiro fez dentro da tampa e isolá-la como mostras acima, o problema da 2ª era que o balastro não cabia e o reflector também não...

Pensa em retirar a tampa e resolves essa questão do espaço logo!!! ;)

 

 

Cmpts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de experimentar, pensar, e estudar, vou mesmo abandonar a hipótese de upgrade a tampa ia ficar tudo ao monte e manhoso.

A solução vai ser uma calha suspensa em madeira(t5 ou pll ainda a estudar qual a melhor).

 

Vista de frente:

 

semttuloibe.png

 

Bem a ideia e mais ou menos essa uma caixa de madeira com dois compartimentos(as medidas ainda tenho de estudar, dependendo do tipo de lampadas), em cima balastro, ventoinhas etc, em baixo o reflector e as lampadas.

 

Aceitam se sugestões.

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Se estiveres a pensar em fazer em madeira, não te esqueças do peso que irá ter!!!

No teu caso eu optava por pôr T5 em vez de PLL, uma vez que vão abranger todo o comprimento do aquário não criando assim zonas "mortas" como as PLL por não terem comprimento suficiente.

A ideia dos 2 compartimentos é boa, mas talvez irá ficar muito alta e talvez não irás gostar do aspecto.

Acho que o balastro pode ficar por cima do reflector e não terás problema com humidade desde que protejas de alguma maneira (acrilico ou vidro) a parte de baixo!!!

 

Cmpts

Editado por snake-bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem aqui vai um rascunho a calha vai ser mais ou menos assim:

 

img20120321122256.jpg

 

Setup:

1 m comprimento

15 cm largura

10 cm altura

 

em baixo umas pequenas ripas para assentar o vidro e ser isolado com silicone para a humidade não entrar.

 

Vou usar tabuas de forro não são muito espessas não tornando assim a calha muito pesada.

A calha vai ser suspensa por 4 camarões, 1 em cada canto cabo de aço e uns suportes em L na parede.

 

Essa parte da bricolage ate me safo, agora a parte da eletricidade :? , a minha ideia e a seguinte.

 

Para a alimentação usar uma daquelas fichas que se encontra num fonte de alimentação de um pc(isto) podendo assim ligar e desligar com facilidade para manutenção da calha.

 

Dentro da calha 4 fans de 80mm(2 intake e 2 outake), o problema e como ligo as mesmas(posso usar um carregador que se usa na meobox, supostamente e um transformador de 12v)?

 

Interruptores:

1 para cada t5

1 para moonlight

2 para as fans (1 para cada conjunto, intake e outake)

 

A principal questão e como ligo isso tudo sem fazer BUM!! e a maria matar me??

Editado por FuraTD

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais